Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 13 de 13
  1. #1
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039

    Question Moto sem filtro de óleo realmente sem filtro? nem sempre!

    Estava eu fazendo a rotineira troca de óleo da biz quando resolvo fazer inclusive a limpeza dos filtros de óleo.

    vide fotos do manual



    começando o processo...

    arranquei o pedal de partida...

    folguei todos os parafusos mas um não consegui tirar sem desmontar também o escapamento...


    então tirei o escape e SURPRESA!! o parafuso prisioneiro sai junto, mas "num da nada"...


    e depois de retirar todos os parafusos e descobrir que a porcaria do nome HONDA no motor é só enfeite fiquei sem tirar a tampa do motor...


    caso alguem saiba como arrancar a lateral do motor e depois como montar, por gentileza aguardo o compartilhamento da informação e desde já agradeço...

    obs.: usei chave L sextavada 8mm nos parafusos pequenos (da tampa) e 12mm combinada nos parafusos maiores (escape). a 8mm combinada foi parcialmente inutil.
    Última edição por Vulcan; 07-11-14 às 17:21. Razão: esqueci as imagens...
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Aracruz - ES
    Posts
    228
    Rapaz, eu já abri de CG, não sei se é igual, ou se ajuda, mas depois de tirar todos os parafusos, ainda ficava preso por que tinha cola. Vai ver se fizer uma forcinha
    ele sai, mas com cuidado, e confere de novo se não tem algum parafuso ainda preso, ou algo no caminho pra sair.

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de kira
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    São Luís - MA
    Posts
    233
    Pois é, de CG também vi. Tem que dar umas batitinhas dos lados com um martelo de borracha e depois puxar. Quando for colocar de volta, raspa as juntas antigas e põe uma junta nova, passando graxa nela antes.
    Abracos!
    Última edição por kira; 08-11-14 às 10:55.

  4. #4
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Primeira coisa, precisa tirar também o estribo e depois ir batendo na tampa até soltar.

    Outra coisa, qual a kilometragem da moto? Precisa mesmo fazer esse serviço?

    - - - Updated - - -

    Movi pra área de debates. a hora que vc fazer o serviço, se der poste o passo a passo e me dê um toque que eu volto pro manuais e tutoriais

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de kira
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    São Luís - MA
    Posts
    233
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Primeira coisa, precisa tirar também o estribo e depois ir batendo na tampa até soltar.

    Outra coisa, qual a kilometragem da moto? Precisa mesmo fazer esse serviço?
    Stone, qual o problema decorrente de não limpar o filtro e o centrífugo?
    Minha Bros 2007 em breve chega aos 80 mil e nunca abri o motor pra nada, nem pra regular sequer uma válvula. O filtro com certeza vai ter que trocar, né? Agora as válvulas estou com receio de estarem encabeçadas como você mostrou no seu canal do youtube.

    Comprei até um materialzinho na net pra ver se faço uns serviços, estou esperando chegar...

    Abracos!

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    Cara, eu sempre odiei minha Crypton por ela ter filtro de óleo. Achava que era um baita erro de projeto.

    Vejo que erro de projeto é a moto não ter.
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    241
    Motor sem filtro tem as trocas de óleo em espaçamentos menores.

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de Gabriel-SC
    Data de Ingresso
    Sep 2014
    Localização
    Florianópolis
    Idade
    41
    Posts
    117
    Citação Postado originalmente por kira Ver Post
    Stone, qual o problema decorrente de não limpar o filtro e o centrífugo?
    Minha Bros 2007 em breve chega aos 80 mil e nunca abri o motor pra nada, nem pra regular sequer uma válvula. O filtro com certeza vai ter que trocar, né? Agora as válvulas estou com receio de estarem encabeçadas como você mostrou no seu canal do youtube.

    Comprei até um materialzinho na net pra ver se faço uns serviços, estou esperando chegar...

    Abracos!
    Cara, tenho uma bros 2006, e ouvi do mecânico que ela não tem filtro. acho que é do tipo rede, num sei, mas acredito que ele seja limpo na revisão.
    É nós na Bros!

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de kira
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    São Luís - MA
    Posts
    233
    Citação Postado originalmente por Defeacer Ver Post
    Cara, eu sempre odiei minha Crypton por ela ter filtro de óleo. Achava que era um baita erro de projeto.

    Vejo que erro de projeto é a moto não ter.
    Pois é, concordo. Mas acho que deveria ficar em um local mais acessível. Tipo um local à parte e não fosse necessário tirar a tampa do motor pra fazer isso.

    Citação Postado originalmente por Gabriel-SC Ver Post
    Cara, tenho uma bros 2006, e ouvi do mecânico que ela não tem filtro. acho que é do tipo rede, num sei, mas acredito que ele seja limpo na revisão.
    No manual do proprietário da Bros 2008 na parte de manutenção e ajustes: tela do filtro de óleo: limpar; filtro centrífugo de óleo: limpar. Ambas em 12 mil.
    No manual de serviços da Bros 2006 tem lá o procedimento.
    Sempre que fiz revisão nem um mecânico tocou no assunto, desde a época da Ybr, mas outro dia vi no youtube um mlk lá dizendo que ia fazer uma revisão com um mecânico da honda (em off) e vi que ele comprou a junta do motor justamente pra essa limpeza.
    Abracos, galera!!

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    A minha Crypton também não é muito fácil de tirar... Mas com jeitinho saí fácil.

    Acho que as que não tem, é pelo fato de ser algo que você mexe uma vez na vida e outra na morte :P
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  11. #11
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    Ouro Preto do Oeste - RO
    Idade
    30
    Posts
    64
    Na minha XTZ abri o motor na parte de baixo apenas uma vez que foi quando estourou o rolamento do balanceiro (maldito seja) ela estava com 30mil km rodados e o filtro estava limpíssimo, a não ser pelos pedacinhos de engrenagens que quebraram junto com o balanceiro.

  12. #12
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Primeira coisa, precisa tirar também o estribo e depois ir batendo na tampa até soltar.

    Outra coisa, qual a kilometragem da moto? Precisa mesmo fazer esse serviço?

    - - - Updated - - -

    Movi pra área de debates. a hora que vc fazer o serviço, se der poste o passo a passo e me dê um toque que eu volto pro manuais e tutoriais
    ela esta com 57000 km+ agora, o indicado no manual é a cada 12mil km. coisa que acho dificil por que é normal nem se importar com a especificação do óleo que se coloca... eu que sou 'chato' nesse ponto de manutenção e acho que nenhum outro dono anterior fez essa limpeza.

    vou tentar na próxima troca de óleo daqui uns 3000~4000km (em um mês ou um e meio) e então posto tudo. acredito que o procedimento possa ser semelhante para outros modelos de filtro interno, portanto vou sim (tentar) trazer fotos.

    Obs.: saiu umas lascas pretas pretas junto do óleo velho (em todas as trocas que eu mesmo fiz) que não identifiquei. também saiu lascas metalicas (cerca de 2~3 medindo uns 5mm de comprimento e menos de 1mm de espessura) semelhantes a lasca de um agressivo arranhado metalico, pode ser resultado da marcha que não engatou e ficou fazendo barulho de gelo triturando... ocorrência rara, mas na minha mão ja deu umas 5~6 vezes desde que comprei a moto em abril.

    obrigado pelas dicas, vou procurar ferramentas mais apropriadas para remover a cola.

    será que fechar com cola de motores diesel pode ser uma boa ideia ou tenho que comprar 'junta' mesmo?
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  13. #13
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Cola de motor diesel não, por favor, a hora que for abrir de novo vai ter que usar uma talhadeira pra tirar a cola.
    Se a junta não rasgar passe um silicone de alta temperatura, de preferência daqueles cinzas que não tem problema algum

 

 

Tópicos Similares

  1. Vazamento de óleo pela tampa do filtro de óleo
    Por Dumbex no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 20-10-13, 20:04
  2. Filtro de óleo e ar
    Por diego_fernandes05 no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 06-03-12, 10:50
  3. Trocando Óleo e Filtro de Óleo da Suzuki YES 125cc
    Por RGBguima no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 22
    Último Post: 15-12-10, 02:07
  4. filtro de óleo?
    Por DavidR no fórum Área de debate
    Respostas: 14
    Último Post: 07-11-10, 11:28
  5. Respostas: 6
    Último Post: 03-10-06, 12:34

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •