Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 13 de 13
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2016
    Localização
    Belford Roxo - Rio de Janeiro
    Idade
    31
    Posts
    27

    Lightbulb Pinhão - CG 150 2014~2015 - Experiência e dúvida!

    Fala, galera! Beleza? Sou novo no fórum e percebi que esse é um dos mais movimentados que achei pela internet. Bom, estou procurando um pinhão de 15 dentes para minha moto(CG 150 Titan 2014), mas não encontro. O original dela é o de 16 dentes. Fiz algumas pesquisas e encontrei de 14 e de 17 dentes, mas o de 15 eu só encontro para as Titans antigas. Eu comprei em um aloja física uma vez um pinhão de 15 dentes com o mesmo formato de encaixe da minha Titan 2014, porém, quando fui colocar o mesmo, não encaixava. Mesmo formato, mas o encaixe era um pouco menor. Minha moto está com pneu traseiro 100/90 da Pirelli (MT65) e isso a deixa um pouco mais pesada, principalmente em subidas, mas a estabilidade da moto (principalmente em curvas) fica maravilhosa. Recentemente fiz uma viajem de Belford Roxo - RJ a Dores do Rio Preto - ES (400km ida, 400km volta - arredondando) e o que mais senti falta foi de um pouco mais de força nas longas subidas. Apesar do pinhão de 14 dentes deixar a moto com uma arrancada muito boa (mais força), ele deixa a marcação muito errada no painel, já que a velocidade e a quilometragem desta moto é marcada de acordo com o eixo do pinhão, engrenagem primária (se não me engano). Ao chegar em 130km/h, por exemplo, ela na verdade está a 121km/h, 9km/h de diferença. Percebe-se isso ao passar por um radar ou utilizar um GPS. E sim, a quilometragem dela é marcada a mais também. De 24km quando eu ia ao trabalho, passou para 26km (acho que foi isso mesmo, não lembro bem, mas passou a marcar mais utilizando o mesmo trajeto). Com o pinhão de 17, pelo que li em alguns lugares, ela ganharia mais final em retas e descidas, fazendo as marchas serem mais "elásticas", porém, já sei que eu teria de colocar na 2° marcha para ter força, situação que com o de 16 dentes (original) ela de 4° responderia de boa. Enfim, eu consigo encontrar um pinhão de 15 dentes? Alguém já conseguiu colocar um pinhão de 15 dentes em uma Fan ou Titan 150 modelos 2014 em diante? Provavelmente com o de 15 dentes a diferença no painel seria um pouco menor (lembrando que mesmo com o original, toda moto tem uma marcação a mais no painel, por exemplo, com 16 dentes ela marca 130km/h, mas no radar ou GPS indica 125~126km/h). Dicas, opiniões e respostas para as perguntas são bem-vindas. Abraço, galera duas rodas! =D

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    A fábrica testa todas as configurações possíveis e faz diversas avaliações e escolhe a relação que apresenta melhores resultados do conjunto.. Avaliando a aceleração, torque, velocidade máxima, economia de combustível nos diversos percursos que a moto pode ser usada...modificações geralmente obtém resultados inferiores... Quando uma.moto não atende as necessidades de potencia, sugiro troca por outra mais potente.
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Localização
    Diamantino-MT
    Idade
    28
    Posts
    347
    Procura o pinhão da 150 sport que é 15 dentes mais não adianta vc compensa a perda de torque e velocidade com o pinhão e pelo que eu vi por ai esse pneu faz a moto perder muita velocidade final.

  4. #4
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    nã te entregaram um pinhão de cg 125 ñ ?

    Como o tempo e o vento...

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    sao vicente-sp
    Idade
    36
    Posts
    679
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    nã te entregaram um pinhão de cg 125 ñ ?
    com certeza !
    Citação Postado originalmente por brunocg150sport Ver Post
    Procura o pinhão da 150 sport que é 15 dentes mais não adianta vc compensa a perda de torque e velocidade com o pinhão e pelo que eu vi por ai esse pneu faz a moto perder muita velocidade final.
    eu to usando a relação completa da sport na minha ESD, pq ? pq eu soh ando dentro da cidade, raramente consigo chegar a 80/90 "/
    pra mim ficou "melhor" a moto ficou mais "àgil" porém pra qm pega pista nao recomendo de forma nenhuma, fiz um teste, qdo chegou a 100 no painel o giro do motor tava la no céu já. Inclusive de todos testes que fiz (motor original) a melhor relacao pra moto q pega pista cidade anda com garupa as vezes, etc, ou seja uso de todo jeito que da ... a melho relacao eh a original e ponto !

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Eu sempre gostei de usar uma relação mais longa, principalmente em motos pequenas. Elas foram pensadas para uso urbano, então na rodovia a última marcha fica meio curta e fica-se quase sem o recurso de baixar uma marcha para sustentar velocidade em quarta.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    sao vicente-sp
    Idade
    36
    Posts
    679
    Eu ja sinto ao contrário, a última marcha n tem força nenhuma por isso encurtei até

    Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Localização
    Diamantino-MT
    Idade
    28
    Posts
    347
    Citação Postado originalmente por pedroabni Ver Post
    Eu ja sinto ao contrário, a última marcha n tem força nenhuma por isso encurtei até

    Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk
    Na fan 125 que eu tinha vc botava a 5 e a moto não andava era só pra alivia o motor o motinha lazarenta.

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    sao vicente-sp
    Idade
    36
    Posts
    679
    Mas acho que toda moto a última marcha eh pra isso

    Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk

  10. #10
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2016
    Localização
    Belford Roxo - Rio de Janeiro
    Idade
    31
    Posts
    27
    Citação Postado originalmente por brunocg150sport Ver Post
    Procura o pinhão da 150 sport que é 15 dentes mais não adianta vc compensa a perda de torque e velocidade com o pinhão e pelo que eu vi por ai esse pneu faz a moto perder muita velocidade final.
    Sim, realmente o pneu que fez a moto ficar um pouco mais pesada. Você sente a diferença, mas como eu disse antes, a estabilidade ficou outro nível. Não acelero muito com a moto, em viagens eu conseguindo manter a 100km/h já está ótimo.

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    nã te entregaram um pinhão de cg 125 ñ ?
    Olhá, pior que eu não sei. Tem o mesmo formato, porém onde tem, acho que, o sextavado (deve ser assim o nome) é menor um pouco e acaba não entrando. Já até joguei fora.

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por brunocg150sport Ver Post
    Procura o pinhão da 150 sport que é 15 dentes...
    Mas esse pinhão realmente cabe nas 150 2014 em diante? Sabe de alguém que colocou esse?

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por pedroabni Ver Post
    com certeza !

    eu to usando a relação completa da sport na minha ESD, pq ? pq eu soh ando dentro da cidade, raramente consigo chegar a 80/90 "/
    pra mim ficou "melhor" a moto ficou mais "àgil" porém pra qm pega pista nao recomendo de forma nenhuma, fiz um teste, qdo chegou a 100 no painel o giro do motor tava la no céu já. Inclusive de todos testes que fiz (motor original) a melhor relacao pra moto q pega pista cidade anda com garupa as vezes, etc, ou seja uso de todo jeito que da ... a melho relacao eh a original e ponto !
    Sim! Com o pinhão 14 dentes acontece o mesmo, você sente a moto bem mais forte, mas é muito perceptível o barulho mais forte do motor, como se estivesse fazendo muito mais força. Como vou trocar somente o pinhão, creio que o de 15 dentes ficará de boa. O original é 16, o de 14 fica muito alto o giro. O de 15 ficará médio e creio que dará a força que preciso por causa do pneu maior. Minha intenção não é bater os 137km/h até cortar o giro, é somente de manter uma boa aceleração em subidas com esse pneu que dá mais estabilidade. 80~100km/h já estará ótimo com o motor fazendo menos força comparado ao pinhão de 14 dentes.

  11. #11
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    sao vicente-sp
    Idade
    36
    Posts
    679
    Sim o da 150 sport eh 15d e serve na sua moto pode ir na fé

    Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk

  12. #12
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    Moto 125 já tem pouca força.. Daí põe um pinhão maior fica mais fraca ainda...se o cara tiver uma namorada gorda na garupa.. Parar no meio de uma subida...daí não sobe mais...e isso já aconteceu comigo...
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  13. #13
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2016
    Localização
    Belford Roxo - Rio de Janeiro
    Idade
    31
    Posts
    27
    Citação Postado originalmente por pedroabni Ver Post
    Sim o da 150 sport eh 15d e serve na sua moto pode ir na fé

    Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk
    Beleza então. Vou comprar um e testar. Posto o resultado aqui depois.

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por emerson merighi Ver Post
    Moto 125 já tem pouca força.. Daí põe um pinhão maior fica mais fraca ainda...se o cara tiver uma namorada gorda na garupa.. Parar no meio de uma subida...daí não sobe mais...e isso já aconteceu comigo...
    Em uma subida, por causa do pneu da minha moto, quase caí por a moto não ter força para subir. Ela de primeira começava a engasgar e parar a moto em ladeira é osso. Tem que se equilibrar bem e acionar os dois freios. Se jogar o pé para apoiar o chão, do lado direito, só o freio dianteiro não vai segurar a moto, vai começar a descer de ré. Realmente com um pinhão maior, força para subidas, principalmente com garupa, não vai ter.

 

 

Tópicos Similares

  1. duvida sobre pinhão 150
    Por rorbge no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 2
    Último Post: 06-06-13, 14:17
  2. Respostas: 15
    Último Post: 02-12-12, 07:07
  3. Duvida tamanho pinhao cg 125/150
    Por uedaa no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 23-07-11, 15:54
  4. Trocar pinhão [dúvida]
    Por *lelo no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 19-11-10, 16:40
  5. Dúvida: Pinhão 15 na Fan.
    Por Doidooo no fórum Área de debate
    Respostas: 12
    Último Post: 05-08-09, 13:44

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •