Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 7 de 7
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Idade
    30
    Posts
    33

    Fluído de Freio DOT3 ou DOT4 ?

    Comprei um fluído de freio da marca Varga, o mesmo está escrito DOT3 na embalagem, e na tampa aonde vai o fluído no burrinho da moto, tá especificando o DOT4, comentei com o vendedor da loja de motos, e o mesmo disse que não havia problema algum, pois sempre venderam esse DOT3 e não houveram problemas..

    E ai? Confiar? Acabei de trocar o burrinho. Alguém pode explicar algo ? Obrigado !

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Belém/Fortaleza
    Idade
    41
    Posts
    648
    http://motociclistacuritibano.com/2013/06/qual-fluido-de-freio-utilizar-diferencas-entre-dot-3-dot-4-dot-5-e-dot-5-1/

    Qual Fluído de Freio utilizar? Diferenças entre DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1


    Posted on junho 5, 2013 by Motociclista Curitibano
    Fluidos de freio são um tipo específico de fluido hidráulico que é utilizado em sistemas hidráulicos de frenagem em veículos dos mais variados tipos (desde bicicletas até caminhões pesados), possuindo características específicas para este fim, como baixíssima compressibilidade e altíssimo ponto de ebulição.

    O fluido de freio é responsável pela pressão que movimenta as pastilhas e lonas de freio, ou seja tem participação fundamental para que a sua moto consiga parar, além disso ele também tem a função de lubrificar e evitar a corrosão de todo o sistema.

    Os Fluidos de Freio são classificados conforme o Ministério de Transportes dos Estados Unidos (US Departament of Transportation) em:

    • DOT 3;
    • DOT 4;
    • DOT 5 – BASE SILICONE ;
    • DOT 5.1 – BASE NÃO SILICONE.



    Assim como as pastilhas de freio o fluido de freio também deve ser trocado, é um componente que trabalha em altas temperaturas, e que tem grande influência da umidade em sua vida útil.
    No caso dos DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1, estes são a base de glycol e são higroscópicos, ou seja eles absorvem a umidade. Com a absorção desta umidade com o tempo acaba havendo a diminuição do ponto de ebulição, fazendo o sistema ferver em temperatura menor que a especificada, podendo comprometer o sistema de frenagem.

    No caso do DOT 5, por ser a base de Silicone Hidrófobo ele acaba repelindo esta umidade. Esta especificação é mais utilizada em sistemas de frenagem de alto desempenho, como veículos de corrida, entretanto também possui desgaste e necessita ser trocado em determinados períodos.


    Muita atenção: DOT 5 não é compatível com o DOT 3 ou DOT 4 ou DOT 5.1.
    DOT 5 é base de silicone e hidrófobo, ou seja repele a humidade e não é compatível com as borrachas do sistema que utiliza DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1, estes por sua vezsão a base de glycol e são higroscópicos, que absorvem a humidade.

    Uma das principais diferença entre estes tipos de fluído é a sua viscosidade, que por sua vez irá influenciar na temperatura que irá ocorrer o seu ponto de ebulição. Segue abaixo uma tabela com estas características:

    Ponto de ebulição fluído seco Ponto de ebulição fluído contaminado com água
    DOT 3 205 °C 140 °C
    DOT 4 230 °C 155 °C
    DOT 5* 260 °C 180 °C * Base silicone.
    DOT 5.1 270 °C 190 °C




    E aí, a pergunta, “qual fluído de freio trocar”?

    Atenção para algumas recomendações:

    • Se sua motocicleta utiliza óleos polietileno glicol éter (DOT 3,4 e 5.1) JAMAIS COLOQUE O FLUIDO DOT 5 pois este é a base de SILICONE.
    • Você pode utilizar fluídos que o ponto de ebulição é maior que o especificado na sua moto, por exemplo, se você utilizava o DOT 4 (230 °C) e quer utilizar o DOT 5.1 (270 °C), não há problema, pelo contrário, irá aumentar a segurança.
    • Agora, NUNCA, em hipótese nenhuma aceite um fluído de freio que tenha um ponto de ebulição inferior ao especificado no manual da sua moto. Por exemplo, se a sua moto utiliza DOT 4 e o mecânico quer lhe empurrar um DOT 3 lhe dizendo que é a mesma coisa, saiba que não é!!! O dot 4 irá ferver a 230 °C quando o dot 3 irá ferver a 203 °C. Isso poderá comprometer gravemente sua segurança pois você poderá ficar sem freio em uma situação onde o mesmo seja muito utilizado, como uma descida de serra por exemplo.

    Via de regra sempre troque o fluído de freio de acordo com as especificações da sua motocicleta contidas no manual. De acordo com o manual da minha Shadow 750 por exemplo, o fluído homologado é o Mobil Brake Fluid DOT 4 que é baseado na tecnologia de polietileno glicol éter e deve ser trocado a cada 18.000km.
    Sempre certifique-se qual é o tempo de vida útil do seu fluído de freio e qual produto o seu mecânico irá utilizar. Isso irá lhe garantir acima de tudo segurança ao rodar com a sua motoca!



    - - - Updated - - -

    Se for moto de baixa cilindra, acredito que DOT 3 não faz mal nenhum, a moto vai freiar do mesmo jeito.

  3. #3
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    é o ponto de ebulição do fluido, dot3 200º e dot4 230º, eu uso o dot 5.1, já que o 5 é proibido para esse tipo de freio não sei exatamente o pq.
    o que eu senti de diferença, é que o freio fica borrachudo mais rapido após algumas frenagens "esportivas", e com o 5.1, eu tenho ele 100% na mão o tempo inteiro, a roda dianteira travou umas 10 vezes até eu acostumar, mas não quero voltar pro dot 4 não.

    Como o tempo e o vento...

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    dibars, é isso - esse tipo de resposta - que o PN precisa. Parabéns.
    Respondendo ao tópico, compre o fluido de maior número que conseguir pagar.
    Abs
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de kira
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    São Luís - MA
    Posts
    233
    Ótima contribuição, dibars! Eu não fazia a mínima ideia dessas diferenças.
    Diey, de acordo com o post do dibars, não generalizaria o maior número que consegui pagar, pois o 5 tem suas particularidades.
    Guilherme, também de acordo com o post do dibars, eu não usaria um fluído de número menor do que o recomendado, qual sua moto? No manual da minha Bros diz 3 ou 4.
    Abraços!
    Última edição por kira; 28-10-14 às 08:50.

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de edynho leal
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Localização
    Alvorada-RS
    Idade
    41
    Posts
    485
    Resumindo:
    Utilize sempre o que manda o manual.

  7. #7
    Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Idade
    30
    Posts
    33
    Obrigado galera! Coloquei o DOT3 mesmo. No manual diz que é DOT3 ou DOT4 para este modelo. Obrigado pelas respostas, em principal Dibars, e Chiccoli !
    Chiccoli sempre me ajudando! Valeu!

 

 

Tópicos Similares

  1. Fluido De Freio - Diferenças
    Por Eduardo_ no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 22-12-10, 18:05
  2. Fluido do freio
    Por Karl El no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 15-01-08, 10:23
  3. Fluído de freio - DOT 5.1
    Por sucupira no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 28-01-07, 00:25
  4. Fluido de freio...
    Por GataMotociclistaRJ no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 03-01-07, 14:56

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •