Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1

    Dúvida_Baú grande (motoboy) para viagens com garupa

    Saudações galera.

    Tenho essa dúvida, pesquisei na net e encontrei um camarada perguntando o mesmo, mas acabou que o pessoal não respondeu e só falou de bauletos menores como solução.

    É o seguinte, se para viajar que é necessário uma bagagem maior, posso usar báu grande, de 80LT ou mais, com um alongador e ir com garupa? Não tenho encontrado nada a respeito disso, sobre limitação. O máx que vi é que se passar de 90LT a placa tem que ser vermelha no caso de motos de cargas e fretes...
    Eu até fiz uma viagem assim recente, e como era camping me atendeu mt bem.. Coloquei apenas coisas leves no baú, como colchonete, cobertas, etc. E as coisas mais pesadas nas mochilas para não forçar mt o quadro e manter os pesos nos pontos de apoio... Passei por policia rodoviaria e tudo, mas ainda não estou mt seguro se pode ou não.

    Não ligo para estética visual, pois acho que isso é um valor não eficaz e muito manipulado pelo comércio. Gosto de pensar na eficácia
    Enfim, se estiver alguém bem esclarecido nesse assunto, fico muito agradecido.
    Ah, e destaque que esses baus são bem mais baratos, e tem tranca que pode colocar um cadeado bem seguro... Assim quando paro, guardo capacetes e etc tbm. É isso,
    Abraço

  2. #2
    Consegui pesquisar mais, e vi algumas pessoas falando que moto de passeio não poderia usar baú de carga, pois teria que constar no documento... Talvez aí esteja o problema. Porém na lei não vejo nada que define um baú de carga ou não T.T Mas claro que um policial encrencaria com isso. Que lei estranha desse nosso país. Não poder usar uma moto para usar cargas pessoais ? (sem ser a trabalho e remunerado)

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    São Gonçalo-RJ
    Posts
    365
    Acho que o problema com a lei por causa do baú vai ser de acordo com o policial,o problema que vejo é a adaptação pra andar com garupa,o peso fica concentrado na ponta do quadro e atrapalha na estabilidade. Nesse caso prefiro o básico bauleto e alforje.

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    Mogi das Cruzes - SP
    Idade
    42
    Posts
    130
    Põe alforge lateral e pronto, vai é quebrar o quadro da moto

    Enviado pelo celular
    Faça valer a pena !!!

    Titan 32.000kms + Ybr 24.000kms + Fz250 21.000kms + Titan150 47.235



  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    39
    Posts
    816
    Concordo, alforge! O ruim de alforge é andar no corredor, mas se é para viajar, em rodovia é proibido andar no corredor mesmo...
    Sh 300i - Curtindo as estradas por ai...

  6. #6
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Idade
    49
    Posts
    78
    William, no teu caso a questão do baú é a seguinte: botou baú? Sua moto será caracterizada pelos PM's, agentes de trânsito e até mesmo os PRF's como uma moto usada para trabalho.
    E como tal VOCÊ TERÁ QUE USAR O COLETE DE MOTO-ENTREGADOR SEMPRE QUE FOR UTILIZAR A MOTO, SOB PENA DE SER MULTADO NO ARTIGO 244 DO CTB sem o agravante, porém (e por enquanto...), da suspensão do direito de dirigir e recolhimento da CNH.

    Como já disseram, bote um BAULETO dos maiores que puder encontrar + alforjes e problema resolvido!

    Os alforjes, pelo que já ví, tem o suporte de cada lado da moto, para afixá-los, então quando você não precisar deles, basta retirá-los para um uso mais tranqüilo da motoca na cidade.

    E a respeito do que o 2weels disse de corredor nas rodovias: sempre que faço entregas para outras cidades/estados eu uso o corredor - seja lá por que evento o trânsito esteja lento/parado - e nunca me deu nenhum B.O. com os "ômi".

    Fora aqui em SC, faço também entregas no PR e RS (este último ocasionalmente) e tanto em rodovias do PR como em SC nunca tive alguma encrenca ao andar no corredor.
    Twister prata 2005 (a última disponível na loja!!)
    Adquirida em Dezembro de 2005 O KM

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    sao vicente-sp
    Idade
    36
    Posts
    679
    eu ja penso da seguinte maneira, faça da forma que vc ache que é segura, ja vi nego rodando com um alongador, pra poder andar com garupa, do mesmo jeito q eh proibido andar no corredor e nego anda ... e assim vai, eu mesmo, to procurando um bau desses brancos gigante pra andar com minha filha, pq pelo tamanho dela, ela fica insegura de andar na garupa com toda aquela distancia até o bauleto, entao tava pensando em por um bau desses grnades, e nisso ja aproveito o espaço pra colocar duas capas de chuva, bota, a mochila dela da escola e qq outra tranqueira ... mas ai eu ja nao conseguiria andar com um adulto na garupa sem remover o bau ...

  8. #8
    Galera, é muita desorganização no país.. Como vos disse, e estava lendo sobre essas leis, existe por exemplo a lei que obriga a placa vermelha nos casos de uso de moto para cargas de trabalho remunerado. E conversei com amigo sobre isso, e ele falou que era um absurdo e que não acreditava na lei, pq nem os correios usam placa vermelhas. E fui conferir, e realmente não usam placa vermelhas; E como o amigo ali disse, eu entendo que as vezes as leis são para ajudar, mas no caso do baú, não entendo, pois o bauleto vai na mesma distancia do que o baú. Ou seja, o risco de quebrar o quadro seria o mesmo. Acredito que uma lei justa, seria limitar o meso conforme a distancia do ponto de apoio! Ai sim funcionaria. Mas como eu disse, acredito que no meu caso não teria problema em quebrar. pois coloco coisas bem leves, como colchonete, roupas, e isso não caberia no alforge nem bauleto... E fora que o baú vs alforge é completamente impermeável, que ajuda na chuva. Mas é um país mt loko mesmo, infelizmente, com soluções que são sempre superficiais. Mas então para não ter dor de cabeça, tentarei comprar o maior bauleto. Mas como vos disse tbm, o preço do baú é bem mais em conta! :3 E com qualidade superior

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783
    Eu também sou favorável ao alforge lateral, coloca um de cada lado, aí você não precisa colocar um baú tão grande, e também não vai tirar a estabilidade da moto e o conforto para o garupa. Já vi falaram aqui também, daquelas bolsas que ficam encima do tanque, é uma alternativa.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  10. #10
    Sim, futuramente pretendo colocar o alforge. Mas por enquanto vou priorizar o bauleto, pois posso guardar o capacete tbm enquanto estiver na cidade ;3

 

 

Tópicos Similares

  1. Apagar topico por favor (coloquei na seção errada)
    Por williansgoo no fórum Notícias
    Respostas: 1
    Último Post: 15-08-21, 13:09
  2. Para-Briza (Bolha) vale a pena para twister em viagens?
    Por jehanvideo no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 07-01-19, 03:42
  3. Dicas para viagens - Check-list para moto (em construção)
    Por XxUNOxX no fórum Encontros, Festas e Viagens
    Respostas: 2
    Último Post: 10-11-10, 16:59
  4. Contatos do pessoal para viagens!
    Por RazielNomack no fórum Região Sul
    Respostas: 14
    Último Post: 10-12-08, 11:37
  5. Preparação para viagens
    Por PimEdu no fórum Área de debate
    Respostas: 33
    Último Post: 27-05-08, 11:11

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •