Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 22

Hybrid View

  1. #1

    Yamaha Crosser 150 (amaciamento do motor)

    Primeiramente boa noite à todos, acabei de comprar a minha primeira moto (está com 150km) e gostaria de tirar algumas dúvidas, principalmente sobre o amaciamento do motor. É recomendado seguir a risca o manual, ou vocês fazem de outro jeito? Fiquei preocupado hoje, um primo meu de 14 anos ligou a moto e tirou ela de giro durante uns 10 segundos, pelo tempo de uso do motor isso não vai prejudicar o mesmo a longo prazo certo? Enfim, eu só queria saber como vocês fizeram o amaciamento do motor da moto de vocês, o manual coloca esse período como algo extremamente importante, pro meu trajeto diário é impossível andar até 5 mil giros, as vezes preciso subir até 7 para não ser morto por uma carreta, isso pode causar algum problema?

    Desculpem as dúvidas que podem parecer bestas, é a minha primeira moto e meu primeiro veículo 0km, ando de carro há anos mas nunca tive um 0, por isso as preocupações maiores com o amaciamento do motor haha


    Agradeço a atenção

  2. #2
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Siga as recomendações do manual sempre. Esqueça os palpites dos que se dizem os fodoes e dos mecânicuzinhos que entendem mais que os engenheiros.

    E leia a ***** do manual umas 15 vezes do começo até o fim e sempre consulte para dúvidas e procedimentos de manutenção, está tudo lá o que tu precisas saber, basta ler e pensar. Que 98% das dúvidas basicas lá serão esclarecidas. E evitar-se-ão dúvidas noobies comuns.

    Use sempre o bom senso, se você não pode andar abaixo de 70 km/h para não ser atropelado, a conclusão é óbvia.

    Eu nem andaria em vias expressas ou estradas antes dos 500 km. É só ler o manual!!!!!
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 05-06-17 às 00:55.
    Crtl-Alt-Del

  3. #3
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Siga as recomendações do manual sempre. Esqueça os palpites dos que se dizem os fodoes e dos mecânicuzinhos que entendem mais que os engenheiros.

    E leia a ***** do manual umas 15 vezes dos começo até o fim. Que 98% das dúvidas lá serão esclarecidas. E evitar-se-ão dúvidas noobies comuns.
    Estou seguindo o manual, a questão é dos momentos que não da pra seguir que fogem do controle, por exemplo terem tirado minha moto de giro hoje, as vezes no trânsito preciso subir de 60 pra 90 por hora rapidamente, e por ser uma moto 150cc naturalmente ela vai esguelar um pouco, enfim, essas coisinhas vão ser prejudiciais a longo prazo ou nada relevante? Eu fiquei com um pouco de medo porque o manual parece ser bem rígido com essas coisas, como se o motor da moto fosse ser condenado pro resto da vida útil dele caso eu não siga as instruções ...

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de ailton_azul
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    sampa-sp - q vai indo♪
    Idade
    49
    Posts
    492
    Citação Postado originalmente por GeraltofRivia Ver Post
    Estou seguindo o manual, a questão é dos momentos que não da pra seguir que fogem do controle, por exemplo terem tirado minha moto de giro hoje, as vezes no trânsito preciso subir de 60 pra 90 por hora rapidamente, e por ser uma moto 150cc naturalmente ela vai esguelar um pouco, enfim, essas coisinhas vão ser prejudiciais a longo prazo ou nada relevante? Eu fiquei com um pouco de medo porque o manual parece ser bem rígido com essas coisas, como se o motor da moto fosse ser condenado pro resto da vida útil dele caso eu não siga as instruções ...
    Já amaciei minhas 2 motos zeras. Sem mistério e esse subir (variar a rotação) de giro no trânsito é importante no processo de amaciamento. Lógico, não vai manter esgoelada, passou a manobra necessária, vai pra sua pista e baixa o giro. Trocava o óleo nos 500km, isso tb é recomendado. Vai com Deus!

    NUNCA DIGA: "DESSA ÃGUA NÃO BEBEREIS"
    moto_atual: ¹ Traxx Dunna 600cc ano 2.012 / 2ª moto_atual: Suzuki Intruder 125cc "verde cano" quase preta 2008
    ▒▒ Palio Week ▒▒ - o perdiguerinho
    ex-moto: ƒ Kasinski Comet 150cc
    _​╬ Fiat Lux ╬_

  5. #5
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Idade
    30
    Posts
    68
    Depois que o motor tá quente é pouco relevante.
    Agora pense em um motor frio, cortando giro a 9000rpm, aí sim a longo prazo compromete.

  6. #6
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    ourilândia do norte Pará
    Idade
    32
    Posts
    72
    Com a moto rodando não se preocupe com giros, de manhã ligue ela é espere o moto esquenta um pouco pra acelera e andar ,tempo pro motor ter lubrificação ,e o óleo esquentar ele fica mais líquido e lubrificar melhor


    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    39
    Posts
    816
    Tb apoio, siga o manual. Passar o RPM de vez em quando acho que não dá nada, no proprio manual esta especificado: evite operação prolongada acima de x Rpm. Já amaciei uma Fazer 150 e uma Tenere 250, segui o manual, sem problemas, mas que é um saco esse período, é.

    Agora tirar motor de giro, não sei que graça tem nisso, só ferra o motor, seja novo, velho, fundindo, carburado, injetado, baixa cc, alta cc, carro, moto, não importa.
    Última edição por 2weels; 05-06-17 às 13:05.
    Sh 300i - Curtindo as estradas por ai...

  8. #8
    Citação Postado originalmente por 2weels Ver Post
    Tb apoio, siga o manual. Passar o RPM de vez em quando acho que não dá nada, no proprio manual esta especificado: evite operação prolongada acima de x Rpm. Já amaciei uma Fazer 150 e uma Tenere 250, segui o manual, sem problemas, mas que é um saco esse período, é.

    Agora tirar motor de giro, não sei que graça tem nisso, só ferra o motor, seja novo, velho, fundindo, carburado, injetado, baixa cc, alta cc, carro, moto, não importa.
    Concordo com vc, eu não vejo graça nenhuma, no caso meu primo adolescente babaca que ligou a moto e tirou ela de giro por uns 5 segundos, como o manual específica de maneira meio rígida pra não subir o giro, fiquei preocupado ... Mas estou seguindo o manual, como eu disse só em alguns momentos, principalmente pela moto ser 150cc, é inevitável subir um pouco mais o giro, até por questão de segurança mesmo

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por lourivan42 Ver Post
    As motos hoje as engrenagens já vem amaciadas ,antigamente não ,o problema da precaução das montadora é os anéis muinto justo ,tem que ser assim não arranhar o cilindro no os primeiros mil quilômetros entendeu ,sou mecânico sempre que faço motor recomendo pro meus clientes não corte giro ande devagar troque o óleo tal dia e assim vai

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk
    Com esses óleos sintéticos a troca pode ser realizada a cada 5 mil mesmo? Um amigo disse pra não seguir essa recomendação do fabricante é trocar antes, me disse que com 5 mil o óleo sai muito sujo

  9. #9
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    ourilândia do norte Pará
    Idade
    32
    Posts
    72
    Citação Postado originalmente por GeraltofRivia Ver Post
    Concordo com vc, eu não vejo graça nenhuma, no caso meu primo adolescente babaca que ligou a moto e tirou ela de giro por uns 5 segundos, como o manual específica de maneira meio rígida pra não subir o giro, fiquei preocupado ... Mas estou seguindo o manual, como eu disse só em alguns momentos, principalmente pela moto ser 150cc, é inevitável subir um pouco mais o giro, até por questão de segurança mesmo

    - - - Updated - - -



    Com esses óleos sintéticos a troca pode ser realizada a cada 5 mil mesmo? Um amigo disse pra não seguir essa recomendação do fabricante é trocar antes, me disse que com 5 mil o óleo sai muito sujo
    Não confie nesses óleos milagrosos ,sendo sintético ou semi o ideal é 2000 ,e óleo mineral máximo mil km, digo isso sem blá blá ,porque abro os motores e vejo como trabalham ,e que cada tipo de óleo provoca no motor, Mobil preto campeão em resíduos e borras ,rodando com mil km ,lubrax Verde mesmo jeito ,castrol muinto legal até limpa a borra do uso Mobil ,yamalub muinto top também ,esses óleos são os mais usados em motos até 300 cilindradas na minha região Belém do PA

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

  10. #10
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Localização
    ourilândia do norte Pará
    Idade
    32
    Posts
    72
    As motos hoje as engrenagens já vem amaciadas ,antigamente não ,o problema da precaução das montadora é os anéis muinto justo ,tem que ser assim não arranhar o cilindro no os primeiros mil quilômetros entendeu ,sou mecânico sempre que faço motor recomendo pro meus clientes não corte giro ande devagar troque o óleo tal dia e assim vai

    Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

  11. #11
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Idade
    30
    Posts
    68
    Se no manual diz que pode trocar com 5 mil, então não tem problema.
    Mas se você tá andando já uns 4000KM e vê que as marchas já estão ficando ruins de entrar, então você vai lá e troca o óleo.

  12. #12
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Post com estudo comparativo de óleos para Yamaha principalmente.

    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...a-o-oleo-certo
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 05-06-17 às 18:17.
    Crtl-Alt-Del

  13. #13
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    39
    Posts
    816
    Eu sigo o manual: a Xvs950 troco óleo cada 5000km/filtro cada 10000km ou 6 meses, meu Palio, óleo e filtro cada 15000km ou 1 ano. Só óleo e filtro original. A Fazer 250 tb era cada 5000km, a Ténéré e a Fazer 150 nem chegou na segunda troca (5000km) pois vendi.
    Sh 300i - Curtindo as estradas por ai...

  14. #14
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783
    Não se preocupe, evite subir muito giro com motor frio, no mais é só não ultrapassar a "faixa vermelha" do conta-giros, não só agora, mas para a vida toda, mantenha as revisões em dia e boa.

    Em relação ao seu primo, dá um cola brinco na oreia dele para ele largar mão de ser cgzeiro, já ensina agora, senão em breve estará de CG na rua dando pipoco e enchendo o saco de todo mundo.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  15. #15
    Usuário de motoneta Avatar de brunogtecno
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Posts
    291
    Eu comprei uma factor 150 em 2016 e segui a risca os tais 500 km.. depois andei mais a vontade e hoje esguelo a bichinha

    Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

 

 

Tópicos Similares

  1. hbrasil - Yamaha Crosser 15/15 Laranja
    Por hbrasil no fórum Fotos das Motocas
    Respostas: 33
    Último Post: 20-03-23, 14:53
  2. Yamaha XTZ Crosser 150 2017
    Por jobarte no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 06-10-16, 00:43
  3. Yamaha Crosser nova puxando para a direita
    Por jobarte no fórum Área de debate
    Respostas: 31
    Último Post: 15-07-16, 19:17
  4. Nova Yamaha Crosser 150
    Por tassioluis no fórum Área de debate
    Respostas: 169
    Último Post: 24-09-14, 19:47
  5. motor 2 stroke ja em amaciamento!
    Por marcelofreitas no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 15-08-09, 21:05

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •