Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 21
  1. #1
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940

    Question Escolha de pneu dianteiro, qual modelo para piso molhado?

    Caros confrades

    Estou pesquisando para trocar o pneu dianteiro. As especificações dos pneus da YBR 125 Factor são as seguintes:

    Dianteiro: 2.75-18 M/C 48P (índice de carga mínimo 42P)
    Traseiro: 90/90-18 M/C Reinf 57P

    Pneu é algo fácil de comprar, basta seguir as especificações acima que estão no manual certo? Sim e não, depende do que se pretende. Algumas pessoas se preocupam mais com a durabilidade do pneu. Meu foco fica na aderência em piso molhado, capacidade de frenagem, e dirigibilidade. Porque para mim quem têm que durar e estar seguro sou eu, não o pneu.

    Os pneus “originais” que estão na minha K1 2014 são Levorin Matrix. Eles estão com mais de 22 k, o traseiro acredito que até chegar no TWI ainda possa rodar mais uns 2 ou 3.000 km. O dianteiro penso que vá lá mais uns 4 ou 5.000 km para chegar perto do TWI.

    Os pneus Levorin Matrix, pelo menos esses originais, em piso seco além da durabilidade bastante razoável, tem boa aderência em curvas, frenagens e dirigibilidade. E sem dúvida eu recomendaria. Para uso urbano são resistentes e não mostram sinais de deformação, bolhas e envelhecimento da borracha após três anos e levando em consideração que a moto em casa fica coberta protegida *do sereno na garagem.

    Mas em piso molhado, principalmente o Matrix dianteiro me têm trazido preocupações, porque quando chove e venta me sinto andando de lado e como se estivesse levitando no ar.

    Para a roda traseira me decidi e comprei um Metzeler ME 22 TT (usa câmara) este pneu no Brasil é fabricado atualmente pela Pirelli em Gravataí no RS, a qual atualmente é controlada globalmente pela China Chem. E o preço dele aqui em Sampa estava interessante. Este mesmo ME 22 mas TL (sem câmara) já foi pneu original da Factor por alguns anos. Ademais, lendo avaliações fora do Brasil no tyretest com 32 opiniões de consumidores para o ME 22 dianteiro e traseiro. Eles deram boas avaliações em piso molhado e seco. No MCN, ele está listado entre os top 10 melhores pneus para piso molhado (chuva). Então para a traseira por enquanto está resolvido. O natural seria usar na dianteira o mesmo modelo ME 22, inclusive o desenho da banda de rodagem é igual para o traseiro e dianteiro.

    Porém eu tenho pesquisado e encontrei além do ME 22, dois outros pneus interessantes que os fabricantes dizem ser bons para piso molhado que são:

    - Levorin Dakar Evolution 2.75-18 Reinf 48P (TT)
    - Michelin City Pro 2.75-18 Reinf 48P (TT)
    - Além do ME 22


    Ambos têm índice de carga 48, maiores que o ME 22 tem 42, até aí tudo bem porque está dentro da recomendação.

    Agora eu lhes pergunto para quem realmente teve experiência com o pneu dianteiro Dakar Evo, Michelin City Pro e o ME 22 2.75-18; quais seriam as impressões sobre eles com relação à:

    1. Aderência em piso molhado
    2. Aderência em piso seco
    3. Frenagem no piso seco
    4. Frenagem no piso molhado
    5. Dirigibilidade (agilidade, precisão em manobras e etc.)
    6. Estabilidade em curvas no seco
    7. Estabilidade em curvas no molhado (na chuva ninguém vai querer ralar o joelho na saboneteira né véio)

    Agradeço antecipadamente as avaliações de quem teve experiência com algum destes modelos ou de amigos de quem tu realmente sente “firmeza” pela experiência que o camarada têm em duas rodas para ter noção para comparar pneus em relação aos itens acima. Retorno
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 21-05-17 às 12:01.
    Crtl-Alt-Del

  2. #2
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    ourilândia do norte Pará
    Idade
    32
    Posts
    72
    Levorim matrix

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

  3. #3
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por lourivan42 Ver Post
    Levorim matrix

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk
    Pegou o ônibus andando e quis sentar na janela. Obrigado de qualquer maneira.
    Crtl-Alt-Del

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    241
    Melhor para chuva é o michelin pilot street.
    Lembrando que chuva os pneus trabalham em conjunto, onde o dianteiro ajuda o traseiro, portanto, devem ser usado aos pares e não um de cada marca ou modelo.

  5. #5
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    ourilândia do norte Pará
    Idade
    32
    Posts
    72
    Sou mecânico e ando de moto desde os 13 anos sei o que digo

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

  6. #6
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    ourilândia do norte Pará
    Idade
    32
    Posts
    72
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Pegou o ônibus andando e quis sentar na janela. Obrigado de qualquer maneira.
    Sou mecânico e ando de moto desde 13 anos hoje to com meus 27 ,já tive mais de 40 motos Honda,Yamaha,Suzuki,dafra Levorim matrix tanto na moto fica bonito quanto dura bem,ando direto em chuva ,barro,terra asfalto ,Michelin bom mas não são tão confiáveis em chuva não só por modelo mas pelo tipo de Borracha que eles usam talvez vc não entenda ,

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

  7. #7
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Beleza Lourival, leia agora todo o texto do post e sobre o que escrevi sobre o Levorin Matrix (é com n Levorin tá) que acredito que tu entenderás agora do porquê de minha observação sobre o que escreveste.
    Crtl-Alt-Del

  8. #8
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    ourilândia do norte Pará
    Idade
    32
    Posts
    72
    Ok sei estou apenas mostrando o uso que tive ,gostei uso pessoal e de meus clientes ,valeu ,(Lourivan)

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    241
    Citação Postado originalmente por lourivan42 Ver Post
    Sou mecânico e ando de moto desde 13 anos hoje to com meus 27 ,já tive mais de 40 motos Honda,Yamaha,Suzuki,dafra Levorim matrix tanto na moto fica bonito quanto dura bem,ando direto em chuva ,barro,terra asfalto ,Michelin bom mas não são tão confiáveis em chuva não só por modelo mas pelo tipo de Borracha que eles usam talvez vc não entenda ,

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk
    Discordo, esse michelin eu encaro chuva a mais de 100km/h numa boa, só sinto a moto querer aquaplanar acima dos 150km/h...e a borracha dele tem silica que aumenta a aderência no molhado...já estou no terceiro jogo desses pneus.

  10. #10
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    ourilândia do norte Pará
    Idade
    32
    Posts
    72
    Citação Postado originalmente por Overboost Ver Post
    Discordo, esse michelin eu encaro chuva a mais de 100km/h numa boa, só sinto a moto querer aquaplanar acima dos 150km/h...e a borracha dele tem silica que aumenta a aderência no molhado...já estou no terceiro jogo desses pneus.
    Blz então tu diz

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

  11. #11
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    ourilândia do norte Pará
    Idade
    32
    Posts
    72
    Nao sei nem oque moto

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

  12. #12
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    ourilândia do norte Pará
    Idade
    32
    Posts
    72
    Citação Postado originalmente por Overboost Ver Post
    Discordo, esse michelin eu encaro chuva a mais de 100km/h numa boa, só sinto a moto querer aquaplanar acima dos 150km/h...e a borracha dele tem silica que aumenta a aderência no molhado...já estou no terceiro jogo desses pneus.
    Levorim Dakar usei muito top

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    241
    Citação Postado originalmente por lourivan42 Ver Post
    Blz então tu diz

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk
    Numa boa, eu rodei mais de 50 mil km com esse pneu, já passei por muitas e muitas tempestades em rodovias...normalmente eu reduzo por causa da visibilidade do que por aquaplanagem...

    Sabe, eu não conheço esse pneu que você citou, então eu não desmereço ele por isso, apenas falo que eu de fato já utilizei e conheço seu comportamento em mais de uma moto.

  14. #14
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    ourilândia do norte Pará
    Idade
    32
    Posts
    72
    Citação Postado originalmente por Overboost Ver Post
    Numa boa, eu rodei mais de 50 mil km com esse pneu, já passei por muitas e muitas tempestades em rodovias...normalmente eu reduzo por causa da visibilidade do que por aquaplanagem...

    Sabe, eu não conheço esse pneu que você citou, então eu não desmereço ele por isso, apenas falo que eu de fato já utilizei e conheço seu comportamento em mais de uma moto.
    Oquei brother afinal esse blog é pra isso valeu

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

  15. #15
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    .
    Obrigado pela participação dos dois confrades Lourivan e Overbooster. Estou encerrando a discussão deste post porque esta perdeu o objetivo proposto que foi solicitar impressões específicas sobre os pneus 2.75-18 citados claramente na abertura do tópico que são:

    - Levorin Dakar Evolution 2.75-18 Reinf 48P (TT)
    - Michelin City Pro 2.75-18 Reinf 48P (TT)
    - Metzeler ME 22

    Entrei em contato com os SACs da Michelin e Levorin para dirimir minhas dúvidas. Relativas ao Metzeler ME 22 não contatei a Pirelli porque a opção natural já seria este pneu como claramente fora citado na abertura do post.
    Há de se esclarecer alguns pontos principalmente para outros confrades que possam no futuro buscar orientações e informações sobre estes pneus.

    Com relação ao uso de aditivos a base de sílica em pneus. A simples incorporação de sílica e de compostos de silício em elastômeros naturais e ou sintéticos (borrachas). Por si só não garantem melhor aderência em piso molhado em relação a pneus especialmente concebidos para condução sob chuva.

    Porque a melhora de aderência em piso molhado e diminuição do efeito de aquaplanagem estão relacionados principalmente – em primeiro lugar – à capacidade de drenagem que a banda de rodagem do pneu proporciona. Ou seja, a simples utilização de compostos derivados do silício na banda de rodagem de pneus, sozinhos não asseguram melhor desempenho em piso molhado.

    O Michelin City Pro é um pneu desenvolvido depois do Pilot Street para motocicletas de menor cilindrada e que suplanta o segundo com relação a capacidade de drenagem e portanto de aderência e desempenho na chuva. Existem outras diferenças entre eles que não citarei porque fugiriam do assunto em questão.

    Em contato com a Levorin citei que minha motocicleta possui pneus originais modelo Matrix 2.75-18 e 90/90-18 com mais de 22 k. E que gostaria de saber de opções de modelos nesta medida com o melhor desempenho em piso molhado. Para minha surpresa o cidadão declarou que:

    - "Todos os pneus para motocicleta da Levorin 2.75 18 são bons em piso molhado e que somente o que muda é o desenho da banda de rodagem conforme a preferência do consumidor."

    Diante desta declaração insólita, não me propus a perguntar mais nada ao cidadão. Porque penso que, se considero o pneu Matrix em piso molhado pouco satisfatório desde sempre. E que segundo a Levorin são todos iguais em piso molhado na palavra desse colaborador dela o qual declara que promove treinamentos sobre pneus em todo o Brasil. Então em piso molhado não me servem. O que me causa espécie tendo em vista que depois baixei o “Levorin_catalogo_moto”, e neste se quantifica com notas as características dos vários diferentes modelos de pneus com relação a aderência, controle, piso molhado, durabilidade e dirigibilidade. Mas este cidadão declarou que não existe diferença entre eles, que o que muda é somente o desenho (rs).

    Agora com relação ao pneu Michelin Pilot Street, recebi relatos de um amigo, conhecido e respeitado pela experiência e sensibilidade que têm, que rodou mais de 60.000 km com pneus deste modelo na dianteira, no caso um 90/90 18, não um 2.75-18 prestenção. E que está safisfeito e nunca teve sustos. Notem que o City Pro é um pneu recente por isso criei este tópico.
    Contudo em se tratando de motocicletas de uso legal, ou seja, para trafegar em ruas e estradas “e não em pistas de moto velocidade”. Usando qualquer que seja o pneu de uso no dia-a-dia, ainda que específicos para chuva, tenha ele sulcos adequados, sílica, silano, negro de fumo o seja lá o pó de pirlipimpim adicionado ao composto. Conduzir sob chuva acima de 120 km/h trás um alto risco potencial de aquaplanagem dependendo da lâmina d’água que encontres no caminho. Esta advertência foi frequente nos cursos de pilotagem dos quais participei. De fato, por experiência própria digo que é possível existir aquaplanagem a partir de 60 km/h dependendo da espessura da lâmina d’água formada no pavimento.

    Portanto para quem conduzir a velocidades de 150 km/h sob chuva em uma rodovia, desejo muita sorte, seja qual for o pneu usado. Já para motocicletas em pistas fechadas com em track days com pneus específicos e próprios para esta situação com uma motocicleta ajustada e preparada para tal, a história é diferente.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 24-05-17 às 21:51.
    Crtl-Alt-Del

 

 

Tópicos Similares

  1. Pneu dianteiro 110/80 na Twister, pega no para-lama?
    Por Cláudio W. no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 12-05-13, 19:06
  2. Pneu dianteiro para Twister- Medida CB300
    Por Junior_ no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 23-09-12, 09:47
  3. Respostas: 7
    Último Post: 07-07-09, 20:22
  4. escolha de um bom pneu para titan...
    Por Bronislaw no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 15-04-09, 22:42
  5. :: Pneu Traseiro e Dianteiro para a Strada Qual Sugestao?
    Por mariachirs no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 21-11-05, 19:24

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •