Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 16
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Idade
    34
    Posts
    6

    Fan 125 07/08 - Embreagem estranha....

    Bom dia a todos.

    Sou novo por aqui, e não sabia se essa area do forum era a ideal para postar minha dúvida, então se cometi um erro me desculpem.
    Agora vamos a dúvida....

    Minha moto é uma fan 125, ano 2007/2008.

    Devido a um problema na minha mão esquerda, eu tenho que deixar a embreagem bem baixa, e uso um manete com ajuste de altura.
    De uns tempos pra cá, notei que quando eu estou andando com a moto e ela esquenta, a embreagem que ja é baixa, fica SUPER BAIXA, coisa que não acontecia assim que eu comprei a moto.

    Levei em uma "mecânica", o cara disse que eu devia trocar o kit embreagem e colocar um original. Paguei e troquei....porém o problema ainda persiste, sempre que a moto esquenta, parece que a folga da embreagem fica MUITO grande, dexando a embreagem as vezes tão baixa, que mesmo eu pressionando o manete completamente, a moto fica querendo andar, e pra eu passar pro neutro nessas condições, só deixando a moto morrer e dps passando.

    Esse problema da embreagem ficar MUITO baixa é o primeiro ponto.

    O segundo ponto, é que eu reparei que quando vou sair com a moto, seja com ela quente ou fria, bem na saída naquela queimadinha basica de embreagem, o motor faz um barulho muito feio (da até vergonha kkk) como se fosse um rangido... isso acontece eventualmente no plano, e com frequencia quando preciso sair com a moto partindo do meio de uma subida....

    Resumo: gastei mow nota na mecânica, e não resolveu meu problema, voltei la e expliquei os dois problemas que continuam existindo, e depois de deixar a moto la por mais um dia, ele me veio com uma história de que há uma folga em tal e engrenagem do motor e etc....

    Disse que pra resolver esses dois problemas, eu deveria fazer toda a parte de baixo do motor, que sairia uma nota preta.....

    Oque vocês que ja são mais experientes com fan 125, acham desses problemas, e oque acham que seja as causas?? oque indicam??

    Obrigado pela atenção de vcs!! Forte abraço a todos!!

  2. #2
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Em primeiro lugar me pareceu pela maneira como relataste, que essa dita oficina não prima pela ética e ou competência técnica. Seria o caso de acionar o PROCON, desde que você possa ter provas cabais que incluem os documentos de praxe necessários.

    Escreveste que devido a um problema na mão esquerda usas uma manete com regulagem de altura. Este ponto para mim não ficou claro. Esta regulagem seria da folga do cabo de acionamento que se faz a partir da porca e contra porca estriadas? Ou seria outra maneira que não entendi?

    De fato a embreagem tende a ter um pequeno aumento um pequeno aumento na folga dela depois do motor estar completamente aquecido para motos como a sua.

    O que aparenta é que, se eu entendi, que você precisaria usar a embreagem bastante baixa. Se ela já foi regulada baixa, com o aquecimento tenderia a ficar mais ainda resultando no problema descrito por você.

    É possível que seria esta a origem e na melhor regulagem somente a solução. Sugiro com força que peças auxílio de um amigo mais experiente ou de uma mecânica com valores éticos. Para esclarecer a real situação da regulagem. Antes de tomar qualquer ação.

    Em seguida nos dê retorno.
    Crtl-Alt-Del

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Idade
    34
    Posts
    6
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Em primeiro lugar me pareceu pela maneira como relataste, que essa dita oficina não prima pela ética e ou competência técnica. Seria o caso de acionar o PROCON, desde que você possa ter provas cabais que incluem os documentos de praxe necessários.

    Escreveste que devido a um problema na mão esquerda usas uma manete com regulagem de altura. Este ponto para mim não ficou claro. Esta regulagem seria da folga do cabo de acionamento que se faz a partir da porca e contra porca estriadas? Ou seria outra maneira que não entendi?

    De fato a embreagem tende a ter um pequeno aumento um pequeno aumento na folga dela depois do motor estar completamente aquecido para motos como a sua.

    O que aparenta é que, se eu entendi, que você precisaria usar a embreagem bastante baixa. Se ela já foi regulada baixa, com o aquecimento tenderia a ficar mais ainda resultando no problema descrito por você.

    É possível que seria esta a origem e na melhor regulagem somente a solução. Sugiro com força que peças auxílio de um amigo mais experiente ou de uma mecânica com valores éticos. Para esclarecer a real situação da regulagem. Antes de tomar qualquer ação.

    Em seguida nos dê retorno.

    Obrigado pelo rápido retorno.

    Como eu disse, devido a um problema na minha mão esquerda, eu uso um manete regulável.
    Esse manete possui regulagem em relação a distancia entre o manete e a luva do guidão, ou seja, pra eu poder pilotar confortável, o manete precisa ser mais próximo do guidon que o normal. (e também possui aquela regulagem de cabo padrão em todos manetes).

    Mas eu não entendo, como pode depois da moto ficar quente, a embragem perder quase que toda a pressão....ficando somente folga praticamente....
    Se fosse uma variação de moto fria/quente, de apenas uns 1 ou 2 mm tudo bem... mas o fato é que o manete do jeito que eu uso, ele fica distante da luva cerca de uns 7cm.....e quando a moto esquenta, eu perco TODO esse 7cm praticamente....esses 7cm se tornam quase que 100% folga....

    E também, tenho essa queixa do barulho "rangido" quando vou sair com a moto eventualmente no plano, e quase sempre saindo com a moto partindo do meio de uma subida.

    Mecânicos são uma raça muito complicada....eu mesmo ja levei em mais de 4, 5 mecanicas.... ninguem sabe me falar ao certo qual o problema...acho incrível isso, a moto fica na mecanica 2 dias, e o cara não consegue me dar um diagnostico preciso...vem com aquela historia "sabe como é né, mecânica é uma coisa imprevisível...bla bla bla....."

    Ja nem sei mais onde levar a minha magrela....e nem sei se vou pagar por outro serviço que não vai resolver meu problema...

    a propósito...esse é o manete http://g02.s.alicdn.com/kf/HTB1fXCKF...Xq6xXFXXXF.jpg

  4. #4
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Realmente, a embreagem tem essa diferença de folga quando o motor esta frio e quando esta quente. mas é coisa de + ou - 2mm.

    Eu troquei a embreagem (EU MESMO) da minha moto, e tenho alguma experiencia a mais, digamos assim. Já que reparei varias coisas.

    Existe também uma regulagem na própria embreagem, dentro do motor, que consiste em um prisioneiro e uma porca. Este deve ser regulado corretamente, alinhando as marcas pela carcaça. Se isso não for feito, não vai ficar bom, ah não ser que o mecânico dê a sorte de trocar a embreagem e a regulagem coincidir com os novos discos, mas é dificil. Também tem a questão da posição dos discos. Se o caboclo não tiver conhecimento e for minucioso, eles colocam de qualquer jeito.....

    - - - Updated - - -

    Esse cara aqui explica bem como é a regulagem. Neste caso é um motor 250cc. Mas creio que o principio serve para todos.

    Fazer 250 Blueflex

  5. #5
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    RC.


    Diante de sua resposta e das observações do Anderson que se seguiram. Sugiro pesquisares no Youtube instruções relativas ao modelo da sua moto. Para a correta montagem e regulagem interna dela, de forma análoga ao vídeo acima.

    Como o confrade comentou existe forte indício que a montagem e ou regulagem do conjunto foi incorreta. Com um vídeo para mostrar lhe daria condições para suportar uma argumentação com o autor do serviço. Para que este revise o serviço prestado.

    Aguarde mais um pouco por orientações de demais participantes que tenham condições de agregar mais informações e orientações relevantes. Pela experiência que possuem.

    Quanto aos vídeos do YouTube há de se vê-los com espírito crítico. Porque na Internet há uma profusão de informações, mas nem sempre com teor de qualidade técnica e que sejam confiáveis. O vídeo trazido com pelo Anderson é um bom exemplo de qualidade e profissional.

    Recomendo também baixares o manual de serviços do ano-modelo da moto porque alguns mecânicos nunca consultaram um. Aprendem fuçando ou com alguém.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 24-07-17 às 13:54.
    Crtl-Alt-Del

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    São Gonçalo-RJ
    Posts
    365
    Se o barulho na embreagem for semelhante ao arrastar de um móvel pela casa, pode ser os discos espaçadores espelhados ou queimados. A moto chega a vibrar durante o barulho.

  7. #7
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Idade
    34
    Posts
    6
    Citação Postado originalmente por Isac-RJ Ver Post
    Se o barulho na embreagem for semelhante ao arrastar de um móvel pela casa, pode ser os discos espaçadores espelhados ou queimados. A moto chega a vibrar durante o barulho.
    Sim, cara vc entendeu certinho...parece o barulho de um movel arrastando em piso de madeira.
    Eu ja levei la na mecânica outra vez, para verificar ao menos esse barulho feio, ja que não era capaz de resolver o problema da embreagem ficando extremamente baixa quando o motor esquenta.

    Segundo ele, ele trocou os discos de embreagem por novos, para garantir, e voltou a dizer sobre uma tal folga de uma tal engrenagem e etc...
    Disse que pra solucionar meu problema, somente trocando TODAS engrenagem da parte de baixo do motor.

    Sinceramente eu não acredito que ele trocou disco nenhum, e tbm não a acredito que mesmo eu pagando mais caro a ele, pra colocar o kit embreagem original, seja realmente original...

    Mas é isso sim quanto ao barunho, faz esse barulho de movel arrastando em piso de madeira, e em seguida para quando a moto ja desenvolveu.
    Quando nao faz esse barulho, faz um barulho "raspado" feio tbm....

    Tudo isso o cara atribuiu a essa certa "engrenagem" com folga... complicado....

    Ja desanima.... Me desculpem os bons mecanicos, mas O RAÇA MAUDITA!

    Obrigado pelo retorno!

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    São Gonçalo-RJ
    Posts
    365
    Se realmente for os separadores,é só lixar com cuidado para fosquear eles caso ainda estejam em condições de uso.
    Se vc não souber mexer,procure um mecânico bom e explique a situação. Tem muitos trocadores de peças e trambiqueiros por aí, mas profissionais ruins não é exclusividade da área mecânica.

  9. #9
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Idade
    34
    Posts
    6
    Citação Postado originalmente por Isac-RJ Ver Post
    Se realmente for os separadores,é só lixar com cuidado para fosquear eles caso ainda estejam em condições de uso.
    Se vc não souber mexer,procure um mecânico bom e explique a situação. Tem muitos trocadores de peças e trambiqueiros por aí, mas profissionais ruins não é exclusividade da área mecânica.
    Bom dia,

    Realmente rs péssimos profissionais existem em todas as áreas.....
    Mas de todos serviços que precisei em relação a tudo, bons mecanicos foram os mais difíceis de encontrar...
    Mas blz, não vamos entrar nesse mérito.

    Quanto aos separadores, eu não sei se o problema é neles, pq a ultima vez que levei a moto ao "mecânico", isso a uns 2 meses... ele me cobrou 170 reais por um KIT DE EMBREAGEM ORIGINAL.... não entendo muito, mas creio que esse kit vem com os discos, separadores, campana...
    Era pra ter ficado nova a embreagem né....teoricamente falando...

    esse procedimento de lixar, se faz mesmo quando o kit é novo??

    Abraço a todos, e mais uma vez obrigado pela atenção.

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por rcodonho Ver Post
    Bom dia,

    Realmente rs péssimos profissionais existem em todas as áreas.....
    Mas de todos serviços que precisei em relação a tudo, bons mecanicos foram os mais difíceis de encontrar...
    Mas blz, não vamos entrar nesse mérito.

    Quanto aos separadores, eu não sei se o problema é neles, pq a ultima vez que levei a moto ao "mecânico", isso a uns 2 meses... ele me cobrou 170 reais por um KIT DE EMBREAGEM ORIGINAL.... não entendo muito, mas creio que esse kit vem com os discos, separadores, campana...
    Era pra ter ficado nova a embreagem né....teoricamente falando...

    esse procedimento de lixar, se faz mesmo quando o kit é novo??

    Abraço a todos, e mais uma vez obrigado pela atenção.

    Não se lixa separador, isso é idiotice, um separador abrasivo vai gastar muito rápido o disco de embreagem.

    A campana dura mais que os discos. O separadores pelo preço convém trocar junto com os discos. Não sei qual a KM da tua moto. Mas normalmente da para trocar umas duas vezes apenas discos e separadores tranquilamente.

    Quanto ao Kit, depende. Alguns vem sim com campana, separador e discos, mas por esse preço ai se foi tudo isso e original, foi barato demais.
    Fazer 250 Blueflex

  11. #11
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Idade
    34
    Posts
    6
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Não se lixa separador, isso é idiotice, um separador abrasivo vai gastar muito rápido o disco de embreagem.

    A campana dura mais que os discos. O separadores pelo preço convém trocar junto com os discos. Não sei qual a KM da tua moto. Mas normalmente da para trocar umas duas vezes apenas discos e separadores tranquilamente.

    Quanto ao Kit, depende. Alguns vem sim com campana, separador e discos, mas por esse preço ai se foi tudo isso e original, foi barato demais.
    A propósito, verifiquei agora a nota da loja onde coloquei o kit de embragem....
    na vdd o kit foi 280 reais....

    só pra constar, e desculpem o erro nessa informação rs.....

    Se eu levar minha moto na propria honda... considerando os defeitos que mencionei: embreagem quase some quando o motor esquenta e embreagem faz barulho "rangido" quando arranco em uma subida.....

    Quanto acham que eu gastaria pra resolver esses problemas? piso e teto minimos.....

    minha moto ja esta com mais de 60mil km rodados...desses, uns 2 mil ja com o kit novo.....

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por rcodonho Ver Post
    A propósito, verifiquei agora a nota da loja onde coloquei o kit de embragem....
    na vdd o kit foi 280 reais....

    só pra constar, e desculpem o erro nessa informação rs.....

    Se eu levar minha moto na propria honda... considerando os defeitos que mencionei: embreagem quase some quando o motor esquenta e embreagem faz barulho "rangido" quando arranco em uma subida.....

    Quanto acham que eu gastaria pra resolver esses problemas? piso e teto minimos.....

    minha moto ja esta com mais de 60mil km rodados...desses, uns 2 mil ja com o kit novo.....

    Leva e faz um orçamento. Fala que o kit é novo, explica a situação e pede para revisarem.

    Vai gastar ai no minimo uma troca de óleo + mão de obra. E talvez se precisar trocar algo mais que não custe tão caro.... Eu chuto uns 200 reais + ou -

    Se for só o orçamento e descobrirem o defeito, creio que uns 100 ou 150 reais.
    Fazer 250 Blueflex

  13. #13
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Idade
    34
    Posts
    6
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Leva e faz um orçamento. Fala que o kit é novo, explica a situação e pede para revisarem.

    Vai gastar ai no minimo uma troca de óleo + mão de obra. E talvez se precisar trocar algo mais que não custe tão caro.... Eu chuto uns 200 reais + ou -

    Se for só o orçamento e descobrirem o defeito, creio que uns 100 ou 150 reais.
    Vou fazer isso o mais rápido possível. Assim que eu tiver uma resposta, eu retorno aqui pra falar sobre.

    Obrigado amigo!!

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    São Gonçalo-RJ
    Posts
    365
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Não se lixa separador, isso é idiotice, um separador abrasivo vai gastar muito rápido o disco de embreagem.

    A campana dura mais que os discos. O separadores pelo preço convém trocar junto com os discos. Não sei qual a KM da tua moto. Mas normalmente da para trocar umas duas vezes apenas discos e separadores tranquilamente.

    Quanto ao Kit, depende. Alguns vem sim com campana, separador e discos, mas por esse preço ai se foi tudo isso e original, foi barato demais.
    Idiotice pra quem não entende. Isto é um recurso pra quem quer mais atrito na embreagem ou, neste caso,testar se o problema é a referida peça. Eu já tive o mesmo problema do tópico,era separadores queimados, fiz esse procedimento por recomendação de um mecânico daqui do fórum e ficou bom.

  15. #15
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Isac-RJ Ver Post
    Idiotice pra quem não entende. Isto é um recurso pra quem quer mais atrito na embreagem ou, neste caso,testar se o problema é a referida peça. Eu já tive o mesmo problema do tópico,era separadores queimados, fiz esse procedimento por recomendação de um mecânico daqui do fórum e ficou bom.

    Puxa! Mas que baita mecanico, esse deveria ser contratado pelo engenheiros japoneses da Yamaha.

    Amigão, lê novamente o que eu escrevi que talvez tu entenda o que eu disse.

    Sim, aumenta o atrito, (abrasivo) mas esta não é a unica função dos separadores. É o mesmo que ter um problema no freio e lixar os discos de freio para aumentar o atrito.

    Um jogo de separadores novos não custa nem 50 reais. Se o sujeito se dá o trabalho de abrir a tampa de um motor, trocar a junta, trocar o óleo, e etc... Para fazer um serviço porco e economizar alguns trocados (50 pila) em uma peça que dura no minimo uns 50.000km, bom...

    Pra mim isso é economia porca e só empurra o problema pra frente, logo a frente. O barato que sai caro.

    - - - Updated - - -

    Além do mais, ele trocou os separadores.

    Os separadores são lisos e banhados em óleo por um motivo, moto não é carro, a embreagem precisa deslizar, ou vai dar tranco no engate da 1º marcha, vai dar tranco nas trocas de marcha.

    Isso além de desconfortável e perigoso, vai acabar sobrecarregando outro componentes, buchas da coroa, relação, etc...

    Eu posso pegar e colocar mais um disco e mais um separador na minha moto, poso colocar calços na mola para aumentar a pressão, posso lixar os separadores.... Mas minha moto é original, não precisa disso, e não vou ganhar nada de bom com isso.
    Última edição por andersonpg; 27-07-17 às 15:33.
    Fazer 250 Blueflex

 

 

Tópicos Similares

  1. Cg 150 sport -- partida estranha --
    Por FELIPEOLIVEIRA no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 03-03-14, 20:01
  2. Corrida estranha!!!
    Por Léo Borges no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 23
    Último Post: 08-05-10, 10:29
  3. Discos de embreagem paralelo! A Embreagem ficou alta d+
    Por Valença no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 24-04-09, 21:28
  4. Que Coisa Estranha [+18]
    Por RGBguima no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 4
    Último Post: 11-09-07, 08:41

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •