Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Localização
    Caibaté-RS
    Idade
    29
    Posts
    111

    Dica de como descobrir o carburador ideal !!

    Calculo pra achar o carburador ideal pra sua moto e pro seu KIT cc




    constante é um número que nunca muda.


    constantes abaixo = k



    1. para carburador mecânico usar = 0,65 .
    2. para carburador a vácuo usar = 0,75 .



    Cilindrada = C .


    RPM / 1000 = R


    formula pra descobrir o carburador

    Mc = k * Raizquadrada de ( C*R ).


    O resultado dessa formula é a medida exata para obter o melhor rendimento para seu motor.






    EXEMPLO =

    A minha Cg 150 sport tem carburador á vácuo ,ela tem 149cc (tem escrito no cilindro ) e ela corta giro a 9600 rpm ou seja RPM =9600/1000 = 9,6


    ai basta aplicar os valores na formula

    Mc = k * Raizquadrada ( C*R )



    • Mc = 0,75 * Raiz quadrada ( 149cc * 9,6 )



    Multiplica o que tem dentro da raiz



    • Mc = 0,75 * Rais quadrada (1430,4)



    Agora aplica a raiz



    • Mc = 0,75 * 37,820629291



    Agora multiplica pela constante e o valor que aparecerá é o tamanho ideal do carburador para seu motor.



    • Mc = 28,36 mm




    Deixando claro que fiz esses cálculos em vários carburadores ambos fecharam exatamente com as medidas originais e as cilindradas das motos.


    Essa formula pode ser usada para todo tipo de moto , e pra descobrir o tamanho certo pro seu kit cilindrada render bem , tamanhos acima de 35mm ai o cálculo é outro , e não conheço


    espero ter esclarecido as dúvidas sobre essa questão

  2. #2
    Iniciante Avatar de ractitan
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Idade
    29
    Posts
    70
    Olá amigo! Tudo bem?
    Gostei da dica. Eu já tinha visito esse mesmo cálculo porém com a constante k = 0,72, mas não dá grandes diferenças...
    Só por dúvida mesmo, o carburador da 150 sport não é de 25 mm de venturi?

    Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

  3. #3
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por ractitan Ver Post
    Olá amigo! Tudo bem?
    Gostei da dica. Eu já tinha visito esse mesmo cálculo porém com a constante k = 0,72, mas não dá grandes diferenças...
    Só por dúvida mesmo, o carburador da 150 sport não é de 25 mm de venturi?

    Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
    Sim o Venturi do carburador a vácuo da 150 Sport tem 25 mmm.

    O Vulcan foi o primeiro aqui que a partir de pesquisas na Internet trouxe essa fórmulazinha.

    Esse "k" consiste em um valor de correção em função do tipo de carburador. Mas o resultado somente dá uma ideia do Venturi. Note que o valor de "k" que o confrade adotou resultou em um valor "furado".

    Porque essa fórmulazinha não contempla o rendimento volumétrico real de um motor. Ou seja, as coisas não são tão simples que se possa resumir numa formulazinha elementar de primeiro grau e somente com três variáveis.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 23-06-17 às 08:42.
    Crtl-Alt-Del

  4. #4
    Iniciante Avatar de ractitan
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Idade
    29
    Posts
    70
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Sim o Venturi do carburador a vácuo da 150 Sport tem 25 mmm.

    O Vulcan foi o primeiro aqui que a partir de pesquisas na Internet trouxe essa fórmulazinha.

    - - - Updated - - -



    Sim o Venturi do carburador a vácuo da 150 Sport tem 25 mmm.

    O Vulcan foi o primeiro aqui que a partir de pesquisas na Internet trouxe essa fórmulazinha.

    Esse "k" consiste em um valor de correção em função do tipo de carburador. Mas o resultado somente dá uma ideia do Venturi. Note que o valor de "k" que o confrade adotou resultou em um valor "furado".

    Porque essa fórmulazinha não contempla o rendimento volumétrico real de um motor. Ou seja, as coisas não são tão simples que se possa resumir numa formulazinha elementar.
    Sim! Foi em um tópico do Vulcan mesmo que eu vi! Hahaha
    Exatamente isso, temos muitas variáveis pra conseguir chegar em um valor exato...
    Mas, acho pode servir como um "norte" na hora de dimensionar um projeto.
    🖒

    Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Localização
    Caibaté-RS
    Idade
    29
    Posts
    111
    Citação Postado originalmente por ractitan Ver Post
    Olá amigo! Tudo bem?
    Gostei da dica. Eu já tinha visito esse mesmo cálculo porém com a constante k = 0,72, mas não dá grandes diferenças...
    Só por dúvida mesmo, o carburador da 150 sport não é de 25 mm de venturi?

    Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

    O carburador da CG 150 sport tem 26,467mm , eu medi com paquímetro não tem 25mm , 25mm é carburador mecânico da titan 2008.
    O carburador da CBX strada tem 28mm.
    O carburador da twister tem 34mm.

    chega de informações erradas , por causa de medidas inventadas acabei fazendo merda na moto , agora antes de fazer meço tudo com paquímetro de precisão.

    E sobre enchimento volumétrico basta levar em consideração que a maioria dos motores trabalha com 85% de enchimento , máximo 90% e mínimo 80%, só vai precisar calcular a velocidade do ar no duto de adimição e recalcular as válvulas para ver se elas não ficarão pequenas a ponto de restringir a passagem e fazer diminuir ainda mais o enchimento volumétrico.
    Última edição por lucas jung; 24-06-17 às 13:30.

  6. #6
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Kkkk Lucas você mediu com um "paquímetro" que tem precisão de no máximo 0,01mm ser for digital e calibrado com blocos padrão a 20° C e exatidão inferior ao de um micrômetro. E leu uma medida em décimos de milésimos de milímetro.

    Que comédia, cada coisa que se lê em fóruns. Procure o manual de serviços da 150 Sport manoboy lá o Honda informa o valor do Venturi.
    Crtl-Alt-Del

  7. #7
    Iniciante Avatar de ractitan
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Idade
    29
    Posts
    70
    Citação Postado originalmente por lucas jung Ver Post
    O carburador da CG 150 sport tem 28,2896mm , eu medi com paquímetro não tem 25mm , 25mm é carburador mecânico da titan 2008.
    O carburador da CBX strada tem 28mm.
    O carburador da twister tem 34mm.

    chega de informações erradas , por causa de medidas inventadas acabei fazendo merda na moto , agora antes de fazer meço tudo com paquímetro de precisão.

    E sobre enchimento volumétrico basta levar em consideração que a maioria dos motores trabalha com 85% de enchimento , máximo 90% e mínimo 80%, só vai precisar calcular a velocidade do ar no duto de adimição e recalcular as válvulas para ver se elas não ficarão pequenas a ponto de restringir a passagem e fazer diminuir ainda mais o enchimento volumétrico.
    Sim, mas você encontrou essa medidas no venturi dos carburadores ou na boca de admissão?
    A fórmula é para encontrar a dimensão do Venturi...
    A própria honda indica que o Venturi do carburador da sport é de 25 mm.
    Tive a oportunidade de medir o da CG 125 03 e é próximo de 22 mm, como indicado pela honda


    Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Localização
    Caibaté-RS
    Idade
    29
    Posts
    111
    Sim, mas você encontrou essa medidas no venturi dos carburadores ou na boca de admissão?
    A fórmula é para encontrar a dimensão do Venturi...
    A própria honda indica que o Venturi do carburador da sport é de 25 mm.
    Tive a oportunidade de medir o da CG 125 03 e é próximo de 22 mm, como indicado pela honda


    Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk


    Medi no venturi com paquímetro que usamos pra medir o desgaste de bomba injetora de motor SCANIA acusou aproximadamente 25,9348mm e na boca que vai pro coletor deu 28,8645mm.
    Em resumo ele não tem 25mm como a honda fala no manual. Comprei um OKO 24mm pra mim e fiz cagada de ir pelo manual , ai ele ia servir , mas com o valor real já teria que ser o 26mm , resumindo dancei , minha sorte que peguei no aliexpress.
    Última edição por lucas jung; 24-06-17 às 13:33.

  9. #9
    Iniciante Avatar de ractitan
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Idade
    29
    Posts
    70
    Citação Postado originalmente por lucas jung Ver Post
    Sim, mas você encontrou essa medidas no venturi dos carburadores ou na boca de admissão?
    A fórmula é para encontrar a dimensão do Venturi...
    A própria honda indica que o Venturi do carburador da sport é de 25 mm.
    Tive a oportunidade de medir o da CG 125 03 e é próximo de 22 mm, como indicado pela honda


    Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk


    Medi no venturi com paquímetro que usamos pra medir o desgaste de bomba injetora de motor SCANIA acusou aproximadamente 25,9348mm e na boca que vai pro coletor deu 28,8645mm.
    Em resumo ele não tem 25mm como a honda fala no manual. Comprei um OKO 24mm pra mim e fiz cagada de ir pelo manual , ai ele ia servir , mas com o valor real já teria que ser o 26mm , resumindo dancei , minha sorte que peguei no aliexpress.
    Correto. Entendi! É que já vi gente medindo na boca de admissão de ar, aí não bate a medida mesmo...
    Mas nesse caso teria de ser um de 26 mm mesmo.
    O melhor é pegar a medida real da peça mesmo, só assim pra garantir a medida...


    Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

 

 

Tópicos Similares

  1. Parafuso carburador não sai;..alguma dica ai....
    Por brunocg150sport no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 20-04-16, 10:24
  2. Como descobrir se o panguão não soube amaciar a moto
    Por jobarte no fórum Área de debate
    Respostas: 17
    Último Post: 14-01-11, 17:56
  3. Como descobrir a hora de trocar embreagem
    Por crazykid no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 22-09-07, 12:37
  4. Como faço para descobrir os cep's das ruas...
    Por Bronislaw no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 4
    Último Post: 08-05-06, 09:51

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •