Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 33
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Localização
    Diamantino-MT
    Idade
    28
    Posts
    347

    Óleo 10w30 honda ou equivalente vocês usam? Realmente da problema?

    Eu fico com a pulga atrás da orelha pois o manual recomenda essa viscosidade porem os experts da Internet falam que esse óleo o não é bom é muito fino devo continuar usando ou não.
    Moto cg 150 esdi 2014.

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Petrópolis RJ
    Idade
    34
    Posts
    608
    Rapaz .nesse frio q ta fazendo eu vou usar esse na minha twister carburada.creio q nao da problemas nao

    Enviado de meu LG-K200 usando Tapatalk

  3. #3
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    A Honda recomenda óleo SAE 10W-30, classe de serviço SJ API e JASO MA. Isso teve efeito para motores de motocicletas dela a partir de 2012/13 se a minha memória não me traiu.

    Ocorre que para motores pequenos de refrigeração natural o controle de temperatura é limitado quando esses motores são submetidos a uso intenso, sob carga elevada ou ainda sob altas rotações frequentemente.

    A maioria dos motoboys preferem óleos mais viscosos. E adotam intervalos entre trocas menores que os 4.000 km que a Honda recomenda. Contudo ela propria recomenda reduzir o intervalo para a metade para esse 10W-30 para uso intenso como seria o motofrete.

    Para citar um fato, os americanos não relevam muito a recomendação de atender a JASO. Mas muitos deles usam óleos classe CI-4 ou CJ/SL mas com viscosidade 10W-40 para climas não frios. Mas nunca usam óleos tipo "energy conserving" também conhecidos como resource conserving.

    Já os motoboys com quem conversei, os quais usaram esse 10W-30 exatamente como recomendado e completando até os 4.000 km. Depois dos 50.000 km o motorzinho já estavam pedindo óleo 20W-50 porque o recomendado começou a baixar muito rápido.

    Fui
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 28-06-17 às 13:06.
    Crtl-Alt-Del

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de brunogtecno
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Posts
    291
    Nunca tive problemas nas minhas motos pois sempre troquei óleo de acordo com o recomendo inclusive obedecendo as regras quanto a o tipo especificado..
    Mas eu tinha um Ford Ka e levei nessas casas de óleo e um ilustre imbecil e idiota que trabalhava lá trocou o óleo que era 5w30 por um 10w30 olha que só descobri porque sobrou meio litro e ele me deu o frasco pela metade.. o carro em si não aconteceu nada, mas o consumo aumentou e o motor ficou pesado

    Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Petrópolis RJ
    Idade
    34
    Posts
    608
    Ctr
    Com base em sua esperiencia vc me recome daria esse 10w 30 pra twister carburada sendo q aqui no inverno ta variando de 2 graus esse fim de semana a ums 20 22 graus em dias "QUENTES" de inverno.

    Obs: uso a moto todo dia mas ando de boa .sempre entre 40 ,80 km/h. ate ums 8 mil rpm nos dias q to com pressa kk👍

    Enviado de meu LG-K200 usando Tapatalk

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Localização
    Diamantino-MT
    Idade
    28
    Posts
    347
    pelo que eu vi praticamente todas as motos honda usam esse 10w30 e não só as cgs então essa pergunta não vale só para os cgszeiro os donos de twister nova,cb 300,xre,biz então alguem já teve problema em usar essa viscozidade?

  7. #7
    Novato Avatar de heat
    Data de Ingresso
    Dec 2008
    Localização
    Ribeirão Preto - SP
    Idade
    41
    Posts
    39
    Siga o manual, simples assim.
    Kawasaki Ninja ZX-R

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    São Gonçalo-RJ
    Posts
    365
    Se for usar mais fino use o 10w40, vai ajudar na partida a frio e não é tão fino quanto o 10w30 quando quente.

  9. #9
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por joãomaller Ver Post
    Ctr
    Com base em sua esperiencia vc me recome daria esse 10w 30 pra twister carburada sendo q aqui no inverno ta variando de 2 graus esse fim de semana a ums 20 22 graus em dias "QUENTES" de inverno.

    Obs: uso a moto todo dia mas ando de boa .sempre entre 40 ,80 km/h. ate ums 8 mil rpm nos dias q to com pressa kk👍

    Enviado de meu LG-K200 usando Tapatalk
    Há várias coisas para levar em consideração sobre este assunto. A primeira delas é que nos motores da Honda do início desta década. As galerias e passagens do óleo de motor ficaram com menor área, e para compensar a vazão a pressão do óleo produzida na bomba aumentou.

    Nos motores mais antigos este aumento de pressão não foi previsto, portanto é menor. De o motor ser alimentado por carburador ou FI, isso é pouco relevante somente para a questão do óleo.

    As montadoras no Brasil eu acredito que julgam que o brasileiro seja incapaz de ler e entender um gráfico de viscosidade x temperatura. Mas noutros países, eles disponibilizam nos manuais.Então tascam no manual na maioria das vezes, uma única opção de óleo multiviscoso.

    O fato é que o Brasil tem dimensões continentais abrangendo uma larga latitude entre norte e sul. Portanto, grande diferença entre temperaturas ambiente. Existem outros pontos, mas paro por aqui.

    Para a tua moto ainda que durante o inverno, pela idade do projeto dela um 10W-30 eu não usaria. Ainda que o motor gire mais leve e beneficie as partidas a frio. Mesmo que tu não exija tanto do motor.

    Aqui em Sampa no inverno a temperatura varia entre 23 e 6° C. Neste período eu uso óleo CI-4/SL 15W-40 para motores Diesel turbo com bons resultados.

    Há um post meu noutro fórum onde discorro a respeito com mais detalhes. Recomendo a leitura dele.
    Crtl-Alt-Del

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Petrópolis RJ
    Idade
    34
    Posts
    608
    Muito bom texto cara.obrigado👍

    Enviado de meu LG-K200 usando Tapatalk

  11. #11
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    39
    Posts
    816
    Show de bola a explicação. Eu sou relutante em trocar viscosidade do óleo simplesmente porque, como o amigo citou, as folgas do motor foram projetadas para ele, principalmente em motores que usam mancal de lubrificação hidrodinâmica, que não é o caso das motos pequenas. A tendencia é, com a melhora de precisao da usinagem atual, baixar a viscosidade para aumentar a eficiência energética do motor. Oleo original da Honda para diversos carros já é 0W20.
    Sh 300i - Curtindo as estradas por ai...

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Idade
    25
    Posts
    7
    Na minha opinião, não tem problema nenhum em trocar a viscosidade do óleo que tem no manual do veículo, entendendo um pouco sobre o funcionamento do motor e sobre viscosidade de lubrificantes acho que todos podem escolher o óleo correto para seu tipo de uso. Eu comprei recentemente uma CG 150 Sport, ano 2007. No manual, a recomendação é usar óleo mineral 20w50. Eu pessoalmente não gosto de óleo mineral, então ja eliminei a ideia e parti para o semissintético. O lugar onde moro faz bastante frio, nesse momento está fazendo perto de 0 grau aqui, em pleno inverno. Portanto, 20w50 seria excessivamente grosso na primeira partida do dia ao meu ver. Para piorar a situação, normalmente ligo a moto, deixo estabilizar um pouco a lenta sem afogador, e saio para trabalhar, e não tem nem 2km até meu serviço. Durante dias como esses, chego la e posso encostar a mão na caixa de transmissão e deixar, que mal e mal ficou morna. Ou seja, motor trabalhou apenas frio, o que é terrível para o desgaste. Resumindo, coloquei óleo 15w50 semissintético da Motul na pequena, mas se tivesse frio assim quando troquei, há mais ou menos 3 semanas, teria partido para o 10w50 semissintético.

    "Lembrem sempre de observar os números da viscosidade. A grosso modo, sem precisar entrar em detalhes técnicos, o primeiro número, acompanhado do "W", indica a viscosidade a frio, e o segundo número, a quente. Portanto o óleo que uso em minha moto se comporta como um óleo SAE 15w a frio, e como um óleo SAE 50 a quente. Lembrem também que quanto mais baixo o número, menos viscoso, e quanto mais alto, mais viscoso. Por isso o óleo 10w50 é um dos melhores do mercado, pois abrange uma enorme gama de temperaturas que a moto pode vir a trabalhar, subindo rápido a frio, e mantendo a película de óleo a quente".

    E para finalizar, usaria 10w30 tranquilamente, mas apenas no inverno e para o tipo de uso que alguém como eu faço. Motores refrigerados a ar no verão ficam extremamente quentes, e SAE 30 no calor é fino demais para um propulsor sem refrigeração forçada.

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Localização
    Caibaté-RS
    Idade
    29
    Posts
    111
    sempre use o óleo indicado , ou um superior em classificação , mas nunca em viscosidade !!!

  14. #14
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    A Honda recomenda óleo SAE 10W-30, classe de serviço SJ API e JASO MA. Isso teve efeito para motores de motocicletas dela a partir de 2012/13 se a minha memória não me traiu.

    Ocorre que para motores pequenos de refrigeração natural o controle de temperatura é limitado quando esses motores são submetidos a uso intenso, sob carga elevada ou ainda sob altas rotações frequentemente.

    A maioria dos motoboys preferem óleos mais viscosos. E adotam intervalos entre trocas menores que os 4.000 km que a Honda recomenda. Contudo ela propria recomenda reduzir o intervalo para a metade para esse 10W-30 para uso intenso como seria o motofrete.

    Para citar um fato, os americanos não relevam muito a recomendação de atender a JASO. Mas muitos deles usam óleos classe CI-4 ou CJ/SL mas com viscosidade 10W-40 para climas não frios. Mas nunca usam óleos tipo "energy conserving" também conhecidos como resource conserving.

    Já os motoboys com quem conversei, os quais usaram esse 10W-30 exatamente como recomendado e completando até os 4.000 km. Depois dos 50.000 km o motorzinho já estavam pedindo óleo 20W-50 porque o recomendado começou a baixar muito rápido.

    Fui
    motoboy costuma ser cupim de ferro, quer gastar pouco com a motoca pra extrair dinheiro e depois faz fama que motor 125/150 não passa de 50 mil... minha biz fiz o motor pra lá de 90 mil e trabalhei fazendo entregas com ela, superaqueci o motor até ferver óleo, muita coisa...

    Citação Postado originalmente por heat Ver Post
    Siga o manual, simples assim.
    minha moto nova tem 2 manuais, um huehuebr que indica uma coisa e outro internacional que indica outra, e agora? vou seguir as especificações do internacional;

    -------------------------------------------------------------------------------

    estudando óleo com a galera do forum aprendi que viscosidade é importante mas aquelas letrinhas são muito importantes também!
    um óleo 10W30 vai te ajudar a gastar menos gasolina que o 20W50 porém nesses motores refrigerados a ar, eu não arriscaria usar 10W30 de jeito nenhum, não importa o que o manual diga (ainda mais honda do brasil que é trapaceira nesse ponto);

    agora se você ficar entre um 10W30 API SL e outro 20W50 API SJ pode ir no 10w30 SL que não vai se decepcionar!

    os testes praticos que fiz com óleos luxo como motul 5100 10W50 API SM/SN mostraram que ele funciona bem com temperatura controlada dos radiadores a água, nos motores refrigerados a ar quando esquenta um pouco mais que o óleo foi feito pra funcionar o óleo começa a afinar demais e baixar, da pra sentir o motor oscilando entre mais leve perdendo rendimento superquente depois esfriando e melhorando.

    - - - Updated - - -

    a sim, na questão do custo benefício, em breve vou testar um API SL com militec/molicote, acredito que fique melhor do que um API SM/SN por se tratar de um anti-aderente metálico concentrado.

    obs.: a mirage 250 com o radiador de óleo gigante, esquenta MUITO. a biz com o radiador de tornado ta tão de boa que tirei as ventoinhas.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  15. #15
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Saudações paulistanas Vulcan, meu nobre colega de fórum.

    Parece me que ouve algum mau entendido da sua parte com relação ao que escrevi e que você salientou com negrito.

    O meu texto está claro. Em outras palavras o que já escrevi foi que, os motoboys seguiram a recomendação do manual da Honda para as 125 e 150 cc usando óleo grau 10W-30 genuíno Honda semissintético até os 4.000 km entre trocas. Obviamente precisou-se completar com óleo novo. Todavia, aos 50.000 km a necessidade de completar se tornou tão frequente que a alternativa natural foi usar óleo de maior viscosidade. O que entendo que foi por parte deles uma decisão voltada para a preservação dos motores e não o contrário.

    Eu não estou defendendo , condenando ou recomendando qualquer óleo para essas motos de baixa cilindrada que isso fique claro. Relato os fatos como são.

    Contudo estes mesmos motofretistas que passaram a usar óleo de grau de viscosidade maior – eles relataram – em alguns casos os motores alcançaram até 190.000 km. Para mim opiniões são opiniões, mas contra fatos não há argumentos.

    Cada um que use o óleo que “ache que deva” desde que saiba o que está fazendo. Quando me pedem uma opinião específica como o jãomaller pediu ao longo da linha de discussão, que inclusive é um outro caso. Eu respondo baseado em argumentos plausíveis e passo minha própria experiência e ou sugiro leituras adicionais ou fontes de pesquisa.
    Crtl-Alt-Del

 

 

Tópicos Similares

  1. Oleo 10W30 ???
    Por enzo alves moreira no fórum Área de debate
    Respostas: 22
    Último Post: 17-08-11, 21:49
  2. Novo Óleo Honda Semissintético 10W30
    Por D.Lima no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 31-05-11, 22:50
  3. O que vocês usam para limpeza?
    Por VelhoPunk no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 08-11-09, 22:08
  4. O que vocês usam para dar brilho no pneu??
    Por TorteX no fórum Área de debate
    Respostas: 37
    Último Post: 28-08-07, 20:35
  5. Deem a letra , oque voces usam pra da um tapa nas toncas!!!
    Por conte no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 16
    Último Post: 01-02-07, 13:36

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •