Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Posts
    4

    Eletrica/Carregar BAteria Strada CBX 200

    Bom dia Pessoal!
    Tenho uma CBX 200 Strada ano 99
    Recentemente (3 meses) troquei a bateria por uma Out Do, aguentou uns 2 meses e estou com problema, a bateria não aguenta uma semana!
    Ja dei carga na bateria, ela liga normalmente a moto, farol, piscas!
    Portanto ao desenrolar da semana o farol e o painel ficam amarelados e ja era, foi pro saco a bateria!
    Troquei o regulador/retificador, que tinha já trocado a 4 anos, da Servitec para um Magnetron, este ultimo esta a uma semana na moto, e nada de carregar a bateria.
    Fiz um teste rapido no estator, liguei a moto e bem proximo ao pinhão. eu desconectei o estator, no plug, possui 4 fios, com uma lampada de farol, fui fechando contatos, o fio Rosa e Amarelo acendem a lampada, os outros fios entre si não acendem.
    Tenho um multimetro digital Minipa, e atraves do Google fui assistindo videos para tentar achar alguma possibilidade!!!!
    Com a bateria no lugar, moto ligada e o multimetro nos polos da bateria, verifiquei que a bateria fica em 12 V, e quando é acionado o arranque baixa para proximo os 10 V e volta aos 12 V, portanto não percebo carga da moto, que falam que deveria ficar entre 13 e 14 V!!!!
    Com o regulador/retificador novo, estator parece esta OK, bateria com carga, alguem sabe oque mais posso ver!!!!
    To quase partindo ao meio o motoca!!Eletrica é f!@#$%!

    Vlw guerreiros!

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Baixe o manual de serviços da moto e faça os testes. Mesmo sem testar eu acredito que seja o estator e que você nem precisava ter trocado o regulador/retificador Caso vc não encontre o manual pra baixar me passe seu e-mail que eu mando pra vc

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Posts
    4
    Pensei o mesmo Stone, troquei para tentar tirar duvida!
    Pode mandar para o email [email protected]
    Muito obrigado pela ajuda!
    Vou ter que morrer com o estator provavelmente!!!!!

  4. #4
    Iniciante Avatar de manjisama
    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Posts
    97
    Podem me ajudar também?
    Meu caso é o seguinte: A minha moto (Bros 2008) ficou parada uns 6 meses, mas retirei a bateria (heliar), que tem mais de ano. Dei uma carga nela e depois de uns dias a moto parada custou mais pegou, mas não demorou muito descarregou a bateria, ai comprei uma nova (heliar), rodei um pouco e a bicha descarregou. Quando fui ver a luz do freio tava ficando acesa por causa do interruptor do manete. Ou seja, deu uma descarregada legal nas baterias, principalmente na nova, que rodei mais. Fora da moto a antiga tava uns 11v e a nova 8v.
    Passado uns dias peguei a antiga dei um tranco e rodei uns quilometros com ela jurando que o estator iria carrega-la. Desliguei e quando fui ligar, nada. Fiquei tristão. Coloquei na cabeça que era o estator ou retificador. Comprei logo os dois e deixei a bateria nova de lado.
    Passou mais uns dias e só ontem resolvi ir na oficina. Dei uma carga rápida na bateria antiga e pedi pro mecânico fazer o teste do estator, só que ele não tinha multimetro e fez o teste com a lâmpada e disse que tava gerando ok (só uma obs: já tinha trocado o estator e retificador com ele um tempo atrás, mas ele tinha multimetro. Coloquei estator magnetron na época). Embora não tenha feito teste no retificador ele colocou logo o novo. Ai ele disse que tava tudo ok e que o responsavel pela descarga rápida da bateria foi a luz de freio e quando eu chegasse em casa testasse com o multimetro acelarando a meio manete. Se desse 13 (eu acho) tava ok.

  5. #5
    Iniciante Avatar de manjisama
    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Posts
    97
    Cheguei em casa e coloquei o multimetro na bateria e fui acelerando, chegou a 13, mas ia aumentando bem devagarinho.
    Vi um video na net como testar estator mas não entendi muito bem e o valor depende da moto e talz. Vi algo sobre giro do motor a 5000 rpm, mas minha moto não tem contagiros.
    Fui no manual de serviços da bros que tenho (em inglês) e não entendi patavinas como fazer esse teste. Dai se vcs puderem dar uma dica ai de como fazer o teste do estator (retificador e bateria já seria pedir demais) eu agradeço!
    Stone, você tem uma Bros também, né? Se tiver o manual de serviços em português e quiser me enviar te passo meu e-mail, pode ser?
    Abração ai galera!

  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Posts
    4
    Ae Manjisama,
    Esse problema tive na Strada, pq o manete não é o original!
    O manete ficava "solto" e acionando o luz de stop (como se eu estivesse acionando o freio), e descarregava a bateria!!!!
    Foi facil facil, quem percebeu isto foi o instalador de alarme, pois a primeira coisa que os mecanicos diziam que era problema com o alarme!

    Faz o seguinte, consegue um pedaço de mangueira fina de nível (aquela transparente de silicone), dá uma leve aquecida com secador de cabelo e pluga no manete (olhe ele perto de onde conecta com o gidão, tem um pino para baixo que ao ser pressionada a manete destrava um pino de um interruptor).
    Plugar no pino do manete!
    Assim deve ficar pressionando este pino que há no interruptor e assim deixar a luz de stop desligada!

    Site que consegui manual de serviço da CBzinha!

    http://cassiomecanico.blogspot.com.b...cb-500-98.html

  7. #7
    Iniciante Avatar de manjisama
    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Posts
    97
    E ai joeder, blz? Na realidade o manete nao tava com problema, eu é que retirei por conta propria, pois tava dando uma geral no freio dianteiro, sem saber que ele é que deixava o interruptor desligado o tempo todo. Mas boa dica essa sua ai.
    E o estator, trocou?

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Posts
    4
    Td blz!!!!
    Que bom que era simples....dicas simples que resolvem uma dor de cabeça!

    Do estator da CBzinha:

    Os mecânicos diziam direto ser problema com alarme, ou estator...assistia os testes deles e sentia que os caras só tavam afim de trocar peças (tem um que nem o multímetro funcionava direito, e olha que tinha umas 10 motos em conserto com ele, ferramente do profissional tem que estar em bom estado)!

    Encontrei um garoto novo aqui no bairro, recentemente abriu uma mecânica de moto, levei um papo de quinze minutos, ele explicou tudo o que poderia ser, mas que gostaria de testar toda elétrica para saber realmente oque era, senti firmeza no cara.

    Deixei com ele, em menos de uma hora ele resolveu!

    Os retificadores das Stradas estão vindo com um certo defeitinho no plug 4P, que conecta com a fiação principal, parecem que não se encaixam bem e não transmitem a energia que vem do estator e envia para bateria!

    Parece que todas Stradas que chegam para ele com problema de carregar a bateria, é o mesmo problema!

    Estatores bons, retificadores ok, baterias boas, só que não chega carga!!!!

    Ele cortou os conectores (da fiação principal e do retificador), e fez uma direta e isolou tudo, infelizmente se um outro mecânico olhar vai dizer que é uma gambiarra (moto com 15 anos tem seus detalhes, esse é um que sempre terei que explicar caso seja necessário mexer nesses itens), mas porem a carga que a moto ta enviando é perfeita!!!!!

    Custo de R$ 25,00.....contra os R$ 175,00 que um cara queria abrir o lado esquerdo do motor e trocar o estator (R$ 100,00 o estator e R$ 75,00 a mão de obra).
    Última edição por joeder; 17-10-14 às 08:49.

  9. #9
    Iniciante Avatar de manjisama
    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Posts
    97
    Que bom que resolveu seu problema, joeder! Todos estamos sujeitos a sorte de encontrar um bom ou mau profissional. Acho que dei sorte com o rapaz lá, pois a moto ta funcionando. Refiz o teste com o multimetro na bateria, conforme ele recomendou (acelerando a meio manete) e a voltagem foi subindo, subindo, chegando a 13,80v e subindo (mas so que bem devagarinho), até que resolvi parar porque estava esquentando muito.

  10. #10
    Motociclista Avatar de Edim silva
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    jacareí - SP
    Idade
    32
    Posts
    654
    bom saber, tive um problema com a minha Strada mas, o meu era bateria msm, já solucionado! hehe
    EX: Xr 200 R 98 - Amarela
    Ex: Cbx 200 Strada 01/02 - Stradinha
    EX: Lander 250 11
    Ex: Comet GT 250 12/13

    Xtz 125 X 09
    Comet Gt 250 09

 

 

Tópicos Similares

  1. Carregar bateria c/ fonte notebook
    Por gjr_machado no fórum Área de debate
    Respostas: 12
    Último Post: 17-06-14, 23:16
  2. Falha elétrica ou bateria ja era?
    Por neto_pe no fórum Área de debate
    Respostas: 47
    Último Post: 30-08-11, 21:27
  3. Carregar bateria (Twister)
    Por apu no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 28-06-11, 10:33
  4. Duvidas sobre carregar bateria....
    Por Bronislaw no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 04-09-07, 09:07
  5. Partida elétrica + bateria = Se acabar fodeo?
    Por lion no fórum Área de debate
    Respostas: 34
    Último Post: 03-09-07, 14:34

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •