Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
Realmente cada um cada um. Se gostou da next tem seus motivos e ela é superior mesmo em muita coisa. Eu não me atraio por uma moto que tem uma sexta marcha, que na maioria das motos pequenas serve como overdrive e não como um fator a mais pra aumentar a final. Que nas duas citadas são bem parecidas né... a falta da sexta na cb300 é compensada pelo tico a mais de torque. Se ela tivesse sexta... seria inutil, pq muito provavelmente a relação dela seria igual a quinta marcha atual, iam meter uma marcha no meio pra encher linguiça e pronto.... mais uma marcha pra trocar. Mais marcha não diz muita coisa em veiculos normais...pelo menos pra mim não. Meu sonho mesmo de consumo, uma hoss boss tem só duas marchas a frente kkkk E é suficiente.
Pessoal sempre que ve uma moto com 6 marchas imagina, erroneamente que se trata de um overdrive, para andar na estrada com menos rotação e economizar, mas nem sempre é assim. Pode ser uma marcha mais longa (overdrive) em que a velocidade maxima é atingida na 5º, como tb pode ser que seja um cambio normal, com a sexta igual a quinta tradicional e as marchas mais proximas uma da outra, para aproveitar melhor um motor com pouco torque em baixa.

Então ter 6 marchas não é nenhuma vantagem, é uma escolha do fabricante, as vezes até um mau necessário para um melhor aproveitamento do motor.

No caso da Next, nunca parei pra ver quais as relações comparadas com uma 5 marchas como Fazer e CB, mas creio que não seja um overdrive, então acho um ponto negativo, ter mais marchas para ter que ficar trocando.

Masa tudo isso é mero detalhe, o que não gosto meeesmo na Next, é a posição de pilotagem, guidão alto, com as pernas muito para tras, muito esquisito.