Sou proprietário de uma next

Sobre a troca, acho que não tem essa necessidade, acredito que vc está bem servido de moto.

Talvez o que atiça mais a troca é o hype que a next tem.

Sobre a next ser confiável ou não, já temos usuários passando dos 60000km sem ter tido problemas com a moto, na comunidade do face tem muitos relatos.

Eu ainda estou nos 5000km pois ando pouco, mas ando todos os dias, ainda ta tudo novo na moto, por ex: pneus ainda estão longe do desgaste, pastilhas ainda boas, relação totalmente conservada.

Já fiz duas viagens nela, uma abaixo de chuva pesada, e a moto não decepcionou.

Sobre defeitos, todas marcas tem nas suas devidas proporções, aqui em são paulo não há tantos problemas com concessionárias, e peças mais comuns se encontram facilmente. Claro, se der algum problema de bomba, módulo ou algo mais sério, pode-se correr o risco de ficar sem moto por um tempo.

Manutenção feita rigorosamente, ando forte em alguns momentos, mas costumo andar mais de boa.

Meus pontos positivos por ter optado pela next:

- Menos visada pra roubo
- Seguro pagável
- Várias concessionárias à disposição

Novamente, sobre a troca, não vejo necessidade, a não ser que queira andar com uma moto mais nova. Se não tivesse moto e fosse optar por uma das duas, diria para fazer um teste-drive e escolher a que mais agradar.