Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Idade
    38
    Posts
    35

    FAN 150 ESI 2013 Fraca. Bomba ou regulador de pressão?

    Boa tarde!
    Bom pessoal, tenho notado que minha moto perdeu um pouco de rendimento. Tem apenas 15 mil km(minha desde 0km). Filtro de combustivel original e vela trocados com pouco mais de 10 mil km. Depois que notei isto troquei recentemente o filtro de ar(paralelo) e kit relação(tração). Mas pra mim a moto continua fraca. Notei recentemente que a bomba está fazendo um barulho um pouco mais alto(pode ser que só comecei a notar depois de notar que ela ficou fraca e eu comecei a olhar ela com mais detalhes) que o de costume. Desmontei e limpei o bico(limpeza caseira com transformador e querosene), desmontei a bomba e limpei o pré-filtro da mesma(não troquei pq mexi no final de semana e n tinha onde comprar) e verifiquei a folga das válvulas. Infelizmente não tenho como testar a bomba(pressão, vazão..) e não confio em levar nos mecânicos daqui, faço eu mesmo a manutenção dela(lubrificação, óleo, filtros, bengalas..). Ela não falha, nem corta, porém perdeu rendimento principalmente em altas rotações. Hoje é um sacrificio passar dos 100 km/h, antes ela ia até quase 120 sem pestanejar. As luzes de injeção não piscam(indicando algum defeito), mesmo assim já fiz até o reset da mesma! Vi que tem pouca coisa falando sobre o regulador de pressão de combustível dessas motos e não sei como que eu conseguiria diagnosticar se o problema é nele ou na bomba. Pois acredito que o defeito seja alimentação. A moto anda bem, não falha, não morre, porém pra mim é nítido que perdeu principalmente o Torque(algo que adorava na minha, abria fácil das outras 150cc) e potência em alta.

  2. #2
    Motociclista Avatar de bruno almeida
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    660
    só tem um jeito meu amigo
    compra um manometro e faz os testes

    - - - Updated - - -

    http://www.lojadomecanico.com.br/pro...-st-mbm11-moto
    divide em 12 vezes kkkkkkkkkkkk
    e vc ainda pode ganhar uma grana depois
    aqui onde moro ngm tem ou sabe o que é isso
    todo problema de injeção e já trocam a bomba, não usam nem lâmina para regular válvula...

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Idade
    38
    Posts
    35
    Fiz mais um teste hoje.
    Vi no canal MotoMecânicaOnline(https://www.youtube.com/watch?v=cXZqG4_uyGY) que a moto dele(Titan 150 Flex) não acendia luz ALC mesmo estando abastecida 100% com etanol, como se a moto não soubesse ao certo identificar o combustível que estava no tanque. Ele trocou o regulador de pressão e a moto voltou a acender a luz ALC identificando o que tinha no tanque, teoricamente(acho eu) esse é o papel da sonda lambda, que identifica/"lê" a mistura e com isso manda a informação para que a injeção adote a estratégia. Bom, o fato é que a troca do regulador resolveu o problema da moto dele como ele mostra no vídeo(alias, indico o canal).

    Daí, retirei toda a gasolina do tanque da minha, e botei só etanol. Ficou ruim, falhando, morrendo sozinha..(tudo isso já sabia, devido a mudança brusca) a questão é que depois de 5Km a moto andou como se estive com a gasolina que retirei. Andei ao total 30 km só com etanol e nada da luz ALC ficar acessa. Vi que outras pessoas tiveram problema semelhante da luz ALC não acender com 100% etanol, inclusive no fórum motonline(se não puder citar me avisem que retiro) tem uns comentários de gente que teve o mesmo "defeito"(Bros, Titan) e resolveu trocando o regulador de pressão.

    Estou sinceramente pensando que a falta de potência da minha moto seja justamente esse bendito regulador, já que a moto parece "não saber" o que está bebendo e adota a estratégia errada, e com isso não ocorre o devido aproveitamento do combustível. Talvez se muitos dos proprietários deste modelo de moto usassem etanol(por aqui ninguém usa, primeiro que ninguém gosta, segundo o preço) apareceriam mais casos desse.

  4. #4
    Motociclista Avatar de bruno almeida
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    660
    o problema meu amigo é que sem um scanner ou outras ferramentas como um medidor de pressão e vazão tudo vai ser apenas achismo...
    vc corre o risco de trocar peças de forma desnecessaria
    por isso ainda to com minha carburada kkkkk

  5. #5
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Idade
    38
    Posts
    35
    Citação Postado originalmente por bruno almeida Ver Post
    o problema meu amigo é que sem um scanner ou outras ferramentas como um medidor de pressão e vazão tudo vai ser apenas achismo...
    vc corre o risco de trocar peças de forma desnecessaria
    por isso ainda to com minha carburada kkkkk
    Opa Bruno!
    Então, essas motos não precisam necessariamente de um scanner para ver erros na injeção. Elas tem uma espécie de autodiagnostico através de um simples Jumper no seu cabo DLS(injeção). Está cheio de vídeos no Youtube mostrando como ler memória de avarias, apagar erros passados e fazer o reset da ECU/ECM voltando aos padrões de fábrica. Fora o fato de também, na maioria dos casos, todos os veículos com injeção eletrônica tendem a acender a luz da mesma, indicando ao motorista que existe algo de errado com o veículo. Mas realmente, injeção quando começa a dar estresse é um pé no saco, kkkkkkkk.

  6. #6
    Motociclista Avatar de bruno almeida
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    660
    eu sei disso meu amigo
    mas na pratica um scanner faz toda a diferença e no seu caso o manometro de pressão e vazão é fundamental para o diagnóstico

  7. #7
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Idade
    38
    Posts
    35
    Problema resolvido! De fato a troca do regulador de pressão foi a solução. Assim que troquei ele e fui testar a moto voltou a ficar forte, porém não acendeu de imediato a luz ALC. Fiz reset na injeção e após uns 20km rodados a luz acendeu e permanece acesa até agora. Serve de dica para quem tiver um problema parecido.
    Segue novamente o link do vídeo onde achei a solução para meu problema: canal MotoMecânicaOnline(https://www.youtube.com/watch?v=cXZqG4_uyGY)

  8. #8
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Apr 2018
    Posts
    52
    Citação Postado originalmente por ROD1985 Ver Post
    Boa tarde!
    Bom pessoal, tenho notado que minha moto perdeu um pouco de rendimento. Tem apenas 15 mil km(minha desde 0km). Filtro de combustivel original e vela trocados com pouco mais de 10 mil km. Depois que notei isto troquei recentemente o filtro de ar(paralelo) e kit relação(tração). Mas pra mim a moto continua fraca. Notei recentemente que a bomba está fazendo um barulho um pouco mais alto(pode ser que só comecei a notar depois de notar que ela ficou fraca e eu comecei a olhar ela com mais detalhes) que o de costume. Desmontei e limpei o bico(limpeza caseira com transformador e querosene), desmontei a bomba e limpei o pré-filtro da mesma(não troquei pq mexi no final de semana e n tinha onde comprar) e verifiquei a folga das válvulas. Infelizmente não tenho como testar a bomba(pressão, vazão..) e não confio em levar nos mecânicos daqui, faço eu mesmo a manutenção dela(lubrificação, óleo, filtros, bengalas..). Ela não falha, nem corta, porém perdeu rendimento principalmente em altas rotações. Hoje é um sacrificio passar dos 100 km/h, antes ela ia até quase 120 sem pestanejar. As luzes de injeção não piscam(indicando algum defeito), mesmo assim já fiz até o reset da mesma! Vi que tem pouca coisa falando sobre o regulador de pressão de combustível dessas motos e não sei como que eu conseguiria diagnosticar se o problema é nele ou na bomba. Pois acredito que o defeito seja alimentação. A moto anda bem, não falha, não morre, porém pra mim é nítido que perdeu principalmente o Torque(algo que adorava na minha, abria fácil das outras 150cc) e potência em alta.
    Tenho uma fan 150 2011,sou segundo dono dela,tem 45 mil rodados. Ela está na mesma situação. Motor ótimo não morre e responde bem. Mas não passa de 100km. A 5ª marcha dela não corta giro e ela está fraca e pedindo marchas quando não deveria pedir. E não creio que seja motor mal amaciado. Tá revisada. E a minha luz alc também nunca acendeu. Será que pode ser esse regulador?

    Outra dúvida,ela ficou forte apenas em altas rotações (tipo rodovias e afins) ou no uso do dia a dia melhorou também ? Valeu!

  9. #9
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Se o problema seria este dito regulador de pressão eu não tenho conhecimento para opinar.

    Mas este mano do canal MMO é firmeza. Esse é um cara que respeito e considero.
    Crtl-Alt-Del

 

 

Tópicos Similares

  1. Retificador (regulador) da YES queimado
    Por casali no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 02-02-15, 12:46
  2. Ligações do CDI e Regulador na RD135!!!
    Por Lucas Paim no fórum Preparação
    Respostas: 7
    Último Post: 12-12-12, 19:25
  3. Regulador ou retificador ?
    Por sdksk8 no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 15-07-11, 09:59
  4. Circuito regulador de tensão - LED
    Por blaugusto no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 8
    Último Post: 08-03-10, 15:37
  5. Regulador/Retificador Sundown Max SED
    Por MaumauFT no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 22-02-08, 21:05

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •