Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 18
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288

    Lightbulb Momento certo para trocar de marcha

    Esse tópico é para os iniciantes/intermediário no mundo das motos se voce ja é experiente com certeza isso não vai adicionar nada ao seu conhecimento.
    Recentemente eu aprendi uma "técnica" muito legal pra saber o ponto certo pra se trocar de marcha, é bem simples e obvia, mas acho que pouca gente iniciante conhece. A maioria de nós vai simplesmente pelo som do motor, fica bem obvio quando é necessário trocar de marcha, ainda mais quando se usa a mesma moto a muito tempo, com o tempo você acaba "domando" ela e pega todos os truques.
    Mas e quando queremos aproveitar toda a potencia do motor ? Quando é melhor trocar de marcha? Muito responderiam "ah é só acelerar até cortar o giro e subir a marcha".. ERRADO
    MUITO ERRADO

    Como devem saber, qualquer motor a combustão não tem uma potencia e torque linear, o mesmo muda de acordo com a rotação, depende muito do projeto do motor, alguns tem maior potencia e torque em alto giro, outros em baixo giro. Portando:

    O ponto ideal de trocar a marcha, é do modo que, ao subir de marcha, o RPM do motor abaixe para um valor o mais próximo possível, da rotação em que o motor apresenta seu maior TORQUE. De modo que ao retomar aceleração ele esteja em sua "força" maxima pra te empurrar pra frente
    Explicando melhor....

    Minha CB300 tem sua potencia declarada da seguinte forma no manual:

    Potencia:
    Gasolina: 26,53 cv a 7.500 rpm / Etanol: 26,73 cv a 7.500 rpm

    Torque:
    Gasolina: 2,82 kgf.m a 6.500 / Etanol: 2,86 kgf.m a 6.500 rpm


    Ou seja, o ponto de maior torque do motor é a 6500RPM, (você deve observar o torque e não a potencia, se quiser saber o motivo e só dar uma pesquisada da diferença entre potencia e torque, se não vai ficar grande pra caramba o tópico D: KKK)
    Lembrando que ao mudar o escape ou alguma coisa no motor a curva de potencia/toque já muda em relação ao original, nesse caso pra ter certeza de qual é a rotação, só em um dinamômetro.

    Sabendo disso, vá dar uma volta com sua moto e repare no seguinte: Quando você sobe uma marcha, quantos RPM diminui? Lembrando que em algumas motos as marchas são mais curtas que outras, então pode variar de acordo com a marcha atual que você esta.
    No caso da minha CB300 diminui cerca de 1200RPM + ou -
    Pronto, você já sabe quando trocar de marcha de modo aproveitar todo torque do motor
    No caso da minha cb300:

    Se o maior torque ocorre a 6500RPM, e diminui cerca 1200RPM em cada subida de marcha, o ponto ideal pra mim trocar é a 7700RPM

    Bem simples né

    Obviamente isso só funciona em motos com tacometro kk
    Última edição por luis_sbo; 07-09-14 às 00:32.

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Em geral, quando se quer desempenho, o ideal é mesmo isso aí, trocar de marchas de modo a aproveitar o melhor possível o torque e a potencia do motor, ou seja, manter o motor funcionando sempre dentro da chamada "faixa útil", que é o regime de rotações compreendido entre o torque máximo e a potência máxima. Na maioria das motos isso é fácil, mas em algumas esportivas com faixa útil muito curta, encontrar o momento ideal para a troca de marchas pode ser uma tarefa mais complexa.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  3. #3
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    Deixa eu ver se eu consigo resumir:


    O certo é esticar a marcha até quase no limite e passar a marcha rapidamente? Se for isso, a maioria aqui já sabe e é até uma recomendação pra melhor uso do motor e menor consumo.

    Tacografo ou conta giros?
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Para melhor consumo isso não funciona não, Defeacer, eheh... esse procedimento visa o maior desempenho, quanto ao consumo o papo é outro. A maior parte dos motores à combustão tem sua maior eficiência energética com aproximadamente 30% da rotação em que alcançam a potencia máxima, no caso da minha Next 250, que alcança seu pico de potência aos 7500RPM, o menor consumo se daria com o motor girando próximo à 2250RPM, mas existem outras variáveis a considerar, escalonamento do cambio, peso do conjunto moto/piloto, e mais outras tantas que eu nem saberia enumerar.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de chriskopsch
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Bento do Sul, SC
    Idade
    32
    Posts
    2.706
    Cada um troca a hora que quer, mas é desnecessário esticar até quase o limite...

