Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1

    Problema - Cambio Fan 125 2008

    Bom dia pessoal, tudo bem ?

    Dei uma pesquisada no fórum sobre esse assunto e não encontrei, pois bem...aqui inicia meu primeiro post no fórum.

    Adquiri uma fan 125 ks 2008 a uns 6 meses ( minha primeira moto ). Ela estava com a parte de cima do motor recém-feita, porém a terceira marcha estava roncando. Comprei a moto de um amigo, sendo assim ele arcou com os custos para troca das engrenagens necessárias. Cerca de 1 mês depois, ainda com o serviço na garantia, a 3ª marcha voltou a roncar e fui novamente até a oficina que fez o serviço. Enfim, desmontaram o motor e quase todas as engrenagens do cambio apresentava desgates. Tive que trocar o cambio todo, engrenagens, eixos, uma ' facada no rim ' rs .Foi feito tudo com peças originais compradas da autorizada da honda, e não foi nada barato. Dois meses após esse segundo serviço, me encontro novamente na mesma situação. O serviço ainda está na garantia, mas a 3ª marcha voltou a fazer aquele barulhinho chato.

    Eis a questão: O que será que está provocando esse desgaste ? Só uso a moto para ir ao trabalho e voltar ( não rodo 6 km por dia ). Não estico marcha mais que o necessário, não faço nada fora do normal... Ta muuito estranho, ainda mais pra mim que não entendo muito sobre motos.

    Eai ? rs

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    cara, tem óleo nesse motor? que tipo de óleo está usando (caso tenha)?

    no pior dos casos, pode ser problema cronico causado por desalinhamento de eixos na carcaça do motor. nesse caso amigo... vai ter que trocar a "parte de baixo" conservando as peças boas e o mais difícil (ao meu ver) seria registrar a mudança da numeração do motor.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  3. #3
    Vulcan, óleo tem, na oficina quando mecheram colocaram aquele mobil com as especificações indicadas para o modelo da moto... Agora não sei a qualidade desse óleo se realmente é bom, pois é aquele de tambor. ' No pior dos casos ' ta compensando mais vender a moto ! rsrs

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Água Nova - RN
    Idade
    37
    Posts
    391
    Paulo você têm certeza que foi colocado tudo original? verificaram os rolamentos? e os canais de lubrificação será que não estariam entupidos?

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por paulofernando Ver Post
    Vulcan, óleo tem, na oficina quando mecheram colocaram aquele mobil com as especificações indicadas para o modelo da moto... Agora não sei a qualidade desse óleo se realmente é bom, pois é aquele de tambor. ' No pior dos casos ' ta compensando mais vender a moto ! rsrs
    cara... difícil opinar sobre esse "óleo de tambor (a granel)"

    nos postos de combustível que oferecem troca de óleo estilo 'pit-stop' com um tal de "jet-oil" que so sabem dizer 20W50 eles trocam na mangueira e despacham... tenho medo desses óleos.
    o óleo eu ja vi pelo manual de algumas motos mais novas, mesmo as pequenas, estão com classificação api SL pra cima (ja contém um derivado do militec).

    não estou acusando a oficina ou marca do óleo (eu uso mobil também, especificação SM conforme minha assinatura), mas vale conferir tanto o óleo quanto o alinhamento do conjunto e o desgaste das outras peças pois se o problema for óleo, vai ter outra peça com desgaste parecido. se o problema for motor, aí é crônico, só trocando a parte "de baixo".

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por [email protected] Ver Post
    Paulo você têm certeza que foi colocado tudo original? verificaram os rolamentos? e os canais de lubrificação será que não estariam entupidos?
    bem pensado!!! pra estragar somente a engrenagem, pode ser que o injetor/restritor de fluxo esteja entupido, mandando óleo pra todo o motor, exceto para as engrenagens...
    esse pino controla a pressão do sistema através do tamanho do furo que é pré-estabelecido conforme a viscosidade do óleo indicada pelo fabricante. todo óleo que "sobra" é "descarregado" nas engrenagens, itens menos críticos em lubrificação quando comparados ao cilíndro/pistão.

    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Água Nova - RN
    Idade
    37
    Posts
    391
    Quanto ao óleo agranel, sempre compro o tambor de 200 litros de mobil recomendado pela honda pra vender aqui na minha loja/oficina. Só se vier errado do distribuidor da mobil mas vem nota fiscal e tudo nos conformes!

  7. #7
    Um outro mecânico o qual levei a moto, levantou a mesma questão sobre os canais de lubrificação e faz total sentido. Sobre as peças, realmente são originais, eu mesmo busquei junto com o responsável, na autorizada. Foi verificado também os rolamentos e etc. Agora essa questão dos canais de lubrificação realmente pode ser uma das causas...porque o restante do motor estava feito novo, quando abriu eu fui ver e pedi para verificar tudo...só as benditas engrenagens do cambio que estavam com desgastes. Já me disseram que é muuito difícil dar pau nesse cambio da fan 125 ... de ir o cambio todo pro vinagre, pensei que trocando tudo não ia me dar mais dor de cabeça rs. A sorte é que ainda tenho 1 mês da garantia.

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Água Nova - RN
    Idade
    37
    Posts
    391
    Rapaz isso é um caso raro porque esse motor é muito difícil quebrar todo o câmbio. Geralmente quebra só as duas engrenagens da 3a, mas ainda creio que pode ser deficiência na lubrificação. Em um caso mais extremo como Vulcan falou, as carcaças do motor!

  9. #9
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Localização
    Pelotas, Rio Grande Do Sul, TCHE!!!
    Idade
    40
    Posts
    64
    Como o pessoal falou ai, da uma olhada nos rolamentos pra ver se não estão desalinhados, se os eixos e engrenagens são novas, deve de ser os rolamentos, falta de lubrificação pra vc ver se é isso da uma olhada no eixo primario onde "roda" as engrenagens e tmb no secundario para ver se tem algum arranhão ou marca de atrito, super aquecimento. verifica e nos da um retorno abraço.

  10. #10
    Novato Avatar de billyjohw
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Petrolina-PE
    Posts
    40
    Muito difícil de ocorrer, mais é possível que as carcaças do motor estejam danificadas ou um caso parecido que ocorreu: foi necessário colocar uma arruela de causo nos eixos para tirar folgas laterais, pede para verificar essa folga antes da montagem.

 

 

Tópicos Similares

  1. Problema chato no meu cambio ! :S
    Por Dih_Xavier no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 28-04-14, 21:40
  2. Apache tem o n tem problema com o câmbio?
    Por mdubeux no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 29-12-10, 22:34
  3. Problema, cambio/embreagem!!
    Por Mostarda_69 no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 06-01-09, 21:34
  4. Problema no câmbio da YBR !!!
    Por vohr56 no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 08-04-08, 22:23
  5. Novo câmbio para 2008
    Por Stone no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 11
    Último Post: 03-12-07, 16:39

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •