Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 12 de 12
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2014
    Idade
    30
    Posts
    16

    Situação da bateria

    Iae galera.

    A uns 3 dias atrás eu tinha saído com a motinha e quando guardei ela estava tudo dentro dos conformes, até que no dia seguinte eu fui sair com ela mas ela não quis dar partida, notei que a luz do neutro estava fraca, liguei ela no pedal e reparei que a seta estava piscando muito rápido tanto para a direita quanto para a esquerda.

    Logo de cara pensei na bateria que poderia estar descarregada mas ao mesmo tempo pensei que ela ja está com problemas porque pelo que eu via na internet a bateria recarrega com o motor ligado, eu até andei 10Km direto só com o Led aceso e o farol apagado pra ver se dava uma carguinha a mais na bateria, só que não entrou carga nenhuma.

    Hoje eu tive que levar ela na oficina pra trocar a lampada de freio e ja toquei no assunto da bateria com o dono de la, como a carga na bateria custa R$15 lá eu pensei na possibilidade de carregar a bateria em casa com uma fonte de 12V 500mAh ja que a bateria dela é 12V 5Ah, ele afirmou que eu poderia carregar tranquilo (até porque eu queria fazer o teste antes de perder R$15 tentando carregar uma bateria que supostamente estaria estragada).
    Em casa eu coloquei o fio positivo da fonte no contato positivo da bateria e o negativo em seu devido lugar, deixei rolando por umas 3 horas.

    Coloquei a bateria na motinha, a luz do neutro no painel estava bem forte só que quando apertava o botão de partida eu escutava um barulho na bateria (tipo aquele som de energia elétrica que passa nos desenhos) e a luz do painel enfraquecia drasticamente. Liguei no pedal e acendi todas as luzes que a motinha tem e a energia tinha ficado normal, a seta piscando normalmente e o painel bem aceso, então desliguei e tentei ligar novamente na partida elétrica mas sem sucesso, tudo fraco e a seta piscando freneticamente.

    O que será que está pegando?
    Algum curto na elétrica da motinha, a bateria não da mais conta ou eu carreguei a bateria incorretamente?

    Ao ver a bateria eu achei ela estranha, não sei se seria a original dela, não tenho potenciômetro em casa para fazer alguns testes com ela.
    Eu tirei uma foto da bateria:
    http://i.imgur.com/M0r2ExN.jpg
    A motinha é uma shineray phoenix gold.

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Aparentemente está com algum problema no motor de arranque, mas primeiro teria que fazer uns testes com a bateria, tendo certeza que ela está boa podes partir pro arranque

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2014
    Idade
    30
    Posts
    16
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Aparentemente está com algum problema no motor de arranque, mas primeiro teria que fazer uns testes com a bateria, tendo certeza que ela está boa podes partir pro arranque
    Iae blz?
    E como seria os testes com a bateria?

    Se fosse problema no motor de arranque/partida, ele impediria a bateria de receber a carga do motor?
    Última edição por tiagok; 29-08-14 às 23:36.

  4. #4
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Não impede de carregar mas consome toda a energia da bateria mas não vira.

    O teste mais simples é vc fazer uma chupeta com uma bateria boa, se o motor não virar pode abrir o arranque que ele está com problemas (ou o moto da moto está trancado)

  5. #5
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2014
    Idade
    30
    Posts
    16
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Não impede de carregar mas consome toda a energia da bateria mas não vira.

    O teste mais simples é vc fazer uma chupeta com uma bateria boa, se o motor não virar pode abrir o arranque que ele está com problemas (ou o moto da moto está trancado)
    Posso fazer chupeta com a bateria de uma Strada ?
    Mesmo se o motor de arranque estiver ruim, creio que deveria carregar a bateria porque desde que começou este problema eu só ligo ela no pedal e se o motor estivesse trancado eu teria dificuldades pra ligá-lo no pedal não é?
    Última edição por tiagok; 30-08-14 às 13:51.

  6. #6
    Moderador
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Posts
    72
    o motor em si nao deve estar trancado pois no pedal pega normalmente. Ou e o motor de arranque ou rele de partida ou em algum fio.

  7. #7
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2014
    Idade
    30
    Posts
    16
    Então se no caso eu deixar a bateria carregando em casa com a fonte, colocar na moto e ligá-la pelo pedal sem tocar na partida elétrica a bateria tem que segurar a carga certo?


    ________________________________Edit______________ ____________

    Hoje eu dei uma carga de cerca de 4 horas na bateria usando minha fonte de 12V 0,5Ah, coloquei a bateria na moto e liguei no pedal, até que ficou melhorzinho mas não como deveria ser.
    Quando aperto o freio com o motor desligado a lampada de freio acende forte mas a luz do neutro da uma caida e os piscas ainda estão piscando em uma velocidade frenetica mas eles
    piscam em velocidade normal quando eu mantenho uma aceleração alta.
    Última edição por tiagok; 31-08-14 às 18:55.

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de Fiote
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Juiz de Fora / Ubá
    Idade
    39
    Posts
    295
    Confira os fusíveis...
    Sem assinatura!

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de tassioluis
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    32
    Posts
    145
    Pra carregar completamente sua bateria, você vai ter que deixar no mínimo 10h nesse carregador (5Ah = 500mA x 10h). Mas está aparentando ser o motor de arranque mesmo.

    Sim, você pode fazer uma chupeta com uma bateria de uma Strada (pode ser com qualquer bateria 12V que a capacidade seja maior que 3Ah).

    Com R$15 você compra um carregador desse tranquilamente e carrega em casa. Essa carga que tão te cobrando tá muito cara!
    Atual Dafra Kansas 150 12/13 Preta (Mosquita) - ☼ 13/11/2017 - Presente
    ex Yamaha Ténéré 250 13/14 Laranja (Tesuda) - ☼ 12/01/2017 - 28/10/2017 (roubada)
    ex Suzuki Intruder LC 1500 '99 Prata (Pipoqueira) - ☼ 06/06/2016 - † 15/12/2016
    ex Yamaha YBR Factor ED 2011 Preta (Perereca) - ☼ 11/11/2011 - † 12/01/2017

  10. #10
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2014
    Idade
    30
    Posts
    16
    E aqui estou eu ressuscitando um tópico para dizer que ja resolvi o problema da minha bateria, eu consegui recuperar/restaurar/reviver ela.
    Depois de pesquisar muito eu tomei coragem e resolvi abri-la e para minha surpresa ela estava seca, sem nenhum líquido dentro.
    Então, como sabemos a água que tem dentro da bateria irá evaporar conforme o tempo vai passando devido ao aquecimento que a bateria sofre e o vapor irá sair por uma pequena saída de ar que tem na bateria.

    De acordo com minhas pesquisas na internet quando a água da bateria evapora o ácido acaba ficando dentro dela pois não evapora junto com a água e como o líquido da bateria é composta por ácido sulfúrico e água resolvi colocar água dentro da bateria.

    Aqui em casa a água não vem da Sabesp e sim direto da nascente que fica no morro então a água vem livre de conservantes e principalmente do maldito cloro que a sabesp coloca em sua água.
    A bateria por ser "selada" ja vem com uma tampa que ou está fixa por pressão ou colada, no meu caso foi mais fácil, só precisei meter uma chave de fenda nas brechas da tampa para removê-la.Eu peguei um pouco de água e coloquei na bateria e apesar do meu medo de acontecer tipo uma explosão eu liguei os fios da minha fonte de 12v 0,5Ah nos contatos da bateria e deixei rolar por umas 2 horas e nenhuma explosão ocorreu.

    Depois de dar um pouco de carga, como eu tinha que sair eu coloquei de volta na moto e liguei no pedal para evitar arregar a bateria logo. Depois de ligada eu liguei as setas e elas estavam piscando normalmente na velocidade que deveria, até aí tudo bem.
    No dia seguinte eu saí de manhã e quando cheguei resolvi fazer o teste. Desliguei a moto e apertei o botão de partida e para minha surpresa a moto ligou

    A bateria está segurando carga desde domingo dia 30/11 e até agora está indo muito bem, ligando a partida elétrica normalmente.
    Então ja deixo a dica para quem for pagar cerca de 130 dilmas em uma bateria nova, antes de substituí-la faça o teste, vai que da sorte e você consegue segurar ela por mais uns anos.

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por tiagok Ver Post
    E aqui estou eu ressuscitando um tópico para dizer que ja resolvi o problema da minha bateria, eu consegui recuperar/restaurar/reviver ela.
    Depois de pesquisar muito eu tomei coragem e resolvi abri-la e para minha surpresa ela estava seca, sem nenhum líquido dentro.
    Então, como sabemos a água que tem dentro da bateria irá evaporar conforme o tempo vai passando devido ao aquecimento que a bateria sofre e o vapor irá sair por uma pequena saída de ar que tem na bateria.

    De acordo com minhas pesquisas na internet quando a água da bateria evapora o ácido acaba ficando dentro dela pois não evapora junto com a água e como o líquido da bateria é composta por ácido sulfúrico e água resolvi colocar água dentro da bateria.

    Aqui em casa a água não vem da Sabesp e sim direto da nascente que fica no morro então a água vem livre de conservantes e principalmente do maldito cloro que a sabesp coloca em sua água.
    A bateria por ser "selada" ja vem com uma tampa que ou está fixa por pressão ou colada, no meu caso foi mais fácil, só precisei meter uma chave de fenda nas brechas da tampa para removê-la.Eu peguei um pouco de água e coloquei na bateria e apesar do meu medo de acontecer tipo uma explosão eu liguei os fios da minha fonte de 12v 0,5Ah nos contatos da bateria e deixei rolar por umas 2 horas e nenhuma explosão ocorreu.

    Depois de dar um pouco de carga, como eu tinha que sair eu coloquei de volta na moto e liguei no pedal para evitar arregar a bateria logo. Depois de ligada eu liguei as setas e elas estavam piscando normalmente na velocidade que deveria, até aí tudo bem.
    No dia seguinte eu saí de manhã e quando cheguei resolvi fazer o teste. Desliguei a moto e apertei o botão de partida e para minha surpresa a moto ligou

    A bateria está segurando carga desde domingo dia 30/11 e até agora está indo muito bem, ligando a partida elétrica normalmente.
    Então ja deixo a dica para quem for pagar cerca de 130 dilmas em uma bateria nova, antes de substituí-la faça o teste, vai que da sorte e você consegue segurar ela por mais uns anos.
    só para complementar...

    nossas baterias automotivas chumbo-ácidas são excelentes em resistência e segurança, os riscos que oferecem só aparecem em ambientes confinados, destruição da mesma e falha de circuito.

    um subproduto da bateria chumbo-ácida é produzir hidrogênio e oxigênio com o uso, e a bateria selada tem um dispositivo que cataliza a reação de volta em água com a intenção de não precisar de manutenção (adicionar água destilada), porém a água ainda pode evaporar espontaneamente e a bateria secar. nesse caso deve-se completar com água destilada pois qualquer água da natureza possui sais que podem interferir no funcionamento da mesma (no caso do nosso colega, funcionar funciona, mas por quanto tempo?).

    outro detalhe é que tem revendedores que aceitam a bateria "velha" como parte do pagamento da nova, somente se ela não estiver danificada fisicamente (baterias secas), dessa forma eles apenas fazem a lavagem e enchem com fluido de bateria para se ter uma "bateria remanufaturada/recondicionada", que nada mais é que uma bateria ''selada'' que recebeu a manutenção que as antigas recebiam...

    portanto bateria sem manutenção? mito!
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  12. #12
    Usuário de motoneta Avatar de kira
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    São Luís - MA
    Posts
    233
    Cara, muito bom o feedback! O fórum sempre ganha com isso. Pesquisou, e depois de sanar o problema veio aqui dar o relato e as dicas.
    Parabéns!

    Vulcan, novamente com uma excelente contribuição! Não sabia que dava pra fazer manutenção em bateria selada, tampouco que a água teria que ser a destilada.

    Abracos, galera!

 

 

Tópicos Similares

  1. Situação inusitada em exame de direção
    Por Cláudio W. no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 16
    Último Post: 12-12-12, 18:23
  2. Consultar situação veiculo SP [RESOLVIDO]
    Por Hogan no fórum Área de debate
    Respostas: 0
    Último Post: 21-07-11, 21:45
  3. quem nunca passou por uma situaçao parecida ?
    Por LuyxTwister no fórum Videos
    Respostas: 21
    Último Post: 23-05-11, 10:46
  4. O que vc faria numa situaçao dessas?
    Por neto_pe no fórum Área de debate
    Respostas: 40
    Último Post: 07-08-10, 20:56
  5. STX 200 Motard! (Situaçao Atual)
    Por Graut no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 9
    Último Post: 04-02-09, 09:10

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •