Bacana o tópico....sabadão vou pra caraguá...já decidi ir de moto pra não pegar aquele transito infernal de feriado prolongado....
Minha primeira viagem foi para Peruíbe via anchieta, debaixo de uma chuva lascada e ainda a noite...nunca tinha pego a anchieta kkk mas fui que fui...
A segunda foi pra MG-extrema...aproximadamente 100 KM de SP via Fernão dias...o uníco terror eram os caminhões que andavam mais rápido que eu..dono de uma suzukinha yes 125 kkk
Esta questão do vento que o Tayano disse, é como se fosse um vácuo que o caminhão cria....perigoso inclusive, pq ele te puxa...então na hora de ultrapassar, certifique-se que terá motor para ultrapassa-lo...
Dicas que eu mesmo presenciei:
-Evite corredor nas curvas quando não tiver transito...muitos carros não conseguem se manter na faixa...a gente nunca sabe quem tá no volante
-Ande na faixa da direita, mais pro lado esquerdo da faixa...não fique próximo ao acostamento, pois desta forma quando alguem for te ultrapassar, vai ser obrigado a mudar de faixa, e vc tem uma area de escape caso o motorista não respeite a ultrapassagem.
-Ao ultrapassar um caminhão, evite ficar muito tempo andando ao lado dele...se não conseguir ultrapassar reduza a velocidade e saia da lateral dele, caminhão tem muito ponto cego.

De resto, faça revisão em óleo, vela, freios em especial..leve algumas ferramentas se souber usar...e não economize em paradas pra esticar a perna...senão vc chega lá só o pó e não vai aproveitar nada da viagem...
e lembre-se: Ande devagar para não deixar chorando aqueles que te esperam sorrindo...
Abraços