Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 23
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    campina grande
    Idade
    38
    Posts
    139

    ajuda sobre escapamento esportivo

    e ai galera blz? entao... rodei 2 anos com um escapamento esportivo coyote na minha twister e nunca tive problemas com policiais; ando na cidade e em rodovias ja fui parado em blitz varias vezes e nunca tive problemas.
    hj em mais uma viagem na br 230 um policial rodoviario me parou para verificar documentos e sobrar a bombinha da lei seca (nao sei o nome daquele equipamento)... ate ai tudo ok quando derrepente sai outro policial rodoviario da guarita manda eu ligar a moto e acelerar... entao sem nem olhar direito o escapamento ele fala que ta alterado. rsrs tentei argumentar com o policial pois meu escapemento estava intacto e nunca havia sido mexido! mas nao obtive exito de maneira alguma . como resultado o policial reteve o documento da minha moto e mandou eu colocar o silencioso e depois voltar la p pegar o documento e ainda me aplicou uma multa dizendo que a descarga da moto estava livre.!! infraçao 66531

    vou recorrer dessa multa pois meu escapamento nao estava livre ! aguem conhece alguma lei na legislaçao que fale sobre esse assunto no qual resulte em ganho de causa para min??

    desde ja obg..
    DENTRO DA SOLIDÃO DO MEU CAPACETE ENCONTRO AS MELHORES RESPOSTAS PARA O MUNDO AQUI FORA. SOU LIVRE!!

  2. #2
    Super Moderador Avatar de renanperim
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Americana/SP
    Idade
    37
    Posts
    3.630
    Junto com o escape esportivo não veio um documento falando da legalidade e de emissão de ruído dele?
    Pode ser usado para tentar recorrer.

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Itabira-MG
    Posts
    154
    não sei porque eles insistem em emplicar com escapamento esportivo em moto pequena.. na maioria das vezes, se fosse uma moto grande, tipo uma hornet, ou uma outra 4cc eles achariam liindo, e não falariam nada, como ja vi pessoalmente acontecer...

    mais cara, outro dia um pm também falou na minha cabeça.. sorte minha q ele tava de bom humor e com uma boa conversa me liberou.. mais acho que você teria a opção de ligar a moto ou não correto? se fosse eu não ligaria.. ai quando fosse sair ia de fininho kkkkk

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de TudiBão
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    Guarapari - ES
    Posts
    376
    Ele ja ta errado por reter o Documento, só se faz isso caso a moto esteja atrasada ou caso vc não esteja apto a dirigir/pilotar.
    "Enquanto estou em duas rodas, oque está ao me redor desaparece"

  5. #5
    Iniciante Avatar de plyndagos
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Feira de Santana - Bahia
    Posts
    88
    Citação Postado originalmente por TudiBão Ver Post
    Ele ja ta errado por reter o Documento, só se faz isso caso a moto esteja atrasada ou caso vc não esteja apto a dirigir/pilotar.
    Do ponto de vista da LEI ele está CERTISSIMO.
    Em caso de moto atrasada e piloto não apto a dirigir é RETENÇÃO da moto.

    Na verdade, ele poderia reter a moto. Qualquer alteração de características ele pode reter o documento até comprovação da regularização. Isso do ponto de vista da lei.

    Mas, é sacanagem ligar pra isso. É como o brother falou ai em cima, escape de moto grande ninguém reclama, só de moto pequena. Eu também ando com alterações na minha como xénon e mini retrovisor e também corro o risco de ser multado em uma blitz, mas fazer o que, a gente sabe que é ilegal mas fazemos tudo pra ver nossas pequenas com a nossa cara.... Rsrs

    Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

    Dafra Riva 150 2013
    Fotos da Pequena - Clique aqui

  6. #6
    Motociclista Avatar de wilson forps
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Minas Gerais
    Posts
    1.446
    Amigo o policial não poderia ter multado de ouvido e escapamento não é caracteristica original do veiculo de uma olhada nesta parte do codigo de transito e leia o artigo que segue imprima os 2 e volta ate o posto policial pois não pode fazer a multa de ouvido tem que usar o decibelimetro, quanto a retenção do documento ele esta certo pois o veiculo só pode ser pareendido por pneu careca e documento atrazado sendo que voce tem 3 dias para regularizar a moto e reaver o documento caso o contrario e lavrado o pedido de busca e apreenção :

    O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme Decreto n° 2.327, de 23 de setembro de1997, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:
    Art. 1º Nos veículos e motores novos ou usados, mediante prévia autorização da autoridade competente, poderão ser realizadas as seguintes modificações:
    I - Espécie;
    II - Tipo;
    III - Carroçaria ou Monobloco;
    IV - Combustível;
    V - Modelo/versão;
    VI - Cor;
    VII - Capacidade/Potência/cilindrada;
    VIII -Eixo suplementar;
    IX - Estrutura;
    X - Sistemas de segurança.
    Art. 2º Quando a alteração envolver quaisquer dos itens do artigo anterior, exigir-se-á Certificado de Segurança Veicular - CSV expedido por entidade credenciada pelo INMETRO- Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualificação, conforme regulamentação específica.
    Parágrafo único. A alteração da cor predominante do veículo, dependerá somente da autorização do órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.
    Art. 3º Em caso de modificações do veículo, os órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, deverão fazer constar no campo de observações do Certificado de Registro de Veículos - CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV a expressão "VEÍCULO MODIFICADO", bem como os itens modificados e sua nova configuração.

    - - - Updated - - -

    Artigo sobre ponteiras esportivas :

    1. É permitido utilizar escapamentos esportivos?

    Não há nenhuma lei que proíba ou regulamente a utilização de escapamentos esportivos por isso ocorrem divergências na interpretação da lei, que diz que o veículo não pode ter suas características alteradas. Porém, se tomarmos em consideração que um escapamento esportivo cumpre as mesmas funções que um original, ou seja, levar os gases do motor para fora do motor de maneira segura e contínua, mantendo a compressão do motor e controlando a emissão de ruídos, temos que, o que está havendo é um simples equívoco por parte dos agentes de trânsito no ato da fiscalização.
    Assim, de acordo com a resolução CONAMA nº 252/1999, artigo 5º:
    ?§ 1o Os sistemas de escapamento, ou parte destes, poderão ser substituídos por sistemas similares, desde que os novos níveis de ruído não ultrapassem os níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante do veículo, conforme Resoluções CONAMA nos 1, 2, e 8, de 1993, e os estabelecidos na TABELA 1.?

    2. O que diferencia um escapamento esportivo de um escapamento original?
    O escapamento esportivo é mais leve e geralmente usa materiais mais nobres, excetuando-se os modelos mais básicos.
    Tem design diferenciado e mais moderno ou menos comum e são desenvolvidos para melhorar a performance da motocicleta, além de produzir um ronco mais esportivo.

    3. A que normas estão sujeitos os fabricantes de escapamentos, mais precisamente normas que regulam o nível de ruídos emitidos por eles?
    Atualmente, temos:
    *Resolução CONAMA nº 256 de 30 de Junho de 1999 do CONAMA que em suma, regulariza a vistoria de veículos automotores quanto a poluição do ar e emissão de ruídos;
    *Resolução CONAMA nº 252 de 01 de Fevereiro 1999, que estabelece a tabela de emissão de ruídos para veículos automotores , bem como a forma que os testes devem ser executados;
    *Código Brasileiro de Trânsito- artigo 280 e parágrafo 2º. que estipula que em ação de fiscalização, o agente de trânsito deve realizar testes que comprovem a adequação do escapamento para as normas estabelecidas na resolução 252 de 01 de Fevereiro de 1999;
    *NBR9714/2000 é a norma que estabelece os processos e métodos para as medições dos níveis de ruídos para os escapamentos.

    4. Os escapes esportivos atendem as normas de ruído?
    Evidente que seria impossível generalizar essa resposta, porém, fica claro que as empresas sérias do ramo de reposição de moto peças tem essa preocupação e disponibilizam produtos que atendam as especificações exigidas por lei.
    5. Existe algum laudo de emissão de ruídos?
    Não existe laudo de ruídos que tenha algum valor jurídico para escapamentos do mercado paralelo, pois a legislação não estabelece uma norma específica para esses produtos. Os laudos existentes são apenas Certificados de Responsabilidade Técnica (CRT) assinados por engenheiros que se responsabilizam pelas informações ali contidas, porém não é reconhecido juridicamente.
    6. Existe algum certificado ou até mesmo algum símbolo que é colocado no escapamento como prova de que o mesmo foi submetido aos testes de verificação de emissão de ruídos ?
    Apenas as montadoras são obrigadas a ter o certificado para conseguir a liberação (homologação) de venda das motos. Os testes são feitos por empresas privadas e homologadas pelos órgãos competentes, mas não há símbolos, marcas, adesivos ou identificações obrigatórias nos escapamentos.
    7. Existe algum selo do INMETRO?
    Não existe, pois o INMETRO não é o órgão responsável pela certificação dos escapamentos esportivos. Não existe ainda uma regulamentação específica para este segmento.
    8. Quais são os órgãos responsáveis pelo controle de emissão de ruídos?
    *IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e
    *CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.
    *CONAMA - Conselho Nacional de Meio Ambiente.

    9. O escapamento antes de ser colocado no mercado para venda, têm que passar anteriormente por testes para constatar se cumprem requisitos legais?
    Não há nenhuma exigência ou regulamentação para isso, no entanto, durante o processo de desenvolvimento e dimensionamento, os nossos produtos são testados de acordo com as normas vigentes e passam por testes estruturais por questão de segurança e qualidade.
    10. Terei problemas com a Lei se utilizar escapamentos esportivos?
    A empresa fabricante de escapamentos esportivos não pode se responsabilizar por erros cometidos pelos agentes fiscalizadores. Apenas garantimos que nossos produtos, quando saem de fábrica, são testados e atendem as exigências das normas de ruído:
    99 dB para motos fabricadas até 31/12/98;
    A partir de 1/1/99 ? máx. 3 dB acima do descrito no manual original do fabricante.

    11. Fui multado por excesso de ruído, o que devo fazer?
    Após o recebimento da notificação e da multa, você deve entrar com recurso com base no enquadramento legal dentro das especificações de ruído.
    Se o pedido for indeferido em 1ª. Instância, entrar com defesa para 2ª Instância.
    É muito importante observar se o agente utilizou algum aparelho para medição, bem como todos os procedimentos exigidos por lei, conforme segue:

    * Norma NBR 9714/2000 e o artigo 280 do Código Brasileiro de Trânsito que diz: ?Seção I Da Autuação, § 2º - A infração deverá ser comprovada por declaração da autoridade ou do agente da autoridade de trânsito, por aparelho eletrônico ou por equipamento audiovisual, reações químicas ou qualquer outro meio tecnologicamente disponível, previamente regulamentado pelo CONTRAN?.
    * Resolução CONAMA nº 252/1999, Art 1º § 4o - Para fins de inspeção obrigatória e fiscalização de veículos em uso, os ensaios para medição dos níveis de ruído deverão ser feitos de acordo com a norma brasileira NBR 9714 - Ruído Emitido por Veículos Automotores na Condição Parado - Método de Ensaio, no que se refere a medição de ruído nas proximidades do escapamento, utilizando-se equipamento previamente calibrado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial-INMETRO ou laboratórios pertencentes a Rede Brasileira de Calibração-RBC, observada a seguinte alteração no tocante a velocidade angular do motor, que deverá ser estabilizada nos seguintes valores, onde N é a máxima velocidade angular de potência máxima do motor, sendo admitida uma variação máxima de ± 100 rpm.
    O que claramente significa que o agente não pode simplesmente submeter a motocicleta a uma alta aceleração e de ?ouvido? realizar um teste de emissão de ruídos.
    12. O que significa descarga livre ou aberta?
    O corre quando o escapamento encontra-se sem o sistema de redução de ruídos (abafador ou miolo), o qual geralmente se localiza na ponteira - parte final do escapamento.
    13. O que significa dizer que um silenciador de motor a explosão está defeituoso, deficiente ou inoperante?
    Ocorre quando o escapamento não funciona corretamente ou não realiza a ação para a qual foi concebido.
    As causas para essas falhas podem ser diversas, são elas:

    * Desgaste pelo tempo ou fim da vida útil;
    * Colisão;
    * Vibração excessiva;
    * Má utilização;
    * Má instalação;
    * Falta de manutenção e limpeza do sistema de exaustão;

    14. Legislação para consulta e embasamento:

    *CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (CTB), Art. 230, 280;
    *RESOLUÇÃO CONAMA Nº 252 DE 1/2/1999;
    *RESOLUÇÃO CONAMA Nº 256 DE 30/6/1999;
    *CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN);
    *ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 9714/2000.
    Última edição por wilson forps; 10-03-14 às 11:20.
    E lá vamos nós !!!!!!!!!!

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de TudiBão
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    Guarapari - ES
    Posts
    376
    Citação Postado originalmente por plyndagos Ver Post
    Do ponto de vista da LEI ele está CERTISSIMO.
    Em caso de moto atrasada e piloto não apto a dirigir é RETENÇÃO da moto.

    Na verdade, ele poderia reter a moto. Qualquer alteração de características ele pode reter o documento até comprovação da regularização. Isso do ponto de vista da lei.

    Mas, é sacanagem ligar pra isso. É como o brother falou ai em cima, escape de moto grande ninguém reclama, só de moto pequena. Eu também ando com alterações na minha como xénon e mini retrovisor e também corro o risco de ser multado em uma blitz, mas fazer o que, a gente sabe que é ilegal mas fazemos tudo pra ver nossas pequenas com a nossa cara.... Rsrs

    Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
    É talves minha resposta foi falha msm, mas o escape esportivo é um acessório e é de direito meu colocar qualquer acessório na minha moto não sou obrigado colocar nada original desde que cumpra a função do original ( qual função que não é abafar som) e um vez eu tava com meu velho na Rodovia o policial queria levar minha moto por conta do escape, ai meu velho disse ao meganha "Pode levar sim, desde que o senhor anexe o laudo da emissão de ruídos na multa ai o senhor pode levar, e também quero ver o teste em camara fechada", pronto passou batido né.
    "Enquanto estou em duas rodas, oque está ao me redor desaparece"

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de edynho leal
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Localização
    Alvorada-RS
    Idade
    41
    Posts
    485
    Essa M&$#@ de lei é contraditória e confusa,a ponto de nem os órgãos fiscalizadores terem critérios!
    Ora,se aplicam a multa alegando "alteração de característica",por que não multam também os caras que colocam enormes rodas de liga leve nos carros???
    Carro pode,moto não??

  9. #9
    Iniciante Avatar de plyndagos
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Feira de Santana - Bahia
    Posts
    88
    Citação Postado originalmente por edynho leal Ver Post
    Essa M&$#@ de lei é contraditória e confusa,a ponto de nem os órgãos fiscalizadores terem critérios!
    Ora,se aplicam a multa alegando "alteração de característica",por que não multam também os caras que colocam enormes rodas de liga leve nos carros???
    Carro pode,moto não??
    Pior que multa também viu. Vai por mim...

    Dafra Riva 150 2013
    Fotos da Pequena - Clique aqui

  10. #10
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por edynho leal Ver Post
    Essa M&$#@ de lei é contraditória e confusa,a ponto de nem os órgãos fiscalizadores terem critérios!
    Ora,se aplicam a multa alegando "alteração de característica",por que não multam também os caras que colocam enormes rodas de liga leve nos carros???
    Carro pode,moto não??
    o pneu não pode passar da medida do para-lama. não fala nada sobre medida de aros. pra dentro do carro é pass-free, se quiser colocar um pneu com 1 metro de largura pra dentro do carro, abre o para-lama, joga o amortecedor pra dentro e não altere a medida original do carro. ^^

    acredito que vc não vai conseguir recorrer não, multa de rodoviário é muito bem feita =S

    Como o tempo e o vento...

  11. #11
    Iniciante Avatar de plyndagos
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Feira de Santana - Bahia
    Posts
    88
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    o pneu não pode passar da medida do para-lama. não fala nada sobre medida de aros. pra dentro do carro é pass-free, se quiser colocar um pneu com 1 metro de largura pra dentro do carro, abre o para-lama, joga o amortecedor pra dentro e não altere a medida original do carro. ^^

    acredito que vc não vai conseguir recorrer não, multa de rodoviário é muito bem feita =S
    Errado.

    O CTB é claro quanto a isso: só se pode alterar até 2" de diferença, mantendo o diâmetro do conjunto original. Ou seja, se seu carro vem com rodas 15" e pneu perfil alto, você pode colocar no maximo 17" com pneu de perfil baixo pra compensar e manter o mesmo diâmetro do conjunto. Suspensões modificadas de qualquer tipo também são proibidas, salvo os casos de carros legalizados antigamente, já que esse ano se proibiu legalizar carro baixo...

    Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

    Dafra Riva 150 2013
    Fotos da Pequena - Clique aqui

  12. #12
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por plyndagos Ver Post
    Errado.

    O CTB é claro quanto a isso: só se pode alterar até 2" de diferença, mantendo o diâmetro do conjunto original. Ou seja, se seu carro vem com rodas 15" e pneu perfil alto, você pode colocar no maximo 17" com pneu de perfil baixo pra compensar e manter o mesmo diâmetro do conjunto. Suspensões modificadas de qualquer tipo também são proibidas, salvo os casos de carros legalizados antigamente, já que esse ano se proibiu legalizar carro baixo...

    Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
    na tabela que eu achei só contava não ultrapassar a medida do para-lama. achei no google ^^, no ctb diz que toda alteração deve ser pedida ao detran, e se aprovada pelo inmetro, seria constado no documento posteriormente pelo delegado.

    Como o tempo e o vento...

  13. #13
    Iniciante Avatar de plyndagos
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Feira de Santana - Bahia
    Posts
    88
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    na tabela que eu achei só contava não ultrapassar a medida do para-lama. achei no google ^^, no ctb diz que toda alteração deve ser pedida ao detran, e se aprovada pelo inmetro, seria constado no documento posteriormente pelo delegado.
    É, só que teve uma liminar (liminar, portaria, não entendo muito bem desses termos) proibindo tanto a legalização do xénon (tem uns 2 anos isso) quanto a legalização dr carro baixo (isso tem uns poucos meses...)

    Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

    Dafra Riva 150 2013
    Fotos da Pequena - Clique aqui

  14. #14
    Motociclista Avatar de somniu
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    SP
    Idade
    33
    Posts
    555
    Quando vc compra um escape esportivo ele vem com laudo dizendo que já passo por varios testes... e pode rodar com ele. Sempre andei com esse laudo junto com os outros documentos. Mais nunca precisei.. tem tanto cara que anda por ai com escape aberto fazendo um barulho do %$¨&$ e ninguem fala nada.. vai querer implicar justo com o seu kkk No proprio site da roncar eles explicam que não pode haver multa se o escape não foi alterado.. como o policial pode dizer que foi alterado apenas olhando superficialmente. Tbm não pode multar por exesso de ruido.. para isso ele teria que estar com algum equipamento que mede os dB.. e tem que medir a uma distancia de 5m do veiculo.. não pode passar dos 100dB.. se vc procurar na net vai encontrar varios textos prontos pra vc recorrer.. se não conseguir na primeira.. não desiste e enciste
    Isso é realmente incrível.. se é moto grande não tem problema.. coxinha gosta mesmo de implicar com moto pequena.. e é aquela coisa.. quando o cara quer te multar, ele caça alguma coisa pra te multar e acha ¬¬
    -----------------------------------------
    Honda Titan EX 2014
    Yamaha XT 225 2001

  15. #15
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371

    Post

    Citação Postado originalmente por plyndagos Ver Post
    É, só que teve uma liminar (liminar, portaria, não entendo muito bem desses termos) proibindo tanto a legalização do xénon (tem uns 2 anos isso) quanto a legalização dr carro baixo (isso tem uns poucos meses...)

    Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
    legalização de carro rebaixado tem a um bom tempo, porém agora eles tão colocando a medida que o carro é do chão ^^ kkkkk
    que antes o povo rebaixava "certo" e depois como só falava "rebaixado" o cara socava a 1cm do chão, parava na blitz, o policial fala o que né ?
    xênon foi em 2008, o povo falava q ia parar a regularização e eu nem tive tempo de comprar a minha moto =/, fiz 18 em dezembro =S
    vou dar uma revirada sobre procedimentos de transito, o que o povo fala, faz e o que ta escrito é bem diferente..
    seria bom se nas escolas tivessem constituição, ctb, clt ..
    Última edição por chiccoli; 10-03-14 às 16:11.

    Como o tempo e o vento...

 

 

Tópicos Similares

  1. Respostas: 68
    Último Post: 25-08-17, 00:14
  2. Qual melhor escapamento esportivo para trocar no lugar do escapamento original ?
    Por imported_Júlio César no fórum Área de debate
    Respostas: 21
    Último Post: 08-03-11, 23:12
  3. Respostas: 0
    Último Post: 05-03-11, 12:31
  4. Sobre escapamento esportivo
    Por jrvalmir no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 13-05-06, 20:03

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •