Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Novato Avatar de altend
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Interior SP
    Idade
    30
    Posts
    22

    Amortecedor traseiro Twister

    Boa noite membros.
    Desde que comprei minha Twister noto algo estranho no amortecedor traseiro.
    Se eu deixar a moto fora do pézinho e segurando na alça lateral, puxar pra cima, a parte de trás levanta, como se existisse um tipo de "folga" no amortecedor traseiro, do ponto de repouso dela até certa altura.
    Dois mecânicos olharam e disseram que era normal, pois ela ainda estava dando curso e não vaza óleo nem bate seco.
    Bem, cometi a burrada e comprei um pro-link pararelo, mandei instalar na moto e de fato, ele não tinha folga quando eu puxava a moto pra cima pelas alças traseira.... No entanto, era menor que o original, e mais seco. Devolvi (ufa) e botei o original dela no lugar. Estranhamente, no inicio ele estava durinho quando eu puxava pra cima, porém hoje, depois de tirar a moto do cavalete central, notei que ao puxar pra cima, ele estava "subindo" de novo.
    A moto não balança quando corro, pelo menos não notei até os 140km/h.

    Então galera, característico ou algum tipo de defeito devido ao uso?
    Agradecido.
    Twister 2008

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Petrópolis RJ
    Idade
    34
    Posts
    608
    Nao intendi muito bem sua duvida
    Dei uma olhada aqui na minha e quando forçei pra cima fez tipo um "TOC" que ao meu ver é o final de curso do amortecedor
    2 semanas atras peguei estrada e a moto foi de boas sem nada anormal
    Espero ter ajudado


    Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

  3. #3
    Novato Avatar de altend
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Interior SP
    Idade
    30
    Posts
    22
    Citação Postado originalmente por joãomaller Ver Post
    Nao intendi muito bem sua duvida
    Dei uma olhada aqui na minha e quando forçei pra cima fez tipo um "TOC" que ao meu ver é o final de curso do amortecedor
    2 semanas atras peguei estrada e a moto foi de boas sem nada anormal
    Espero ter ajudado
    Você notou se a rabeta se elevou muito?
    Não emite som algum quando faço isso, no entanto, parece que o amortecedor se "estica" pra cima até certo ponto quando puxo.
    Twister 2008

  4. #4
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Petrópolis RJ
    Idade
    34
    Posts
    608
    Subiu quase nada ,meio ou 1 centimetro no maximo

    Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por altend Ver Post
    Boa noite membros.
    Desde que comprei minha Twister noto algo estranho no amortecedor traseiro.
    Se eu deixar a moto fora do pézinho e segurando na alça lateral, puxar pra cima, a parte de trás levanta, como se existisse um tipo de "folga" no amortecedor traseiro, do ponto de repouso dela até certa altura.
    Dois mecânicos olharam e disseram que era normal, pois ela ainda estava dando curso e não vaza óleo nem bate seco.
    Bem, cometi a burrada e comprei um pro-link pararelo, mandei instalar na moto e de fato, ele não tinha folga quando eu puxava a moto pra cima pelas alças traseira.... No entanto, era menor que o original, e mais seco. Devolvi (ufa) e botei o original dela no lugar. Estranhamente, no inicio ele estava durinho quando eu puxava pra cima, porém hoje, depois de tirar a moto do cavalete central, notei que ao puxar pra cima, ele estava "subindo" de novo.
    A moto não balança quando corro, pelo menos não notei até os 140km/h.

    Então galera, característico ou algum tipo de defeito devido ao uso?
    Agradecido.
    estou tentando entender essa história mas encontrei algumas inconssistências.... a twister não tem pro-link e pra colocar um tem de fazer uma modificação no apoio do descanso central que ela tem embaixo (mesmo que não venha de fábrica com um descanso central, a fixação existe);

    mas ok, a dúvida que vi é referente ao SAG/GAP. em resumo, essa folga é normal;
    se quiser entender mais, é só continuar lendo.

    essa "folga" serve pro momento que se está passando sobre irregularidades contínuas no asfalto, aqueles remendos da pista que a roda fica "tremendo".
    no momento que a roda passa, o pneu arremessa o aro para cima que por consequencia empurra (e é empurrado de volta) a suspensão.
    após a subida da roda, ela tende a descer conforme a pista segue até 'pousar' no plano.
    ao pousar no plano a roda cessa o movimento vertical, porém a moto pela inércia continua a descer e a suspensão absorve o choque suavisando todo o impacto.

    essa "folga" (conhecida como GAP ou SAG) atua no momento que a moto é jogada para cima no final do obstáculo, nesse instante a moto tende a continuar subindo um pouco mais por inércia e a roda tende a sair do chão nesse pequeno espaço de tempo. a folga da suspensão (para cima) serve exatamente pra esse momento: manter a roda o máximo em contato com o solo mesmo com irregularidades.

    se não existisse essa "folga", após o fim do obstáculo a moto iria continuar a subir por inércia e iria puxar a roda da moto, fazendo perder contato com o chão que é problema sério; se isso acontece em uma curva é extremamente grave, podendo levar ao chão e a acidentes trágicos. a sensação em uma moto sem SAG é que ela 'quica', mesmo que a suspensão seja macia, sem o SAG fica perigoso.

    por isso é bom estar atento a condição e carga da suspensão, principalmente quem fuça. por isso é importante procurar saber o percurso da suspa da moto antes de comprar, para entender se ela vai ou não ter segurança pra andar por onde você quer andar.

    eu particularmente indico NO MÍNIMO 120mm de suspa e aros 17 (ou rodas de tamanho parecido)

    para saber mais, tem um topico meu sobre o assunto.
    Última edição por Vulcan; 24-09-16 às 11:52.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  6. #6
    Novato Avatar de altend
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Interior SP
    Idade
    30
    Posts
    22
    "Você precisa acrescentar reputação a outros antes de acrescentá-la a Vulcan novamente."

    (Quando disse prolink, estava me referindo ao amortecedor traseiro original mesmo).

    Que explicação completa hein?!
    Então, o que ocorre é isso mesmo. O amortecedor tem curso para cima, quando puxo a moto pela traseira, ele se estica. Ate então achava que ele só encolhia...

    ��
    Última edição por altend; 24-09-16 às 23:10.
    Twister 2008

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    sao vicente-sp
    Idade
    36
    Posts
    679
    desculpa ser meio fora, mas qual a marca do amortecedor traseiro que nao era bom ? meu amigo ta procurando amortecedor traseiro pra fazer paralelo e ja ia avisar sobre essa marca que nao eh boa

    Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk

  8. #8
    Novato Avatar de altend
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Interior SP
    Idade
    30
    Posts
    22
    Se não me engano era Solidez, não presta, mesmo vale pro SCUD e etc...
    Se for trocar amortecedor, tem que ser pelo original, nem que seja um usado ou recondicionado. Esses parelelos tem uma qualidade bem porca e nem mesmo as dimensões originais respeitam
    Twister 2008

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    sao vicente-sp
    Idade
    36
    Posts
    679
    Citação Postado originalmente por altend Ver Post
    Se não me engano era Solidez, não presta, mesmo vale pro SCUD e etc...
    Se for trocar amortecedor, tem que ser pelo original, nem que seja um usado ou recondicionado. Esses parelelos tem uma qualidade bem porca e nem mesmo as dimensões originais respeitam
    vlw vou dar esse toque pra ele, ele ta propenso a pegar cofap ....

    Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de marchetti87
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Ribeirão Preto - SP
    Idade
    36
    Posts
    409
    Há muito tempo tinha dúvidas sobre essa folga para cima do amortecedor, já estou no segundo amortecedor traseiro e é a mesma coisa. O mecânico diz que é normal, todas são iguais, mas graças à explicação do Vulcan pude compreender melhor esse comportamento. Obrigado, Vulcan, adicionei à sua reputação.

    Sobre amortecedor, vá de Cofap sem medo, ou tenta achar um usado e original em bom estado, sai mais em conta porém é um pouco difícil de encontrar em boas condições, não dá para saber visualmente se está bom ou se já está gasto, somente instalado na moto mesmo para fazer uma análise.
    Última edição por marchetti87; 25-09-16 às 23:16.

 

 

Tópicos Similares

  1. Amortecedor traseiro Dafra next
    Por Sandrinho04 no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 09-05-16, 11:52
  2. Amortecedor traseiro Twister
    Por darkmember999 no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 11-06-14, 14:08
  3. Amortecedor traseiro
    Por ASR no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 11-11-10, 08:23
  4. Amortecedor traseiro da Garini 150 ST na Yes
    Por Zack no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 30-06-10, 12:19
  5. Amortecedor traseiro DT 200
    Por KDASH no fórum Área de debate
    Respostas: 14
    Último Post: 15-08-08, 21:16

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •