Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2017
    Idade
    29
    Posts
    16

    Apertei a vela demais?

    Olá. Gostaria que alguém me ajudasse, fui trocar a vela da minha intruder, e conforme o manual, dizia para girar 1/2 volta de aperto depois de rosquear completamente a vela com a mão.

    Porém, consegui girar pouco mais de 1/4 depois do aperto, e sinto que fiz muita força. Posso ter feito algo errado? Está funcionando, mas estou muito preocupado.

    A vela nova é de iridium...

    Alguém pode me dar uma luz?

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Petrópolis RJ
    Idade
    34
    Posts
    608
    Se ta funcionando normal deixa quieto (acho melhor) .

    Enviado de meu LG-K200 usando Tapatalk

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2017
    Idade
    29
    Posts
    16
    Obrigado por responder. Mas não tem perigo de me deixar na estrada? Ou acontecer algo grave?

  4. #4
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Não tem problema, é assim mesmo. Quando ela é nova tu consegue apertar um pouco mais, porque a gaxeta ainda tem que assentar.

    Para dar problema só se ficasse frouxa demais, ou fizesse muita força para apertar, tipo querer virar o Hulk, mas com essas chaves curtinhas que vem com o kit dá moto nem o Rambo conseguiria dar muito torque a ponto de não conseguir tirar depois.
    Fazer 250 Blueflex

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Petrópolis RJ
    Idade
    34
    Posts
    608
    Pocha
    Acho dificil .mais nao impossivel


    Pessoal mais esperiente pode te aconselhar melhor

    Enviado de meu LG-K200 usando Tapatalk

  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2017
    Idade
    29
    Posts
    16
    E qual problema pode dar se estiver frouxa? Não corro risco na estrada né? é minha primeira moto e não entendo muito de mecânica

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Intr- Ver Post
    E qual problema pode dar se estiver frouxa? Não corro risco na estrada né? é minha primeira moto e não entendo muito de mecânica
    Se estiver frouxa pode vazar compressao e ela ficar fraca, se apertar demais fica ruim para tirar depois.

    Mas isso é o tipo de coisa que não tem mistério, comece rosqueando com a mão até onde conseguir, para garantir que a rosca entrou certo, depois é só dar um aperto firme com a chave com apenas uma das mãos, quando não conseguir mais apertar com uma força moderada, está pronto.
    O problema é quando o sujeito coloca a vela de qualquer jeito e estraga a rosca, ou aperta demais, achando que está apertando as rodas de um carro, por exemplo, depois pra tirar é ruim.
    Mas tem que ser muito animal pra fazer isso.
    Fazer 250 Blueflex

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de Zoom5201
    Data de Ingresso
    Oct 2016
    Localização
    Suzano - SP
    Posts
    191
    Exemplo do que pode acontecer com vela frouxa.

    https://www.pequenasnotaveis.net/thr...osa-no-consumo
    Dafra NEXT 250 2014
    Ex Honda CBX 250 Twister 2008
    Ex Suzuki Yes 125 06/06

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    39
    Posts
    816
    Precisa ver se a vela de Iridium pede o mesmo torque angular, porque isso depende também da arroela de vedaçao da vela.

    Vela solta pode nao causar nada, como pode ( como aconteceu no outro topico ) causa perda de eficiencia do motor, mas em uma caso extremo, sob uso severo, pode se tornar um ponto quente na camara ( devido a falha de transferencia de calor da vela para o cabeçote ) e detonar o motor por pré-igniçao ( nunca vi acontecer ).

    Ta ai um coisa que evito de mexer, pois se ferrar a rosca do cabeçote ( de aluminio, molinha ) é uma encrenca das grandes. So se estiver falhando mesmo, foda que moto monocilindro, falhou aquele nao anda mais, multicilindro da para ir embora, falhando mas vai, é até relativamente comun ver carro velho na rua andando com 1 cilindro apagado.

    PS: Tem a vela de Iridium com grau termico correto do motor?
    Sh 300i - Curtindo as estradas por ai...

  10. #10
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2017
    Idade
    29
    Posts
    16
    Citação Postado originalmente por 2weels Ver Post
    Precisa ver se a vela de Iridium pede o mesmo torque angular, porque isso depende também da arroela de vedaçao da vela.

    Vela solta pode nao causar nada, como pode ( como aconteceu no outro topico ) causa perda de eficiencia do motor, mas em uma caso extremo, sob uso severo, pode se tornar um ponto quente na camara ( devido a falha de transferencia de calor da vela para o cabeçote ) e detonar o motor por pré-igniçao ( nunca vi acontecer ).

    Ta ai um coisa que evito de mexer, pois se ferrar a rosca do cabeçote ( de aluminio, molinha ) é uma encrenca das grandes. So se estiver falhando mesmo, foda que moto monocilindro, falhou aquele nao anda mais, multicilindro da para ir embora, falhando mas vai, é até relativamente comun ver carro velho na rua andando com 1 cilindro apagado.

    PS: Tem a vela de Iridium com grau termico correto do motor?
    A numeração da vela é a correta, mas quando tirei a antiga (1600km rodados) ela estava com a ponta preta... Teria urgência em fazer regulagem do carburador? Notei que a moto tá dando mais arrancada em baixa rotação, mas não passa de 8500rpm na quinta.

 

 

Tópicos Similares

  1. vela quente ou vela fria?
    Por paulo henrique no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 01-07-13, 10:05
  2. Vela Bpr9es e Vela B7hs
    Por cattani no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 15-10-10, 18:47
  3. Vela nova X vela velha
    Por Stone no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 10-05-06, 18:57
  4. Bobina, Cabo de Vela e Vela de Gol 1.0...Ganho Potência ?
    Por motoboyzera no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 12-09-05, 10:55

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •