Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 27
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de crazydaniel
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Idade
    31
    Posts
    194

    Question Trocar pinhão da moto somente na viagem

    Oi, galera.
    Surgiu uma dúvida, então resolvi perguntar a vocês, visto que não achei nada relacionado exatamente a isso na busca hehe.
    Caso eu fosse trocar o pinhão da titan 150, vale a pena trocar somente pra viagem e, quando voltar, voltar ao original ou não? (muito trabalho ou algum outro motivo)
    Pois minha namorada está estudando numa cidade a 300 km da onde eu moro. Fui uma vez e pretendo ir mais.
    E, apesar de ser uma pergunta velha, como já estou aqui, vou perguntar do mesmo jeito: vale a pena aumentar o pinhão? Acho que o original é 16, colocaria o 17. Minha intenção é deixar o motor andando em rodovia com rotação um pouco mais baixa. Ou será que perco muita força e não vou conseguir manter meus 100/ 110 km/h de painel em quinta?

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    O original da CG, se não me engano é 15 dentes, tu pode até usar um 16, vai gritar um pouquinho menos e perder muito pouco em retomada, já o 17 é muito longo para um motor "stock", falta força para empurrar na rodovia, até se usa o 17, mas em motos com alguma preparação. Sobre voltar para o original, não acho que compense ficar fazendo a troca, dá pra ficar bem com o 16, eu fiz essa mesma troca na minha GSR, que tem um pouco menos de torque que a Tatan 150 e estou bem satisfeito com o pinhão de 1 dente a mais.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    campina grande
    Idade
    38
    Posts
    139
    por onde vc vai viajar tem muitas subidas? se vc colocar um piao maior acredito sua moto vai cair muito a velocidade e ou te forçar a reduzir marchas... pode se tornar ate meio perigoso.mas se o trajeto for mais de retas nao tem pro. nao compensa vc ficar trocando toda vez p viajar...
    DENTRO DA SOLIDÃO DO MEU CAPACETE ENCONTRO AS MELHORES RESPOSTAS PARA O MUNDO AQUI FORA. SOU LIVRE!!

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de crazydaniel
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Idade
    31
    Posts
    194
    Então, o trajeto é mais de retas mesmo. Mas não compensa ficar trocando por que? É difícil? Eu não poderia fazer eu mesmo em casa?

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Da pra trocar em casa tranquilo, não é dificil, mas ainda assim penso que o prejuizo em desempenho por alongar ou encurtar em 1 dente a relação é tão pequeno que não justifica o trabalho. Além disso, e acho que mais importante, é a questão do desgaste, misturar peças da relação (seja pinhão, coroa ou corrente) novas com outras ja velhas, acaba aumentando o desgaste de todas elas, o ideal é trocar o kit inteiro e deixar que ele se desgaste por igual.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Rolândia PR
    Idade
    41
    Posts
    389
    Troca ai e nos fala como ficou, tire fotos como você trocou.

    Talvez o mais difícil sera realizar a regulagem da corrente.

    O de 13, 16 e 17 dentes, no mercado livre está uns R$10,00 reais.

    Acho que valeria a pena a experiencia.

  7. #7
    Motociclista Avatar de wilson forps
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    1.446
    Amigo se voce tirar um pinhão ou coroa, e não marcar um ponto de fixação entre eles e a corrente quando voce voltar o original vai perder o assentamento da relação e vai acontecer o seguinte, ela vai ficar com pontos mais tensos ( esticados ) e pontos mais frouxos, mesmo com a relação estando correntamente ajustada, voce vai perder a relação rapidamente com isto pois quando colocar mais peso na moto a parte mais tensa vai forçar mais a corrente e o desgaste vai ser mais rapido, coloque uma coroa uns 2 dentes menor que o resultado vai ser melhor e não vai ter que ficar trocando ou ter um prejuizo a curto prazo !!!
    E lá vamos nós !!!!!!!!!!

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Citação Postado originalmente por wilson forps Ver Post
    Amigo se voce tirar um pinhão ou coroa, e não marcar um ponto de fixação entre eles e a corrente quando voce voltar o original vai perder o assentamento da relação e vai acontecer o seguinte, ela vai ficar com pontos mais tensos ( esticados ) e pontos mais frouxos, mesmo com a relação estando correntamente ajustada, voce vai perder a relação rapidamente com isto pois quando colocar mais peso na moto a parte mais tensa vai forçar mais a corrente e o desgaste vai ser mais rapido, coloque uma coroa uns 2 dentes menor que o resultado vai ser melhor e não vai ter que ficar trocando ou ter um prejuizo a curto prazo !!!
    Putz, então toda vez que eu tirar a roda traseira tenho que marcar a coroa pra não perder o "assentamento"?
    Cara é a primeira vez que leio isso...
    A relação original durou 29 mil km e eu nunca fiz esse esquema aí.
    A lubrificação é muito mais determinante da durabilidade do conjunto.

    Sobre a dúvida do nosso colega, eu recomendo a troca do pinhão (muito mais fácil e barato que trocar a coroa) também, até um dente. Dois dentes que o original a mais já parece muito.
    Na Factor eu não faço: aqui em BH te muito morro e quando viajo, as estradas também têm - MG voce já viu...
    E a Factor é fraca, isso é fato.

    Abraços!
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de crazydaniel
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Idade
    31
    Posts
    194
    Citação Postado originalmente por wilson forps Ver Post
    Amigo se voce tirar um pinhão ou coroa, e não marcar um ponto de fixação entre eles e a corrente quando voce voltar o original vai perder o assentamento da relação e vai acontecer o seguinte, ela vai ficar com pontos mais tensos ( esticados ) e pontos mais frouxos, mesmo com a relação estando correntamente ajustada, voce vai perder a relação rapidamente com isto pois quando colocar mais peso na moto a parte mais tensa vai forçar mais a corrente e o desgaste vai ser mais rapido, coloque uma coroa uns 2 dentes menor que o resultado vai ser melhor e não vai ter que ficar trocando ou ter um prejuizo a curto prazo !!!
    O pior é que a minha corrente, com 10mil km, está começando a ficar com essa diferença, apesar de eu manter lubrificada.
    Até pouco tempo, só mandava lubrificar na concessionária toda semana, mas agora comecei a limpar a corrente e depois lubrificar-la com óleo 90.
    Citação Postado originalmente por Diey Ver Post
    Putz, então toda vez que eu tirar a roda traseira tenho que marcar a coroa pra não perder o "assentamento"?
    Cara é a primeira vez que leio isso...
    A relação original durou 29 mil km e eu nunca fiz esse esquema aí.
    A lubrificação é muito mais determinante da durabilidade do conjunto.

    Sobre a dúvida do nosso colega, eu recomendo a troca do pinhão (muito mais fácil e barato que trocar a coroa) também, até um dente. Dois dentes que o original a mais já parece muito.
    Na Factor eu não faço: aqui em BH te muito morro e quando viajo, as estradas também têm - MG voce já viu...
    E a Factor é fraca, isso é fato.

    Abraços!
    Então cara, eu sei que o pinhão um dente maior vai me trazer economia na rodovia, queria saber se acontece como o amigo lá em cima, o irai, falou: desgastar muito mais a relação se eu ficar alternando pro pinhão maior nas viagens e depois voltar. Pois então não compensaria eu trocar e obter economia nas minhas eventuais viagens, mas consumir mais e/ou perder força na cidade.

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Citação Postado originalmente por crazydaniel Ver Post
    Então cara, eu sei que o pinhão um dente maior vai me trazer economia na rodovia, queria saber se acontece como o amigo lá em cima, o irai, falou: desgastar muito mais a relação se eu ficar alternando pro pinhão maior nas viagens e depois voltar. Pois então não compensaria eu trocar e obter economia nas minhas eventuais viagens, mas consumir mais e/ou perder força na cidade.
    Olha, o desgaste vai existir porque não serão peças "acasaladas". Mas é coisa mínima.
    Sobre consumir mais e/ou perder força na cidade depende muito da sua cidade (topografia) e seu moto de pilotar (precisando sempre de retomadas rápidas etc).
    Eu acredito que valha a pena fazer a troca eventual, pelo menos para experimentar.
    No fundo, acho que, assim como o trabalho e desgaste que voce vai ter, a economia também vai ser pequena.
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  11. #11
    Usuário de motoneta Avatar de crazydaniel
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Idade
    31
    Posts
    194
    Citação Postado originalmente por Diey Ver Post
    Olha, o desgaste vai existir porque não serão peças "acasaladas". Mas é coisa mínima.
    Sobre consumir mais e/ou perder força na cidade depende muito da sua cidade (topografia) e seu moto de pilotar (precisando sempre de retomadas rápidas etc).
    Eu acredito que valha a pena fazer a troca eventual, pelo menos para experimentar.
    No fundo, acho que, assim como o trabalho e desgaste que voce vai ter, a economia também vai ser pequena.
    Cara, eu tenho dó da titan andando 3 horas ou mais a 100~110 km/h com aquela rotação alta...

  12. #12
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Citação Postado originalmente por crazydaniel Ver Post
    Cara, eu tenho dó da titan andando 3 horas ou mais a 100~110 km/h com aquela rotação alta...
    Então pronto. Você já tem motivo suficiente pra trocar o pinhão.
    Vai ficar menos de 20 reais em menos de 20 minutos.
    Abraços!
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  13. #13
    Motociclista Avatar de wilson forps
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    1.446
    Citação Postado originalmente por crazydaniel Ver Post
    Cara, eu tenho dó da titan andando 3 horas ou mais a 100~110 km/h com aquela rotação alta...
    Amigo motor foi feito para isto, em uma 150 eu ja cheguei a andar mais de 100 km em quarta marcha direto, existe uma coisa chamada relação de marcha e relação final, voce mechendo no pinhão voce meche na relação de marcha, e diminuindo a coroa voce meche na relação final, não tem nada a ver subida com coroa menor, alterando o pinhão ai sim a moto vai no popular esgoelar mais para sair, se não quiser mecher em coroa oou pinhão coloca um pneu 100/90 que vai melhorar essa sensação de esgoelar a moto !!!!

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por Diey Ver Post
    Putz, então toda vez que eu tirar a roda traseira tenho que marcar a coroa pra não perder o "assentamento"?
    Cara é a primeira vez que leio isso...
    A relação original durou 29 mil km e eu nunca fiz esse esquema aí.
    A lubrificação é muito mais determinante da durabilidade do conjunto.

    Sobre a dúvida do nosso colega, eu recomendo a troca do pinhão (muito mais fácil e barato que trocar a coroa) também, até um dente. Dois dentes que o original a mais já parece muito.
    Na Factor eu não faço: aqui em BH te muito morro e quando viajo, as estradas também têm - MG voce já viu...
    E a Factor é fraca, isso é fato.

    Abraços!
    Amigo ai que voce sem engana, sobre a troca do pinhão tambem moro em minas gerais, minha cidade fica entre 3 morros, e oque eu mais faço aqui é trocar coroa de factor ybr, melhora muito mais que voce trocar o pinhão, pinhão so se meche quando se quer ganhar força ai voe diminui ele, velocidade com menos rotação voce diminui a coroa e aumenta a medida do pneu !!!!
    E lá vamos nós !!!!!!!!!!

  14. #14
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    Os engenheiros da Honda passaram dias, meses, anos estudando e nós modificamos pra melhor em 20 minutos.

    A relação da Titan ja é perfeita, se o motor grita é porque ele nao foi feito pra andar em pistas de alta velocidade, a um tempo ai um deputado estava com ideias de proibir motos de pequenas cilindradas de andar em BR por isso.

    Se trocar e por um pinhao maior, vai perder força, a moto ja é fraca, quando voce tiver de reagir a uma situação brusca onde voce vai achar motor pra isso?

  15. #15
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    31
    Posts
    1.406
    Faça o seguinte, compre o pinhão, instale e teste! Gostou? Que bom! Não gostou? Volta pro original e pronto! Fazer isso não vai custar nada e vai tirar sua dúvida de uma vez por todas, coisa que aqui vc não vai conseguir tirar 100%, pois cada um fala uma coisa!

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por wilson forps Ver Post
    Amigo motor foi feito para isto, em uma 150 eu ja cheguei a andar mais de 100 km em quarta marcha direto, existe uma coisa chamada relação de marcha e relação final, voce mechendo no pinhão voce meche na relação de marcha, e diminuindo a coroa voce meche na relação final, não tem nada a ver subida com coroa menor, alterando o pinhão ai sim a moto vai no popular esgoelar mais para sair, se não quiser mecher em coroa oou pinhão coloca um pneu 100/90 que vai melhorar essa sensação de esgoelar a moto !!!!
    Wilson, explica melhor ai pra gente como funciona esse negócio de que alongar pela coroa não perde força, é isso ou entendi errado?

 

 

Tópicos Similares

  1. Trocar pinhao diminui gasto com combustivel?
    Por luis_sbo no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 02-08-13, 18:04
  2. Trocar pinhão [dúvida]
    Por *lelo no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 19-11-10, 16:40
  3. Trocar de moto
    Por jpedro91 no fórum Área de debate
    Respostas: 32
    Último Post: 22-09-09, 08:45
  4. Moto fazendo sujeira pela capa do pinhão
    Por Dumbex no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 26-02-09, 17:38
  5. trocar pinhão...
    Por lim@ no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 03-06-05, 10:41

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •