Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 51
  1. #1
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940

    Post Escapamento Esportivo mas que fosse pouco barulhento

    .
    Saudações confrades do PQN!

    Estou estudando qual escape esportivo usar na minha Factor 125, para melhorar um pouco a velocidade final. Bem no fundo, no fundo mesmo nunca gostei de escape barulhento em motos pequenas. Exceto para motores 2T de 180 cc para cima.

    Ok já sei que para 125 cc 4T não vai ser muito fácil encontrar um que seja pouco restritivo e faça pouco barulho. Por isso recorro aos confrades mais experientes com escapes.

    Quais escapamentos esportivos são bons e fazem pouco barulho para a Factor 125?
    Crtl-Alt-Del

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de zurubabao
    Data de Ingresso
    Jan 2012
    Localização
    Joinville-SC
    Idade
    28
    Posts
    100
    Escapamento é uma coisa complicada, por que nas primeiras semanas de funcionamento ou otimo e piora , ou é ruim e depois melhora.

    Tem um truque que é feito em escapes direto para diminuir os estralado, e deixar o som mais encorpado com menor volume em Decibeis, .

    que seria Colocar chapas na flauta para direcionar o gases do escape para a lã do ecape e não sair direto como de costume.

    EX : --------|-----------|---------|----------
    < -------
    ----|-----------|---------|----------|-----

  3. #3
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    .
    Beleza Zurubabao?

    Eu imagino que o que mais restringe a saída do escape da Factor que no caso é uma 14. É o catalisador que segura pelo menos uns 1 cv e alguma coisa.

    As primeiras YBR com motor original rendiam 12.5 CV de potência máxima. Já a minha para cumprir com o PROMOT 4 fase 2, rende 10.2 cv.

    As Factor têm um bom espaço para aumentar uns dois CV sem precisar abrir o motor. Para você tem uma ideia, o carburador da Factor têm Venturi 25 mm. Que é o mesmo da 150 Sport mas com gicleur 130, a Sport usa original 140.

    A vantagem é que se o cara andar estilo tiozao, ela faz 47/l sussa.
    Crtl-Alt-Del

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    escape de tirar um e por outro, o menos barulhento que vi, foi o turbo da pro tork.
    na pratica, acho que só refazendo o escapamento pra obter a performanse e barulho desejado...
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    .
    Beleza Zurubabao?

    Eu imagino que o que mais restringe a saída do escape da Factor que no caso é uma 14. É o catalisador que segura pelo menos uns 1 cv e alguma coisa.

    As primeiras YBR com motor original rendiam 12.5 CV de potência máxima. Já a minha para cumprir com o PROMOT 4 fase 2, rende 10.2 cv.

    As Factor têm um bom espaço para aumentar uns dois CV sem precisar abrir o motor. Para você tem uma ideia, o carburador da Factor têm Venturi 25 mm. Que é o mesmo da 150 Sport mas com gicleur 130, a Sport usa original 140.

    A vantagem é que se o cara andar estilo tiozao, ela faz 47/l sussa.
    Não sei se um escape curto em uma moto chega a retirar alguma coisa na potência.

    Pense em um motor de carro, com seus 100cv e um escapamento 5 vezes maior...

    Meu carro quando furou o escapamento e eu fui deixando, ficou horrível em baixo rpm, perde muito o torque por falta da contra pressão do escape. Acho que nesse caso, acaba por deslocar a curva de torque e potência do motor pra cima. Se você tem um bom "feeling" com a moto, acho que seria bom testar antes pra ver. Tem muita gente por ai que só pelo fato da moto estar berrando mais já acha que está andando mais.
    Última edição por andersonpg; 07-02-17 às 08:49.
    Fazer 250 Blueflex

  6. #6
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Não sei se um escape curto em uma moto chega a retirar alguma coisa na potência.

    Pense em um motor de carro, com seus 100cv e um escapamento 5 vezes maior...

    Meu carro quando furou o escapamento e eu fui deixando, ficou horrível em baixo rpm, perde muito o torque por falta da contra pressão do escape. Acho que nesse caso, acaba por deslocar a curva de torque e potência do motor pra cima. Se você tem um bom "feeling" com a moto, acho que seria bom testar antes pra ver. Tem muita gente por ai que só pelo fato da moto estar berrando mais já acha que está andando mais.
    eu encurtei o escape da minha biz quando ele quebrou e de duas uma: mais barulho ou menos potência em alta... escolhi menos potência.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  7. #7
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    escape de tirar um e por outro, o menos barulhento que vi, foi o turbo da pro tork.
    na pratica, acho que só refazendo o escapamento pra obter a performanse e barulho desejado...
    Os escapes da Protork são bem populares nos Yamaheiros, principalmente o V3 e a galera ainda tira parte do miolo para ficar mais livre. Aí eu teria que andar com protetor auricular ahuahuah.

    Esse turbo vou dar uma procurada no tube para ouvir. Já que deste esse toque.
    Crtl-Alt-Del

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    E cá entre nós, moto se não for 3 cilindros ou mais, o barulho é muito feio.
    Tá certo que gosto é algo pessoal, mas sei lá, acho que até atrapalha o condutor para ouvir outros barulhos, do motor da moto, outros carros se aproximando, etc....
    Fazer 250 Blueflex

  9. #9
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Anderson,

    Um escapamento é dimensionado em função da faixa de rotação onde o motor irá trabalhar a maior parte do tempo. No vosso caso o escape fez perder torque em baixa. As vezes dependendo do buraco que aparece no escape em alta a potência aumenta.

    O escape original da minha é bonzinho para andar na cidade. É que eu tou querendo usar a motinha para viagens curtas de 30 a 40 km e 125 cc para manter 100/h direto com giro mais baixo. Só se liberandoum pouco a exaustão.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 07-02-17 às 10:27.
    Crtl-Alt-Del

  10. #10
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    São Gonçalo-RJ
    Posts
    365
    O escape que achei mais interessante foi o roncar 2way, mas é caro demais. Estou modificando meu escape pra tentar deixar o som mais baixo.

  11. #11
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por Isac-RJ Ver Post
    O escape que achei mais interessante foi o roncar 2way, mas é caro demais. Estou modificando meu escape pra tentar deixar o som mais baixo.
    Legal o seu toque, depois vou procurar no tube. Roncar sem dúvida em termos de robustez e qualidade tá num outro nível.

    Por falar em outro nível, e os escapes Fortuna de Birigui, eles tem adeptos onde estão vocês?

    Eles foram meus clientes, a fábrica deles é um brinco, me parece ser um escape tipo Pró Tork só que melhorando em qualidade e acabamento.
    Crtl-Alt-Del

  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    São Gonçalo-RJ
    Posts
    365
    Meu escape é um Fortunna Mini,acabamento e qualidade é bem melhor que Pro Tork,só não gostei do ronco,alto e agudo demais pro meu gosto.

  13. #13
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por Isac-RJ Ver Post
    Meu escape é um Fortunna Mini,acabamento e qualidade é bem melhor que Pro Tork,só não gostei do ronco,alto e agudo demais pro meu gosto.
    Os Fortuna mini, isto é, os que são mais curtos tem o abafador/silencioso pequeno. No catálogo que baixei agora da Fortuna, há modelos para Factor com maior comprimento que devem ter maior supressão acústica. Como os modelos F1dos tipos esportivo e turbo. Mas somente pelo catálogo é difícil ter referência de tamanho.

    Parece me que tipo oval, oval boca 8 e Tri são mais barulhentos.
    Crtl-Alt-Del

  14. #14
    Usuário de motoneta Avatar de zurubabao
    Data de Ingresso
    Jan 2012
    Localização
    Joinville-SC
    Idade
    28
    Posts
    100
    Na CG 99 eu uso o torbal (famoso floripa) por que quase sou obrigado a usar pelo cabeçote e comando que uso, pois se usar o original reaberto a moto fica amarrada e não tem carburação que fique decente.. (fica normal mas chega a perder pra uma fan 125) , no caso os primeiros meses era uma delicia, ronco grosso e não estralado, ai quando pulei de 133cc para 166cc com escape deu uma **** diferença por causa do pistâo maior, ficou mais encorpado, mas o escape foi queimando a lã e foi piorando, mas não chega a estralar(devo ter uns 3 anos e nunca abri.) vou fazer o video modificando comparando os mesmos.

    alias o torbal nem se compara a um protork, mesmo com um cromo que não dura 1 ano direto, mas o interior fica intacto.

    O modelo é esse.

  15. #15
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    São Gonçalo-RJ
    Posts
    365
    Fiz uma flauta e instalei,ficou uma merda,muito alto,vou colocar uma arruela na boca do escape pra abafar. Escape pequeno não tem muito o que mexer pra melhorar.

 

 

Tópicos Similares

  1. Respostas: 39
    Último Post: 15-05-13, 09:05
  2. escapamento esportivo para Bros, porém menos barulhento, tem?
    Por José Manoel no fórum Área de debate
    Respostas: 40
    Último Post: 29-07-12, 16:23
  3. Qual melhor escapamento esportivo para trocar no lugar do escapamento original ?
    Por imported_Júlio César no fórum Área de debate
    Respostas: 21
    Último Post: 08-03-11, 23:12
  4. Respostas: 0
    Último Post: 05-03-11, 12:31

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •