Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 15 de 15
  1. #1
    Novato Avatar de Vtrpira
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    SP
    Posts
    28

    Lightbulb Preparação na FAN 150: Escapamento + Filtro + Vela

    Saudações, motociclistas!

    Tenho uma Honda Fan 150cc modelo 2015 e estava pensando em fazer umas pequenas alterações para ganhar um pouco mais de desempenho.

    A moto possui boa velocidade, faz uma média de 115Km/h no plano com consumo médio de gasolina em 35Km/H, mas gostaria de dar apenas mais uma "encapetada" na motoca, pois ando bastante com garupa e pego estrada. Ignoro a possibilidade de colocar um kit de aumento de cilindrada, devido aos danos que podem ocorrer no motor, também não vejo vantagem em trocar a relação. Então, pensei em trocar apenas alguns componentes, penso em instalar um filtro de ar esportivo, uma vela de irídio e um escapamento esportivo.

    As dúvidas que surgiram foram:
    -Um filtro de ar esportivo, por mais que seja de qualidade, possui o risco de levar poeira para dentro do motor? E, ao instalá-lo é melhor tirar toda a caixa do filtro de ar ou arrumar uma maneira de acomodá-lo dentro dela?

    -Existe vela de irídio compatível com o modelo da Fan 150? Pesquisei pelas NGK, mas eles não possuem.

    -Alguém que já fez alguma destas alterações, tem algo a dizer sobre consumo, potência e possíveis riscos?


    Desculpe pela quantidade de perguntas, mas primeira motoca sabe como é...

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039

    Post

    Citação Postado originalmente por Vtrpira Ver Post
    Saudações, motociclistas!

    Tenho uma Honda Fan 150cc modelo 2015 e estava pensando em fazer umas pequenas alterações para ganhar um pouco mais de desempenho.

    A moto possui boa velocidade, faz uma média de 115Km/h no plano com consumo médio de gasolina em 35Km/H, mas gostaria de dar apenas mais uma "encapetada" na motoca, pois ando bastante com garupa e pego estrada. Ignoro a possibilidade de colocar um kit de aumento de cilindrada, devido aos danos que podem ocorrer no motor, também não vejo vantagem em trocar a relação. Então, pensei em trocar apenas alguns componentes, penso em instalar um filtro de ar esportivo, uma vela de irídio e um escapamento esportivo.

    As dúvidas que surgiram foram:
    -Um filtro de ar esportivo, por mais que seja de qualidade, possui o risco de levar poeira para dentro do motor? E, ao instalá-lo é melhor tirar toda a caixa do filtro de ar ou arrumar uma maneira de acomodá-lo dentro dela?

    -Existe vela de irídio compatível com o modelo da Fan 150? Pesquisei pelas NGK, mas eles não possuem.

    -Alguém que já fez alguma destas alterações, tem algo a dizer sobre consumo, potência e possíveis riscos?


    Desculpe pela quantidade de perguntas, mas primeira motoca sabe como é...
    bom amigão, acredito que veio ao lugar certo.

    sobre não mudar a relação final isso significa não haver ganho de velocidade final sem aumentar o RPM do motor na ultima marcha, coisa que vai depender das especificações de sua moto (nunca fucei CG, mas o princípio é esse).

    sobre colocar vela de irídio, é um investimento razoavelmente caro que pode dar um retorno bom: a vela de iridio facilita a centelha resultando em uma queima melhorada. se seu sistema de ignição for "capenga", pode ser que a vela dê diferença, se seu sistema de ignição ja for "muito bom" ou "excelente" os relatos é que a vela de iridio não faz diferença em comparação a uma vela 'comum' em bom estado. também tem umas gambis para alterar a vela original, so que é meio complicado de fazer, se errar perde a vela.

    sobre filtro de ar esportivo, particularmente eu sou contra, pois um filtro de ar "esportivo" deve reter menos impurezas que um filtro "padrão". portanto procurar um elemento filtrante de capacidade superior para colocar na mesma caixa de ar da motoca, seria minha indicação (vide filtro úmido).

    sobre escapamentos, tirar o escape original e conseguir um que seja BOM e SILENCIOSO é dificil de achar e caro quando encontra, então tem de optar por "BOM" ou "SILENCIOSO" se não quiser gastar muito (cerca de 600 pila ou mais)... e no caso dos escapes barulhentos, ainda fica sujeito a multa.

    sobre consumo, com todas essas modificações o ditado prevalece: cavalo que anda é cavalo que come; com esses mods seu ganho de potência não deve superar os 15% (considerando todos os itens a serem trocados, em estado ruim)... portanto é provável que a motoca fique mais econômica ao andar normal e gaste a mesma coisa enrrolando cabo (afinal, nessa situação quem mais altera o gasto de combustivel é carburador/ECU, cilindrada e escapamento/filtro de ar).
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de Kirisute Gomen
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Posts
    170
    concordo com o amigo vulcan, vela iridium no seu caso pouco ajudara, sua moto é nova, então podemos deduzir que o sistema de ignição está zerado ainda.
    Vc vai conseguir uma moto bem barulhenta com escape e filtro de ar esportivo e mais beberrona tambem.
    filtro esportivo retem menos impurezas, por permitir maior passagem de ar.
    Como sua moto é injetada, não serão necessarios ajustes como no caso das carburadas pois a i.e se ajusta automaticamente, nesse caso aumentara o consumo como o amigo vulcan citou. o ganho de potencia será minimo, um ganho maior só com alteraçoes no motor mesmo, mas ae implica em desgaste prematuro do conjunto todo, eu não faria em uma moto nova como a sua.
    a sua média ta excelente para uma 150.
    Opinião pessoal : deixaria como está.

    Gimme fuel Gimme fire Gimme that which I desire...

  4. #4
    Novato Avatar de Vtrpira
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    SP
    Posts
    28
    Obrigado pela resposta, Vulcan.

    Bom, o problema da relação é que se eu escolher ganhar velocidade final eu perco torque, fica meio impraticável nas rodovias mais "montanhosas".

    Mas no caso desses filtros úmidos, eles puxariam mais ar para o motor como os esportivos? Se eu apenas trocar o escapamento sem trocar o filtro não daria muito resultado, pois o escapamento dá mais vazão ao gás, sem o filtro para dar mais entrada de ar isso não ocorre, ou estou errado?

    Quanto ao barulho, um pouco até é bom pois dá uma alertada nos motoristas distraídos. Haha. Estou pensando num boca 8 pra comprar...

    Kirisute, vou levar bastante em consideração o que você disse. Mas será que esse ganho de potência seria de 15% como Vulcan disse ou menos? Se o consumo aumentar proporcionalmente relativo a estes 15% de potência até vejo lucro, caso contrário deixo como está.
    Última edição por Vtrpira; 03-12-14 às 12:47.

  5. #5
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    pois bem amigo, sei que é o seu medo, mas pra resolver o seu problema, somente um pistão 3mm, com um leve aumento na taxa de compressão já ia dar uma boa resolvida
    gasta na faixa de 150 a 200 reais, e acabou.

    Como o tempo e o vento...

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de kira
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    São Luís - MA
    Posts
    233
    @off topic:
    Qual o tamanho do pistão original das 125 e 150?
    Abracos!

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Olha, 15% de ganho de potencia sem alterações drásticas no motor é simplesmente impossível. Com um filtro de qualidade, como um K&N, vela de iridium, e um bom escape corretamente dimensionado para a tua moto (algo de Sarachu pra cima), com sorte se consegue uns 5% a mais de potencia, o dificilmente justifica o gasto na casa dos 600-800 reais dessa brincadeira.

    Minha sugestão, vela de iridium pra deixar o funcionamento do motor mais redondinho, principalmente quando em giro muito baixo (não espere ganho de potencia), e, se tu andar mais na estrada, e não se incomodar de trabalhar um pouco mais com o câmbio, um pinhão 1 dente maior, para o rodar ficar mais suave em velocidade de cruzeiro. Se tu anda mais na cidade, e quiser a moto mais esperta, vale até fazer o clntrario, relação mais curta com um pinhão menor, o resultado chega a ser tão efetivo quanto uma mexida leve no motor, mas na estrada vai rodar esguelada.

    Quanto ao filtro, eu não recomendo filtro esportivo, a não que tu va ficar pouco tempo com a moto, pois realmente, eles dão um pouquinho de gás a mais no motor, mas passando mais ar, passa mais sujeira junto. Para a saúde do motor, o melhor são os filtros de espuma embebidos em óleo, mas também não geram ganho de potencia algum.
    Última edição por irai; 03-12-14 às 22:14.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de Kirisute Gomen
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Posts
    170
    É como irai disse, se conseguir uns 5%... somando o gasto com esse conjunto todo + o aumento no consumo de combustivel acredito que não compensaria todo esse investimento para um ganho minimo.
    Ganho de potencia mesmo é a dica do chicolli, pistão maior. é uma das modificaçoes, mas pense que implicara em redução da vida útil de seu motor todo.

    Gimme fuel Gimme fire Gimme that which I desire...

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por Vtrpira Ver Post
    Obrigado pela resposta, Vulcan.
    -Bom, o problema da relação é que se eu escolher ganhar velocidade final eu perco torque, fica meio impraticável nas rodovias mais "montanhosas".
    -Mas no caso desses filtros úmidos, eles puxariam mais ar para o motor como os esportivos? Se eu apenas trocar o escapamento sem trocar o filtro não daria muito resultado, pois o escapamento dá mais vazão ao gás, sem o filtro para dar mais entrada de ar isso não ocorre, ou estou errado?
    -Quanto ao barulho, um pouco até é bom pois dá uma alertada nos motoristas distraídos. Haha. Estou pensando num boca 8 pra comprar...
    -Kirisute, vou levar bastante em consideração o que você disse. Mas será que esse ganho de potência seria de 15% como Vulcan disse ou menos? Se o consumo aumentar proporcionalmente relativo a estes 15% de potência até vejo lucro, caso contrário deixo como está.
    sobre a relação, se ganhares potência(ou torque mesmo) e alongar a relação, você teria a mesma força, porém em velocidade maior.

    sobre os filtros, pra ganhar vazão sem perder capacidade filtrante, só trocando por outra caixa de filtro, como por exemplo os de fusca (com elemento filtrante úmido).

    sobre o fluxo dos gáses, analisando de forma geral, tanto um filtro melhor quanto um escapamento mais livre independentes, dará mais vazão e permitir uma potência extra (proporcional a melhora do fluxo e ao dimensionamento do sistema que reflete na faixa de torque).

    sobre o barulho, eu acho que motorista nem repara nessas coisas... exceto os casos de escapamento oco ou cano livre, que aí ja é insuportavel.

    sobre o ganho de potência, minha estimativa é se seus componentes estivessem em estado ruim, se sua moto está conservada e bem ajustada, trocar essas coisas dificilmente passaria de 5%. lamento. porém não esqueça que esses items ajudariam a economizar combustivel também.

    sobre ganho expressivo de potência, potência é torque com RPM. quanto mais torque tiver nos RPMs mais altos, maior é a potência. isso ja pediria uma análise de gráficos que fica pra depois. para conseguir mais torque e mais potência de forma expressiva tem que alterar os componentes internos do motor. nesse caso temos:

    -comando de válvulas (altera o pico de torque para RPM altos ou baixos; altera muito o consumo e estabilidade da marcha lenta)

    -retrabalho nos cabeçotes (arredondando e polindo os dutos internos melhora o fluxo que aumenta o torque em toda a faixa de RPM)
    -uma troca de cabeçote também poderia gerar os mesmos efeitos, inclusive duas velas por cilindro melhoraria a queima em alta RPM, porém ainda dependeria do comando de válvulas para direcionar os ganhos

    -taxa de compressão (ganha torque porém força mais os aneis do pistão, se abusar eles não irão aguentar)

    -aumento de diâmetro de cilindro (aumento direto na cilindrada aumenta o torque em baixa apens; esse aumento merece ser acompanhado de melhorias no cabeçote/comando para gerar ganho em toda a faixa de RPM)

    -aumento ou redução do curso do pistão (é a alteração mais brutal que poderia fazer e faz o motor parecer outro, automaticamente é acompanhado de mudança de cilindrada que merece revisão no diâmetro do cilindro)
    -curso curto permite mais RPM (inclui potência) porém pede um motor físicamente forte comparado a outro de mesma cilindrada (estrutura reforçada ou materiais especiais), cursos longos funcionam melhor em baixo RPM e não precisam de reforço estrutural do mesmo jeito que os de curso curto, dessa forma sendo motores mais leves.
    (compare o torque e potência da cb 250 twister com a 250 four (torque iguais, potência diferente) e entenda que a 250 four tem 4 pistões pq um só pistão nela iria ter 97mm de diâmetro (maior que o pistão da XT 600 e menor que o da XT 660), e a força gerada no tempo de combustão iria exigir um reforço estrutural desnecessário tornando mais fácil fazer 4 cilindros, além de que 4 cilindros gera força a cada 180º do virabrequim tendo um funcionamento mais suave)



    http://en.wikipedia.org/wiki/Honda_CB250F
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Honda_CBX_250_Twister
    Última edição por Vulcan; 04-12-14 às 09:45.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Bela aula, Vulcan! Tipo de comentário que todos nós aproveitamos.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por irai Ver Post
    Bela aula, Vulcan! Tipo de comentário que todos nós aproveitamos.
    obrigado!
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  12. #12
    Novato Avatar de Vtrpira
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    SP
    Posts
    28
    Vou reaproveitar esse tópico para não criar um outro, este aqui contém bastante informação que pode ser útil aos outros.

    Na questão no escapamento, qualquer escapamento esportivo poderá dar os efeitos desejados ou existem modelos específicos que funcionam melhor para cada moto? Trocar só o escape, sem trocar filtro de ar, dá resultado?

    Li que o escape esportivo facilita a moto para trabalhar com giros mais altos. Então, se eu colocar o escape esportivo e alongar a relação eu aumentaria a velocidade final sem perder toque, certo?

  13. #13
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    errado .., vai vc precisar de uma quantidade x de torque a mais pra compensar a quantidade y que alongou a relação, e x³ pra ter mais final, de preferência em alta rotação.

    Como o tempo e o vento...

  14. #14
    Motociclista Avatar de betocampana
    Data de Ingresso
    May 2015
    Localização
    Assis - SP
    Posts
    571
    Trocar só o escape, sem trocar filtro de ar, dá resultado?

    Olha, melhora um pouco sim, mas nada absurdo. Uns 4, 5km/h a mais, em reta, somado a um teco a mais de força, no caso de um Fortuna ou Gemoto (que considero os melhores escapes pra desempenho nas CGs). Eu uso um Aluminium de saída redonda, mas seria similar ao boca 8 (que, opinião pessoal, acho feio). Ele é ligeiramente inferior ao fortuna
    em desempenho, aumentaria a final em 3km/h com o mesmo torque, mas o barulho em giro baixo é mais bonito (também opinião pessoal).

    O ~filtro de ar esportivo~ e a vela de iridium pra baixa cilindrada eu acho um gasto BEM inútil, o desempenho em reta ganho é irrisório.

  15. #15
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Escape e filtro tem diferença de um pro outro. Tem modelo que so faz barulho, outros tem curva e fluxo retrabalhados.

    Só lembrando que apesar de ajudar pro giro alto, não aumenta o torque, apenas melhora a curva. Não precisa alongar relação pra ganhar final dessa forma dependendo do caso.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

 

 

Tópicos Similares

  1. Respostas: 47
    Último Post: 12-10-13, 22:58
  2. Quando trocar?[+cabo de vela][+bicos injetores][+filtro de ar]
    Por DenissonXD no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 16-06-11, 21:59
  3. Melhor escapamento para preparação?
    Por .: Cientista :. no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 08-07-08, 07:29
  4. Vela e Filtro de Ar....
    Por Bronislaw no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 16-03-07, 18:36

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •