Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 4 de 4
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2017
    Idade
    27
    Posts
    2

    Relação de marchas e relação final Fan 125 12/13

    Comprei uma Fan 125 pra ir e voltar do meu trabalho, e dentro do meu bairro mesmo, uns 2km de trajeto todo em asfalto, algumas curvas, mas muito simples de serem contornadas, mas há dias em que pego a BR pra tratar de comprar mercadorias e sinto que a relação de marchas e a de relação final dela é muito curta, mas muito curta mesmo já fiz testes a 50 km/h em 5 e ela tinha certo "ânimo" quando eu exigia um pouco dela.
    Minha dúvida era se a relação dela havia sido mudada pelo antigo dono e não, não foi.
    Mas quando passo de 60 já sinto ela meio enforcada, o motor empurra com força até o fim da zona de velocidade da 5, peso 98 kg, no plano é que mais estranho que é quando ela consegue manter 90 km/h (de painel é claro) com relativa facilidade.
    Mas se tento ir além disso ela parece estar girando demais, alguém aí já fez modificações de relação? Se sim, qual? E como ficou?
    To pensando em mudar a da minha, e talvez por um comando media-alta.
    Vale a pena?
    Deixa girar!

  2. #2
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Uma 125cc é assim mesmo. A 90 km/h já está começando a esgoelar. Como pesas quase 100 kg se alterares a relação original para uma mais longa perderá um pouco de torque (força) na faixa de rotações inferiores e pode até perder um pouco de velocidade final se alterar a relação para um quociente a partir de um certo limite. A melhor relação para o motor original a Honda já estudou testou e definiu, desencane camarada.

    Porém se tens dúvida se a relação que está nela é muito curta. É fácil resolver, consulte o manual dela e confronte com a relação que está nela.

    Uma possibilidade remota é que a embreagem já esteja começando a patinar, mas não deve ser isso. Relaxe, sua moto é uma 125cc, foi feita para andar assim e economizar gasosa.

    E tenho dito.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 04-03-17 às 14:24.
    Crtl-Alt-Del

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2017
    Idade
    27
    Posts
    2
    Quanto a embreagem eu acredito que seja bem provável, até por que ela as vezes patina quando troco de 1 pra segunda, eu engato a 2 acelero e ela patina antes de passar a força do motor pras rodas, eu até sindo quando a marcha de fato "entra" e começa a tracionar.
    Deixa girar!

  4. #4
    Motociclista Avatar de betocampana
    Data de Ingresso
    May 2015
    Localização
    Assis - SP
    Posts
    571
    Dá pra testar uma alteração no pinhão, que é muito barato, facil de trocar e dá uma mudança boa. Se você realmente anda bastante em estrada, vale a pena. A quinta marcha passa a ser a quarta, e vc terá uma folga de rotações na descida.

    Qd eu só andava sozinho na moto, eu sempre colocava pinhão com um dente a mais (14 pra 15 nas CG's até 1999, 16 pra 17 na CG 150 2007), pq meu peso em cima da moto nem conta direito haehah (60kg, 1,70m). Isso pra cidade e estrada.
    Atualmente, como só ando na cidade, eu diminuí um dente no pinhão, tou usando um 15 na CG 150, pra moto ficar mais esperta.
    Quando vires um homem bom, tente imitá-lo;
    Quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.

    ________________
    Honda CG ESD kit 190 Athena

 

 

Tópicos Similares

  1. Respostas: 20
    Último Post: 17-07-12, 18:36
  2. Relação.....força x final
    Por luanmiquelao no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 02-09-10, 22:14
  3. Uma técnica para a relação final
    Por Jduarte no fórum Área de debate
    Respostas: 23
    Último Post: 23-11-06, 20:14
  4. minha relacao tah no final
    Por Danilo no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 01-07-05, 14:18

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •