Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 14 de 14
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de salviano
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    São Luis-MA
    Idade
    34
    Posts
    120

    Remoção de riscos e polimento de viseiras ou bolhas (parabrisas) de policarbonato

    Bom, no mês passado levei um tombo de moto e ralei a bolha (uma Givi A600) e decidi por minha conta tentar remover o risco, postarei aqui o procedimento para ajudar quem precisar fazer esse mesmo serviço em casa

    Primeiramente o material necessário:
    Lixas D'Agua de gramatura 400, 600 e 1200 (no minimo 1 folha de cada)
    polidor de metais (recomendo o Brasso, mas pode usar Silvo ou Kaol que são similares)
    limpa vidros (opcional, pode ser substituído por agua e sabão)
    cera automotiva (também opcional)

    Procedimento:
    caso haja riscos profundos, mantenha a superficie molhada com agua e lixe com a lixa de gramatura 400 até os riscos mais profundos sumirem, a superfície vai ficar fosca devido ao processo de lixamento

    após a remoção dos riscos profundos, use a lixa de gramatura 600 pra polir e deixar a superfície menos fosca

    passe para a lixa de gramatura 1200 e lixe bastante (não esqueça de manter a lixa molhada), após o lixamento com a lixa 1200 a superfície ainda fica um pouco fosca, mas depois disso os riscos ja devem ter sumido (se os riscos não sumirem até aqui, repita o procedimento)
    para finalizar use uma flanela com o polidor de metais, e esfregue bem o policarbonato até a superficie ficar lisa, com esse polimento a bolha ou viseira de policarbonato deve ficar como nova, sem riscos e transparente, depois disso basta lavar pra remover o polidor de metais, e se preferir, fazer um polimento com cera automotiva
    fiz um vídeo mostrando o resultado que obtive usando esse procedimento (que foi bem satisfatório)
    http://youtu.be/rYsW_t0_lw0

    esse procedimento se aplica a bolhas (parabrisas) de moto e também funciona pra riscos em viseiras de policarbonato, não foi testado em outro tipo de material

  2. #2
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Nova Friburgo - RJ
    Idade
    62
    Posts
    67
    Interessante a dica.
    Parabéns pela postagem.

    Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk 4

  3. #3
    Motociclista Avatar de wilson forps
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    1.446
    Hoje existem lixas secas da 3m gold que não precisam mais de agua facilita bem o serviço sem fazer molhaceiro !!!
    E lá vamos nós !!!!!!!!!!

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de crazydaniel
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Idade
    31
    Posts
    194
    Nossa, muito bom! Agora estou pensando seriamente em fazer isso com a minha viseira.

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de salviano
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    São Luis-MA
    Idade
    34
    Posts
    120
    Citação Postado originalmente por crazydaniel Ver Post
    Nossa, muito bom! Agora estou pensando seriamente em fazer isso com a minha viseira.
    eu fiz o mesmo processo na viseira do meu capacete, uma viseira "antirisco", o meu capacete é um Zeus 806A, essa viseira tbm é policarbonato e dá o mesmo resultado q consegui na bolha

    no acabamento, quanto maior a granulação da lixa utilizada, melhor o resultado, infelizmente aqui em São Luis a maior granulação que encontrei foi a 1200, e sendo uma lixa d'agua, se encontrar essas lixas secas que foram citadas acima, deve ficar melhor pra fazer esse serviço

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Hum... muito interessante, vou tentar o procedimento na viseira do meu Zeus 3000. Deixei ele cair no cascalho há umas duas semanas, e riscou bem a viseira, mas por via das dúvidas, vou tentar no 508b antes, ele tá guardadinho na reserva, mas também está com a viseira riscada.

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de crazydaniel
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Idade
    31
    Posts
    194
    Citação Postado originalmente por salviano Ver Post
    eu fiz o mesmo processo na viseira do meu capacete, uma viseira "antirisco", o meu capacete é um Zeus 806A, essa viseira tbm é policarbonato e dá o mesmo resultado q consegui na bolha

    no acabamento, quanto maior a granulação da lixa utilizada, melhor o resultado, infelizmente aqui em São Luis a maior granulação que encontrei foi a 1200, e sendo uma lixa d'agua, se encontrar essas lixas secas que foram citadas acima, deve ficar melhor pra fazer esse serviço
    É, o resultado parece que ficou muito bom mesmo, mas tenho medo de fazer e, por não ter experiência, acabar com uma viseira fosca...
    Última edição por crazydaniel; 19-01-14 às 22:22.

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de salviano
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    São Luis-MA
    Idade
    34
    Posts
    120
    Citação Postado originalmente por crazydaniel Ver Post
    É, o resultado parece que ficou muito bom mesmo, mas tenho medo de fazer e, por não ter experiência, acabar com uma viseira fosca...
    esse processo ai foi a primeira vez que fiz, no polimento final depois da lixa 1200 o resultado ficou fosco, ai que me bateu a ideia de usar o "brasso", depois que usei (tive que esfregar bastante) o resultado ficou assim como é visto, só ter paciencia, o processo é demorado, mas dá um bom resultado, vc pode tentar lixando uma parte da viseira próximo da área de fixação dela (que não atrapalha a visão) e testar o processo antes de fazer pra valer na parte da frente

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de crazydaniel
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Idade
    31
    Posts
    194
    Citação Postado originalmente por salviano Ver Post
    esse processo ai foi a primeira vez que fiz, no polimento final depois da lixa 1200 o resultado ficou fosco, ai que me bateu a ideia de usar o "brasso", depois que usei (tive que esfregar bastante) o resultado ficou assim como é visto, só ter paciencia, o processo é demorado, mas dá um bom resultado, vc pode tentar lixando uma parte da viseira próximo da área de fixação dela (que não atrapalha a visão) e testar o processo antes de fazer pra valer na parte da frente
    Boa ideia, salviano. Muito obrigado. Depois eu compro os materiais e faço o teste. Se ficar bom faço em tudo. :]

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de LucasPinda
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    Pindamonhangaba
    Idade
    37
    Posts
    409
    Eu sei que pode ser uma pergunta idiota .... mais vamos lah ....

    Eu tenho uma viseira espelhada que está com riscos ... alguém sabe se o espelhado é uma camada de tinta ou é o próprio policarbonato que é desta cor?

    Enviado de meu LG-E405f usando o Tapatalk 2

    Clique na foto e conheça mais detalhes.

    ex-Motocas:
    CG 125 2003 Verde (Azeitona)
    CG 150 2005 Azul (Trovão azul)


    Atual:
    CBX 250 Twister 2002 Azul (Trovão Azul 2 )

  11. #11
    Usuário de motoneta Avatar de crazydaniel
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Idade
    31
    Posts
    194
    Citação Postado originalmente por LucasPinda Ver Post
    Eu sei que pode ser uma pergunta idiota .... mais vamos lah ....

    Eu tenho uma viseira espelhada que está com riscos ... alguém sabe se o espelhado é uma camada de tinta ou é o próprio policarbonato que é desta cor?

    Enviado de meu LG-E405f usando o Tapatalk 2
    Creio que seja pintado, cara.

  12. #12
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Citação Postado originalmente por LucasPinda Ver Post
    Eu sei que pode ser uma pergunta idiota .... mais vamos lah ....

    Eu tenho uma viseira espelhada que está com riscos ... alguém sabe se o espelhado é uma camada de tinta ou é o próprio policarbonato que é desta cor?

    Enviado de meu LG-E405f usando o Tapatalk 2
    Não sei se todas são assim, mas a viseira espelhada do meu Helt é uma camada fina de tinta. No cantinho da viseira quando fecho ela fica pegando no capacete e saiu o espelhado...

    faloowww

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de LucasPinda
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    Pindamonhangaba
    Idade
    37
    Posts
    409
    Então o meu ta riscado no meio da viseira ela é camaleão e o fundo do risco é preto, então será que se lixar vai ficar tudo preto ? ninguem tem uma camaleão ai pra fazer de cobaia ???

    Clique na foto e conheça mais detalhes.

    ex-Motocas:
    CG 125 2003 Verde (Azeitona)
    CG 150 2005 Azul (Trovão azul)


    Atual:
    CBX 250 Twister 2002 Azul (Trovão Azul 2 )

  14. #14
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Vou começar o procedimento na viseira do meu Zeus 508b agora, desejem-me sorte, eheh... depois posto os resultados, já tirei a foto do "antes".


    Bem, procedimento terminado. Acho que não lixei e poli tanto quanto deveria, não ficou 100%, a viseira estava riscada também por dentro e fiz o procedimento apenas por fora, mas com certeza está melhor do que estava, e com um pouco mais de esforço tenho certeza de que ficaria perfeito.

    Aí a imágem de como estava, alguns riscos e ralados bem feios:



    Nesse ponto eu fiquei com medo, achei que nunca ficaria trasparente novamente, eheh...


    O resultado depois de polido foi esse:

    Como vocês veem, fui obrigado a concluir que ficou uma *****, então fiz tudo novamente, lixei e polí com brasso e massa de polir.

    Esse é o resultado final, bastante razoavel:


    Eliminou todos os riscos e ralado da parte externa, esses riscos que ainda aparecem são por dentro. Infelismente não consegui a mesma trasparência de uma viseira nova, mas ficou bem proximo. Como eu disse, acho que lixando e polindo melhor, ficaria 100%


    O que o nosso amigo autor do tópico não enfatizou o suficiente é que precisa lixar muito! Me esvaí em suor lixando e polindo esse troço, eheh... Dá um trabalho danado.
    Última edição por irai; 08-02-14 às 23:42.

 

 

Tópicos Similares

  1. Respostas: 3
    Último Post: 14-07-10, 12:56
  2. Riscos nas viseiras!
    Por lion no fórum Área de debate
    Respostas: 47
    Último Post: 03-12-07, 09:31
  3. Parabrisas Motovisor - prestam? onde comprar (online ou no DF)?
    Por ubiratamuniz no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 13-07-06, 18:25
  4. Estressado? Estoure bolhas.
    Por dayvid no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 4
    Último Post: 15-12-05, 08:38
  5. Remoçao de virus do msn
    Por BrunoDias no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 14
    Último Post: 13-12-05, 19:05

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •