Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 31 a 45 de 84
  1. #31
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Sep 2014
    Idade
    29
    Posts
    133
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    sua moto é refrigerada a ar? o que acha do 10W40 yamalube?
    Não, ainda não utilizei esse óleo.
    Já fazem uns 3 anos que uso somente óleo 20w50 Mobil na 150, semana retrasada que retornei e colocar o 10w30 nela.

    Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
    Atual: CG Titan 150 EX 2012/2013 - Preta

  2. #32
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485
    Adoro conversa sobre lubrificantes. Bem...militec acho meio fake. Não tem bissulfeto molibdênio como o molykote a2 tem. O molykote a2, ao contrario, ja usei em 4 motos diferentes minhas, usadas e zero km e nunca, nunca patinou embreagem (claro, pq a embreagem não é um disco com superficie de metal para o produto aderir e diminuir o atrito). Não tive problemas com meus motores. Usei em meus carros, e em um deles, o qual tive problema de falta de liquido no radiador, usando um oleo reforçado com molykote a2, impediu meu motor de travar. Existe muita lenda sobre oleo de motor. Ja usei lubrificantes de motor a diesel nas minhas motos...e não travou depois de uma ida e volta de jundiai/sp- brasilia/df - jundiai/sp. Troco oleo da minha gsr 150i com 5000 km junto com filtro e uso oleo elf 20w50 sl mineral sem dor de cabeça. Ja usei oleo 10w30 e 10w40 em outras motos que juravam só poder usar 20w50. Em fim... só não usei oleo de soja em meus motores kkkk
    Quero dizer uma coisa pra quem quiser ler : Sua pequena 125/150/250/300cc pode usar um lubrificante de marca consagrada, mineral, 20w50 e api sl na maioria dos casos sem maiores problemas. Não sendo cupim de ferro e trocando na km certa, levando em conta se seu uso é severo e reduzindo o tempo/km para troca, vc vai estar podendo usar produtos em conta como um elf 20w50 sl, yamalube mineral sl 20w50, algum mobil 20w50 sl, castrol... todos esses oleos na casa de até 18 reais o litro sem neuras. Quer arriscar algo diferente, pode fazer tb, e acredite tem coisas que falam pra não fazer que são lendas urbanas, na pratica vc faz e não acontece nenhuma merda como pregam por ai.
    Hoje em dia...ando no simples que nem eu disse ai em cima. Mas vou voltar a usar o molykote a2, apesar que ouvi dizer que não fazem mais o mesmo (triste)
    E antes que falem do molykote a2, sim ja pesquisei, achei laudos de analise de lubrificantes usados feitos por empresas que usaram molykote a2 em suas maquinas (tipo frota de onibus, usinas de etanol entre outras) e as analises demonstram que o lubrificante com o molykote apresentou menos particulas metalicas proveniente do desgate gerado pelo atrito. Geralmente molykote e outros produtos da linha dele são usadas no setor industrial...se é usado é porque ajuda, mas claro... não faz milagre, tudo um dia acaba.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  3. #33
    Motociclista Avatar de NiveaC
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    São José dos Campos - SP
    Idade
    34
    Posts
    1.362
    sorry, devido ao tempo não li tudo mas vou deixar minha humilde contribuição.
    Nunca havia usado nada do tipo, até que um dia, após muito ler sobre dentre outros motivos, comprei o militec-1 para usar com intuito de proteção mesmo (importante lembrar, ele não é aditivo, e sim um condicionador). Tenho uma duke 200, e elas já vem com computador de bordo, ou seja, já mostra consumo etc.

    Pois bem, após fazer a aplicação da maneira correta e proporção indicada pelo fabricante (apenas no site encontra-se a proporção para motos q é de 50ml/L). E resumindo muito, a moto ficou mais econômica, não, não afrouxei a mão, já tinha rodado o suficiente pra saber exatamente quanto minha moto fazia aos 80, 110 e 130km/h, e sim, ficou mais econômica em todas velocidades. Não lembro de notar alteração na potência

    Nota: por algum motivo desconhecido, agora ela gasta mais ao ligar a moto, porém menos ao rodar

    Obs: como rodo muito, a economia é suficiente pra pagar não só o militec qnt a documentação anual da moto, então, sim, usarei sempre

    Esse é um dos vídeos q assisti durante a época q estava pesquisando o assunto, podem criticar por ser do fabricante mas fica clara a alteração com e sem o produto.


    Obs2: vi esse comentário num outro vídeo depois de ter instalado, e foi assim q conheci meu novo mecânico kk
    "Gostaria de dizer que à quase um ano rodo com o militec-1 na minha SRAD750-98 e quando apliquei o produto, percebi uma melhora quase que imediata nas trocas de marcha. A redução de consumo veio após os primeiros 500km, porém, como não sou do tipo que "esguela" o motor não posso expressar o ganho de potência. Agora, falando como engenheiro mecânico, uma vês que você tem uma redução de atrito nas partes de contato, em uma máquina de fluxo, como num motor de combustão interna de ciclo Otto, significará que as peças estão se movendo mais livremente. Consequentemente elas irão se mover mais rápido, então o fluxo ira aumentar. Portanto, se temos aumento de fluxo, em uma máquina de fluxo, fatalmente teremos ganho de potencia no sistema. Não será expressivo na velocidade final, pois o sistema será limitado por outras razões, mas acredito que notaremos aumento de torque e o tempo/rendimento será aprimorado, Facto apresentar-se-a como cavalo vapor! Outro fato interessante é a resistência que o próprio óleo causa nas peças moveis. A viscosidade baixa, garante maior velocidade de escoamento e baixa aderência à superfície, já óleos mais viscosos, propiciam maior aderência à superfície e menor velocidade de escoamento. Com o militec atuando na superfície o gradiente laminar ficará mais homogênio. Assim o óleo mais viscoso consegue escoar com maior velocidade, sem perder a aderência! Um grande abraço, do fã de carteirinha!Glauco"
    Última edição por NiveaC; 30-10-17 às 12:39.
    [IMG]imgur.com/YJfaxyZ[/IMG]

    "Devo tudo a minha mãe, mas já estou negociando.'

  4. #34
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por NiveaC Ver Post
    sorry, devido ao tempo não li tudo mas vou deixar minha humilde opinião ......
    Se tu tiveste lido o tópico desde o início saberia que o dito produto é um snake oil, ou seja um promessa sem fundamento científico e provas cabais emitidas por entidades reguladoras, e de ensaios compilantes com a SAE, ASTM, API, ACEA, ILSAC ou ainda emitido por um laboratório de testes de renome. Porque nós países de origem um laudo fajuto num processo pode render dezenas ou centenas de milhões de dólares. Mas fórum é assim mesmo o cidadão vê um post, não lê e já manda a idéia.

    Brasileiro é assim mesmo acredita mais no que ouve do que no bom senso para parar e pensar:

    Se algo é tão bom como alguma propaganda disse que é, porque isto não é parte integrante de lubrificantes ainda que estes fossem os mais tops do mercado?

    Há um médico psquico-terapeuta que atualmente estuda o comportamento humano. Ele têm como o corpus da pesquisa o do porquê pessoas compram coisas que prometem quase que milagres e as empresas que vendem chegam a ter lucro de 20 vezes sobre o produto que não faz absolutamente nada de efetivo.

    É mais o menos como uma fé, como um dogma que fica arraigada no sistema de crenças da pessoa. O
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 30-10-17 às 14:28.
    Crtl-Alt-Del

  5. #35
    Motociclista Avatar de NiveaC
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    São José dos Campos - SP
    Idade
    34
    Posts
    1.362
    ñ sei quem vc é, mas definitivamente vc nao sabe quem eu sou, mas olha qnd entrei e quantas postagens tenho. E olha q tem uns 4 anos q só entro raramente (pq o fórum infelizmente "morreu" perto do q já foi)
    eu não li pq não tive tempo mas tinha visto q o cara tinha desistido por conta de um ou dois comentários de pessoas q nunca experimentaram o condicionador.

    O militec não faz parte simplesmente pq não é óleo, nem aditivo. Logo ele não pode ser laudado por uma empresa q lauda óleos. Eu tbm não acreditei em tudo que li, mas experimentei e digo q a diferença na economia, paga o produto e ainda sobra, não vou usar pq? pq o senhor, q nunca usou, está dizendo q não presta?


    edit: alias, tua descrença e consequente desinteresse é tão grande q vc cita embreagem e todo mundo sabe q o militec não vai pra embreagem, logo não tem pq ter essa preocupação
    Última edição por NiveaC; 30-10-17 às 14:41.
    [IMG]imgur.com/YJfaxyZ[/IMG]

    "Devo tudo a minha mãe, mas já estou negociando.'

  6. #36
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Sep 2014
    Idade
    29
    Posts
    133
    Citação Postado originalmente por NiveaC Ver Post
    ñ sei quem vc é, mas definitivamente vc nao sabe quem eu sou, mas olha qnd entrei e quantas postagens tenho. E olha q tem uns 4 anos q só entro raramente (pq o fórum infelizmente "morreu" perto do q já foi)
    eu não li pq não tive tempo mas tinha visto q o cara tinha desistido por conta de um ou dois comentários de pessoas q nunca experimentaram o condicionador.

    O militec não faz parte simplesmente pq não é óleo, nem aditivo. Logo ele não pode ser laudado por uma empresa q lauda óleos. Eu tbm não acreditei em tudo que li, mas experimentei e digo q a diferença na economia, paga o produto e ainda sobra, não vou usar pq? pq o senhor, q nunca usou, está dizendo q não presta?


    edit: alias, tua descrença e consequente desinteresse é tão grande q vc cita embreagem e todo mundo sabe q o militec não vai pra embreagem, logo não tem pq ter essa preocupação
    Levando em consideração, que em motos de baixa cilindrada a embreagem é banho em óleo (tipo a minha CG), então o militec vai sim para embreagem. Infelizmente.
    Atual: CG Titan 150 EX 2012/2013 - Preta

  7. #37
    Motociclista Avatar de NiveaC
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    São José dos Campos - SP
    Idade
    34
    Posts
    1.362
    meu deus gente, vcs sequer deram ao trabalho de saber como ele funciona.

    resumidamente ele gruda no metal quente e não sai mais, por isso a aplicação deve ser feita no neutro e deixando a moto ligada por 20 minutos (pra atingir a temperatura necessário pra a reação ao metal quente), por isso que ele gera menos atrito no motor mas nada ocorre na embreagem.
    [IMG]imgur.com/YJfaxyZ[/IMG]

    "Devo tudo a minha mãe, mas já estou negociando.'

  8. #38
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Caro confrade,

    Eu não sou e nem quero ser nada. Nem aqui ou em qualquer lugar.

    Meu defeito é que sou graduado em química e estudo lubrificantes e aditivos faz um tempinho...

    Voltando ao sistemas de crenças das pessoas. Ele é semelhante a uma religião ou ideologia. Quando algo ou alguém o questiona. A pessoa reage, porque como são coisas somente baseadas na fé, este fato lhe tira o chão.

    Respire fundo que isto passa. Não é nada pessoal.
    Crtl-Alt-Del

  9. #39
    Motociclista Avatar de NiveaC
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    São José dos Campos - SP
    Idade
    34
    Posts
    1.362
    vc que precisa respirar, foi só alguém falar bem q já veio insultando toda a população gratuitamente kk

    eu era como vc, não acreditava, paguei pra ver e realmente, pelo menos pra economia, funciona, se funciona para o q promete q é a proteção, isso é mais hipotético pois pode nunca acontecer cuidando bem naturalmente.

    E como disse, se espera q a jaso lhe venha dizer q presta, espera deitado, isso nunca vai acontecer pois militec NÃO É ÓLEO para ela certificar o produto

    - - - Updated - - -

    alias, vc fica falando de religião mas o religioso parece q é vc, religioso que acredita em uma coisa (deus) e não questiona, pq alguém disse q tem q ser assim. Eu tive a atitude justamente oposta à religiosa, não acreditava e mesmo assim testei e mudei de opinião, não aceitei uma resposta sem prova, uma resposta por puro achismo
    [IMG]imgur.com/YJfaxyZ[/IMG]

    "Devo tudo a minha mãe, mas já estou negociando.'

  10. #40
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Boa sorte NiveaC.
    Crtl-Alt-Del

  11. #41
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    galera, só eu que comecei a pensar que esses aditivos afinam o óleo? por isso economiza combustível e melhora potência com motor quente e quando o motor está frio fica "preso" na partida?

    ler a embalagem e ver composição "espessantes e aditivos" não me passa segurança nenhuma...

    por favor fiquem frios, apenas compartilhem os relatos e experiências que realmente vai ser importante pra entendermos o que tem nessas garrafinhas de ouro (ou mel).

    outro assunto: comecei a pensar em misturar o barhdal 50mil km mel de motor com óleo 140 pra usar na corrente de transmissão.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  12. #42
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Se tu tiveste lido o tópico desde o início saberia que o dito produto é um snake oil, ou seja um promessa sem fundamento científico e provas cabais emitidas por entidades reguladoras, e de ensaios compilantes com a SAE, ASTM, API, ACEA, ILSAC ou ainda emitido por um laboratório de testes de renome. Porque nós países de origem um laudo fajuto num processo pode render dezenas ou centenas de milhões de dólares. Mas fórum é assim mesmo o cidadão vê um post, não lê e já manda a idéia.

    Brasileiro é assim mesmo acredita mais no que ouve do que no bom senso para parar e pensar:

    Se algo é tão bom como alguma propaganda disse que é, porque isto não é parte integrante de lubrificantes ainda que estes fossem os mais tops do mercado?

    Há um médico psquico-terapeuta que atualmente estuda o comportamento humano. Ele têm como o corpus da pesquisa o do porquê pessoas compram coisas que prometem quase que milagres e as empresas que vendem chegam a ter lucro de 20 vezes sobre o produto que não faz absolutamente nada de efetivo.

    É mais o menos como uma fé, como um dogma que fica arraigada no sistema de crenças da pessoa. O

    Famoso efeito placebo. Qualquer teste cientifico que não tenha um grupo placebo (que estão tomando comprimidos de farinha mas acham que estão tomando algum remédio) é descartado de qualquer estudo cientifico sério.

    Lembra do caso dos remédios homeopáticos?

    Existem documentários muito interessantes a repeito.

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    galera, só eu que comecei a pensar que esses aditivos afinam o óleo? por isso economiza combustível e melhora potência com motor quente e quando o motor está frio fica "preso" na partida?

    ler a embalagem e ver composição "espessantes e aditivos" não me passa segurança nenhuma...

    por favor fiquem frios, apenas compartilhem os relatos e experiências que realmente vai ser importante pra entendermos o que tem nessas garrafinhas de ouro (ou mel).

    outro assunto: comecei a pensar em misturar o barhdal 50mil km mel de motor com óleo 140 pra usar na corrente de transmissão.

    Velho.... Sabe todos aqueles estudos americanos e aquele monte de artigo que eu mandei lá em cima?

    Um deles, da própria Marinha americana, mostra que o Militec ajude a reduzir atrito e etc... Porém, como nem tudo na vida são flores, ele tiveram um problemas de corrosão com o tempo. Tanto que nem em armamento se utiliza mais...

    Os caras viram que os americanos não são tão idiotas bem como o pessoal de países mais desenvolvidos e que sabem ler inglês, e vieram para a republica das bananas fazer Marketing e ganhar dinheiro.

    Pra mim esse estudo está encerrado.

    Já fizeram testes em dinamômetro, (nada de bundometro) não tenho o link nem a revista aonde eu vi os testes agora, e não teve diferença nenhuma em ganho de desempenho, ora, se reduz atrito, deveria aumentar potência ou torque.

    Mas como bem disse o ctrl+alt+del. Isso é algo como crença, religião ou fé. Muita coisa a ciência ainda desconhece, mas o poder da mente é algo poderoso. Mas ai já entra em física quântica, paranormalidade, etc, e etc...

    - - - Updated - - -

    Ah, e o lance do Bardahl na corrente.... Minha opinião é dinheiro botado fora. Mesmo que a moto fosse uma Hayabusa que uma relação custa mais de 2.000 Temers.

    Óleo da corrente, eu lubrifico a minha toda semana, pois rodo 250km por semana. Um óleo 90 de câmbio já tem muito mais aditivos ep, antidesgaste e anticorrosivo do que uma corrente de moto precisa.
    Importante mesmo é manter a corrente sempre limpa e lubrificada.
    Eu não pego estradas de terra, mas toda a semana a corrente esta suja.

    Eu uso o óleo 90 misturado com graxa, e te digo que a corrente faz menos barulho, suja menos e é mais fácil de lubrificar do que qualquer spray que já usei até hoje.
    O spray grudava mais, mas também grudava muita sujeira e não lubrificava tão bem.
    Ou seja, o mais barato as vezes é melhor.


    Somos um país pobre, pessoas pobres. Eu não sou sovina, mas sou a favor de usar o dinheiro de forma eficiente.

    Já disse, esse Bardahl é outro engodo. E oléo 140 com Bardahl vai ficar viscoso demais... Se não penetrar na corrente também não adianta. Pra isso você pode usar graxa.

    Misture graxa com óleo 90 até chegar na consistência desejada, ou mesmo óleo 140 com graxa.

    - - - Updated - - -

    E outra, falando de fé...

    Vocês já viram como a igreja católica faz para comprovar um milagre?
    Última edição por andersonpg; 31-10-17 às 10:04.
    Fazer 250 Blueflex

  13. #43
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485
    Outra coisa que gosto de topicos sobre oleo : sempre sai uma treta, mesmo que leve...sempre sai. Bem, quanto a embreagem das nossas motocas...repito : nenhum condicionador de metal vai fazer uma embreagem em otimo estado patinar. O condicionador de metal adere no metal...disco de embreagem não tem a superficie de metal, logo... ou sei la, os ceticos que não acreditam que os produtos funcionem acreditam que a embreagem patina pq ele realmente funciona até de mais, nunca entendi essa galera. Fato é que disco de embreagem não tem superficie de metal, portanto se funcionar tal condicionador de metal...não vai interferir nisso. Espero que as duvidas sobre embreagem estejam sanadas. Quanto ao militec, respeito quem usa e achou resultados, mas eu nunca quis usar porque realmente nunca achei nenhum material tecnico que nem o molykote a2. E sem falar que o molykote a2 é bem mais em conta, tem seus componentes ativos divulgados e reconhecidos para este tipo de aplicação. Mas...tem que ter uma coisa na cabeça : esses produtos, são mais uma maneira de impedir uma falha catastrofica numa falta de lubrificação. Eles devem desgastar menos o motor, sim...mas quem fica com uma moto a vida inteira e vai medir o quanto durou a mais usando esses produtos ? E tudo um dia acaba. Mas resumidamente, usei molykote a2 porque empresas e industrias usam, tanto ele, como a familia de produtos da dow corning http://www.dowcorning.com/content/ia.../molykote.aspx .
    Alias...lubrificantes de ponta ja tem ele na aditivação pelo que li em sites gringos sobre mecanica automotiva.
    Agora dando um apoio a NiveaC : Existem muitas pessoas que gostam de ler artigos tecnicos, teoricos, mas nunca se arriscaram a colocar gasolina no posto de bandeira branca da vila dele, imaginem testar lubrificantes diferentes em seus motores. Não se atentam a entender como funciona uma embreagem de uma moto que nem as nossas mas querem por em duvida o que ela testou na pratica e tem como resultado diario dela. Acho que é legal buscar informação antes de fazer qq coisa... mas as vezes é bom se levantar da cadeira e testar algumas coisas diferentes e não só ficar duvidando do resultados dos outros. Dou valor a pessoas que nem a NiveaC que apesar de usar um produto que eu não simpatizo, fez o teste e tem um resultado pratico e não ficou alienada a informações de mecanicos de teclado e leitores de rotulos de prateleiras de autopeças/motopeças. A vida é assim. Eu também acreditava que moto só podia usar oleo de moto e que se usasse outro tipo de coisa nem do lugar ia sair e que iria gastar milhares de reais refazendo meu motor. Um dia botei fé em relatos de varias pessoas e fiz um teste e estou vivo e alguns milhares de reais a mais no bolso pq aprendi a economizar com lubrificantes nos meus veiculos. Nada contra a receita do manual...é que nem eu disse noutro dia...segue o basico que vc não vai ter problema. Mas tem coisas a serem exploradas que podem ter retornos mais interessantes.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  14. #44
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Saudações MDORIGON

    Meu pai é de Jundiaí, ele nasceu na Vila Rami perto da Cica, Jundiaí não é minha cidade natal mas está em meu coração.

    Agora vamos voltar à vaca quente. Concordo contigo existem muitas lendas e muito achismo também em se tratando de óleos lubrificantes. Também há muita manipulação dos marqueteiros de algumas corporações, para criarem uma percepção de valor e uma expectativa na mente dos consumidores. De que um produto quase mágico irá fazer algo ficar muito melhor. Alguns deles usam de sofismos em retóricas para persuadir a que se acredite no que eles desejam.

    Como diria Jack o estripador vamos por partes. Para esclarecer algumas deduções que não tem base nas ciências exatas a saber, na física, química, físico-química e nas aplicações dela na tecnologia que também inclui o estudo da tribologia de materiais e peças envolvidas.

    Vamos começar a dirimir alguns pontos. Porém há outros pontos equivocados.


    Silogismo* – O moly (MoS2) não adere nos discos de embreagem porque eles não são metálicos.
    *silogismo é uma falácia cometida de boa fé.


    Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
    Bem...militec acho meio fake. Não tem bissulfeto molibdênio como o molykote a2 tem. O molykote a2, ao contrario, ja usei em 4 motos diferentes minhas, usadas e zero km e nunca, nunca patinou embreagem (claro, pq a embreagem não é um disco com superficie de metal para o produto aderir e diminuir o atrito).

    Desconstrução da dedução (silogismo)

    Por que a dedução acima é inválida e ou falsa?

    Porque as moléculas de moly (dissulfeto de molibdênio) aderem tanto às superfícies "não metálicas" dos discos de embreagem quanto em superfícies metálicas dos discos separadores ou qualquer outro componente metálico do motor em contato com as moléculas dele.

    Explicação: Para efeito de modificação de atrito (redução de atrito só para entender) tanto faz se o moly (MoS2) estiver presente entre uma interface metálica ou entre uma sintética (discos de embreagem) ou uma combinação entre ambas (discos de resina com separadores metálicos). Porque o moly de fato não reage no nível intra molecular e atômico, ele simplesmente adere à todas as superfícies. Ou seja, não reage quimicamente de forma seletiva com as superfícies, ele apenas "adere à todas as superfícies". Ele atua basicamente através de forças de Van Der Waals formando camadas de moléculas planares que deslizam umas sobre as outras quando em contato com superfícies.

    Na prática pense em você pisando numa casca de banana que não viu no chão. Enquanto você está jogando futebol de salão no momento que levanta a cabeça para mirar para o gol. Vai escorregar de qualquer jeito seja lá qual for o tipo de revestimento que o chão da quadra possua.

    Este fenômeno de formação de filmes lubrificantes contendo moly já foi exaustivamente estudado e é consenso dentro e fora da indústria de lubrificantes. Há várias publicações e bibliografia extensa sobre este assunto. Consenso que transcende às palavras de efeito de marqueteiros, argumentos e conclusões colocadas em fóruns por pessoas persuadidas por propagandas com belos jogos de palavras. Ou ainda, de deduções baseadas em simples afirmativas para criar um retórica que de fato é uma falácia ou silogismo.

    O moly não combina com aplicações que demandam atrito por contato sobre pressão que é o caso da embreagem.
    Este fato é notório e de domínio público, presente na literatura acadêmica, publicações técnicas e em Abstracts relativamente antigos e em periódicos especializados fora do Brasil. Se você crê do contrário, desejo lhe boa sorte, creia com muita fé, a sorte tem lhe ajudado com certeza com os motores das tuas motos. Mas ela irá acabar cedo ou tarde.

    Notem que, não há nada contra o moly desde que este seja usado no lugar e na aplicação adequada, muito pelo contrário. Só não é um composto benéfico para as embreagens banhadas no óleo que contenha ele em níveis tão pequenos que não vou dizer nem quanto para não inventarem e depois dar m.... da.

    Curiosamente e não por coincidência porque verifiquei, o único país no mundo onde a Down Corning comercializa o dito A2 é no Brasil. Porque brasileiro acredita em qualquer coisa que disserem que seja um aditivo, condicionador ou pózinho de Pirlimpimpim que o valha, para melhorar alguma coisa. Mas ela teve no passado outras fórmulas com moly até que boas, em carros eu usei como já citei láá no começo.

    Inclusive há no mercado por exemplo, excelentes graxas com adição de moly que eu utilizo como está registrado neste mesmo post criado pelo Vulcan. Graxas do tipo que podem ser compradas sob várias marcadas de fabricantes diferentes.

    O moly (MoS2) na forma de aditivo usado em formulações balanceadas de lubrificantes é conhecido desde a época da 1ª guerra mundial. Contudo, o moly em uma formulação somente tem sinergia quando estiver dentro de uma formulação que esteja equilibrada pelo balanceamento físico-quimico do conjunto de compostos que um lubrificante contenha. Ele não é nenhuma novidade para os químicos e a indústria de lubrificantes. O moly é um poderoso “modificador de atrito” que teve seu estudo na tribologia já exaurido. Um dos compostos orgânicos de molibdênio (MoTDC) é largamente usado na indústria de lubrificantes para motores de AUTOMÓVEIS nos óleos de motores chamados de “energy conserving” ou resource conserving.

    Fato este sobre o qual também discutimos, basta ler a linha de mensagens. A maioria esmagadora dos óleos 10W-30 ou mais finos oriundos de fabricantes respeitáveis como Petrobras, Ipiranga, Exxon (Mobil), Chevron (Havoline Texaco), Ashland (Valvoline) e Motul para citar as primeiras mais confiáveis. Contém uma pequena adição de moly (MoTDC) em ppm (partes por milhão) para melhorar a eficiência de motores que “não” compartilham o mesmo óleo com embreagem. Ou seja, para motores das últimas gerações de automóveis. Contudo não são adequados para motores de cárter único como são os da maioria das motocicletas.

    Espero ter contribuído para clarear a questão de mecanismos de aderência do dissulfeto de molibdênio
    (MoS2, moly) dentro do escopo da tribologia aplicada aos lubrificantes.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 02-11-17 às 05:03. Razão: Sobre o MoTDC
    Crtl-Alt-Del

  15. #45
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Esta msg aqui é somente para melhorar a visualização da anterior.
    Crtl-Alt-Del

 

 

Tópicos Similares

  1. Bardahl B12
    Por guilhermeaugusto no fórum Área de debate
    Respostas: 25
    Último Post: 18-08-13, 19:59
  2. Molykote é similar ao Militec? (Aditivos pro óleo)
    Por msguinha no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 02-10-10, 09:36
  3. Tentaram me matar por puro preconceito!
    Por higoff no fórum Área de debate
    Respostas: 56
    Último Post: 26-06-10, 17:12
  4. Óleo Bardahl SL
    Por blaugusto no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 12-03-09, 14:08
  5. 18 cm de Puro Prazer... [+18]
    Por vinacowboy no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 13
    Último Post: 16-08-07, 13:02

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •