Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Motociclista Avatar de jobarte
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    36
    Posts
    1.142

    Acidente ontem e pergunta

    Pois é, mais uma vez, beijando o asfalto.

    Por conta de óleo na pista, cai, sai raspando pela rua, bati no carro e a moto bateu em mim, fazendo sanduiche de Jobarte. Felizmente não quebrei nada, foi só vários ralados no joelho (que agora vai combinar com o outro) e outros. O prejuizo material foi maior, meu notebook a principio deu PT, smarphone resetou e é confirmado que meu guidão e o pedal da marcha empenou também, o slider segurou muito, seria muito mais estrago, embora ainda tem a suspeita de ter empenado a suspensão dianteira também.

    Eu iria trocar o pneu dianteiro neste sábado, então acredito que o pneu no fim da vida pode ter contribuido para o acidente.

    Agora vamos a pergunta: Nesses casos com óleo ou areia na pista, é possível não cair se você usar amortecedor de direção? Fiquei com esta dúvida pois ouço só falar nele em motos de grande cilindradas para evitar trepidações e mudanças bruscas na direção.

    O que vocês acham?
    ex Honda NXR 150 Bros ESD 2010 Vermelha "Piru"
    Yamaha Factor ED 2013 vermelha "Pipoca"
    Yamaha XTZ 150 Crosser ED laranja "Rapodengo"

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de ailton_azul
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    sampa-sp - q vai indo♪
    Idade
    49
    Posts
    492
    Já caí com óleo diesel e pedrinhas. Nun conheço esse amortecedor Ohlins, acho que é isso, vejo em propagandas. Eu acho que não segura não, seja na reta ou (nas pedrinhas) que se juntam nas curvas. Daí, é aquele lance, até em baixa velocidade: se não fez a curva a tempo, leva chao. Por coincidência ontem também tomei um susto numa curvinha indo pro trabalho e em baixa. Além do revira do estômago, lembrei do lance do avião que qdo alcança uma velocidade máx, tem de subir, pois não pode mais parar. E segue vida, não caí. Amém

    NUNCA DIGA: "DESSA ÃGUA NÃO BEBEREIS"
    moto_atual: ¹ Traxx Dunna 600cc ano 2.012 / 2ª moto_atual: Suzuki Intruder 125cc "verde cano" quase preta 2008
    ▒▒ Palio Week ▒▒ - o perdiguerinho
    ex-moto: ƒ Kasinski Comet 150cc
    _​╬ Fiat Lux ╬_

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por jobarte Ver Post
    Pois é, mais uma vez, beijando o asfalto.

    Por conta de óleo na pista, cai, sai raspando pela rua, bati no carro e a moto bateu em mim, fazendo sanduiche de Jobarte. Felizmente não quebrei nada, foi só vários ralados no joelho (que agora vai combinar com o outro) e outros. O prejuizo material foi maior, meu notebook a principio deu PT, smarphone resetou e é confirmado que meu guidão e o pedal da marcha empenou também, o slider segurou muito, seria muito mais estrago, embora ainda tem a suspeita de ter empenado a suspensão dianteira também.

    Eu iria trocar o pneu dianteiro neste sábado, então acredito que o pneu no fim da vida pode ter contribuido para o acidente.

    Agora vamos a pergunta: Nesses casos com óleo ou areia na pista, é possível não cair se você usar amortecedor de direção? Fiquei com esta dúvida pois ouço só falar nele em motos de grande cilindradas para evitar trepidações e mudanças bruscas na direção.

    O que vocês acham?
    eu ja peguei óleo diesel na pista e não é agradável de jeito nenhum! tive MUITA sorte de perceber e evitar a freiada brusca, mesmo assim derrapei com as duas rodas, modulei os freios e equilibrei até parar a moto, deslizando então parado os pés no chão!

    pela experiência, não teve sacode nenhum no guidão pois o shimming é uma vibração do rake/trail que gera a partir do pneu em contato com solo, sem aderência ao solo o efeito giroscópido da roda estabiliza ela (precisa estar razoavelmente balanceada, claro), que seria o caso de óleo na pista.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  4. #4
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    O amortecedor de guidon não ajuda nestes casos, pois neste caso é o pneu perdendo aderência.

    Eu já dei uma escorregada feia em paralelepípedo molhado, na curva e com garupa, mas consegui frear a tempo e colocar o pé no chão para equilibrar.

    Quando eu vejo que tem areia e vou precisar dobrar a esquina, eu levanto da moto diminuo tudo o que der com o freio traseiro e faço a curva, já tomei uns sustinhos assim mas deu certo.
    Fazer 250 Blueflex

  5. #5
    Motociclista Avatar de jobarte
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    36
    Posts
    1.142
    Nos dois casos em que eu caí por conta de óleo foi muito rápido, não houve tempo para reação, estou pilotando e no segundo seguinte, já estou no chão, por isto eu não entendo o que acontece para que isto ocorra tão rápido assim de forma a nem me dar tempo para reagir. No acidente de ontem eu estava a 72km/h
    ex Honda NXR 150 Bros ESD 2010 Vermelha "Piru"
    Yamaha Factor ED 2013 vermelha "Pipoca"
    Yamaha XTZ 150 Crosser ED laranja "Rapodengo"

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de marchetti87
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Ribeirão Preto - SP
    Idade
    36
    Posts
    409
    Em relação ao óleo diesel, fica um cheiro forte e bem característico no ar. Uma vez passei por cima de um rastro de óleo diesel, com a moto devagar e alinhada a traseira já começou a escorregar, imagine se tivesse inclinado para fazer uma curva? Um cara que vinha atrás mais rápido caiu.

    Citação Postado originalmente por jobarte Ver Post
    Nos dois casos em que eu caí por conta de óleo foi muito rápido, não houve tempo para reação, estou pilotando e no segundo seguinte, já estou no chão, por isto eu não entendo o que acontece para que isto ocorra tão rápido assim de forma a nem me dar tempo para reagir. No acidente de ontem eu estava a 72km/h
    Simples, óleo escorrega igual sabão, passou, caiu, por melhor que esteja o pneu, aderência aqui não existe.

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    A essa velocidade já é rápido demais. O ideal é quando estiver acima de 60km/h procurar andar no rastro do pneus dos outro carros, ou seja, ou pouco mais a direita ou esquerda da pista. Não é garantia mas já diminui as chances.

    - - - Updated - - -

    Acima de 60 km/h andar no meio dos outros carros, ou no meio da pista já é arriscado demais, pois alem de óleo, buracos e outras coisas, você não consegue visualizar muito bem a estrada.
    Fazer 250 Blueflex

  8. #8
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Para falta de aderência não há solução, é pá e b.o.s.t.a. Se o cara tiver tempo hábil para controlar, calma, sorte e for como um gato até consegue não cair. As faixas brancas em alto relevo no asfalto também são um perigo.

    A regra é: onde não se tiver a visão do asfalto (chão) mais a frente, diminuir a velocidade, que pelo menos o cara irá cair mais devagar.

    Se caiste no seco (sem chuva) um pneu fim de vida ou novo não faria diferença, iria cair do mesmo jeito. Amortecedor de direção não resolve nesta situação.
    Crtl-Alt-Del

  9. #9
    Iniciante Avatar de queiroga
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    53
    Posts
    89
    Qq mancha no asfalto já liga o alerta na cabeça e tento não passar por ali. Pois realmente não tem jeito...chão certo....

    https://youtu.be/ltShtWj7wqg

    Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
    Rio de Janeiro - RJ
    Ténéré 250

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por queiroga Ver Post
    Qq mancha no asfalto já liga o alerta na cabeça e tento não passar por ali. Pois realmente não tem jeito...chão certo....

    https://youtu.be/ltShtWj7wqg

    Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
    Esse vídeo foi um exemplo do que eu falei mais acima.

    O meio da pista tem areia, óleo, pregos. Um dia que vocês tiverem a chance principalmente na cidade reparem bem no asfalto. O melhor é andar no trilho dos pneus dos carros, neste caso da estrada, o mais seguro é andar mais a esquerda, se ele chega a atravessar para o outro lado e vem um caminhão, já éra.
    Fazer 250 Blueflex

 

 

Tópicos Similares

  1. Acidente fatal - ontem aqui em Arraial do Cabo -RJ
    Por Manoel Araujo dos Passos no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 10
    Último Post: 24-07-10, 08:04
  2. Minha vez chegou, acidente [pergunta aos "pinados" do fórum]
    Por alexandregf no fórum Área de debate
    Respostas: 12
    Último Post: 31-08-09, 07:58
  3. Pergunta que não me faz calar....
    Por AcidGaucho no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 17
    Último Post: 10-04-07, 18:46
  4. Pergunta às mulheres motociclistas.
    Por lion no fórum Área de debate
    Respostas: 45
    Último Post: 05-11-06, 23:44

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •