Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 4 de 4
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de tassioluis
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    32
    Posts
    145

    Post [Tutorial] Complementar da parte elétrica Contagiros Factor

    Tô disponibilizando aqui algumas informações complementares para ajudar alguém que queira colocar um contagiros na Factor. Fiz a instalação há mais ou menos 2 meses seguindo alguns tutoriais que encontrei na net, a exemplo alguns do Fórum YBR Factor. E tantos muitos outros por aí.

    A questão é que alguns não deixam muito bem explicado algumas coisas que podem gerar dúvidas nas pessoas que não entendem muito bem de elétrica.

    Vale lembrar que vou focar na parte elétrica da montagem. Na parte estrutural eu fiz algumas besteiras então não se guiem por mim ;]

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Como não sei bem por onde começar, vou começar falando da fiação (tem no Manual de Serviços da YBR, porém de forma um pouco mais complicada):

    Fio PRETO: é o fio NEGATIVO (ou TERRA, já que ele representa também o 0V e a Factor não opera com fonte simétrica). É o fio no qual colocamos o terminal preto do voltímetro e serve de referência como 0V.

    Fio VERMELHO: +12V (ou simplesmente 12V). Tem 12V o tempo todo. Ou seja, independente da moto estar ligada ou não, ele irá apresentar 12V. É o fio que vem direto da bateria.

    Fio MARROM: 12V quando a chave está na posição ON. Ou seja, ele apresenta tensão 12V apenas quando a chave está ligada. É o fio que utilizamos quando queremos ligar alguma coisa apenas quando giramos a chave (e.g. uma fita de leds)

    Fio AZUL: Apresenta 12V quando a moto está ligada e o farol está ligado. Ou seja, mesmo que a chave esteja em "ON", ele depende que o motor esteja funcionando e o farol esteja ligado. É o fio que também liga as lâmpadas do painel.

    Fio VERDE: É o sinal do nível de combustível. Perto de 12V quando cheio, próximo a 0V quando vazio.

    Agora que você já sabe um pouco sobre os fios, vamos ao esquema de ligação elétrica:



    IMPORTANTE: Nunca tirem essa tampinha de ferro, pois ao fazer isso vocês permitem que o campo eletromagnético de uma bobina interfira na outra. Ou seja, a bobina do combustível vai interferir na bobina do contagiros e vice-versa. Vejam que eu preferi cortar do que tirar a blindagem. Se for realmente necessário retirar, tentem deixar uma das blindagens.




    Mas, Fox, eu não sei onde eu pego esse pulso que tem a frequência RPM da moto... Você pode "puxar" daqui. É esse fio branco:



    Você pode cortá-lo ou, se conseguir, fazer como eu fiz, sem precisar cortar.

    Puxou, colocou tudo certinho. Contagiros no lugar? Vamos à melhor parte: Calibragem

    Você não colocou um contagiros pra ele marcar 10.000RPM quando na verade só tem 5.000, né?



    Como eu faço essa calibragem? Bem, eu utilizei um osciloscópio, medi a frequência de entrada e verifiquei o que mostra no painel. Fui ajustando o parafuso "multiplicador" até 1000RPM marcar "1" no visor e 5000RPM marcar "5". Simples, né? (a foto não mostra rotações mais altas porque a moto vibrava demais, não dando pra tirar a foto)








    Texto complementar:

    Pra entender de forma mais precisao funcionamento deste tacômetro, precisamos compreender que o contagiros nada mais é do que uma equação do primeiro grau: F(x) = ax + b . O que seriam esse "F(x)", esse "a", esse "x" e esse "b"?

    O F(x) seria o que é mostrado no painel (e.g. "2"). O "a" seria o coeficiente que igualaria meu valor de entrada com o que é mostrado no painel. O "x" seria o meu input (minha entrada) e o "b" seria o offset da agulha.

    Vamos a um exemplo prático: Eu quero transformar esse contagiros num voltímetro. Suponhamos que o "b" é zero (a agulha está certinha, não veio deslocada). Digamos que ao colocar 2V na entrada ("x") eu obtenha a marcação de "6" no painel. Então, pela fórmula >> F(x) = a*x + b, temos que 6 = a*2 + 0. Logo meu "a" está com o valor de "3" (a = 3). Para eu ler "2" no meu marcador, bastaria que eu colocasse esse "a" em "1". Pronto (F(x) = 1*2 + 0 >>> F(x) = 2). Quando mexemos no parafuso, estamos mexendo no "a".

    Mas como nem tudo são flores, o contagiros tem uma mola recuperadora na sua construção. O que isso implica? Implica que para mover a mola no começo eu precisarei de menos força do que para mover a mola no final.

    e.g. para mover 1º no começo do mostrador eu precisaria de 0,1V. Para mover esse mesmo 1º no final do mostrador, eu precisaria de 1V. Logo, não é algo linear. O que o aparelhinho faz? Multiplica por uma equação do primeiro grau e sai com uma equação do 2º. Assim, quando a gente instalar fisicamente, a tensão de saída vai ser dividida pela equação da mola e vai se tornar uma equação linear.







    Aqui vão mais algumas fotos:





    Apesar de ter lido a maneira mais correta de se instalar o contagiros, eu acabei fazendo umas "cagadas" ao furar o painel de plástico e minha montagem ficou diferente do que ensinaram no tutorial.

    Pronto, acho que acabei. Se eu esqueci de alguma coisa ou se surgir qualquer dúvida estou aqui ;]

    PS: Pro pessoal do RJ que instalou mas não calibrou, manda MP que a gente pode marcar pra calibrar. É FREE!

    TAMO JUNTO!
    Atual Dafra Kansas 150 12/13 Preta (Mosquita) - ☼ 13/11/2017 - Presente
    ex Yamaha Ténéré 250 13/14 Laranja (Tesuda) - ☼ 12/01/2017 - 28/10/2017 (roubada)
    ex Suzuki Intruder LC 1500 '99 Prata (Pipoqueira) - ☼ 06/06/2016 - † 15/12/2016
    ex Yamaha YBR Factor ED 2011 Preta (Perereca) - ☼ 11/11/2011 - † 12/01/2017

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de guilhermeaugusto
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Posts
    315
    caramba, belo trabalho!

  3. #3
    Motociclista Avatar de _PACHECO
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    31
    Posts
    507
    parabéns amigo, colaborou muito!
    "Eu piloto porque eu amo a liberdade, independência e o movimento do chão sob mim. Mas acima de tudo, eu piloto para melhor me entender, entender minha máquina, as terras por onde passo, e para encontrar outros motociclistas como eu."



    "Durante aqueles dez segundos ou menos, eu sou livre."

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de tassioluis
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    32
    Posts
    145
    Valeu galera, estamos aqui pra somar! A primeira vez que eu vi alguém dar essa ideia do contagiros foi o XANN e um outro cara que não me lembro, no YBR Factor. Mas eu tava vendo agora, parece que os tópicos deles sumiram... estranho...

    Mas de qualquer forma, qualquer dúvida, estou à disposição.

    TAMO JUNTO!
    Atual Dafra Kansas 150 12/13 Preta (Mosquita) - ☼ 13/11/2017 - Presente
    ex Yamaha Ténéré 250 13/14 Laranja (Tesuda) - ☼ 12/01/2017 - 28/10/2017 (roubada)
    ex Suzuki Intruder LC 1500 '99 Prata (Pipoqueira) - ☼ 06/06/2016 - † 15/12/2016
    ex Yamaha YBR Factor ED 2011 Preta (Perereca) - ☼ 11/11/2011 - † 12/01/2017

 

 

Tópicos Similares

  1. Problemas na Parte Eletrica
    Por Bandit no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 09-05-11, 21:11
  2. duvida parte elétrica
    Por Lucas cg125 no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 15-09-10, 21:22
  3. Dt 180 - Problema na parte elétrica
    Por Zé Nelson no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 30-06-10, 12:17
  4. Parte eletrica ML
    Por Demon no fórum Área de debate
    Respostas: 18
    Último Post: 20-01-10, 18:18

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •