Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 4 de 4
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2017
    Idade
    39
    Posts
    1

    Preparação Motor e Cambio - CG 125ML Bolinha 1983


    Boa tarde carissimos companheiros do PN.
    Acabo de adquirir um CG 125 ML bolinha, que por sinal esta em excelente estado de conservação, vou usar a moto no dia a dia (trabalho e faculdade), portanto, pretendo dar um UP na motoca preservando o maximo possivel da originalidade sem trocar o motor, para isso conto com a importante ajuda dos membros deste grupo, conforme abaixo:
    - Modernizar o cambio com 5 marchas, dai vem a duvida, QUAL CAMBIO MAIS MODERNO É COMPATIVEL? (cg99, fAN, ML) ???
    - Motor, aumentar um pouco a cilindrada e trabalhar o cabeçote (Qual melhor pistão para colocar? Quanto rebaixar no cabeçote?
    Desde já agradeço e conto com a ajuda de voces !

  2. #2
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783
    Também tenho uma bolinha, a minha está com kit CDI Magnetron e câmbio 5 marchas. Se a sua é platinado e pretende ter desempenho, mantendo a originalidade, é melhor manter o platinado.

    O câmbio 5 marchas vai bem, mas não sei dizer se isso mudaria muito o desempenho dela alterando somente isso.

    Se vai usar no dia a dia, acredito que não vale a pena preparar muito o motor, faça um trabalho no cabeçote, se for abrir mais os dutos, compensa pegar o cabeçote das mais novas, e use um escapamento menos restritivo, para combinar com ela só o estralador mesmo, recomendo o Torbal ou o Roncar.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  3. #3
    Olá Diego. Comprei uma bolinha 1980, a partir dos 60 km/h vibra demais nos pés e quanto maior a velocidade piora. Os mecânicos que passei me disseram que é normal ela trepidar tanto assim, a sua fazia isso? A alteração no câmbio foi uma alternativa para esse problema? Antes de compra-la vi alguns relatos empolgantes de quem tem esse modelo mas não via nenhuma queixa sobre o problema que venho tido. Outra coisa é um pequeno vazamento que também me disseram que é um problema clássico e quase sem solução, o vazamento da mesa do magneto, já lhe aconteceu ou sabe me dizer quais alternativas existem?

  4. #4
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Citação Postado originalmente por hiro Ver Post

    Boa tarde carissimos companheiros do PN.
    Acabo de adquirir um CG 125 ML bolinha, que por sinal esta em excelente estado de conservação, vou usar a moto no dia a dia (trabalho e faculdade), portanto, pretendo dar um UP na motoca preservando o maximo possivel da originalidade sem trocar o motor, para isso conto com a importante ajuda dos membros deste grupo, conforme abaixo:
    - Modernizar o cambio com 5 marchas, dai vem a duvida, QUAL CAMBIO MAIS MODERNO É COMPATIVEL? (cg99, fAN, ML) ???
    - Motor, aumentar um pouco a cilindrada e trabalhar o cabeçote (Qual melhor pistão para colocar? Quanto rebaixar no cabeçote?
    Desde já agradeço e conto com a ajuda de voces !
    Se não me engano o câmbio dá certo de qualquer CG até 99 ou ML, mas tem que trocar o câmbio completo.
    Sobre a preparação, depende do que você quer, se quer só dar uma melhorada coloca um pistão 3 ou 4mm, um comandinho bravo e uma geral no cabeçote. Se quer um pouco mais coloca um pistão de 200, aí já tem que encamisar, abrir os blocos e mexer mais no cabeçote. Como o Diego falou, se quiser mexer um pouco mais tem que colocar um cabeçote mais moderno por causa do coletor (talvez até já tenha).
    A ignição, o platinado anda bem mas hoje em dia não é muito confiável. Os kits conversor pra CDI funcionam, mas a moto não anda nada, fica toda amarrada e também vive incomodando. A melhor opção é colocar o kit a CDI da titan até 99, mas aí precisa trocar a tampa do magneto, perde um pouco a originalidade mas fica muito mais eficiente e confiável.

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por Elias Marques Ver Post
    Olá Diego. Comprei uma bolinha 1980, a partir dos 60 km/h vibra demais nos pés e quanto maior a velocidade piora. Os mecânicos que passei me disseram que é normal ela trepidar tanto assim, a sua fazia isso? A alteração no câmbio foi uma alternativa para esse problema? Antes de compra-la vi alguns relatos empolgantes de quem tem esse modelo mas não via nenhuma queixa sobre o problema que venho tido. Outra coisa é um pequeno vazamento que também me disseram que é um problema clássico e quase sem solução, o vazamento da mesa do magneto, já lhe aconteceu ou sabe me dizer quais alternativas existem?
    A vibração até certo ponto é normal, mas aparentemente pelo que você disse está de mais. Quando isso acontece, geralmente é virabrequim desalinhado ou até mesmo a ponta do virabrequim torta. Abra a tampa do volante e gire o motor, aí você consegue ver se o volante está com jogo, o ideal é com relógio comparador.
    O vazamento tem que ver aonde vaza, pode ser ponta do vira gasta, carcaça gasta, ou somente retentor ruim, ou a vedação do pino de empuxo...

 

 

Tópicos Similares

  1. Pedal de câmbio duplo da Biz/ Crypton ou CG bolinha na Factor 125
    Por Ctrl-Alt-Del no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 25-08-16, 14:05
  2. Vendo bolinha 1983?
    Por manynhow no fórum Classificados
    Respostas: 5
    Último Post: 31-08-09, 11:24
  3. Preparação para motor de CG Bolinha
    Por Diego.fcs no fórum Área de debate
    Respostas: 25
    Último Post: 24-05-07, 09:39
  4. Dúvidas sobre motor e câmbio - Motor CG Today
    Por phantom_biker no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 05-02-07, 17:26
  5. preparação CG bolinha
    Por Stone no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 25-04-06, 12:34

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •