Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 21
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Idade
    31
    Posts
    24

    Dúvida sobre pintura

    Boa noite galera.. Eu tenho uma twister 2004 preta e estava afim de renovar a pintura dela ja q ta arranhada em algumas partes. Nao me interesso em mudar a cor.

    Mas tenho duvida de como deve decorrer esse processo. Eu tenho compressor coma pistola e talz.
    Como que faço? É o mesmo procedimento pra carenagem e tanque? Alguem sabe algum tutorial? Quais lixas utilizar e tal.. Se alguem puder ajudar eu agradeço

  2. #2
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    Vai sair melhor e mais barato entregar a um profissional, mas se quer saber, primeiro voce vai ter que remover toda pintura antiga, aplicar um fundo PU, dar as demaos com tinta PU, aplicar o verniz PU e secar, isso vai levar uns dois ou tres dias.

  3. #3
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2015
    Localização
    Salvador - BA
    Idade
    39
    Posts
    74
    Acho que pra fazer apenas uma pintura de reparo não precisa remover toda a tinta original.

    1. Compre lixas 600, 800, 1200 e 1500
    2. Começe com a 600 e va aumentando a graduação da lixa até vc ter uma superficie extremamente lisa ao toque. Tão lisa quanto um vidro polido. Basta dar uma escareada leve no verniz original, deixa-lo fosco pra tinta nova grudar legal. Se tiver arranhões profundos (aqueles que travam a unha), terá q aplicar primer pra preencher o "buraco" e depois fazer o mesmo jogo com as lixas.
    3. Depois de estarem lixadas, passe solução desengraxante pra remover pó, sujeiras e gorduras.
    4. Aplique a tinta (preparada exatamente como manda na lata) em demãos finas. Normalmente 2 a 3 demãos ja fica perfeita.
    5. Após algum tempo (na lata da tinta diz o quanto tempo), aplique o verniz no mesmo esquema da tinta e aguarde a secagem final.
    6. Se ficou alguma imperfeição, basta dar um polimento com máquina e as ceras apropriadas e ficará perfeito.

    Não economize no material, pois tintas e vezniz de qualidade é o vão garantir o perfeito acabemento.
    Depois posta o resultado!

    - - - Updated - - -

    Se quiser deixar a moto fosca, basta escariar com a 600 e mandar brasa, bastando ter cuidado apenas com excesso para não escorrer.
    A tinta fosca é legal pq vc nao precisa se preocupar com acabamento, nem colocar verniz.
    Se optar por foso, recomendo q compre preto fosco vinílico, pois é bem resistente.
    Boa sorte!
    Última edição por Marcc; 03-05-15 às 12:37.

  4. #4
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Idade
    31
    Posts
    24
    mas, quando que eu devo parar de lixar pra ir mudando de lixa? e na carenagem seria mesma coisa?

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Dependendo de como está a situação da pintura, talvez nem seja necessário repintar!

    Se os arranhões são apenas superficiais, passe o dedo por cima e veja se eles são profundos, se não forem, só lixar um pouco com lixa fina e polir novamente!

    Agora se os arranhões são profundos, aí não tem o que fazer, só repintando mesmo. Mas de fato o que o amigo acima falou é verdade, a tinta original serve de fundo para a nova, ACHO que não lixar até o ferro não!

    Mas se não tem experiência com pinturas... não recomendo que faça sozinho. É algo simples e fácil, mas para quem sabe!

    faloowww

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Bah, pintar por cima nunca fica 100%. Não tenho experiência com pintura de veículo, mas ja pintei muito extintor de incêndio, caixas de extintor e coisas assim, é metal também, então o processo é basicamente o mesmo. O fato é que não se consegue uma pintura realmente boa sem deixar no ferro. Para lixar bem na mão vai dar bastante trabalho, pois a superfície deve ficar perfeitamente uniforme, o ideal é usar um removedor químico, ou então jatear com granalha de ferro, para só então usar uma lixa bem fina, a 1200 ou 1500 estão de bom tamanho. Depois é o procedimento que o Marc descreveu a partir do item 3, aplicando uma demão de fundo e ao menos duas de tinta, e depois o verniz. O cuidado na secagem também é muito importante, pendure a peça com cuidado para que o gancho não encoste em nenhum ponto pintado (e nem o dedo! Isso fará com que tu tenha que começar de novo, não tem esquema), em algum local que fique fechado, sem vento que possa carregar poeira para cima da tinta. Dependendo da umidade, pode ser necessário esperar um dia ou até um pouco mais entre uma demão e outra.
    Se tu não tem experiência com pintura, é possível que não fique bom de primeira, a tinta escorre e enruga fácil, principalmente o fundo.
    Ha também a questão da regulagem da pistola, um pintor experiente consegue usar um jato bem denso, com bastante tinta, isso faz a pintura render, mas também fica mais fácil errar, por via das duvidas, deixe o jato um pouco mais ralo, talvez exija uma demão a mais e vai gastar um pouco mais de tinta, mas diminui o risco da pintura escorrer ou enrugar.
    Como deu pra perceber, vai dar um pouco de trabalho, eheh... Mas é isso aí, pintura exige um pouco de pratica, eu demorei mais de 6 meses, pintando algumas horas por semana para aprender mais ou menos...
    Última edição por irai; 04-05-15 às 18:58.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  7. #7
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    De 02/05 ate hoje 05/05 ja teria pintado num profissional e ja estaria com a moto rodando.

  8. #8
    Motociclista Avatar de Ricardo Cazati
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Birigui
    Idade
    33
    Posts
    820
    eu entendo,
    nada melhor que fazer você mesmo,
    se tem tempo e tem coragem, mete a cara !
    só que se fosse eu mandaria um profissional fazer, não pelo fato de eu não fazer direito,
    pelo fato do tempo (que eu não tenho) e também pela garantia do serviço, que o profissional daria...
    A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal !


    2002 Honda CBX 250 Twister Vermelha - Finalmente 250cc.
    1997 Honda CG 125 Titan Azul - Minha guerreira eterna.
    2014 Traxx Sky 125 Prata - Emprestada da minha mãe por uns meses.

  9. #9
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2015
    Localização
    Salvador - BA
    Idade
    39
    Posts
    74
    O problema é que o extintor não tem boa preparação pra pintura, e geralmente se usa tinta a óleo. Desse jeito é normal q a sobrepintura não fique boa.
    A pintura veicular é assim:
    1. Primer encima do metal crú;
    2. Tinta;
    3. Verniz.
    Carros e motos super caros tem mais camadas.
    Eu ja pintei minha moto e já pintei carro tb. A pintura nova sobre a original fica muito boa se vc usar produtos de qualidade (na época eu usei da marca Dupont).

    Com a lixa 600, lixe até o verniz perder o brilho. Assim q concluir passe para a 800 até deixar uniforme. Então 1200, 1500, 2000. Quando vc achar q está bom, lixe um pouco mais. Mas não precisa lixar até comer o veniz todo, nem a tinta, nem muito menos chegar ao metal. Só precisa ser assim se houverem arranhões muito profundos.
    O segredo de obter um acabamento perfeito são:
    1. a uniformidade da superfície
    2. a qualidade dos produtos usados
    3. a distância q vc coloca a pistola da peça, velocidade de passada da pistola, etc.

    Acredito q no youtube vc pode achar tutoriais bem interessantes. Use uma peça velha de carenagem para treinar, ou alguma peça de metal.
    É muito legal pintar, mas da muito trabalho e vc se suja bastante tb kkkkkkkkk

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Realmente se usava tinta a óleo mesmo, o melhor nesse caso é passar a peça na granalha de ferro, que faz o fundo aderir bem ao metal, mas pelo visto, o processo em pintura automotiva é um pouco diferente. Só usei tinta PU uma vez, em umas peças de fibra, mas peguei o serviço no meio, já estava com primer.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  11. #11
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    A qualidade da pintura acho que depende principalmente do carinha que tá fazendo o serviço e dos produtos utilizados.

    Já vi carro que foi RETOCADO com tinta Perolizada (que dizem ser muito difícil de pintar) e ficou impossível de ver o retoque, e já vi pinturas extremamente porcas que foi lixado até a lata e pintada toda peça...

    Eu mesmo se fizer qualquer pintura, vai ficar péssimo, seja com produtos bons, ruins, lixando ou não... hehe

    Um amigo meu pegou uma CG 1997 uma vez, a moto estava parada e a pintura estava queimada, se não me engano ele só lixou o verniz para emparelhar tudo e passou verniz de novo, ficou como nova a motinho.

    faloowww

  12. #12
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Santos
    Posts
    69
    Iii cara para com isso o tempo que vc vai perder lixando, pintando e esperando secar você poderia estar tomando cerveja e adimirando a moto zerada. arranca tudo e leva no pessoal que vende roupa de moto a base de troca e mais rapido comodo e ainda sobra um trocado...
    Desculpas mas essa e minha opnião...

  13. #13
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por Schao.gs Ver Post
    A qualidade da pintura acho que depende principalmente do carinha que tá fazendo o serviço e dos produtos utilizados.

    Já vi carro que foi RETOCADO com tinta Perolizada (que dizem ser muito difícil de pintar) e ficou impossível de ver o retoque, e já vi pinturas extremamente porcas que foi lixado até a lata e pintada toda peça...

    Eu mesmo se fizer qualquer pintura, vai ficar péssimo, seja com produtos bons, ruins, lixando ou não... hehe

    Um amigo meu pegou uma CG 1997 uma vez, a moto estava parada e a pintura estava queimada, se não me engano ele só lixou o verniz para emparelhar tudo e passou verniz de novo, ficou como nova a motinho.

    faloowww
    quem manja faz milagre com lata de tinta e pincel.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  14. #14
    Motociclista Avatar de Ricardo Cazati
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Birigui
    Idade
    33
    Posts
    820
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    quem manja faz milagre com lata de tinta e pincel.
    te mandei mensagem ! kkkk
    A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal !


    2002 Honda CBX 250 Twister Vermelha - Finalmente 250cc.
    1997 Honda CG 125 Titan Azul - Minha guerreira eterna.
    2014 Traxx Sky 125 Prata - Emprestada da minha mãe por uns meses.

  15. #15
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Idade
    31
    Posts
    24
    Entendo, mas eh q no cara que pinta ele me pediu 400 reais... E eu tava achando q se eu fizesse por mim mesmo ia sair mais barato, ia fazer no meu período de férias em julho. Porque eu também tenho muita vontade de aprender saca? Ia começar primeiro pelo paralamas pq se fizer cagada é mais barato pra levar no cara e pintar hehe

 

 

Tópicos Similares

  1. Duvida, Pintura do aro moto!
    Por brunocg125 no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 13-04-13, 11:44
  2. Sobre a pintura da motoca
    Por leo162 no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 30-12-11, 18:11
  3. Dúvida pintura coroa
    Por diego_fernandes05 no fórum Área de debate
    Respostas: 35
    Último Post: 02-01-11, 13:14
  4. Dúvida em pintura fosca
    Por lim@ no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 28-09-10, 17:45
  5. duvida pintura
    Por Ney_mg no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 17-09-07, 15:37

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •