Chicolli, comecei minha vida profissional em supermercado, e posso te dizer, você disse tudo...

O pobre não pode ver um cartaz de oferta que ele pega sem ao menos comparar, mal sabe ele que muitas vezes o cartaz é apenas pra DESTACAR (e enganar o trouxa que pensa que realmente está em promoção)...

Temos que ter em mente que brasileiro NÃO SABE GERENCIAR DINHEIRO! Se soubesse, os bancos privados, estatais, agiotas, lojas de departamentos, supermercados, não estariam RICOS graças a juros e multas em cima de nego que não pode ver um crédito disponível ou um saque fácil que já vai lá gastar, mesmo sem precisar.

Mas isso é uma coisa do sistema, a TV te força a comprar coisas que você não precisa, os anúncios na internet estão cada vez mais inteligente e acaba te sugerindo alguma coisa que você possa até estar precisando, com base nas suas pesquisas e navegação.

Eu sei que a financiadora precisa de dinheiro, que o governo precisa de dinheiro.

Mas me respondam uma pergunta:

O que uma financiadora vai ganhar com uma moto de média quilometragem alienada?
O que um governo vai ganhar com uma moto mofando num pátio?

NADA! Muito pelo contrário, só despesa. Moto/carro parada em pátio, dá despesa pro governo/financiadora.

É a mais pura maldade com o cidadão, ainda mais num país como o nosso.
Sou a favor de multas, juros e sei lá mais o que... Mas confiscar um bem simplesmente por falta de pagamento é ridículo, e desmotiva ainda mais o cidadão de regularizar sua situação; a prova disso é a quantidade de pátios lotados com veículos.

Na hora que a financiadora busca o veículo, o cara pensa: "Fud3u... Adeus... Quando der eu compro outro a vista ou em rolo..." a mesma coisa com carro apreendido por docs atrasados.

Ou seja, é o governo querendo ferrar o cidadão, e o cidadão ferrado acaba se ferrando mais e depois o governo ferra de novo...

É o famoso sistema falido...

Eu ainda tenho esperança de ver essa lei mudar, de busca e apreensão se efetivar finalmente como crime, de blitz pegar apenas veículos roubados ou totalmente fora de condições de uso...

Não é jeitinho brasileiro galera, é raiva de ver tanta gente de bem se ferrando... Planejamento financeiro é o segredo, mas não é viável pra todos... Aí entra ocasionalmente o planejamento familiar, que também não é viável a todos... Não é possível todo mundo conseguir planejar tudo galera.