Citação Postado originalmente por Motaro Ver Post
Percebo que o pessoal do fórum, em sua maioria, rejeita umm pouco modernidade visual e curte mais um design conservador. Não retrô, mas conservador. Acho curioso isso, pq no caso das street o rumo é justamente o oposto: cada vez mais modernas no design, tanto que podemos ver que as únicas motos com farol redondo são as da linha GSR e a Factor.

Eu curto os visuais mais modernos. Os antigos são legais, mas os novos são mais. O público que gosta de motos mais conservadoras logo ficará carente em alguns anos.

Exatamente Motaro. Esse é o fato. Agora, assim, opniões e gostos a parte, acho meio contraditório, o kra dizer que uma é boa e a outra ruim, visto que uma é a evolução natural da outra.

Vamos a um comparativo entre ambas:

Visual geral: Uma questão de gosto, mas lembro do affair dos motociclistas na época. A aclamavam como "Mini-Hornet". Eu na minha opnião, gosto do resultado final, apesar de ter algumas coisas que mudaria na qual demonstrarei durante o relato. O tanque ficou mais "moderno" e com maior capacidade. Os piscas na linha 2013 finalmente perderam a cor amarela mas ainda nao sao ideiais em nenhuma das duas motos. Quanto ao acabamento, ambas pecam e mereciam ser um pouco melhor pelo valor cobrado.

Motor: Mesmo motor, apenas com a mudança volumétrica para 291cm³. Mudança essa bastante realizada pelos usuarios da Twister. (Vulgo kit Athena). Ambos os motores apresentaram sérios problemas nos anos iniciais. Na CB300 o famigerado problema de vazamento do cabeçote que só veio ser resolvido na linha 2013. Na TW, Problemas na corrente de Comando e Lubrificação da Biela nos anos de 2001, 2002, 2003.

Cambio:5 marchas na CB 300 e 6 marchas na Tw. Particulamente prefiro o cambio da TW, pois permite que você ache uma boa relação velocidade x giro do motor x economia. Mas a Honda e alguns usuarios defendem o cambio de 5 marchas devido a menor frequencia da troca de marchas.

Painel: Também me lembro na epoca do lançamento que um assunto comentado da CB3 era o painel. Aquele Tacometro no meio do painel dava um ar de modernidade até então inédito. O velocimetro digital, tambem ajuda nessa impressão. Ponto pra CB3

Rodas: Também uma questão de estética, mas eu gostava bastante da cor grafite das Rodas dos ultimos modelos da Tw. O preto da CB3 não me agrada, mas é uma questão de gosto. Mas na CB3, os pneus são levemente mais largos, mudança essa bem aceita pela maioria dos motociclistas!!!!!

Alimentação: Carburada na TW, injetada na CB3, alem do fato de a partir da linha 2013 a CB3 ser flex. Uma evolução natural.

Farol: 35W redondo na TW, 65W com bloco ótico na CB3. Esse é um ponto de amor e odio entre os motociclistas. Mas como já citado pelo colega Motaro, as unicas motos que ainda usam farol redondo nas baixas cilindradas, são motos que ainda nao evoluiram. Gosto bastante do farol da CB3, ilumina bem é é esteticamente bacana.

Balança: Aluminio na Tw e Ferro na CB3(Apesar de tambem ser quadrado e oco). Na verdade um toma lá dá cá de economia de material por parte da Dona Onda.

Freios: A tambor e disco dianteiro na TW e a disco traseiro e dianteiro na CB3 (que só foi implementado na linha 2012). Alem de a CB3 contar com ABS como opcional.

Ou seja, no final das contas a CB3 só perdeu a balança de aluminio (sem justificativa plausivel) e a questão do cambio que como já citado teve suas justificativas. Portanto não vejo aonde a TW é solida e a CB3 não é como citou nosso colega acima.

E é isso. No que consegui me lembrar. Me parece que o conjunto final da CB3 nada mais é do que a evolução de itens que foram pedidos dos proprios usuarios a Honda. Mas como o forum é lugar de discussão, fico aberto a opnioes e comparativos de mais itens nas duas motos. Agora dizer que uma é a **** das Galáxias e a outra é uma rapadura sem agua gelada, isso não dá!!!!!