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288
    Citação Postado originalmente por Defeacer Ver Post
    Deixa eu ver se eu consigo resumir:


    O certo é esticar a marcha até quase no limite e passar a marcha rapidamente? Se for isso, a maioria aqui já sabe e é até uma recomendação pra melhor uso do motor e menor consumo.

    Tacografo ou conta giros?
    Citação Postado originalmente por chriskopsch Ver Post
    Cada um troca a hora que quer, mas é desnecessário esticar até quase o limite...



    vcs ao menos tiveram o trabalho de ler ?

    em nenhum momento falei que era pra sair esticando até o limite..
    e o correto é tacometro e nao tacografo KKKKK corrigido ja
    Última edição por luis_sbo; 07-09-14 às 00:33.

  7. #7
    Iniciante Avatar de Dih_Xavier
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Olinda,PE
    Idade
    30
    Posts
    77
    Uso esta técnica também,principalmente quando quero andar forte,é importante saber aproveitar o máximo que o seu motor oferece !
    Hemoglobina,é o nome da minha motoca !

    Potência e Armas de fogo tem a mesma filosofia ! é melhor ter e não precisar usar,do que precisar e não ter !

  8. #8
    Motociclista Avatar de jorgetfs
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    rio de janeiro - rio de janeiro
    Idade
    27
    Posts
    1.342
    em motores mono, ele responde melhor se você jogar a marcha assim em rpm mais baixo, mas em motores de alto rpm (alguns 2 , 3 ou 4 cilindros ) pra seguir essa regra é preciso cortar quase no limite, esticar uma moto como hornet até o corte de giro, não visa o desempenho mas a emoção!
    abs

  9. #9
    Novato Avatar de vanessa r gaeta
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Localização
    itajuba - mg
    Posts
    40
    e quando a moto nao tem contagiro?

    Aquele que ousa me desencorajar, e
    u falo pra você, maluco, esse não chega em nenhum lugar, desperdiça seu tempo quem tenta me parar, tenho fé naquilo que faço e no que eu posso conquistar

    meu blog http://minhasduasrodas.blogspot.com.br/

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de Kirisute Gomen
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Posts
    170
    Citação Postado originalmente por vanessa r gaeta Ver Post
    e quando a moto nao tem contagiro?
    Vai no ouvidômetro hehehe

    Gimme fuel Gimme fire Gimme that which I desire...

  11. #11
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Moto sem contagiros? Isso deveria ser proibido! Ehehe... Sinceramente, eu sinto falta do contagiros quase tanto quanto do velocímetro, e resistiria muito à ideia de comprar uma moto sem esse equipamento. Sem ele tem que ir no ouvido mesmo, dar umas esticadas até cortar o giro, para sentir até onde o motor vai, depois se acostumar com o som.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Posts
    473
    Acho que não compensa ficar esquentando a cuca com isso não...



    Abraço

  13. #13
    Iniciante Avatar de Dih_Xavier
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Olinda,PE
    Idade
    30
    Posts
    77
    Gente,não é esticar até cortar giro,ou até o limite,é no máximo 2.000 RPMs acima da máxima de torque,creio que a maioria aqui faz isso e nem nota.
    Hemoglobina,é o nome da minha motoca !

    Potência e Armas de fogo tem a mesma filosofia ! é melhor ter e não precisar usar,do que precisar e não ter !

  14. #14
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761
    todo iniciante acaba automaticamente aprendendo isso com um pouco de tempo. subida,descida, tipos de terrenos e etc. cada situação muda

  15. #15
    Usuário de motoneta Avatar de sergiotucano
    Data de Ingresso
    Jun 2014
    Localização
    Lorena-SP
    Idade
    38
    Posts
    157
    A fórmula do primeiro post é ensinada por muitos e a ideal para moto com conta giros.

    Eu tb acho ridículo muitas motos virem sem conta giros.

    Infelizmente a Factor e a Titan 2006 não possuem.
    Factor YBR 125 ED 2014
    CG Titan 150 KS 2006

 

 

Tópicos Similares

  1. trocar marcha no calcanhar
    Por jorgetfs no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 26
    Último Post: 08-11-13, 22:22
  2. Dúvidas como trocar de marcha na biz 125 ks.
    Por Dayane no fórum Área de debate
    Respostas: 45
    Último Post: 30-09-10, 10:48
  3. Respostas: 19
    Último Post: 09-06-10, 00:52
  4. Troca de óleo no momento certo
    Por deividvinicius no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 22-03-10, 12:03
  5. Cambio duro para trocar marcha
    Por danielpaiva no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 20-02-09, 19:22

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •