Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 18
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2017
    Posts
    117

    Question Posso tirar o óleo pra ver a quantidade e voltar no motor?

    Seguinte, vamos do começo: sempre faço a troca de óleo em casa, mas da última vez eu precisava trocar o pneu dianteiro e aproveitando que o mecânico não cobra nada, pedi pra trocar o pneu e o óleo.
    Acontece que ele não percebeu que o bujão tem uma folga e precisa passar fita veda rosca para que não vaze. Eu também esqueci de avisar, achei que ali na hora ele veria que tinha veda rosca e depois colocaria na hora de rosquear.

    Enfim, alguns dias se passaram e a moto começou vazar na garagem, deitei a moto para o óleo não sair, tirei o bujão, vi que não tinha a veda rosca, passei a fita e coloquei o bujão. Pronto, acabou o vazamento.

    Porém o nível do óleo ainda ficou na minha cabeça, no chão não tinha uma mancha muito grande, até por isso que demorei uns dias pra perceber o vazamento, mas acho que qualquer 50~100L de óleo faria uma grande diferença no motor.

    O óleo ainda está novo, na vareta de medição ele sai muito claro, a moto não andou nem 300km depois da troca de óleo, mas eu não gostaria de apenas completar o óleo. Eu queria tirar ele, colocar num medidor pra ver quantas mL ainda tem e voltar o óleo para o motor. E só depois completar o nível com a quantidade correta faltando.

    Sei também que esse não é o jeito certo de se fazer a medição, até por isso que existe a vareta de medição, mas eu gostaria de fazer por ter uma maior certeza da quantia que existe ali. Mas não sei se isso poderia dar algum problema.

    Obrigado pela atenção.

    É uma titan 2007/08 modelo ESD.
    Última edição por gabrielgeromel; 06-08-17 às 01:52. Razão: Informação sobre o modelo da moto.

  2. #2
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2007
    Posts
    82
    Esquece veda rosca, não é feita pra trabalhar na temperatura do óleo. Você deve trocar a arruela de vedação, o custo deve ser o mesmo da veda rosca, porém com resultados satisfatórios. O nível do óleo você consegue facilmente verificar pera vareta, siga o manual da moto. Abraço .

    Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

  3. #3
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Acho que o problema dele não é o anel de vedação, e sim a rosca do cárter.

    Não precisa ficar paranóico com isso, mede pela vareta mesmo, melhor do que drenar o óleo, correr o risco de contaminar com cabelo, poeira e etc e colocar de volta no motor.

    Isso acontece, moto consome algum óleo e se acompanha o nível pela vareta.
    Fazer 250 Blueflex

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Rolândia PR
    Idade
    40
    Posts
    389
    Esses parafusos do bujão, tem sobre medida...
    Troquei de um Corsa aqui de casa.

    Em loja de troca de óleo de carro, você deve encontrar esse parafuso.

    E se você está sismado, drene o óleo, messa e o coloque de volta.
    Só que algum dia tem que limpar a peneirinha dentro do motor.
    Se nunca foi limpa está na hora.

  5. #5
    Motociclista Avatar de Eduardo Toda
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Santo André - São Paulo - Brasil
    Idade
    55
    Posts
    1.549
    Troca essa bagaça logo, se espanar aí você vai ver oque é encheção de saco.


    Poços de Caldas- Amigos de viagem, amigos para sempre...

    From Santo André - S.P. Brasil - Honda CG Titan 150 ESD 2007 -

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2017
    Posts
    117
    Citação Postado originalmente por tornadex Ver Post
    Esquece veda rosca, não é feita pra trabalhar na temperatura do óleo. Você deve trocar a arruela de vedação, o custo deve ser o mesmo da veda rosca, porém com resultados satisfatórios. O nível do óleo você consegue facilmente verificar pera vareta, siga o manual da moto. Abraço .

    Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
    Como disse o amigo abaixo, o problema é na rosca do cárter. Vou pela vareta mesmo, colocar a moto no cavalete, ligar e deixar na lenta por 2 minutos, desligar e esperar 2 minutos e depois medir na vareta.

    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Acho que o problema dele não é o anel de vedação, e sim a rosca do cárter.

    Não precisa ficar paranóico com isso, mede pela vareta mesmo, melhor do que drenar o óleo, correr o risco de contaminar com cabelo, poeira e etc e colocar de volta no motor.

    Isso acontece, moto consome algum óleo e se acompanha o nível pela vareta.
    Muito obrigado, eu não achava que a contaminação era tão fácil assim, mas qualquer coisa pode ferrar legal o motor.

    Citação Postado originalmente por SpeedBit Ver Post
    Esses parafusos do bujão, tem sobre medida...
    Troquei de um Corsa aqui de casa.

    Em loja de troca de óleo de carro, você deve encontrar esse parafuso.

    E se você está sismado, drene o óleo, messa e o coloque de volta.
    Só que algum dia tem que limpar a peneirinha dentro do motor.
    Se nunca foi limpa está na hora.
    Citação Postado originalmente por Eduardo Toda Ver Post
    Troca essa bagaça logo, se espanar aí você vai ver oque é encheção de saco.
    Eu não sei bem como foi, porque comprei usada, mas o antigo dono disse que uma vez espanou e ele usa veda rosca, agora não sei se espanou e ele refez a rosca do cárter mas não trocou o bujão, ou se espanou e ele só passou veda rosca.

    Como eu faço pra saber o tamanho certo na hora de comprar? Levar o bujão antigo? Ou tem como fazer alguma medida na rosca do cárter e ir na loja já sabendo o tamanho?

    E essa peneirinha dentro do motor, não faço ideia se já foi trocada, mas troco o óleo a cada 1500~2000 km e sempre sai bem limpo.
    TITAN 07/08 ESD

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2017
    Posts
    117
    Atualização: tirei o óleo, estava fino ainda, mas bem escuro. Muito escuro mesmo, cheguei até cogitar que o mecânico tenha colocado óleo usado, mas se tivesse, o óleo estaria mais grosso. Vou comprar óleo novo amanhã.

    Acho que a cor escura do óleo foi a gasolina aditivada, comecei usar só aditivada faz pouco tempo e ela deve estar limpando todo o motor. A quantidade de óleo estava muito boa, deu bem perto de 1 litro, ficou faltando coisa de 30~50 mL que deve ter perdido pelo vazamento e pela quilometragem rodada.

    Enfim, assustou um pouco ver o óleo bem escuro com menos de 500km rodados, mas já me aliviou a cabeça de que sem óleo o motor não estava.

    Mas todo esse pânico tem motivo: há 2 dias atrás, a bateria dela, que já tem 1 ano, estava seca. Não segurava carga nenhuma, partida elétrica não dava conta de ligar a moto.

    Coloquei no cavalete central e liguei no tranco, assim que encostei a mão no acelerador o pneu travou e a moto morreu. Isso aconteceu mais 1 vez, na terceira vez a moto pegou e não travou nada ao acelerar.

    Fui no posto, enchi o pneu e na hora de ir embora a moto não ligava, liguei no tranco de novo, fui no mecânico, comprei a água pra colocar na bateria e fui em casa (dessa vez ela pegou sem precisar dar tranco). No caminho pra casa, numa subida bem ingrime, pra fazer a esquina tem uma valeta, coloquei a moto em primeira pra passar na valeta/subida, dentro da valeta, a moto morreu. Assim que ela morreu, o pneu travou e eu quase fui pro chão.

    Coloquei em ponto morto, tirei a moto de dentro da valeta empurrando e liguei, voltei pra casa bem na manha, sem forçar nada do motor (nessa hora eu já não sabia se era a bateria ou o motor travando).

    Em casa, completei a água da bateria, liguei a moto (pegou de primeira, numa boa), e fui dar uma volta. Andei uns 30 km.

    Depois disso a moto não morreu mais, não travou mais pneu e nem nada fora do normal, mas aquela travada na roda não saía da minha cabeça.

    Até agora, pra falar a verdade, não sei o que aconteceu. Pode ter sido a bateria que estava morrendo e como a moto estava na lenta, a bateria estava descarregando, ou seja, não aguentou voltar quando eu acelerei pra subir e morreu. Pode ter sido algum entupimento no carburador ou qualquer outra parte da alimentação (a moto só usava comum e quando troquei pra aditivada, a aditivada pode estar jogando alguma borra no sistema de alimentação). Ou pode ter sido qualquer outra falha do motor.

    Enfim, estou com medo de pegar estrada, com medo de pegar subida ou qualquer outra coisa que exija bastante do motor.

    A relação é nova, os pneus são novos, a vela não é muito nova, mas já testei e está com faísca boa, não tem barulho de nada batendo no motor, mas depois dessa situação eu simplesmente não consigo mais confiar na moto. Vou comprar o óleo novo amanhã, colocar e ver se acaba essa novela.

    Muito obrigado a todos pela ajuda.
    TITAN 07/08 ESD

  8. #8
    Motociclista Avatar de Banduleiro
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Ceará
    Idade
    37
    Posts
    1.195
    Rapaz, creio que a travada seja apenas consequência do motor morrer. Motor morreu, não tem força, está engatado, trava. Simples.

    Quando for trocar a bateria, coloque uma selada.

    Abraços.
    "Liberdade é pouco, o que eu desejo ainda não tem nome."

    Ex - Honda CBX200 Strada 1999

    Atual: Suzuki GSR125 2015


  9. #9
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por Banduleiro Ver Post
    Rapaz, creio que a travada seja apenas consequência do motor morrer. Motor morreu, não tem força, está engatado, trava. Simples.

    Quando for trocar a bateria, coloque uma selada.

    Abraços.
    também entendi isso e pelo jeito era primeira marcha, aí motor não roda mesmo...

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por gabrielgeromel Ver Post
    Atualização: tirei o óleo, estava fino ainda, mas bem escuro. Muito escuro mesmo, cheguei até cogitar que o mecânico tenha colocado óleo usado, mas se tivesse, o óleo estaria mais grosso. Vou comprar óleo novo amanhã.

    Acho que a cor escura do óleo foi a gasolina aditivada, comecei usar só aditivada faz pouco tempo e ela deve estar limpando todo o motor. A quantidade de óleo estava muito boa, deu bem perto de 1 litro, ficou faltando coisa de 30~50 mL que deve ter perdido pelo vazamento e pela quilometragem rodada.

    Enfim, assustou um pouco ver o óleo bem escuro com menos de 500km rodados, mas já me aliviou a cabeça de que sem óleo o motor não estava.

    Mas todo esse pânico tem motivo: há 2 dias atrás, a bateria dela, que já tem 1 ano, estava seca. Não segurava carga nenhuma, partida elétrica não dava conta de ligar a moto.

    Coloquei no cavalete central e liguei no tranco, assim que encostei a mão no acelerador o pneu travou e a moto morreu. Isso aconteceu mais 1 vez, na terceira vez a moto pegou e não travou nada ao acelerar.

    Fui no posto, enchi o pneu e na hora de ir embora a moto não ligava, liguei no tranco de novo, fui no mecânico, comprei a água pra colocar na bateria e fui em casa (dessa vez ela pegou sem precisar dar tranco). No caminho pra casa, numa subida bem ingrime, pra fazer a esquina tem uma valeta, coloquei a moto em primeira pra passar na valeta/subida, dentro da valeta, a moto morreu. Assim que ela morreu, o pneu travou e eu quase fui pro chão.

    Coloquei em ponto morto, tirei a moto de dentro da valeta empurrando e liguei, voltei pra casa bem na manha, sem forçar nada do motor (nessa hora eu já não sabia se era a bateria ou o motor travando).

    Em casa, completei a água da bateria, liguei a moto (pegou de primeira, numa boa), e fui dar uma volta. Andei uns 30 km.

    Depois disso a moto não morreu mais, não travou mais pneu e nem nada fora do normal, mas aquela travada na roda não saía da minha cabeça.

    Até agora, pra falar a verdade, não sei o que aconteceu. Pode ter sido a bateria que estava morrendo e como a moto estava na lenta, a bateria estava descarregando, ou seja, não aguentou voltar quando eu acelerei pra subir e morreu. Pode ter sido algum entupimento no carburador ou qualquer outra parte da alimentação (a moto só usava comum e quando troquei pra aditivada, a aditivada pode estar jogando alguma borra no sistema de alimentação). Ou pode ter sido qualquer outra falha do motor.

    Enfim, estou com medo de pegar estrada, com medo de pegar subida ou qualquer outra coisa que exija bastante do motor.

    A relação é nova, os pneus são novos, a vela não é muito nova, mas já testei e está com faísca boa, não tem barulho de nada batendo no motor, mas depois dessa situação eu simplesmente não consigo mais confiar na moto. Vou comprar o óleo novo amanhã, colocar e ver se acaba essa novela.

    Muito obrigado a todos pela ajuda.
    parece que o problema é só regulagem de lenta, quando dispara o acelerador a partir da lenta o motor engasga e morre, comum e bura de pistonete ajustado pra econômico (e lenta bem lenta ou motor frio).

    - - - Updated - - -

    a cor d óleo pode ser (entre outras) 2 coisas: ele está limpando seu motor bonitamente ou seu motor está aquecendo tanto (depende do uso) que está cozinhando o óleo.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  10. #10
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2017
    Posts
    117
    Citação Postado originalmente por Banduleiro Ver Post
    Rapaz, creio que a travada seja apenas consequência do motor morrer. Motor morreu, não tem força, está engatado, trava. Simples.

    Quando for trocar a bateria, coloque uma selada.

    Abraços.
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    também entendi isso e pelo jeito era primeira marcha, aí motor não roda mesmo...

    - - - Updated - - -



    parece que o problema é só regulagem de lenta, quando dispara o acelerador a partir da lenta o motor engasga e morre, comum e bura de pistonete ajustado pra econômico (e lenta bem lenta ou motor frio).

    - - - Updated - - -

    a cor d óleo pode ser (entre outras) 2 coisas: ele está limpando seu motor bonitamente ou seu motor está aquecendo tanto (depende do uso) que está cozinhando o óleo.
    Muito obrigado, vocês foram esclarecedores.

    Eu desconfiava que a roda tinha travado por conta da bateria, mas precisava ouvir (no caso ler) de outra pessoa pra ter certeza e ficar mais tranquilo.

    No caso do óleo, eu acredito que realmente esteja limpando, mas não vou descartar a possibilidade de estar com superaquecimento.

    Novamente, meu muito obrigado, um forte abraço e boa semana a todos.
    TITAN 07/08 ESD

  11. #11
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2007
    Posts
    82
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Acho que o problema dele não é o anel de vedação, e sim a rosca do cárter.

    Não precisa ficar paranóico com isso, mede pela vareta mesmo, melhor do que drenar o óleo, correr o risco de contaminar com cabelo, poeira e etc e colocar de volta no motor.

    Isso acontece, moto consome algum óleo e se acompanha o nível pela vareta.
    quem veda é a arruela, não a rosca!

    Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Posts
    113
    Queria saber o que vai mudar, em tu saber ou nn quanto de oleo ainda tinha?!, aconteceu pronto completa ate dar no nivel e bola pra frente!!

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de odilon barth
    Data de Ingresso
    Jan 2018
    Idade
    33
    Posts
    425
    Citação Postado originalmente por tornadex Ver Post
    quem veda é a arruela, não a rosca!

    Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
    Essa arruela de vedação do bujão do carter troca com quantas trocas de óleo?
    O meu já usei em duas, esse fds preciso trocar o óleo novamente.

    Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Rolândia PR
    Idade
    40
    Posts
    389
    Colega troca quando você achar necessidade de trocar....
    Pelo manual é toda vez... Mais não estressa não, se tiver outra troca, caso não tenha esquece.

    Em posto de gasolina que troca óleo, geralmente tem ou em lugares que troca óleo, ou mesmo em loja de parafuso.
    Arruela de alumínio ou outro metal mole.


    É baratinha, tipo menos que R$00,50.

  15. #15
    Usuário de motoneta Avatar de odilon barth
    Data de Ingresso
    Jan 2018
    Idade
    33
    Posts
    425
    To ligado que é baratinho, eu comprei da penúltima vez a arruela de alumínio, pois a de cobre que estava nela já apresentava vazamento.

    Queria saber dos colegas se com a experiência que tem, em quantas usadas ela apresenta vazamento.

    Comprei a moto em janeiro com vazamento no parafuso do bujão.

    Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

 

 

Tópicos Similares

  1. Quantidade de oleo na strada 200
    Por lugano no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 15-09-15, 23:30
  2. Quantidade de óleo retirada na troca
    Por roggarcia no fórum Área de debate
    Respostas: 17
    Último Post: 04-04-14, 23:07
  3. Respostas: 16
    Último Post: 22-04-10, 12:34
  4. atenção: quantidade de oleo da Suzuki Yes...
    Por tasmotos no fórum Área de debate
    Respostas: 32
    Último Post: 04-11-08, 21:55
  5. Troca de Oleo, marca e quantidade de oleo?
    Por Bronislaw no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 06-09-06, 12:01

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •