Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 33
  1. #16
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Saudações paulistanas Vulcan, meu nobre colega de fórum.

    Parece me que ouve algum mau entendido da sua parte com relação ao que escrevi e que você salientou com negrito.

    O meu texto está claro. Em outras palavras o que já escrevi foi que, os motoboys seguiram a recomendação do manual da Honda para as 125 e 150 cc usando óleo grau 10W-30 genuíno Honda semissintético até os 4.000 km entre trocas. Obviamente precisou-se completar com óleo novo. Todavia, aos 50.000 km a necessidade de completar se tornou tão frequente que a alternativa natural foi usar óleo de maior viscosidade. O que entendo que foi por parte deles uma decisão voltada para a preservação dos motores e não o contrário.

    Eu não estou defendendo , condenando ou recomendando qualquer óleo para essas motos de baixa cilindrada que isso fique claro. Relato os fatos como são.

    Contudo estes mesmos motofretistas que passaram a usar óleo de grau de viscosidade maior – eles relataram – em alguns casos os motores alcançaram até 190.000 km. Para mim opiniões são opiniões, mas contra fatos não há argumentos.

    Cada um que use o óleo que “ache que deva” desde que saiba o que está fazendo. Quando me pedem uma opinião específica como o jãomaller pediu ao longo da linha de discussão, que inclusive é um outro caso. Eu respondo baseado em argumentos plausíveis e passo minha própria experiência e ou sugiro leituras adicionais ou fontes de pesquisa.
    ah certo, devo ter lido muito rapido (uaheuaheua), por aqui os que param em oficina trocam de mil em mil com oleo marba e dizem que motor de 125/150/160 não dura mesmo, chegando no fim com 50mil é aquela velha briga do óleo 'ruim' trocado de mil em mil que não compensa trocar com 3000 um óleo 'bom' porque o motor 'não aguenta de qualquer jeito'. se parar pra falar só disso nisso, o assunto vai longe (igual os outros topicos ja existentes)...
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  2. #17
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Vulcan

    Façamos contas rápidas daquelas que fazemos em papel de pão. Vem comigo.

    Minha Factor 125 consome 41 km/l de gasoálcool. Se eu trocasse todo o óleo do motor a cada 1.000 km:

    1.000 km / 41 km/l = 24,39 l de combustível.

    Então o consumo percentual de óleo seria de:
    1 l / 24,39 l = 0,041 ou seja 4,1 %.

    Agora comparemos com um motor 2 tempos. Que usa tipicamente óleo 2T na proporção de 1:32 partes, que é o mesmo que 3,1 %.

    Portanto o motorzinho da minha moto 4T. Se eu trocasse o óleo a cada 1.000 km consumiria mais óleo que um motor 2T.

    Agora eu lhes pergunto: isto faz algum sentido?
    Crtl-Alt-Del

  3. #18
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Idade
    31
    Posts
    3
    Tenho uma CG 2014 flex, desde quando comprei uso sempre o Mobil semi-sintetico 10w30 porém sempre troco à cada 1000km, já ouvi relatos de outros brothers da minha cidade que rodou 2000km sem trocar óleo e o motor travou.

    O que me surpreende é colocarem 20w30 mineral na XJ6!! Oh motinha ordinária kkk

    Honda FAN 150 - 2014
    Paraná

  4. #19
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Idade
    25
    Posts
    7
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Vulcan

    Façamos contas rápidas daquelas que fazemos em papel de pão. Vem comigo.

    Minha Factor 125 consome 41 km/l de gasoálcool. Se eu trocasse todo o óleo do motor a cada 1.000 km:

    1.000 km / 41 km/l = 24,39 l de combustível.

    Então o consumo percentual de óleo seria de:
    1 l / 24,39 l = 0,041 ou seja 4,1 %.

    Agora comparemos com um motor 2 tempos. Que usa tipicamente óleo 2T na proporção de 1:32 partes, que é o mesmo que 3,1 %.

    Portanto o motorzinho da minha moto 4T. Se eu trocasse o óleo a cada 1.000 km consumiria mais óleo que um motor 2T.

    Agora eu lhes pergunto: isto faz algum sentido?
    Amigo, uma coisa não tem mada a ver com a outra. Tua moto não vai consumir o óleo, vai apenas usar para lubrificação, e naturalmente o óleo que está dentro do motor vai perdendo suas propriedades lubrificantes por vários motivos, entre eles contato com o metal, mudanças constantes de temperatura, mistura de combustível que acaba descendo e misturando. Ou seja, o óleo vai sendo menos eficiente na sua função a medida que os km vão passando. Quando tu for trocar o óleo, se sair 800ml do total de 1 litro que tu colocou, isso sim é consumo de óleo, 200ml, o que saiu não foi consumido, foi vencido pelo próprio funcionamento do motor. Se no fim das contas vai acabar gastando mais óleo do que um motor 2T, já é outra história, mas te garanto que teu 4T faz mais km sem mexer no motor do que um 2T, isso te garanto mesmo.

  5. #20
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    39
    Posts
    816
    Entendi a analogia. Não que o motor consome oleo, mas trocar a cada 1000km num 4T é gastar mais oleo que um 2T ( que efetivamente consome o oleo na combustão ).

    Troco oleo conforme recomendação do fabricante na moto e carro, nunca tive problemas. Vai falar para a engenharia da BMW que recomenda a troca a cada 10.000km que 2.000km é muito e trava o motor.

    Minha moto é 950cc e usa óleo mineral também, o mesmo da Fazer150, troco cada 5000km ( troquei em Dez/16 quando comprei ela, rodei 4000km e tá lá o mesmo óleo ainda ).
    Última edição por 2weels; 21-07-17 às 09:34.
    Sh 300i - Curtindo as estradas por ai...

  6. #21
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    2Weels

    Você entendeu a analogia plenamente. A ótica foi financeira.

    - - - Updated - - -

    Beleza Gringo

    Se o que eu escrevi tu entendes que não tem nada a ver, como tu dizes que não teria.

    Então pergunto:
    Após os supostos 1.000 km. Se como você disse restasse os 800 cc de óleo no cárter. Esses 800 cc tu continuarias usando no motor? Ou drenarias todo ele?

    A propósito o post não tem foco na comparação entre vida útil de motores 2T x 4T.
    Crtl-Alt-Del

  7. #22
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    São Gonçalo-RJ
    Posts
    365
    É melhor economizar no óleo para retificar o motor,ainda mais em moto pequena, sai bem mais lucrativo. É só fazer as contas do quanto gasta de óleo e quanto é a retífica.Trocar o óleo com 1000km não é garantia nenhuma de que o motor terá a vida útil aumentada.
    Na Fazer troco a cada 3000km porque assumo que meu uso é severo,o óleo sai com ótima aparência.

  8. #23
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Idade
    25
    Posts
    7
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    2Weels

    Você entendeu a analogia plenamente. A ótica foi financeira.

    - - - Updated - - -

    Beleza Gringo

    Se o que eu escrevi tu entendes que não tem nada a ver, como tu dizes que não teria.

    Então pergunto:
    Após os supostos 1.000 km. Se como você disse restasse os 800 cc de óleo no cárter. Esses 800 cc tu continuarias usando no motor? Ou drenarias todo ele?

    A propósito o post não tem foco na comparação entre vida útil de motores 2T x 4T.
    Amigo, talvez tenha havido um mal entendido entre nossas mensagens. Não disse exatamente que tudo o que tu escreveu "não tem nada a ver", nesse caso me referi ao teu comparativo entre o consumo de óleo do motor da tua 4T com o consumo de óleo das 2T. Do ponto de vista financeiro, pode ser mesmo que tu tenha razão, ou melhor, seguindo a risca na ponta da caneta os números apresentados, realmente tu tem razão. Mas sou bem sincero aqui no fórum, não arrisco usar óleo mineral, na quantia total de 1 litro, por mais de 1000km, na verdade nem semissintético uso por muito mais de 1000. Trabalhei em oficina de motos, e as motos de empresas que faziam serviços conosco trocavam de 1000 em 1000, e aqueles motores duravam muito, mas muito, e segundo eles mesmos, era só descuidar do óleo um pouco que o motor já não fazia a mesma coisa. Em nenhum momento quis comparar durabilidade entre motores 4T e 2T, mas aproveitei o teu comparativo entre o consumo de óleo das mesmas, pensei que talvez fosse uma boa maneira de me fazer entender o que queria dizer, mas pelo visto não deu muito certo. Enfim, como outro colega ja disse aqui nesse post, cada qual usa em sua moto o óleo que bem entender, pelos km que bem entender, e se tiver qualquer problema (tomara que não tenha não é mesmo?) sabe que foi por sua responsabilidade...

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por 2weels Ver Post
    Entendi a analogia. Não que o motor consome oleo, mas trocar a cada 1000km num 4T é gastar mais oleo que um 2T ( que efetivamente consome o oleo na combustão ).

    Troco oleo conforme recomendação do fabricante na moto e carro, nunca tive problemas. Vai falar para a engenharia da BMW que recomenda a troca a cada 10.000km que 2.000km é muito e trava o motor.

    Minha moto é 950cc e usa óleo mineral também, o mesmo da Fazer150, troco cada 5000km ( troquei em Dez/16 quando comprei ela, rodei 4000km e tá lá o mesmo óleo ainda ).
    Acho que aqui também está faltando um pouco de conhecimento sobre lubrificantes. As motos da BMW, em sua totalidade, possuem motores maiores, geralmente de 4 cilindros, e de cilindradas elevadas. Portanto, usam uma quantidade bem maior de óleo do que as pequenas 125 ou 150. Assim, para todo aquele óleo (em torno de 4 a 5 litros) perder suas propriedades lubrificantes, são necessários muitos km a mais do que as nossas motos pequenas, que usam em torno de 1 litro. Fora o fato de que essas motos maiores tem filtro de óleo externo, como os carros, o qual é possível (e recomendado) trocar junto com o óleo do motor, outro fator que mantém o óleo mais conservado.

  9. #24
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Idade
    30
    Posts
    68
    Essa história de "óleo fino" ou de "aqui o clima é quente" é bobagem.
    O óleo não é feito pensando só nessas duas variáveis.
    Existem vários aditivos que são adicionados nele, é tecnologia ao longo de anos.
    O óleo 10w30 da Mobil pelo menos, é semi-sintético, muito bom.
    Pra refutar quem fala que o óleo é fino, pode procurar vídeos do youtube mesmo da galera que faz o teste de esquentar o óleo numa assadeira. Você verá que o 20w50 vira borra, enquanto o 10w30 ganha dele.
    Eu mesmo troquei o óleo 20w50 mineral da minha Ténéré pra um 10w30 semi-sintético. Nunca mais a moto ficou engasgando fria e as marchas entram melhor.

  10. #25
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por filipedonato Ver Post
    Essa história de "óleo fino" ou de "aqui o clima é quente" é bobagem.
    O óleo não é feito pensando só nessas duas variáveis.
    Existem vários aditivos que são adicionados nele, é tecnologia ao longo de anos.
    O óleo 10w30 da Mobil pelo menos, é semi-sintético, muito bom.
    Pra refutar quem fala que o óleo é fino, pode procurar vídeos do youtube mesmo da galera que faz o teste de esquentar o óleo numa assadeira. Você verá que o 20w50 vira borra, enquanto o 10w30 ganha dele.
    Eu mesmo troquei o óleo 20w50 mineral da minha Ténéré pra um 10w30 semi-sintético. Nunca mais a moto ficou engasgando fria e as marchas entram melhor.
    Os óleos de motores sejam eles sintéticos, semissinteticos ou minerais. Todos obedecem as mesmas leis da física em em qualquer parte do planeta. O índice de viscosidade é uma das propriedades mais importantes. Porque mensura a variação da viscosidade em função da temperatura.

    Nos manuais da imensa maioria das motocicletas e automóveis dos países melhor desenvolvidos há um gráfico em cada manual da multiviscosidade x temperatura.Para que o proprietário adeque o grau de viscosidade à variação de temperatura da estação. Os manuais em português da maioria das motos de maior cilindrada trazem este gráfico.

    O conceito de óleo sintético não é unânime em todos os países. Na Europa óleos ditos sintéticos refinados a partir de petróleo por exemplo, não são aceitos como sintéticos. Embora sejam tão bons quanto a maioria dos sintéticos sintetizados a partir de outras fontes.

    Ademais, um óleo pode conter 1% de óleo sintético e o balanço de um óleo mineral do tipo I de tecnologia de 80 anos. Que seria inferior aos óleos minerais do tipo ll e lll. E contudo ser vendido como semissintetico.

    E o próprio-otario, ops digo proprietário acha que esta usando um óleo foderoso. Então o motor da moto do caboclo começa a baixar muito o óleo a partir dos 50.000 km. E ele diz:

    - "Não sei o que aconteceu, eu uso um óleo semissintetico recomendado da ora, mas tá baixando muito. É normal?"

    Agora, quanto aos aditivos a média gira em torno de 15%, nenhum fabricante inventa a roda. Somente cumprem com os pré-requisitos por exemplo de uma API quanto a classe de serviço e grau de desempenho.,
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 31-07-17 às 23:24.
    Crtl-Alt-Del

  11. #26
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Vulcan

    Façamos contas rápidas daquelas que fazemos em papel de pão. Vem comigo.

    Minha Factor 125 consome 41 km/l de gasoálcool. Se eu trocasse todo o óleo do motor a cada 1.000 km:

    1.000 km / 41 km/l = 24,39 l de combustível.

    Então o consumo percentual de óleo seria de:
    1 l / 24,39 l = 0,041 ou seja 4,1 %.

    Agora comparemos com um motor 2 tempos. Que usa tipicamente óleo 2T na proporção de 1:32 partes, que é o mesmo que 3,1 %.

    Portanto o motorzinho da minha moto 4T. Se eu trocasse o óleo a cada 1.000 km consumiria mais óleo que um motor 2T.

    Agora eu lhes pergunto: isto faz algum sentido?
    essa continha que o povo tem preguiça de fazer (ou não sabe/entende); é gasto em dinheiro, produto que entra na motoca e que vai pro ambiente depois do processo... seja queimado ou em pote.

    Citação Postado originalmente por Estequefe Ver Post
    Tenho uma CG 2014 flex, desde quando comprei uso sempre o Mobil semi-sintetico 10w30 porém sempre troco à cada 1000km, já ouvi relatos de outros brothers da minha cidade que rodou 2000km sem trocar óleo e o motor travou.

    O que me surpreende é colocarem 20w30 mineral na XJ6!! Oh motinha ordinária kkk
    é isso que fico com pé atraz, 2000km sem verificar nível (pois só trocou, colocou 1 litro e não verificou a vareta) ou realmente rodou 2000 km com óleo soya?
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  12. #27
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Examente Vulcan

    Você chegou no centro do olho da questão. Os mecânicos recomendam ao caboclo trocar a cada 1.000 km porque sabem que alguns deles não verificam o nível do óleo regularmente. Deixando o óleo baixar a tal ponto que o motor aqueça a ponto de travar.

    Bastaria ao caboclo acompanhar o consumo do óleo, digamos a cada semana e completar com óleo "novo" quando necessário. Para trocar todo o óleo no MÁXIMO antes da quilometragem preconizada no manual.

    Particularmente eu conclui que para essas motos pequenas trocar todo o óleo depois dos 2.000 km é dar sopa para o azar. Porque seja qual for o óleo que se use, após 2.000 km a viscosidade que medi com um viscosimetro cai dramaticamente. O que compromete a eficiência da lubrificação.
    .
    Para citar um exemplo real, favor ler este caso relatado em um post de outro fórum onde faço considerações sobre:

    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...baixando-muito
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 02-08-17 às 09:00.
    Crtl-Alt-Del

  13. #28
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    Desculpa desenterrar.

    Estou com dúvidas sobre qual óleo por na minha moto. Sei que vão dizer pra olhar no manual, porém minha moto é importada e o fabricante recomenda 10w40 para uso na corea do Sul (comet 250), aqui no Brasil recomenda 20w50 por ser mais quente.

    Decidi avaliar os óleos mais fáceis de se encontrar no mercado e mais populares e me surpreendi com os valores que encontrei.

    Primeiro vou mostrar como ler os dados.

    Fulgor é a temperatura em que o óleo passa a evaporar e pode ser queimado.

    100° é a viscosidade do óleo na temperatura dos 100 graus celsius e mede a viscosidade em milímetros cúbicos por segundo.

    Índice de viscosidade é a variação do óleo em diferentes temperaturas, quanto maior o valor menor a variação.

    Sendo assim segue os dados.

    Motul 20w50
    Fulgor 240°, 100° 19mm, índice de viscosidade128

    Yamalube 20w50
    Fulgor 234°, 100° 17,9mm, índice de viscosidade 123

    Lubrax 20w50
    Fulgor 254°, 100° 20,3mm, índice de viscosidade 122

    Mobil 20w50
    Fulgor 199°, 100° 18,8mm, índice de viscosidade 133

    Motul 10w30
    Fulgor 226°, 100° 11.5mm, índice de viscosidade 147

    Mobil 10w30
    Fulgor 235°, 100° 10.6mm, índice de viscosidade 136

    Lubrax 10w30
    Fulgor 228°, 100° 10,6mm, índice de viscosidade 143

    Yamalube 10w40
    Fulgor 218°, 100° 14.3mm, índice de viscosidade 152

    Motul 10w40
    Fulgor 230°, 100° 15mm, índice de viscosidade 157

    Coletei os dados fornecidos nos sites dos óleos, não encontrei os dados da Castrol, os demais óleos nem procurei já que havoline é igual yamalube e Ipiranga não quiz por mesmo.

    Verificando na Internet achei dados de motos chegando a, no máximo 150° no motor. Não creio que possa passar disso ou todas as motos refrigeradas a água iriam ferver já que o ponto de ebulição é 100° e os aditivos e pressão evitam ferver acho que até 115°

    Sendo assim pelos dados contidos nos sites dos fabricantes nem um óleo vai evaporar seja ele qual for a viscosidade já que nem um motor chegaria a 200°, ou não deveria chegar.

    Em relação ao índice de viscosidade e a viscosidade a 100° não entendi muito bem qual valor seria o melhor. Se entendi quanto maior a viscosidade por milímetro cúbico a 100° por segundo melhor o óleo, penso assim por se tem mais viscosidade por segundo é menor o atrito e se for isso os melhores são:

    20w50 lubrax 20,3 mm
    10w40 motul 15mm
    10w30 motul 11.5mm

    Se índice de viscosidade for mais importante e quanto maior o valor melhor a lista fica assim:

    20w50 mobil 133
    10w40 motul 157
    10w30 motul 147

    Já os que suportam maior temperatura sao:

    20w50 lubrax 254
    10w40 motul 230
    10w30 Mobil 235

    Acredito que minha análise deva estar errada em pensar que quanto mais viscosidade por milímetro cúbico seja melhor já que os veículos mais modernos usam óleos mais finos para melhor lubrificação. Talvez a viscosidade mais baixa a 100° permita o óleo fluir mais rápido deixando ele menos tempo no mesmo local aumentando a lubrificação.

    Com esses dados eu entendi o seguinte:

    Óleo 10w30 é mais fluido no frio e tem menor variação de viscosidade conforme se muda a temperatura, ou seja, se subir muito a temperatura ele não perde eficiência. Já óleos mais grossos como 20w50 são ineficientes em baixa temperatura por serem muito viscosos e se subir muito a temperatura ele perde eficiência já que o melhor 20w50 tem só 133 e o pior 10w30 tem 136, porém os 10w40 são o meio termo de tudo parecendo ser os mais eficientes.

    Creio que o uso do 10w30 pela Honda seja justificado pela alteração no motor, no meu caso o uso do 20w50 não se justifica só pelo fato de nosso clima ser mais quente que a corea, por mais que a comet aqueça muito o uso do óleo 50 é mais prejudicial já que perde eficiência em alta temperatura e o óleo 40 seja mais resistente mantendo uma viscosidade próxima às especificações do 50. Pra reforçar essa minha teoria tem a Yamaha que mantém o mesmo motor 250 até hoje e mudou pro óleo 10w40, talvez viram que o óleo é mais eficiente em alta temperatura e, com o custo de produção menor, agora é viável para o cliente dela comprar.

    Sei que o assunto de óleo já está saturado, porém um comparativo como o que fiz não achei na Internet. YouTube só tem achismo e leitura de rótulo, ficha técnica não vejo ninguém falando.

    Se alguém manja do assunto poderia explicar melhor qual é melhor baseado nos dados dos fabricantes e não mais no achismo ou experiência de uso

    Enviado de meu ASUS_Z00XS usando o Tapatalk

  14. #29
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Mano não tem terror com óleo de motor. No manual da Comet há um gráfico da temperatura x viscosidade adequada.

    Para Campina Grande é óleo 4T 20W-50 ou 15W-50 o ano todo.

    A tabela que publiquei apresenta bons óleos. Leia lá as explicações do post das caracteristicas que são mais relevantes e discussões.

    A Chevron, detentora das marcas Texaco e Havoline e a Yamaha no Brasil. Ambas descontinuaram a antiga parceria.
    Crtl-Alt-Del

  15. #30
    Usuário de motoneta Avatar de JeffersonCGdS
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Campina Grande do Sul
    Idade
    35
    Posts
    210
    O link não dá em nada, diz que não existe já que faz tempo e desenterrei esse post aqui.

    Acredito em você se diz que o 20w50 vai mesmo na comet. Olhando denovo os dados me fez pensar em parar de usar óleo caro. Não compro camisa da Nike porque são caras e só custa caro porque tem uma vírgula deitada no peito, porque pagar mais caro no óleo se na ficha técnica o desempenho dele é muito perto do óleo de 7 mangos. Já uso militec, a diferença nos aditivos ele deve compensar.

    Acho que vou de lubrax daqui pra frente, a Ipanema de um conhecido vai pra retifica pela primeira vez com 300mil km e sempre usou lubrax, se no carro veio fez bem o serviço, no mamute de duas rodas deve ser eficiente também.

    Enviado de meu ASUS_Z00XS usando o Tapatalk

 

 

Tópicos Similares

  1. Oleo 10W30 ???
    Por enzo alves moreira no fórum Área de debate
    Respostas: 22
    Último Post: 17-08-11, 21:49
  2. Novo Óleo Honda Semissintético 10W30
    Por D.Lima no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 31-05-11, 22:50
  3. O que vocês usam para limpeza?
    Por VelhoPunk no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 08-11-09, 22:08
  4. O que vocês usam para dar brilho no pneu??
    Por TorteX no fórum Área de debate
    Respostas: 37
    Último Post: 28-08-07, 20:35
  5. Deem a letra , oque voces usam pra da um tapa nas toncas!!!
    Por conte no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 16
    Último Post: 01-02-07, 13:36

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •