Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 19
  1. #1
    Iniciante Avatar de DBLS150
    Data de Ingresso
    Oct 2015
    Localização
    Brasilia - Df
    Posts
    97

    Dicas de viagem para um novato

    em janeiro pretendo viajar uns 500km com minha fan 150, quais as recomendações de segurança, equipamentos e acessórios e pilotagem vcs poderiam me ajudar? Vou com minha namorada, como convencer e proceder para diminuir ao máximo as bagagens tanto minha quanto dela? Lembrando q vou para caldas novas então levarei mais roupas de clube, mas no percurso irei com as roupas especificas.
    "Eu vivo minha vida 1 segundo de cada vez, naquele momento, nada mais importa!"

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Bem jaqueta e luvas são de ordem, equipamentos muito importantes para pegar estrada. Espero que tenhas um baú, levar bagagem para duas pessoas em mochila é complicado, procure dobrar as roupas e encaixar as coisas da melhor forma possível, da pra ganhar muito espaço organizando bem a bagagem. Se ainda assim, precisar levar mochila, use uma rede elástica grande para prende-la sobre o tanque de combustível, não vai incomodar nada e fica bem firme.
    Cuidados com q moto são os mesmos do dia a dia, manutenção na corrente, conferir o óleo, calibragem dos pneus, e deu pra bola.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  3. #3
    Iniciante Avatar de DBLS150
    Data de Ingresso
    Oct 2015
    Localização
    Brasilia - Df
    Posts
    97
    jaqueta e luvas confere, o bau eu vou comprar... vi um bau gow q eu achei interessante, pois poderia levar duas mochilas dentro e uma em cima...
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-bagageiro-_JM

    e ai... qual a opniao?
    "Eu vivo minha vida 1 segundo de cada vez, naquele momento, nada mais importa!"

  4. #4
    Motociclista Avatar de jefferson.santiago
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    Rio Claro - SP
    Idade
    32
    Posts
    564
    Não sei opinar sobre o baú , tenho um de 45 litros protork e para minha namorada ficar confortável ele fica bem na ponta do bagageiro... Esse carinha é importante , não compre bagageiro tubular que aguentam pouco peso e quebram durante as pancadas da viagem, procure os maciços .
    De resto, tente andar um pouco com sua namorada, uma viagem de 100 km pra você medir se ela vai aguentar, já fiz 300 em um dia e minha namorada só não reclamou porque fomos parando a cada 70km mais ou menos. Estou tentando refazer o banco da minha moto para levar o conforto a uns 100 120km sem precisar parar

  5. #5
    Motociclista Avatar de Ricardo Cazati
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Birigui
    Idade
    33
    Posts
    820
    acho que pra viagens esse bauleto vai ser muito pequeno, principalmente se pretende passar mais de um dia fora de casa,
    te recomendaria comprar o de 45 litros, fica um pouco desproporcional pra moto mas você consegue colocar muita roupa e tranqueiras lá,
    mas tem que ser com suporte reforçado, nao adianta por tubolar, NUNCA coloque um tubolar, você vai se arrepender !

    além disso leve sempre capa de chuva para ambos, se pegar na chuva a quilômetros de alguma cidade pode estragar TODA a viagem,
    lubrifique a corrente na saida e em cada parada dê uma checagem nela para ver se não bambeou ou ressecou,
    outra coisa, não tente ir mais de 100km direto sem parar, ainda mais que você vai de Fan e ela não é muito confortável pra isso,
    tanto você quanto a sua namorada podem pegar "birra" de viajar de moto por tentar forçar ir uma distancia maior com a moto,
    faça paradas a cada 60km em média, já é uma quilometragem muito boa pra andar com uma CG direto...

    não comece uma viagem com um pneu que está "quase" para trocar, você pode achar um policial rodoviário que não transou com a esposa no dia e querer fuder você ali mesmo chamando um guincho pra sua moto haha
    freios também, não vá viajar com freios ruins, você pode precisar dar uma freada a mais e não achar o freio...

    procure não andar atrás de caminhões para ir no vácuo, eles podem frear ou impedir que você veja algum obstáculo na pista, como um buraco grande,
    além de ter o risco de voar uma pedra em você e fazer um machucado feio,
    respeite os limites da moto e ande com calma e de preferencia sem nenhum carro/caminhão por perto, tanto atrás como na frente...

    acho que é só, sem contar os cuidados básicos que você tem que ter todos os dias...
    A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal !


    2002 Honda CBX 250 Twister Vermelha - Finalmente 250cc.
    1997 Honda CG 125 Titan Azul - Minha guerreira eterna.
    2014 Traxx Sky 125 Prata - Emprestada da minha mãe por uns meses.

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Eu não curto muito colocar bagagem sobre o baú, não ser que seja algo bem leve, prefiro amarrar sobre o tanque, até distribui melhor o peso na moto. E se tua namorada não está habituada a andar muito de moto, é bom dar umas voltinhas maiores antes, pra sentir se vai rolar ou não, pois além do costume, cada pessoa tem uma resistência mesmo. No meu caso, minha baixinha anda uma hora e já começa a pedir pra parar, então nunca fizemos viagens mais longas, mas minha mãe ja rodou comigo 700Km fazendo só 3 paradas curtas e chegou bem, isso numa Intruder 125cc.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de marchetti87
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Ribeirão Preto - SP
    Idade
    36
    Posts
    409
    Citação Postado originalmente por Ricardo Cazati Ver Post
    acho que pra viagens esse bauleto vai ser muito pequeno, principalmente se pretende passar mais de um dia fora de casa,
    te recomendaria comprar o de 45 litros, fica um pouco desproporcional pra moto mas você consegue colocar muita roupa e tranqueiras lá,
    mas tem que ser com suporte reforçado, nao adianta por tubolar, NUNCA coloque um tubolar, você vai se arrepender !

    além disso leve sempre capa de chuva para ambos, se pegar na chuva a quilômetros de alguma cidade pode estragar TODA a viagem,
    lubrifique a corrente na saida e em cada parada dê uma checagem nela para ver se não bambeou ou ressecou,
    outra coisa, não tente ir mais de 100km direto sem parar, ainda mais que você vai de Fan e ela não é muito confortável pra isso,
    tanto você quanto a sua namorada podem pegar "birra" de viajar de moto por tentar forçar ir uma distancia maior com a moto,
    faça paradas a cada 60km em média, já é uma quilometragem muito boa pra andar com uma CG direto...

    não comece uma viagem com um pneu que está "quase" para trocar, você pode achar um policial rodoviário que não transou com a esposa no dia e querer fuder você ali mesmo chamando um guincho pra sua moto haha
    freios também, não vá viajar com freios ruins, você pode precisar dar uma freada a mais e não achar o freio...

    procure não andar atrás de caminhões para ir no vácuo, eles podem frear ou impedir que você veja algum obstáculo na pista, como um buraco grande,
    além de ter o risco de voar uma pedra em você e fazer um machucado feio,
    respeite os limites da moto e ande com calma e de preferencia sem nenhum carro/caminhão por perto, tanto atrás como na frente...

    acho que é só, sem contar os cuidados básicos que você tem que ter todos os dias...
    Há outro grande perigo quando se trata de caminhão: lona de pneu! Muitas carretas estão rodando por aí com pneus riscados para fazer uma economia porca e colocar a vida dos outros em risco. Sempre vejo pedaços de lonas em estradas, imagina o estrago se acertar alguém atrás! Portanto, se não puder ultrapassar a carreta o mais rápido possível, mantenha distância.

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Não tinha olhado o bauleto, realmente é bem pequeno, eu nem considero usar um baú com menos de 45L, fica meio grande na CG mas vai de boa, eu usava o de 47L na GSR 150i sem problemas, e assim que trocar de moto vou pensar serio em um bauleto de 55L.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  9. #9
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Todos deram boas dicas.
    Dê atenção à sua documentação e à da sua moto. Janeiro é alta temporada, a PRF fica de olho em documento nessa época.

    Agora sobre o destino, achei que Caldas era só no inverno! Hahaha #calor
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  10. #10
    Iniciante Avatar de DBLS150
    Data de Ingresso
    Oct 2015
    Localização
    Brasilia - Df
    Posts
    97
    Galera, estou gostando mt das dicas, coisas q eu jamais iria pensar... rsrsrs... Então a moto tem 800km rodados, novinha, documentos ok. Diey, queira ir no inverno, mas e a unica vez q vou ter tempo... hahaha
    "Eu vivo minha vida 1 segundo de cada vez, naquele momento, nada mais importa!"

  11. #11
    Motociclista Avatar de Ricardo Cazati
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Birigui
    Idade
    33
    Posts
    820
    Citação Postado originalmente por DBLS150 Ver Post
    Galera, estou gostando mt das dicas, coisas q eu jamais iria pensar... rsrsrs... Então a moto tem 800km rodados, novinha, documentos ok. Diey, queira ir no inverno, mas e a unica vez q vou ter tempo... hahaha
    a moto tem 800km rodados ?
    então ela ainda está amaciando, eu te recomendo ir a no máximo 100km/h pra poder ter um bom amaciamento,
    forçar o motor nessa idade pode deixa-lo manco até você ter que faze-lo de novo...
    A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal !


    2002 Honda CBX 250 Twister Vermelha - Finalmente 250cc.
    1997 Honda CG 125 Titan Azul - Minha guerreira eterna.
    2014 Traxx Sky 125 Prata - Emprestada da minha mãe por uns meses.

  12. #12
    Usuário de motoneta Avatar de tuliofone
    Data de Ingresso
    Sep 2015
    Idade
    44
    Posts
    147
    Uma dica boa é montar a moto pra viagem um dia antes e testar (por uns 20 a 30km), pra ver se a configuração que você está levando tá confortável e não está prejudicando a estabilidade. Descobrir isso depois que já está 50km na estrada é pior.

    Outras coisas que estou lembrando agora:
    • Leva um pouco de óleo de corrente em um vidrinho pra lubrificar (ou, se tiver espaço, um chain lube),
    • O kit de ferramentas básico, mesmo que não saiba usar. Se um motociclista parar pra te ajudar, e souber consertar alguma coisa, não adianta se não tiver as ferramentas. É bom levar algum tipo de fita (prateada ou a isolante) e um pedaço de arame + alicate. Se era bom pro McGeyver, é bom para você!
    • Roupas leves: camisa de naylon, bermuda de tectel, essas roupas que você consegue lavar de noite no banheiro do hotel e já estarem prontas no dia seguinte. Ah, uma dica boa que eu li: leva elástico de bagageiro pra usar, entre outras coisas, de varal! Chinelos, tênis tipo casual (all-star de cano baixo), que é fácil de acomodar na bagagem.
    • Muitas sacolas plásticas. Dobre elas que ficam pequenininhas. Pra não misturar coisas molhadas com secas, amarrar vidros que podem vazar, etc.
    • Barra de cereal e água (para você se sentir viajando em um avião da Gol!


    O mais importante: Saia cedo e não tenha pressa. Boa viagem!
    Última edição por tuliofone; 10-11-15 às 09:17.
    Aprendendo a ser mecânico... Cansei de mexânico!
    CBX 250 Twister - 2001 (desde 0km)

  13. #13
    Iniciante Avatar de DBLS150
    Data de Ingresso
    Oct 2015
    Localização
    Brasilia - Df
    Posts
    97
    Ricardo Cazati, ela tem 800 km rodados em duas semanas, ja fiz mt coisa q não queria ate amaciar, por errar marcha ja cortei giro sem querer, por necessidade (um motorista de um carro se irritou cmg e correu atras de mim tive q "dar fulga"), coloquei 120... Não sei se seria por conta disso, mas vejo os videos do Renato Garcia no youtube e ele com a msm moto q a minha, consegue manter 130/135km/h em viagem tranquilo, ja a minha com tudo a favor da 120 no máximo, será q isso deixou o motor dela manco?

    tuliofone, as dicas foram otimas, principalmente do teste antes da viagem e do varal.. rsrsrs ... devagar e sempre, chegar bem e o mais importante!

    mt obg galera pelas ajudas, e qlqer dica e so continuar mandando.
    "Eu vivo minha vida 1 segundo de cada vez, naquele momento, nada mais importa!"

  14. #14
    Motociclista Avatar de Ricardo Cazati
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Birigui
    Idade
    33
    Posts
    820
    Citação Postado originalmente por DBLS150 Ver Post
    Ricardo Cazati, ela tem 800 km rodados em duas semanas, ja fiz mt coisa q não queria ate amaciar, por errar marcha ja cortei giro sem querer, por necessidade (um motorista de um carro se irritou cmg e correu atras de mim tive q "dar fulga"), coloquei 120... Não sei se seria por conta disso, mas vejo os videos do Renato Garcia no youtube e ele com a msm moto q a minha, consegue manter 130/135km/h em viagem tranquilo, ja a minha com tudo a favor da 120 no máximo, será q isso deixou o motor dela manco?
    pode ser que sim, pode ser que não...
    mas uma coisa é certa, você não "podia" andar nessa velocidade nela com o motor amaciando, pelo fato dela poder ficar amarrada,
    uma coisa é fato, eu já vi, o máximo dessa moto original é 137km/h e ela começa a cortar giro, se esse cara MANTÉM essa velocidade então ele alterou alguma coisa na moto,
    porque essa velocidade já é beirando o máximo dela e isso é apenas em descida, creio que ela irá manter no máximo 130km/h sozinho e um pouco abaixado,
    lembrando que manter não é top speed, manter é andar em pista plana sem perder velocidade...

    mas nem tudo está perdido, como ela ainda está na fase de amaciamento você pode tentar reverter o que já fez e começar a respeitar os limites do amaciamento,
    principalmente nessa viagem que você vai ficar com ela horas na pista, vai de boa a 100km/h no máximo, se possível tenta manter sempre a média dos 90km/h,
    faça isso até ela atingir mais ou menos 1800km rodados, dai apartir dos 2000km ela já vai estar bem amaciada e você pode sentar o aço UHADUHADUHAD
    A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal !


    2002 Honda CBX 250 Twister Vermelha - Finalmente 250cc.
    1997 Honda CG 125 Titan Azul - Minha guerreira eterna.
    2014 Traxx Sky 125 Prata - Emprestada da minha mãe por uns meses.

  15. #15
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Eu acho que as dicas são válidas, mas tem muita coisa que é pessoal.

    Vou falar sobre mim, me referindo a viagens de 500 kms ou mais.

    O que eu sempre levo:
    > Capa de chuva (se for no auge do verão, não costumo levar, um banho nem é ruim nessa situação);
    > Kit básico de ferramentas (chaves que vem com a moto + combinadas (poucos números) + alicate + pedaço de arame + parafusos e polcas + enforca gato);
    > Kit para conserto de pneus sem câmara;
    > Uma viseira cristal (para rodar a noite) e uma escura (para rodar durante o dia);
    > Eu não costumo carregar água e mantimentos nesse tipo de viagem, acho exagero, além do mais muito raramente irá ficar 500 kms sem ter um local onde beber água e comprar algo para comer;
    > Sacolas plásticas, pequenas, médias, grandes...;
    > Aranha e elásticos;
    > Câmera fotográfica ou celular que tire boas fotos, sempre tem bons momentos para serem registrados;

    O que usar:
    > Jaqueta;
    > Luva;
    > Calça pode ser comum mesmo, caso não tenha específica para moto;
    > Alguma bota confortável e com boa aderência;

    Espaço para bagagem é muito relativo, depende de cada um, depende para onde vai...
    Eu já fiz viagem de três dias levando somente em uma mochila toda bagagem para duas pessoas e não me faltou nada. Mas ao mesmo tempo já fiz viagens de dois dias onde enchi dois alforges... cada caso, é um caso.

    Eu não compraria um Baú menor que 45l, que caiba dois capacetes. Marca Shad ou Givi, o resto, é resto.

    Não esqueça de revisar a moto!

    Como já falaram, evitar andar atrás de caminhões e ônibus. Se eu não consigo ultrapassar, prefiro reduzir a velocidade e ficar para trás, além da fuligem e sujeirada que sai desses veículos, eles tapam nossa visão (tanto do asfalto, possíveis buracos, o que está acontecendo na frente) e ainda podem soltar algo grande e causar um acidente grave caso não tenha distância suficiente.

    No mais é isso, sempre sair com tempo e calma, parar quando sentir necessidade. Isso também varia muito de cada um e de cada situação, eu já fiz viagens onde rodei quase 400 kms sem parar nenhuma vez e já fiz viagens que tive que parar de 50 em 50 kms... pare quando VOCÊ achar que tem que parar.

    Além disso tudo, recomendo dar uma olhada antes no mapa, caso não conheça o local para onde está indo. Se possível e se julgar necessário, imprima um leve junto!

    falooowww

 

 

Tópicos Similares

  1. dicas de novato para novato
    Por domlele no fórum Área de debate
    Respostas: 32
    Último Post: 31-08-11, 21:01
  2. Sinais e dicas para viagem em grupo
    Por leodinei no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 29-03-11, 23:01
  3. Viagem para Joenville em Março...[dicas]
    Por Zack no fórum Região Sul
    Respostas: 21
    Último Post: 08-03-11, 16:38
  4. Dicas para um novato... motor, óleo e afins
    Por buneco no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 15-09-09, 14:23
  5. dicas para viagem a SRR
    Por leandrolsf no fórum Região Sul
    Respostas: 2
    Último Post: 16-01-09, 09:40

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •