corsani, tecnicamente sei bem a diferença dos dois óleos.
O problema é que aconteceu um pequeno acidente. Meu pai, hoje com mais de 1/2 século de vida rsrs, resolveu aventurar no mundo das motos e sempre gostou de fazer as coisas por conta própria. Então ensinei a ele coisas bem básicas, como trocar o óleo e que na moto dele (uma YBR 2007) o óleo tem que ser pra motor 4 tempos. Recomendei o Lubrax Essencial API-SL 20w50 que tem um ótimo preço. Só que da última vez que ele trocou, a inexperiência dele cobrou seu preço.
Ontem ele me ligou dizendo que a moto estava ruim pra pegar, então fui ajudar ele. Depois me muito conversar entendi a c*agada que fizeram. O frentista vendeu pra ele 2 frascos de óleo 2t 500ml, dizendo que podia por e não tinha problema, pois 2t+2t=4t. Meu pai, inexperiente nisso como já disse, acreditou, voltou pra casa e trocou o óleo.
Já corrigi o problema e coloquei o óleo certo. Mas estou mesmo preocupado é com os danos que isso pode trazer pra esse motor. Ela rodou 1 mês com esse óleo, aproximadamente uns 500km. Hoje ele me disse que a moto pegou de primeira. Espero mesmo que não haja mais problemas. Mas queria saber se isso traz alguma consequência mais grave pra eu poder ficar esperto.

Responder com Citação