Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 29
  1. #1
    Novato Avatar de JeanR
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Posts
    18

    Adaptar novo motor na NX 150 1992

    Fala galera!

    Tenho uma NX 150 1992 com 59000 km e a restaurei esses dias, porém o motor dela é muito amarrado, pra chegar a 100 km/h sofre muito. Não sei se é limitação do motor ou se é porque ele está carbonizado por dentro. Exemplo: quando saio em 1ª ela demora pra atingir 20 km/h, demora mais do que qualquer outra moto que eu já testei, Fan, Titan, Biz. O giro sobe e ela não desenvolve, e a embreagem é nova, então não vai ser esse o problema.

    Ás vezes andando em velocidade constante, 50 km/h por exemplo, do nada ela ganha mais potência sem eu acelerar, o giro permanece o mesmo, parece que o motor solta, o corpo até chega a ir levemente pra trás. Por esse motivo eu acho que ela está descarbonizando o motor, estou forçando e vou trocar o óleo de 500 em 500 km pra ver se sai sujeira acumulada por todo esse tempo que ela passou parada.

    Se não melhorar, futuramente pretendo colocar um motor 150 de Fan ou Titan. Não quero colocar um motor maior, pois eu não conseguiria regularizar no Detran, aqui em SP eles só permitem um motor com até 10% a mais de potência. Eis que vem as dúvidas:
    - motor carburado ou injeção? Eu sei que motor injetado é melhor, porém isso não exigiria mais da parte elétrica da moto que não foi projetada pra isso?
    - será que esses motores se encaixam facilmente no quadro na NX ou preciso de adaptação?

    PS: eu tenho certeza que um motor 150 da Honda ficaria ótimo nela pois meu pai tem uma Titan 2005 e já peguei estrada com ela, alcançando 110 km/h sem muito esforço. E as duas tem quase o mesmo peso, 118 kg da Titan contra 120 kg da NX.
    Última edição por JeanR; 17-02-16 às 10:45.

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Itabira-MG
    Posts
    154
    olha, eu corocaria o da titan 150 carburada... acho ele espertinho pelo fato de ser carburado e a manutenção e adaptação fica muito mais fácil.. se nao me engano é só tirar um e colocar o outro no lugar.. nao tenho certeza disso.. talvez precise somente adaptar alguma coisa da parte eletrica, mais pelo fato de ser um motor carburado não vai ser coisa muito complicada não..

  3. #3
    Novato Avatar de JeanR
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Posts
    18
    Penso nisso mesmo Cesar, parece ser um adaptação fácil com um motor carburado. Agora me veio uma dúvida, a NX tem conta-giro, se eu trocar o motor no caso de uma Titan (não tem conta-giro), isso se adapta ou eu ficaria sem?

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Idade
    37
    Posts
    216
    Cara vc nao acha que trocar motor de nx pra titan ficaria meio q trocar 6 por 1/2 duzia nao? ta que é um motor mais novo, mas acho q o ganho seria mínimo, de repente retificar o seu motor daria uma nova vida p ele. uma revisada no carburador, nas valvulas. assim a moto é sua né, mas uma adaptação da muito trabalho, ate passar ela p 200cc trocando pistao seria mais simples que trocar o motor todo. no caso do conta giros, eles podem ser eletronicos e pegar sinal da bobina se nao me engano

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    esse negócio de pegar força no meio do caminho ta parecendo problema de ajuste leve no carburador ou válvula frouxa.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  6. #6
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    Jean, se trocar por motor da Titan nao vai melhorar em nada, voce ja viu a diferenca entre a relacao de coroa pinhao da Titan pra a NXR? Uma prioriza a tocada (Titan), e outra o torque...

  7. #7
    Motociclista Avatar de _PACHECO
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    31
    Posts
    507
    Da uma geral no sistema de alimentação dela, do inicio ao fim, deve resolver!
    "Eu piloto porque eu amo a liberdade, independência e o movimento do chão sob mim. Mas acima de tudo, eu piloto para melhor me entender, entender minha máquina, as terras por onde passo, e para encontrar outros motociclistas como eu."



    "Durante aqueles dez segundos ou menos, eu sou livre."

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Rolândia PR
    Idade
    40
    Posts
    389
    compra uma motor de crf 230 e coloca nela, só mantendo a tampa esquerda do motor.

    Pronto motor novo e tecnicamente regularizado, pois você não terá que passar por INMETRO, ainda tem o mesmo bloco do motor.

    Brincadeira a parte, sobre o motor da CRF230, mais revisa o seu motor, passa ela para 200cc igual da XR200 ou da Strada, se não estou enganado é a mesma carcaça.

    Resumindo pega um motor de Strada e remonta ele sobre a carcaça do seu motor, para manter o numero, assim você nem vai regularizar... entende.

  9. #9
    Novato Avatar de JeanR
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Posts
    18
    Citação Postado originalmente por Robson#663 Ver Post
    Cara vc nao acha que trocar motor de nx pra titan ficaria meio q trocar 6 por 1/2 duzia nao? ta que é um motor mais novo, mas acho q o ganho seria mínimo, de repente retificar o seu motor daria uma nova vida p ele. uma revisada no carburador, nas valvulas. assim a moto é sua né, mas uma adaptação da muito trabalho, ate passar ela p 200cc trocando pistao seria mais simples que trocar o motor todo. no caso do conta giros, eles podem ser eletronicos e pegar sinal da bobina se nao me engano
    Robson, penso nisso de retificar o motor também. Nas especificações os dois motores são semelhantes, mas acontece que o meu não está normal. Hoje eu consigo pegar uma Titan 2006 de leilão de 200,00 até 400,00, talvez fica mais barato do que fazer o motor da minha.

    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    esse negócio de pegar força no meio do caminho ta parecendo problema de ajuste leve no carburador ou válvula frouxa.
    Às vezes tenho essa impressão de ser problema na abertura de algum estágio do carburador mesmo, mas dois mecânicos já mexeram nele e regularam, mesma coisa. Sobre as válvulas, acabei de revisar ela todinha e diz o mecânico ter regulado.

    Citação Postado originalmente por pedromartins Ver Post
    Jean, se trocar por motor da Titan nao vai melhorar em nada, voce ja viu a diferenca entre a relacao de coroa pinhao da Titan pra a NXR? Uma prioriza a tocada (Titan), e outra o torque...
    Concordo em partes, se o meu motor estivesse normal seria a mesma coisa, porém ele não está, provavelmente terei que fazer ele, onde eu gastaria mais do que comprando uma titan de leilão. Sei das diferenças da relação, mas pra você ter idéia, a Titan aqui do meu trampo tem muito mais torque do que minha NX, e deveria ser o contrário.

    Citação Postado originalmente por _PACHECO Ver Post
    Da uma geral no sistema de alimentação dela, do inicio ao fim, deve resolver!
    Como eu disse ali em cima, ela acabou de sair de uma revisão geral, foi desmontada todinha e continua quase igual de quando ela entrou na oficina.

    Citação Postado originalmente por SpeedBit Ver Post
    compra uma motor de crf 230 e coloca nela, só mantendo a tampa esquerda do motor.

    Pronto motor novo e tecnicamente regularizado, pois você não terá que passar por INMETRO, ainda tem o mesmo bloco do motor.

    Brincadeira a parte, sobre o motor da CRF230, mais revisa o seu motor, passa ela para 200cc igual da XR200 ou da Strada, se não estou enganado é a mesma carcaça.

    Resumindo pega um motor de Strada e remonta ele sobre a carcaça do seu motor, para manter o numero, assim você nem vai regularizar... entende.
    Hahaha, seria uma boa colocar um de CRF, subiria até parede. Eu não pretendo aumentar a cilindrada dela, pois reduz a vida útil do motor. Eu só queria um motor 150 agindo como tal, o meu tá parecendo de Biz 100 e olha lá hein.

  10. #10
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Rolândia PR
    Idade
    40
    Posts
    389
    Pensando agora, será que não é seu escapamento que está zoado?
    Tipo ferrugem por dentro, carbonização excessiva ou mesmo um ninho de rato dentro....

    Faz um teste, vai no sitio e roda com ela só com o curva sem a ponteira, vê como fica.
    Mais antes passa um arame no curva, só para garantir que não tem nada atrapalhando.

    Mais outra coisa, para você regularizar um motor novo na sua moto, você ira gastar muito mais com $$$ do que refazer o seu.
    Tem a taxa do detran, tem a taxa da oficina do Inmetro e novamente a taxa do detran.... faz isso não, a dor de cabeça não compensa.

  11. #11
    Novato Avatar de JeanR
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Posts
    18
    Citação Postado originalmente por SpeedBit Ver Post
    Pensando agora, será que não é seu escapamento que está zoado?
    Tipo ferrugem por dentro, carbonização excessiva ou mesmo um ninho de rato dentro....

    Faz um teste, vai no sitio e roda com ela só com o curva sem a ponteira, vê como fica.
    Mais antes passa um arame no curva, só para garantir que não tem nada atrapalhando.

    Mais outra coisa, para você regularizar um motor novo na sua moto, você ira gastar muito mais com $$$ do que refazer o seu.
    Tem a taxa do detran, tem a taxa da oficina do Inmetro e novamente a taxa do detran.... faz isso não, a dor de cabeça não compensa.
    O escape está precisando trocar sim, acho que por dentro está todo estourado. Isso dá tanta diferença assim? Eu sei que um escape novo deixa a moto mais esperta, mas será que toda essa lerdeza é por isso?

  12. #12
    Motociclista Avatar de _PACHECO
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    31
    Posts
    507
    O motor quatro tempos se divide em: Admissão, Compressão, Explosão e Exaustão.
    Pelo o que tu falou parecia ser na admissão que é a mistura que entra de combustivel e ar, por isso eu citei uma revisão tem todos os componentes, no bura principalmente, acho difícil ser compressão (problema no pistão e camisa) e explosão (problema na vela), sobra a exaustão que é do escape, nunca vi esse tipo de problema, talvez apareça alguém aqui para dizer se conhece algum caso.
    "Eu piloto porque eu amo a liberdade, independência e o movimento do chão sob mim. Mas acima de tudo, eu piloto para melhor me entender, entender minha máquina, as terras por onde passo, e para encontrar outros motociclistas como eu."



    "Durante aqueles dez segundos ou menos, eu sou livre."

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Rolândia PR
    Idade
    40
    Posts
    389
    Você falou que a moto está toda revisada...
    Me pergunto quem revisa o escapamento??? por isso falei dele.

    Faz como te falei, você não vai pagar nada para testar e é rápido, até divertido andar um pouco fazendo barulharão!!!
    O certo seria apos tirar a ponteira regular a mistura do carburador... mais só para teste não precisa não.

    Se quiser arriscar ranca a ponteira e de uma volta no quarteirão... são só dois parafusos.

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Idade
    30
    Posts
    167
    Só um detalhe JeanR: Não sei em qual estado vc mora, mas no estado de SP vc não consegue mais comprar moto de leilão.

  15. #15
    Novato Avatar de JeanR
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Posts
    18
    _PACHECO, eu queria ter trocado o carburador por um de Titan 150, mas o mecânico diz que limpou, trocou bóia, vedação e regulou, disse que não tinha necessidade. Mas ainda pretendo trocar talvez por um maior. Esse problema dela ganhar força sozinha realmente parece coisa de carburador, dá impressão que acontece entre as fases de média e alta aceleração.

    SpeedBit, vou testar isso esse final de semana, veremos.

    Grilocolt, moro no interior de SP e continua normal comprar veículos de leilão. Teve um esses dias e vai ter outro esse mês. Tem os veículo com direito a documentação e tem os sucatas, que é o que pretendo.

 

 

Tópicos Similares

  1. Tornadeiro -rj de brinquedo novo >>>>>>>>>> DT -200 ano :1992
    Por tornadeiro rj no fórum Fotos das Motocas
    Respostas: 11
    Último Post: 15-07-11, 12:17
  2. adaptar cabeçote e bloco da falcon 400 no motor xlx 350
    Por ahalrama no fórum Preparação
    Respostas: 22
    Último Post: 20-01-11, 16:09
  3. Adaptar motor de Falcon!
    Por Murilo_Biz125 no fórum Área de debate
    Respostas: 45
    Último Post: 24-11-06, 14:42
  4. Motor Vibrando - RD135Z 1992
    Por Minghe no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 11-11-05, 15:11

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •