Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 26
  1. #1
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039

    Post classificação de óleo e suas diferenças

    muita gente que passa a usar meio de transporte motorisado encontra essa duvida quando vai fazer a manutenção e procura algo mais barato...
    fica aquela questão do mais caro melhor, mais barato é a mesma coisa e etc.

    porém fiz uma pesquisa leve pela internet e coletei algumas informações bem úteis para nós...

    tipos de óleo: vamos nos limitar aos óleos de motor, específicamente os óleos dos motores de motos.

    existem dois tipos: sintético e mineral. existe também alguns mixtos, chamados de semi-sintéticos que são uma mistura dos dois tipos para obter preço e qualidade intermediária.

    -os óleos minerais são produtos do refinamento do pretróleo (diretamente) que se enquadram nas características de lubrificantes e recebem seus aditivos.
    -os óleos sintéticos são fabricados em laboratório através de reações químicas altamente controladas para garantir pureza.

    viscosidade do óleo: é a resistência em escoar/escorrer (algo muito viscoso é grudento, algo pouco viscoso escorre com facilidade)

    a numeração do óleo representa a viscosidade dele, quanto maior o número mais viscoso ele é.

    porém a variação de temperatura de trabalho do óleo é enorme, chegando de -30ºC a 500ºC (ou variação maior) e isso é prejudicial para o funcionamento do motor que precisa de uma viscosidade média em todas as temperaturas. em razão disto criaram os óleos (são mais comum atualmente) multiviscosos que possuem a capacidade de se comportar de forma diferente nas variações de temperatura.

    exemplo de um motor que vai partir a frio (ligar, não quebrar...) a uma temperatura ambiente de 10º, um óleo 20W50 (muito comum) se comportaria como se fosse um óleo de viscosidade 20 frio. e quando o motor aquecesse e estivesse a temperatura ideal e funcionamento, o óleo se comportaria como um óleo de viscosidade 50 aquecido.

    em razão disto é feita a nomeclatura de 20W50 onde o W representa abreviação de winter (inverno - inglês). e lembre-se que essa numeração define apenas a viscosidade do óleo, não o tipo (sintético ou mineral) nem os aditivos (API e JASO). portanto não tem como afirmar que um 20w50 é pior que um sintetico 5w30.

    Aditivos incluídos no óleo: são produtos adicionados ao óleo (tanto mineral quanto sintético)

    os adiditos especificamente não convém citar composição química, mas sim suas propriedades: anti-corrosivos, anti-espumantes, detergente, dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc.
    é aqui que muita gente tem problema pois compra um óleo de viscosidade correta mas com a especificação errada, que acaba gerando borra no motor, que veremos mais adiante.

    -destaque especial para os agentes de extrema pressão: ocorre quando o lubrificante e o aditivo EP (Extrema Pressão) reagem com o metal formando uma “capa de proteção” mais resistente na superfície, enquanto o interior do metal deforma-se por efeito da alta temperatura. É esta “capa” que evita a fusão do metal. A reação do aditivo EP com a superfície metálica ocorre aproximadamente a 500ºC o que torna a expressão Extrema Pressão pouco adequada, pois a reação não se processa pelo aumento da pressão e sim da temperatura. Em compensação, a temperatura só atinge estes níveis em função da pressão exercida nas peças.

    e a nomeclatura da quantidade e especificação destes aditivos vem de forma alfabetica com o S na frente, de forma que quanto mais longe no alfabeto, mais poderoso o óleo é:


    SF: De 1980 a 1989;
    SG: De 1989 a 1994;
    SH: De 1994 a 1996;
    SI: De 1996 a 1998;
    SJ: De 1998 a 2000;
    SL: De 2000 aos dias atuais.
    Muitos dos óleos recomendados para motores até 1996 já não estão mais a venda, sendo necessário substituir pela categoria superior.


    observe que um óleo mineral 20W50 API SG JASO MA é inferior ao 20W50 API SL JASO MA devido a capacidade maior de seus aditivos.
    no manual do proprietário é especificado um tipo de óleo para sua moto, porém é admissivel que se use um óleo superior com certos cuidados na troca que não convém explicar agora.

    ------------------------------------
    UPDATE 25-02-2015
    É aceitavel que se use um óleo superior desde que ele tenha abrangência sobre as especificações originais do veículo referente tanto na viscosidade quanto nos aditivos API.



    ------------------------------------
    diferença de óleo de motor de carro para óleo de motor de moto: é a respeito apenas da embreagem, onde os óleos das motos recebem a classificação extra JASO MA ou MB (MB pior, MA melhor, MA2 melhor ainda) referente a aderência da embreagem, pois os óleos de motor de carro não entram em contato com tal peça. (pode usar? pode, mas não reclame se sua embreagem deslizar e dissolver)

    a borra:
    a famigerada borra do motor é a sujeira que o óleo não conseguiu eliminar. ela pode vir no proprio óleo (especificação baixa), no combustivel (adulterado ou mistura ruim) ou se formar dentro do motor por ocorrer perda de propriedades do óleo.

    evitando a borra-para evita-la é necessário sempre ter um bom óleo a disposição (nunca usar especificação inferior a indicada no manual), pois este terá a capacidade de dissolver as impurezas para poder eliminar no momento da troca de óleo, e executar as trocas dentro do periodo recomendado pelo fabricante, evitando risco do óleo não se tornar o próprio causador da borra. lembre-se que completar o óleo não faz mal (é altamente recomendado manter acima do mínimo e abaixo do máximo, nunca fora do normal), apenas não fazer as trocas corretamente é ruim pois todo motor consome óleo (bem pouco) sendo o consumo inclusive um indicador de funcionamento correto.



    obs.: a palavra qualidade na questão industrial é referente a precisão do objeto fabricado. a palavra especificação é usada referente a capacidade desta mesma peça. isso quer dizer que uma peça de qualidade superior não terá uma especificação melhor que outra de qualidade inferior, apenas possuirá medidas mais precisas de suas características.

    FONTES:http://r19club.com/catalogos/classif...antes-parte-2/
    http://www.jacaremoto.com.br/duvidas...?duvida_id=232
    http://www.oilspecifications.org/art...MA_JASO_MB.php
    http://www.motonline.com.br/minha-vi...lubrificantes/
    http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_lubrificante
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lubrificante
    http://www.lucheti.com.br/artigos/lubrificantes.pdf

    obs.2: fiz esse topico porque perguntei o preço de um óleo sintético na simiteriomotopeças e o vendedor me respondeu com a pergunta 'qual é sua moto', quando disse que era biz ele disse 'isso é óleo pra 600!' e riu. resultado: fiquei sem saber a p*rra do preço...
    Última edição por Vulcan; 25-02-15 às 14:26.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Gostei bastante, tópico de utilidade pública!

    faloowwww

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Água Nova - RN
    Idade
    37
    Posts
    391
    parabéns Vulcan, excelente tópico!!

  4. #4
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485
    Existe muita lenda urbana sobre lubrificantes... mas bom topico, explicou varias coisas de um jeito simples. O basico pra andar todo dia sem dor de cabeça. Se um dia pesquisar mais, vai ver que da pra usar tipos de lubrificantes diferentes na moto sem o menor prejuizo pro motor e economizando um bom cascalho no fim das contas. Só mais uma informação : pessoal que tem motores mais antigos, que usam api sf, sg, sh... até mesmo os sL, continuem a usar no maximo lubrificantes que atendam a normal sl. Esses novos categorias sm e sn são bons....para motores projetados para eles. Motores antigos tem materiais e usinagem diferentes, os quais requisitam certos aditivos, que nas gerações sm e sn foram retirados devido a evolução da manufatura e na qualidade dos materiais... alem dos controles de poluição que exigiram que certos aditivos fossem retirados para não estragar catalisadores e outros sistemas modernos nos motores. Então...cuidado com o que se usa. Um lubrificante SN não tera a carga de aditivos que um motor que usava SF na decada de 80 precisa e pode causar desgastes indesejaveis. Isso aprendi lendo topicos gringos europeus e americanos.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de edynho leal
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Localização
    Alvorada-RS
    Idade
    41
    Posts
    485
    Excelente tópico!
    Bom para reforçar contra alguns que teimam em colocar óleos "mais finos" que os especificados no manual das motos com a desculpa da mesma "andar mais".
    Por falar em óleo,eu uso desde a primeira troca o Motul 15w50 Jaso MA2.
    É mais caro,mas o benefício se paga.
    Última edição por edynho leal; 22-11-14 às 08:37.

  6. #6
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    muito boas explicacoes...mas, recentemente troquei o oleo da minha hayabusa e pensei..agora vou botar um oleo bom demais ..daqueles que eu nunca botei..arriei o yamalube que estava nela .. troquei o filtro e coloquei motul 7100, um oleo com meio mundo de especificaçoes e 75 reais o litro...a moto odiou, o cambio da moto que sempre foi macio como pluma ficou duro feito uma pedra e a primeira marcha não entrava nem com reza brava...então...tive que tirar o oleo caro... limpar o sistema com um litro de yamalube e depois colocar yamalube...a moto voltou a ser a maravilha que sempre foi...resultado... perdi 300,00 reais com um maldito oleo que dizem ser maravilhoso..mas que pra minha moto foi uma merda.
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    Parabéns muito bom o tópico,
    kra já me falaram de tanto óleo e principalmente do Yamalube todos falam muito bem, mas não troco o lubrax, de tudo que falam do Yamalube tenho os mesmos benefícios com o lubrax e bem mais barato, quem sabe tenta uma hora ele.
    Última edição por Zanca; 24-11-14 às 06:36.
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Posts
    473
    eu percebi uma coisa ultimamente...

    alguns vendedores de motul acham que são semideuses, que o óleo deles é ouro liquido e que tudo demais que existe em termo de óleo é porcaria. semana passada eu fui numa oficina que confio comprar o oleo. eu troco em casa. concidentemente, o representante da motul foi lá levar uns catalogos, renovar o estoque da loja e coisas assim. entao ele veio me empurrar o motul 5100 para minha moto. dizia ele que o óleo é sintetico, é isso e aquilo, que o periodo de troca fica mais longo com ele (????????) e que o motor vai durar mais, o cambio vai ficar macio, a embreagem vai parar de patinar (??????) se eu esquecesse o yamalube, que é SL e atende a especificacao orientada pelo manual da moto. quando eu me enchi daquele discurso dele, eu perguntei qual era a especificação do oleo e ele veio me falar da especificacao europeia, uns termos que nao me interessam porque eu nao sei a equivalencia com a API. eu repeti a pergunta, mas dessa vez indagando pela especificacap API (eu nao achei na embalagem), e ele me fala que o oleo era SH!!! eu falei "mas cara, nem serve na minha moto, ela pede SL".. e o cara veio com aquele discurso bizantino de que o SH dele iria atender melhor o manual da minha moto (SL) até porque o óleo ERA MUITO MAIS CARO!! olha o argumento!! tenha santa paciência!! comprei o yamalube e o chainlube C4 porque esse eu sei que é muito bom.

    sim, eu sei. o motul é bom, é de renome.. mas o cara queria me empurrar uma reliquia SH, e eu sei que já tem 5100 por ai que é SM. o preço do oleo? 59,90 o litro. nao se paga isso num oleo SH em hipotese alguma, eu nao pago. ele queria é queimar estoque...

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por nando correa Ver Post
    eu percebi uma coisa ultimamente...alguns vendedores de motul acham que são semideuses, que o óleo deles é ouro liquido e que tudo demais que existe em termo de óleo é porcaria. semana passada eu fui numa oficina que confio comprar o oleo. eu troco em casa. concidentemente, o representante da motul foi lá levar uns catalogos, renovar o estoque da loja e coisas assim. entao ele veio me empurrar o motul 5100 para minha moto. dizia ele que o óleo é sintetico, é isso e aquilo, que o periodo de troca fica mais longo com ele (????????) e que o motor vai durar mais, o cambio vai ficar macio, a embreagem vai parar de patinar (??????) se eu esquecesse o yamalube, que é SL e atende a especificacao orientada pelo manual da moto. quando eu me enchi daquele discurso dele, eu perguntei qual era a especificação do oleo e ele veio me falar da especificacao europeia, uns termos que nao me interessam porque eu nao sei a equivalencia com a API. eu repeti a pergunta, mas dessa vez indagando pela especificacap API (eu nao achei na embalagem), e ele me fala que o oleo era SH!!! eu falei "mas cara, nem serve na minha moto, ela pede SL".. e o cara veio com aquele discurso bizantino de que o SH dele iria atender melhor o manual da minha moto (SL) até porque o óleo ERA MUITO MAIS CARO!! olha o argumento!! tenha santa paciência!! comprei o yamalube e o chainlube C4 porque esse eu sei que é muito bom.sim, eu sei. o motul é bom, é de renome.. mas o cara queria me empurrar uma reliquia SH, e eu sei que já tem 5100 por ai que é SM. o preço do oleo? 59,90 o litro. nao se paga isso num oleo SH em hipotese alguma, eu nao pago. ele queria é queimar estoque...
    É amigo, vendedores se tornam vigaristas muito fácil por causa da ganância...
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
    Existe muita lenda urbana sobre lubrificantes... mas bom topico, explicou varias coisas de um jeito simples. O basico pra andar todo dia sem dor de cabeça. Se um dia pesquisar mais, vai ver que da pra usar tipos de lubrificantes diferentes na moto sem o menor prejuizo pro motor e economizando um bom cascalho no fim das contas. Só mais uma informação : pessoal que tem motores mais antigos, que usam api sf, sg, sh... até mesmo os sL, continuem a usar no maximo lubrificantes que atendam a normal sl. Esses novos categorias sm e sn são bons....para motores projetados para eles. Motores antigos tem materiais e usinagem diferentes, os quais requisitam certos aditivos, que nas gerações sm e sn foram retirados devido a evolução da manufatura e na qualidade dos materiais... alem dos controles de poluição que exigiram que certos aditivos fossem retirados para não estragar catalisadores e outros sistemas modernos nos motores. Então...cuidado com o que se usa. Um lubrificante SN não tera a carga de aditivos que um motor que usava SF na decada de 80 precisa e pode causar desgastes indesejaveis. Isso aprendi lendo topicos gringos europeus e americanos.
    eu encontrei especificações sobre isso na embalagem dos óleos lubrificantes onde tem informações sobre quais subcategorias são cobertas pelo conteúdo. vou adicionar na postagem principal.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  11. #11
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Sorocaba
    Idade
    24
    Posts
    33
    Na fazer o recomendado pelo manual é o yamalube, mas sempre usei o lubrax (metade do preço) que tem as mesmas especificações e nunca tive problemas. Vendedor vai querer te empurrar o produto dele de qualquer jeito, ele ganha com isso! Mesma coisa dos mecânicos que dizem que o óleo deve ser religiosamente trocado a cada 1000km com o risco do seu motor fundir, da pt, explodir a moto, o mundo acabar, etc! HAuhauahau Os caras ganham com o óleo que vendem, logo, se é vendido com mais frequência, mais dinheiro no bolso deles!

    Eu sempre troquei conforme diz o manual, fazer de 5 em 5mil, yes de 3 em 3mil e se pegar uma moto que diz que é de 12 em 12, assim vou fazer, como é o das CB 500!

    Pra chegar nesse valor já foram feitos vários testes e sempre tem aí um coeficiente de kagaço que considera a pior situação, então, fazer qualquer coisa diferente disso ou joga dinheiro fora, ou ferra com a moto! kkkkkk
    Yes 125 2009 (Tieta) - 2014 a 20.. - Atual
    Fazer 250 2012 (Violeta) - 2013 a 2014 - Roubada
    Fan 125 2007 (Neguinha) - 2010 a 2013 - Vendida


  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Negoboy Ver Post
    Na fazer o recomendado pelo manual é o yamalube, mas sempre usei o lubrax (metade do preço) que tem as mesmas especificações e nunca tive problemas. Vendedor vai querer te empurrar o produto dele de qualquer jeito, ele ganha com isso! Mesma coisa dos mecânicos que dizem que o óleo deve ser religiosamente trocado a cada 1000km com o risco do seu motor fundir, da pt, explodir a moto, o mundo acabar, etc! HAuhauahau Os caras ganham com o óleo que vendem, logo, se é vendido com mais frequência, mais dinheiro no bolso deles!

    Eu sempre troquei conforme diz o manual, fazer de 5 em 5mil, yes de 3 em 3mil e se pegar uma moto que diz que é de 12 em 12, assim vou fazer, como é o das CB 500!

    Pra chegar nesse valor já foram feitos vários testes e sempre tem aí um coeficiente de kagaço que considera a pior situação, então, fazer qualquer coisa diferente disso ou joga dinheiro fora, ou ferra com a moto! kkkkkk
    Bem nessas. O manual manda de 5 em 5 mil.
    A concessionária de 2.500 em 2.500
    Os mecânicos de 1000 em 1000

    Hoje falei com um cara que tem uma fazer e ele troca o óleo de 1000 em 1000, falei pra ele que é exagero, mas não adianta, não se convenceu.
    Fazer 250 Blueflex

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    São Gonçalo-RJ
    Posts
    365
    O ideal seria ter horímetro combinado com o hodômetro para a troca de óleo,assim dá pra trocar o óleo usando o parâmetro que pedir a troca primeiro,o tempo de funcionamento do motor ou km rodado.

  14. #14
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por Isac-RJ Ver Post
    O ideal seria ter horímetro combinado com o hodômetro para a troca de óleo,assim dá pra trocar o óleo usando o parâmetro que pedir a troca primeiro,o tempo de funcionamento do motor ou km rodado.
    aí que ta... será que não iria sempre atingir kilometragem antes do horímetro? horímetro é útil quando o veículo não se desloca muito rapido, como terrenos sem pista (fora de estrada) ou em condições extremas no qual distância não se considera como competição.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  15. #15
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Alguém sabe se tem algum problema misturar óleo de classificação diferente?

    Pergunto pois eu tinha comprado óleo SJ para a minha moto, porém acabei usando 1 Litro e sobraram 2L, ontem quando fui trocar só encontrei SL. Na dúvida não misturei, mas fiquei com os dois litros SJ sobrando em casa. Se puder misturar, uso na próxima troca, se não puder, vou usando na Biz da minha namorada.

    faloooowww

 

 

Tópicos Similares

  1. Classificação uso servero e uso normal motocicleta
    Por felipe250 no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 17-08-12, 10:29
  2. diferenças de comando
    Por Rogerio Diniz no fórum Preparação
    Respostas: 1
    Último Post: 04-11-10, 19:19
  3. Diferenças MOTOR OHC
    Por alexandrev8 no fórum Área de debate
    Respostas: 31
    Último Post: 12-07-06, 18:51

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •