É normal em toda marca, em qualquer caixa de câmbio sequencial.
É normal em toda marca, em qualquer caixa de câmbio sequencial.
Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ
Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.
Anderson,
Desencane que é assim mesmo. Em motos antes de parar é preciso ir descendo as marchas enquanto ela estiver em "movimento". Assim nunca dá xabu.
Aproveite para lubrificar o cabo de embreagem. Na planilha que citei há instruções precisas que servem para qualquer moto.
Não recomendo adicionar qualquer quantidade de óleo mais grosso ainda do que o óleo que a sua já usa. Só para você ter uma ideia a viscosidade do 20W-50 é análoga a óleos de câmbio SAE 90.
Bissulfeto de molibdênio como aditivo é a pior coisa que você poderia fazer para a embreagem. A longo prazo iria ser pá e b_o_s_t_a.
Não vá na onda dos achistas para não ficar com um B.O. na mão depois. Vá por mim de moto eu sei pouca coisa. Mas de química orgânica, inorgânica e petroquímica eu entendo.
Última edição por Ctrl-Alt-Del; 12-12-16 às 23:27.
Crtl-Alt-Del
De certa forma discordo, pois como mencionei numa mensagem anterior, só se a embreagem já estiver muito gasta, pode haver a possibilidade de patinar e isso algumas pessoas falaram na internet.
Existem diversos relatos na internet do beneficio do Molykote ou Militec a favor da conservação de um motor, tanto para carro quanto para moto. Se eu tivesse comprado minha moto 0km, já teria começado depois do amaciamento e com 28.000km, estou pensando em comprar o Molykote por ser mais em conta.
CG Titan 160 2019 Prata (atual)
Crosser ED 150 2017 Blue
Fazer 250 2017 Blue
Factor ED 125 2014 Black
Vivendo e aprendendo sobre motos...
Olá Zumbi beleza?
Há de se fazer uma distinção entre dissulfeto de molibdênio (MoS2) e produtos, por exemplo, com o nome comercial Molykote que abrange uma série de diferentes produtos e composições.
O MoS2 é um composto conhecido há décadas por ter propriedades anti-fricção. O nome por si só, já é explicativo – anti-fricção. Inclusive no cárter de motores 4T os quais “não” abrigam a caixa de transmissão e embreagem num único compartimento. Eu usei este composto com bons resultados. Como sabemos, diferentemente dos automóveis a imensa maioria das motocicletas 4T compartilham o mesmo cárter de óleo para todos os componentes internos móveis do motor, inclusive a embreagem. Notemos a incompatibilidade – embreagem (fricção) e MoS2 (anti-fricção).
Este fato é de tal importância (que diferencia motores de carros e motos) que a JASO criou a norma T903 na década dos anos 90 para óleos de motocicleta. Que basicamente é um teste de eficiência para óleos de motor com relação ao desempenho da fricção da embreagem em banho de óleo.
Pois bem, o MoS2 não é um composto proibido pela JASO. Contudo os químicos, engenheiros químicos e técnicos do ramo, tem consciência que o limite de uso para este composto é muito estreito para aplicação em motores de motocicleta, devido ao comprometimento da embreagem. A tal ponto que via de regra não se adiciona MoS2 na formulação desses óleos.
Já no caso do nome Molykote, ele é um nome comercial que abriga uma série de produtos que podem ou não conter necessariamente o MoS2. Vejamos que, ao longo da linha de mensagens anteriores do post; em nenhum momento eu citei nomes de produtos. Citei somente composto, classificações e normas concernentes a API e JASO nada mais.
Em se tratando de lubrificantes, por trás de muitos produtos existe muito marketing (gimmicks) para induzir consumidores. A fazê-los pensar o que os vendedores desejam que os consumidores pensem. Para que consumam os produtos deles.
Crtl-Alt-Del