Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 16
  1. #1
    Novato Avatar de Matrix
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Localização
    São Paulo SP
    Idade
    40
    Posts
    22

    Dicas para pilotar em dias de chuva

    Parece um milagre, mas a chuva chegou a SP ! Mas falando em agua, eu que sou um motociclista inexperiente e não costumo andar de moto quando esta chovendo, hoje por estar sem o carro, sofri bastante pra manter a moto de pé, pois a cada faixa de rua, poça d'agua é uma emoção. Minha pergunta é: quais são as melhores coisas para se fazer, além de diminuir a velocidade e rezar, para se ter uma pilotagem perto de segura na chuva? VAleu
    =========

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Na minha opinião só tem uma coisa a se fazer: cautela redobrada!

    Claro, dentro disso entendemos que devemos andar mais devagar, tomar mais cuidado nas frenagens, principalmente com o freio dianteiro. Evitar passar em poças de água onde possam haver buracos, prestar atenção em manchas na água que pode ser óleo...

    faloowwww

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    São Paulo
    Idade
    38
    Posts
    182
    Cara hoje vivi esse mesmo dilema. Já até caí com minha Next uma vez por causa de chuva. Apenas relei no freio dianteiro e a moto escorregou e foi-se.

    - Evite deitar a moto em curvas. Tenta manter ela mais de pé possível.
    - Evite usar o freio dianteiro com frequência. Use apenas como apoio para o freio traseiro.
    - Evite passar sobre faixas. Seja branca ou vermelha. Essas faixas, no Brasil são lixos. Escorregam muito e qualquer vacilada é chão.
    - Reduza a velocidade e mantenha distância da moto da frente. O cara da frente pode freiar do nada e a reação imediata é dar uma freiada brusca o que pode levar a queda.
    - Evite manchas de óleo e buracos. Caso veja que passou sobre mancha de óleo reduza a velocidade.
    - Caso pegue uma chuva forte e fique com pouca visibilidade liguei um dos piscas e deixe piscando para que os carros possam te ver, além do farol é claro.
    - Pegue um pano seco e pingue 1 gota de detergente no pano. Passe suavemente na parte interna da viseira para que ela não venha a embaçar com sua respiração. Não esfregue o pano na viseira.

    Acho que é só rsrsrs.

  4. #4
    Novato Avatar de Matrix
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Localização
    São Paulo SP
    Idade
    40
    Posts
    22
    Citação Postado originalmente por JAMES MENDES Ver Post
    Cara hoje vivi esse mesmo dilema. Já até caí com minha Next uma vez por causa de chuva. Apenas relei no freio dianteiro e a moto escorregou e foi-se.- Evite deitar a moto em curvas. Tenta manter ela mais de pé possível.- Evite usar o freio dianteiro com frequência. Use apenas como apoio para o freio traseiro.- Evite passar sobre faixas. Seja branca ou vermelha. Essas faixas, no Brasil são lixos. Escorregam muito e qualquer vacilada é chão. - Reduza a velocidade e mantenha distância da moto da frente. O cara da frente pode freiar do nada e a reação imediata é dar uma freiada brusca o que pode levar a queda.- Evite manchas de óleo e buracos. Caso veja que passou sobre mancha de óleo reduza a velocidade.- Caso pegue uma chuva forte e fique com pouca visibilidade liguei um dos piscas e deixe piscando para que os carros possam te ver, além do farol é claro.- Pegue um pano seco e pingue 1 gota de detergente no pano. Passe suavemente na parte interna da viseira para que ela não venha a embaçar com sua respiração. Não esfregue o pano na viseira.Acho que é só rsrsrs.
    Valeu pelas dicas !!
    =========

  5. #5
    Motociclista Avatar de SheBarros
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Taguatinga - DF
    Idade
    37
    Posts
    1.066
    É bem isso.

    Resumindo: atenção redobrada e velocidade maneirada.

    O maior problema que vejo em dias de chuva são os carros (normalmente já não vêem a gente, com chuva então...vishi).
    Dependendo da "ferocidade" da chuva em paro e espero diminuir p seguir viagem.
    "Só deixarei o par de rodas quando conseguir meu par de asas."


  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Idade
    33
    Posts
    9
    Também estou começando, mas acho que o principal é evitar movimentos bruscos na moto - tentar ser o mais suave e progressivo possível em freadas, curvas, quebras no corredor etc... Além disso, evitar freiar sobre partes escorregadias da pista como faixas, poças etc..

    O ideal é prever bem as situações, para isso é essencial não se expor a riscos desnecessários. Outro ponto é atentar para seu calçado: tem tênis que derrapam muito na chuva então tomar esse cuidado quando for apoiar o pé no chão.

    Uma dúvida: como vocês fazem com lubrificação e limpeza da corrente? Precisa fazer depois de cada chuva ou pode só reduzir a km em que faz isso? Tipo, se faço a cada 500km, fazer a cada 250km se estou pegando chuvas. Tenho um medo danado de vacilar nessa manutenção e a corrente estourar.

  7. #7
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Chuva..., e quem tem pneu mais duro e com sucos menos distribuidos se lasca .., haaa levorin.., da próxima eu pego um pirelli.

    Como o tempo e o vento...

  8. #8
    Iniciante Avatar de queiroga
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    53
    Posts
    89
    Quando eu tinha a Intruder, a chuva era uma droga. Dava muita insegurança. Qdo troquei pela Lander mudou da água para o vinho. Moto trail detona a chuva.
    Rio de Janeiro - RJ
    Ténéré 250

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de Darci
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Porto Alegre
    Idade
    30
    Posts
    232
    Bah queiroga, jurava que trail eram as piores, inclusive esse sempre foi um motivo pra querer trocar minha bros por uma fazer
    ̶N̶X̶R̶ ̶1̶5̶0̶ ̶B̶r̶o̶s̶ ̶1̶0̶/̶1̶1̶
    XRE 300 14/14

  10. #10
    Iniciante Avatar de queiroga
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    53
    Posts
    89
    Aqueles pneus on/off dão muita vazão pra água.
    Rio de Janeiro - RJ
    Ténéré 250

  11. #11
    Usuário de motoneta Avatar de kira
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    São Luís - MA
    Posts
    233
    E que calçados vcs usam hein? Tava a fim dum impermeável. Recomendam algum discreto que dê pra trabalhar? E fácil de limpar também?
    Tenho uma galocha e é um sufoco colocar e tirar aquilo do tênis. Fora que só no chovisquinho nem coloco, mas o calçado fica com aqueles respinguinhos de lama.
    Obs: tenho uma Bros e pra chuva acho boa... Agora quando ta muito forte a chuva o mais prudente é encostar em um local seguro e esperar afinar um pouco.
    Abraços!
    Última edição por kira; 04-11-14 às 21:50.

  12. #12
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    O duro da bros é que ele joga pingos de lama na calça inteira.., já a twister parece que concentra no tênis.

    Como o tempo e o vento...

  13. #13
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Citação Postado originalmente por kira Ver Post
    E que calçados vcs usam hein? Tava a fim dum impermeável. Recomendam algum discreto que dê pra trabalhar? E fácil de limpar também?
    Abraços!
    Bah, pra encarar a chuva, além da galocha, dá pra usar uma bota própria para motociclismo, tem algumas bem discretas, mas como são feitas para dar estabilidade ao pé, com estruturas de proteção, não costumam ser boas para usar o dia todo. Uma alternativa são os calçados próprios para trilha, eu tenho uma bota da Timberland que cumpre bem a função, é confortável e muito resistente à água, além de garantir uma boa proteção, pois também é feita para isso, o inconveniente é que essas botas são meio caras, e nada fáceis de limpar. Eu experimentei um modelo nacional, mais em conta, mas a qualidade não é a mesma, logo estava passando água, se for pegar uma Timberland, o bom é procurar pelas importadas, o padrão de qualidade é outro, duram meia vida, só que se marcha com uns 500-600 reais.
    Última edição por irai; 05-11-14 às 05:46.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  14. #14
    Alem das recomendações dos amigos acima, esquente bem os freios e sinta-os como estão.

  15. #15
    Motociclista Avatar de Bortolin
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Sertãozinho/SP
    Idade
    45
    Posts
    1.336
    Esses dias peguei chuva...tava com meu filho na garupa...foram uns 15 minutos, o que me atrapalhou bastante foi que a mão do acelerador escorregava demais, precisei fazer muita força pra grudar mesmo no acelerador...

    Qual é a dica pra quando acontece isso?
    Luvas impermeáveis dão conta do recado?
    "Quando tudo o mais falhar, finja-se de morto"
    Suzuki YES - 2008
    Sertãozinho- SP

 

 

Tópicos Similares

  1. Dicas para pilotar em areia com moto de passeio?
    Por Vailson_Silva no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 25-09-13, 19:49
  2. Top,10:Dicas,para,pilotar,no,frio,(MSN)
    Por Rodolfo Henrique no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 20-07-12, 12:54
  3. Dicas de compra para uma boa capa de chuva!
    Por Mostarda_69 no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 15-01-09, 06:48

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •