Citação Postado originalmente por pedromartins Ver Post
HÁ CONTROVÉRSIAS.

1- As diferentes marcas de oleo não são iguais ao Yamalube, umas apesar de terem as mesmas especificações, são melhores e piores. Lubrax API-SL 20w50 nao é igual ao Yamalube API-SL 20w50.

2 - Existe a diferença entre oleo mineral, semissintético e sintético, se voce poe oleo mineral na moto, Tipo o Lubrax nao espere que ele tenha a mesma durabilidade do Motul Sintetico, é evidente que o Motul dura mais, independente da quilometragem.

3- O fator rotação do motor influi e muito. Se voce usa uma Fazer 250, pra chegar aos 100km/h numa rodovia, ela não precisa esguelar o motor, a depender do piloto com 5.000 ou 6.000 rpm ele chega a manter essa velocidade facil, voce consegue manter 100km/h numa Factor 125 por exemplo com essa rotacao do motor? Nunca, ou seja o oleo vai ser mais exigido, consequentemente vai sofrer mais e vai perder as caracteristicas mais cedo, vai esquentar mais, a Fazer tem radiador de oleo pra ajudar, a Factor nao, se na Fazer a troca é com 3.000 voce vai trocar o oleo da Factor que sofreu o mesmo trajeto por um mes com 3.000? Ja viram os berros que uma Factor dá pra subir uma ladeira engarupado? digamos que a ladeira tenha 1km, quem sofrerá mais? a Fazer ou a Factor? é impossivel o oleo das duas estar na mesma condição.

4- E as rotacoes que a moto usa pra aquecer antes de sair pra a luta? não conta? Se eu passar 5 minutos aquecendo a moto diariamente quanto pau o oleo nao deu antes do odometro comecar a marcar?

Motos pequenas trocam com baixa quilometragem porque o motor roda mais pra chegar a velocidade de cruzeiro e o oleo é mais judiado por aquecer mais e nao ter refrigeração pra ele, fora que é raro um dono d emoto de baixa cilindrada por um oleo sintetico que dura 3x mais numa moto de baixo custo.

Se eu por oleo sintetico na minha moto eu troco com 3.000km, mas enquanto eu por Lubrax mineral eu troco com 1000 porque eu subo ladeiras, exijo do motor e seu que ele não aguenta mais que isso. A diferença no preço dos dois deixa bem claro que um pode rodar 1000 e outro 3.000 ou mais.
Entendo teu ponto de vista, mas me responde as seguintes questoes, quantos kms tu acha que teu motor vai durar trocando a cada 1mil e a cada 3mil? quanto custa uma garrafa de oleo?