Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 17
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2014
    Idade
    46
    Posts
    2

    Question Primeira moto... 150 ou 250cc?

    Amigos saudações,

    Meu nome é Adriano Azevedo e ainda não possuo habilitação para motocicleta, porém quero comprar uma moto para me safar do trânsito caótico do RJ.

    Minha idéia é fazer um consórcio enquanto a moto não sai, pratico a pilotagem e faço a inclusão da categoria na CNH.

    Estou com uma grande dúvida, minha idéia era começar com uma moto 150cc até porque não tenho experiência e assim, estava pretendendo pegar a Yamaha 150 crosser.

    Porém com uma diferença relativamente pequena (até porque como vai ser consórcio, a parcela não vai aumentar muito) eu poderia pegar uma XTZ 250 Teneré.

    Eis a questão... Qual seria a melhor opção pra mim?

    Sou relativamente alto (1,74cm), peso 90kg. Eu vou utilizar a moto pra trabalhar diariamente, rodaria em média 64Km (ida e volta) do trabalho (ponto pra 150cc pela economia), porém em 2 dias da semana necessito fazer um trajeto pelo Alto da Boa Vista, pra quem não conhece o RJ, é praticamente uma serra (ponto pra 250cc pelo torque e maior potência).

    Levando em consideração essa necessidade e que não tenho experiência em pilotagem, qual moto indicariam pra mim?

    Desde já agradeço.

    Adriano Azevedo.

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de zanini
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Sampa - zL
    Idade
    39
    Posts
    475
    Cara é muito individual isso, com certeza grande maioria vai dizer pra vc começar com a 150.. e na duvida eu até acho melhor tb.. além do que vai ser uma 150 de estilo... agora eu por exemplo comecei com uma 250.. mas ainda depende de pessoa pra pessoa.. alguns pegam o jeito mais rapido, outros já demoram um pouco, outros tem menos reflexo.. outros tem mais responsabilidade.. e por ai vai.. são N motivos para se optar por começar por 150 ou por 250..mas o principal é, se não esta seguro em partir de uma 250.. comece com a Crosser.. que é uma ótima moto, apesar de cara ( eu não pagaria 9mil nela ), é a melhor das 150 na minha opnião.
    • Suzuki GSR 150i 2013 Preta
    • NMAX 160 ABS 2018 Preta (2018 - Atual)


    "VIVA PARA TER O QUE LEMBRAR!"
    " Te conheço SENHOR não só de ouvir falar, mas também de contigo andar. "

  3. #3
    Motociclista Avatar de somniu
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    SP
    Idade
    33
    Posts
    555
    depende muito.. tem gente que aprende rapido. Mais tem gente que leva mais tempo.. principalmente por causa do medo. Mais aprender rápido não quer dizer experiência. Eu acho bom mesmo é a pessoa pegar a primeira moto uma 150 usada.. fica pelo menos um ano com ela.. pq vc vai cair.. ela vai dar problema.. comigo foi assim.. passei vários pocados com a minha primeira moto, mais isso foi importante pq hoje sei como evitar isso e se acontecer vou estar mais preparado. Pra quem esta começando a maior diferença de uma 150 pra uma 250 é o peso.. ainda mais se vc for uma pessoa pequena, pode ter dificuldades para passar no meio dos carros.
    -----------------------------------------
    Honda Titan EX 2014
    Yamaha XT 225 2001

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Acredito que o melhor começo eh de 250 mesmo. A moto é mais segura por causa das retomadas melhores, reserva de potencia e vem de série com freios a disco.

    Eu só nao comecei com uma por causa da grana.

    Acho que seria bacana no seu caso uma Tenere seminova, pois como o amigo disse, voce vai cair (todos vamos) e ainda aprender muito com a moto. Mais pra frente voce parte pra algo 0km.
    Abracos!
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  5. #5
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    42
    Posts
    6.508
    Citação Postado originalmente por zanini Ver Post
    Cara é muito individual isso, com certeza grande maioria vai dizer pra vc começar com a 150.. e na duvida eu até acho melhor tb.. além do que vai ser uma 150 de estilo... agora eu por exemplo comecei com uma 250.. mas ainda depende de pessoa pra pessoa.. alguns pegam o jeito mais rapido, outros já demoram um pouco, outros tem menos reflexo.. outros tem mais responsabilidade.. e por ai vai.. são N motivos para se optar por começar por 150 ou por 250..mas o principal é, se não esta seguro em partir de uma 250.. comece com a Crosser.. que é uma ótima moto, apesar de cara ( eu não pagaria 9mil nela ), é a melhor das 150 na minha opnião.
    Justamente. Alguns defendem que uma 250 seria uma opção melhor, por freiar melhor, curvar melhor, dar mais segurança, enfim...

    Mas ainda defendo as pequenas motos de 150, por serem mais fáceis e "mancas" mesmo, livrando os novatos de fazerem merda.
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de zanini
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Sampa - zL
    Idade
    39
    Posts
    475
    Se o cara não for responsável realmente, ele acaba se matando com uma 250 logo de cara.. eu fui um desses, meu primeiro acidente foi com essa 250.. eu sempre tive muito facilidade em aprender a pilotar, logo que peguei a moto, ja fui para um dos corredores mais perigosos que foi da marginal e da radial.. e fui embora.. em pouco tempo ja estava agil nos corredores, puxando a fila, depois fui pra estrada, e comecei a curvar, ia direto pra serra negra, ai comecei a empinar, em pouco mais de 2 meses já estava me achando o Valentino Rossi.. foi ai que me estorei e quase morri, levei um rola por irresponsabilidade, resultado foram 5 pinos no ombro e dois no joelho, só não foi pior porque tive sorte e porque sempre andei muito bem equipado e protegido.. se nãooo..

    Então é isso, responsabilidade não é só achar que vc tem ela, é na hora H ali, ter a noção do que aquilo pode te levar, ou do que poderá levar as pessoas que te amam e querem seu bem.. saber segurar a onda.. e não se deixar levar por situações ..

    A responsabilidade é só um dos pontos a serem levados em contas, mas um dos mais importantes, seguido pela experiência, que só vai se adquirir, pilotando mesmo.. já que a auto escola e nada é a mesma coisa.. heehhe
    Última edição por zanini; 30-05-14 às 15:03.
    • Suzuki GSR 150i 2013 Preta
    • NMAX 160 ABS 2018 Preta (2018 - Atual)


    "VIVA PARA TER O QUE LEMBRAR!"
    " Te conheço SENHOR não só de ouvir falar, mas também de contigo andar. "

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761
    tanto faz , uma 250 não é aquela moto toda. as nossas são faceis de pilotar. agora meu uma 150 é em mais facil de manobrar no transito por ser mais leve e melhor pra frear. esse negocio de 250 ter melhor freio tambem não é assim. tem sistemas melhores de freio mas tambem são mais pesadas e o espaço de frenagem é maior. mas se andar de boa todas as 250 dão pra sair na maciota sem aquela pegada toda que muitos novatos acham que dão.

  8. #8
    Motociclista Avatar de SheBarros
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Taguatinga - DF
    Idade
    37
    Posts
    1.066
    Acredito nos que dizem que devemos dar um passo de cada vez, um degrau por vezes e começar por baixo p ver como vai... Mas na prática, nunca tive moto 125/150cc, comecei com uma 200cc q era bem forte p esperado!
    A 150 vai ser legal p ser relativamente menor, mais fácil de fazer manobras p ir pegando a manhã... Mas não muda muito p uma 250cc. A Teneré é uma moto bem "parruda" e talvez com ela sinta uma diferença maior do q se pegasse um modelo street (fazer ou next), mas já vi q sua pegada é trail!
    P subir a serra vc vai passar raiva com a 150cc e independente da q escolher: vai na manha, um dia de cada vez, preparado p cair (pq todos vamos cair) e se aprimorando a cada dia.

    ps: não pagaria jamais R$9mil numa 150cc!
    "Só deixarei o par de rodas quando conseguir meu par de asas."


  9. #9
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Nãi penso que va ser o motor o ponto chave dessa escolha, se o cara tiver consciência do que está fazendo, pode começar até com uma moto de 100cv sem problema. A grande questão é o pêso e o tamanho, a Té é uma moto alta para quem tem a tua altura e não tem experiência, eu daria daria preferncia por um modelo mais baixo para começar.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  10. #10
    Motociclista Avatar de Motaro
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Idade
    33
    Posts
    1.482
    Com 1,74 vc vai ficar meio tenso na Teneré, parceiro. Acho que até na Crosser. Eu tenho 1,78 e me considero mediano. 1,74 não é alto em lugar nenhum. Caia para as street. Vc até pode começar com uma 250, mas eu aconselharia 150 primeiro. Vc vai fazer cagada com a moto, disso não há dúvida, então na 150 vai pagar mais barato pelos erros.

    Quem diz que a manutenção de 150 e 250 é quase igual é pq vive de peça paralela e nunca faz revisão na moto. Tudo na 250 é o dobro do preço e ponto. Vá pesquisar. Relação Yamaha 200 pau da 250 e 50 mango da 125. Se for original, 150 da 150 e 360 da 250.

    Moto 250 é pra quem só tem moto mesmo. Se eu tivesse carro andava de 150 e juntava pra uma 600. Como não tenho, me permito gastar mais com moto.

    Ainda digo mais, aliás, é algo que eu vou passar pro meu filho quando eu tiver um e espero que ele escute, pois eu não escutei meu pai quando ele me deu esta dica: primeira moto? Moto usada, pra zuar mesmo, até se tornar um bom condutor e escolher o que lhe agradar, se medo.

    Dafra - Next250
    Good guys go to heaven. Riders can go anywhere!

  11. #11
    Novato Avatar de Daiana
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Botucatu - Sp
    Idade
    36
    Posts
    40
    Minha primeira moto foi uma Titan 150 cc, tenho até fotos dela aqui no fórum...enfim, eu não sabia muita coisa, etc, tinha acabado de tirar a CNH e pelo menos pra mim, começar com um 150 cc foi a melhor opção, é uma moto leve para o dia a dia, na estrada mantém 100 km/h sossegado, no trânsito como alguns disseram é mais fácil, leve.
    Foi com uma 150cc que errei e também aprendi muitas coisas.
    Glória a Deus!

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Niterói - RJ
    Idade
    46
    Posts
    884
    Eu te aconselharia a pegar uma street 125 ou 150.
    Eu tenho 1.80, subi numa Teneré 250 e fiquei na ponta dos pés. E, não raro, é preciso colocar os pés no chão, sobretudo em trânsito pesado.
    Acho que uma GSR 150, Intruder, Yes, Fazer 150, Titan 150, etc., seriam melhores opções.

    E também sou partidário de uma semi nova pro seu caso. Você vai se sentir mais seguro.

  13. #13
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Belém/Fortaleza
    Idade
    41
    Posts
    648
    Melhor a 150cc mesmo. Foda é que em pouco tempo tu vai querer trocar pra 250cc, aí vai se arrepender de ter pagado 9 mil na crosser (preço muito caro).

    Meu conselho: 125/150 usada pra pegar as manhas pelo menos um ano e depois pode pegar a tenere250.

  14. #14
    Usuário de motoneta Avatar de Liberato RJ
    Data de Ingresso
    May 2013
    Localização
    Rio de Janeiro-RJ
    Idade
    39
    Posts
    223
    250 fácil, pq quando precisar andar vai faltar motor, eu me arrependo de não ter pego 250 ainda, agora a pouco uma carreta queria me ultrapassar na pista de baixa por cima de mim, eu já à 110km/h
    Pratique bastante, leia bastante, se equipe 100% e o principal, tenha medo e respeite seus limites.

    Enviado usando Tapatalk no MotoX
    "Respeite e faça respeitar!"

  15. #15
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2014
    Idade
    46
    Posts
    2
    Pessoal, agradeço a todos pelas respostas e pelo apoio, hoje passei perto de uma Teneré 250, realmente a moto apesar de ser apenas 250cc é um monstro, bastante alta, por isso estou pensando em pegar uma 150cc mesmo. O caso de pegar moto 0km é que eu iria fazer consórcio e como sei que vai demorar um pouco até a contemplação, daria pra estar com minha habilitação, pagando merrequinha por mês sem pesar no orçamento. Se fosse pegar uma usada, teria que ter a grana de pronto uso. Vou estudar quais as opções que tenho e ver se consigo juntar uma grana pra compra uma usada como sugeriram. Mais uma vez agradeço.

 

 

Tópicos Similares

  1. Dica de qual moto comprar, Primeira moto (aquisição)
    Por mutilador no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 11-11-12, 13:51
  2. Respostas: 108
    Último Post: 12-10-12, 21:16
  3. Moto FYM 250cc
    Por ze chico no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 21-11-08, 14:26
  4. Respostas: 22
    Último Post: 24-03-08, 15:36
  5. Moto Max - Comparativos das 3 250cc
    Por Reco no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 03-04-06, 12:54

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •