Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 3456 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 75 de 84
  1. #61
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Sep 2014
    Idade
    29
    Posts
    133
    De duas, uma:
    Ou eu fiz uma compra muito boa.
    Ou eu rasguei 60 temers.
    Atual: CG Titan 150 EX 2012/2013 - Preta

  2. #62
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Davidson Braga Ver Post
    De duas, uma:
    Ou eu fiz uma compra muito boa.
    Ou eu rasguei 60 temers.
    [IMG]https://i.imgur.com/d1D5fiQ.jpg IMG]
    Bom é, esse é top de linha, mas tah custando 60 temers o litro?
    Fazer 250 Blueflex

  3. #63
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Sep 2014
    Idade
    29
    Posts
    133
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Bom é, esse é top de linha, mas tah custando 60 temers o litro?
    Sim... Nem na internet eu consigo mais barato.
    Atual: CG Titan 150 EX 2012/2013 - Preta

  4. #64
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    O Motul 5100 4T SM/SL 15W-50 é o melhor óleo semissintético importado disponível no Brasil. Ele tem I.V. = 148.

    No alto verão eu opto pelo Mobil Super Moto Extreme 4T o qual tem I.V. = 147 ou seja praticamente igual ao 5100. Porque gosto de variar o óleo ao longo do ano devido a variação de temperatura média das estações.

    Para ser franco embora eu o use, não percebo vantagens perceptíveis ao usá-lo em relação aos óleos minerais de 1° linha.

    Agora se há um óleo para o inverno bom e barato. Ele é o Lubrax Top Turbo CI-4/SL 15W-40. Ok ele não é um óleo específico para motocicletas. Contudo ele se enquadra inclusive dentro dos requisitos de composição química da norma JASO T903/11. Embora não tenha sido concebido para tal finalidade. O pacote de aditivos dele inclui teores altos de ZDDP, detergentes, dispersantes, antioxidantes, reserva alcalina, anticorrosivo, antidesgaste dentre outros compostos aditivos.

    Por fim, noto que a viscosidade aparente dele cai igual ou menos que de óleos 20W-50.
    Crtl-Alt-Del

  5. #65
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Sep 2014
    Idade
    29
    Posts
    133
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    O Motul 5100 4T SM/SL 15W-50 é o melhor óleo semissintético importado disponível no Brasil. Ele tem I.V. = 148.

    No alto verão eu opto pelo Mobil Super Moto Extreme 4T o qual tem I.V. = 147 ou seja praticamente igual ao 5100. Porque gosto de variar o óleo ao longo do ano devido a variação de temperatura média das estações.

    Para ser franco embora eu o use, não percebo vantagens perceptíveis ao usá-lo em relação aos óleos minerais de 1° linha.

    Agora se há um óleo para o inverno bom e barato. Ele é o Lubrax Top Turbo CI-4/SL 15W-40. Ok ele não é um óleo específico para motocicletas. Contudo ele se enquadra inclusive dentro dos requisitos de composição química da norma JASO T903/11. Embora não tenha sido concebido para tal finalidade. O pacote de aditivos dele inclui teores altos de ZDDP, detergentes, dispersantes, antioxidantes, reserva alcalina, anticorrosivo, antidesgaste dentre outros compostos aditivos.

    Por fim, noto que a viscosidade aparente dele cai igual ou menos que de óleos 20W-50.
    Bom saber disso. Já começo a não me arrepender de comprar ele.
    Eu sempre troco óleo de 4 em 4k, então vou rodar bastante com esse Motul.
    Normalmente eu trocava de 1k em 1k então resumindo daria o mesmo valor dele.
    Não tenho lido coisas boas a respeito do Mobil Authentic 10w30, então resolvi arriscar esse Motul.
    Atual: CG Titan 150 EX 2012/2013 - Preta

  6. #66
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Sugiro experimentares o Top Turbo 15W-40. Porque para um motor se foi concebido para bombear um óleo 10W-30, usar um 15W-50 iria aumentar bastante a pressão do óleo. Já para 15W-40 a diferença de pressão não seria tão dramática. Nem tão fora do recomendado.

    Sem falar no preço, cá custa 15 pilas e eu troco antes dos 2.000 km. Mas tenho a impressão que ele aguentaria rodar até um pouco mais.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 29-11-17 às 14:17.
    Crtl-Alt-Del

  7. #67
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Sep 2014
    Idade
    29
    Posts
    133
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Sugiro experimentares o Top Turbo 15W-40. Porque para um motor se foi concebido para bombear um óleo 10W-30, usar um 15W-50 iria aumentar bastante a pressão do óleo. Já para 15W-40 a diferença de pressão não seria tão dramática. Nem tão fora do recomendado.
    Então usei durante muito tempo com uma pressão bastante alta, porque após sair da garantia, sempre usei Mobil 20w50 nela.
    Atual: CG Titan 150 EX 2012/2013 - Preta

  8. #68
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Muitos motoboys o usam 20W-50 em Honda novas. Não faz mal ao motor. Somente faz a bomba trabalhar com sobre carga, aumenta o consumo de combustível e reduz a eficiência de troca de calor.

    Por outro lado, essas motos com 20W-50 chegam aos 120.000 km sussa se o camarada souber cuidar. Mas com aquele 10W-30 não chega nem fo...ndo.

    As Factor com 20W-50 chegam a 190/200 k. Aí precisa fazer a parte de cima das Factor.
    Crtl-Alt-Del

  9. #69
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Sep 2014
    Idade
    29
    Posts
    133
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Muitos motoboys o usam 20W-50 em Honda novas. Não faz mal ao motor. Somente faz a bomba trabalhar com sobre carga, aumenta o consumo de combustível e reduz a eficiência de troca de calor.

    Por outro lado, essas motos com 20W-50 chegam aos 120.000 km sussa se o camarada souber cuidar. Mas com aquele 10W-30 não chega nem fo...ndo.

    As Factor com 20W-50 chegam a 190/200 k. Aí precisa fazer a parte de cima das Factor.
    Pois é. Tenho visto na internet muitas motos novas 160 apresentando problema por causa do óleo utilizado.
    Optei pelo Motul pra usar agora porque fica no meio termo do 10w30 e 20w50. Além de ser um óleo bem melhor que esse Mobil Authentic que venho usando.
    Atual: CG Titan 150 EX 2012/2013 - Preta

  10. #70
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    galera, como tem sido a cor do óleo quando vocês trocam? me bateu a ideia que em alguns casos eles demonstram desgaste escurecendo (aquela questão de horas de trabalho e variação de temperatura durante funcionamento).
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  11. #71
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Sep 2014
    Idade
    29
    Posts
    133
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    galera, como tem sido a cor do óleo quando vocês trocam? me bateu a ideia que em alguns casos eles demonstram desgaste escurecendo (aquela questão de horas de trabalho e variação de temperatura durante funcionamento).
    Normalmente quando eu troco de 3 em 3k, ele só sai um pouco escuro. Não sai preto não. Eu rodo 3k em 6 meses kkkk
    Do minha casa ao meu trabalho são 5Km mesmo.
    Atual: CG Titan 150 EX 2012/2013 - Preta

  12. #72
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Eu já prefiro o 20w50 para o ano todo. Acho que um 10w40 só seria útil em temperatura ambiente abaixo de 10 graus, o que nem aqui na capital do RS tem feito. (Aquecimento global?)

    Como eu rodo 50km por dia e dou apenas 2 partidas por dia, o óleo trabalha mais quente do que frio, sem contar o trânsito pesado, semáforos, protestos e etc...

    Diante de tudo isso, e como vimos que esses motores aquecem mesmo, ainda fico com o bom e velho, e também barato Mobil 20w50 mineral.

    Só por curiosidade, no manual da MT 03 recomenda o 10w40 semi. mas como ela tem refrigeração líquida, não
    deve esquentar tanto. No manual da Fazer 2017 recomenda o 10w40 20w40 ou 20w50.

    - - - Updated - - -

    Ah, e a viscosidade do 15w50 para o 20w50 não muda muito. O intermediario entre 20w50 e 10w30 é o 10w40.
    Fazer 250 Blueflex

  13. #73
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Idade
    30
    Posts
    68
    Passei de 20w50 mineral para 10w30 semi sintético. Porque só viscosidade não é indicativo de aguentar altas temperaturas.

    Enviado de meu Moto G5 usando Tapatalk

  14. #74
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    galera, como tem sido a cor do óleo quando vocês trocam? me bateu a ideia que em alguns casos eles demonstram desgaste escurecendo (aquela questão de horas de trabalho e variação de temperatura durante funcionamento).
    Na minha quando troquei a embreagem, vi que tinha uma fuligem em volta da mesma. Limpei bem, coloquei óleo novo e depois de 600km troquei o óleo, que saiu bem escuro. Depois de 1000km troquei o óleo novamente, e já saiu mais claro. Depois de 2000km troquei, saiu claro. Agora já está com 2.500km rodados desde a última troca e está claro ainda.
    Fazer 250 Blueflex

  15. #75
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    galera, como tem sido a cor do óleo quando vocês trocam? me bateu a ideia que em alguns casos eles demonstram desgaste escurecendo (aquela questão de horas de trabalho e variação de temperatura durante funcionamento).
    A cor escura do óleo ao sair do motor é um critério que eu fazia uma ideia incorreta. Eu pensava que se saísse escuro o óleo havia queimado e portanto não seria bom.

    Ledo engano, porque o óleo deve possuir um pacote de aditivos que inclui detergentes e dispersantes. Os quais fazem o óleo de motor absorver os subprodutos da combustão do motor, para mantê-lo internamente limpo. Quanto mais escuro o óleo sair, melhor ele terá cumprido o papel dele. O fato é que os motores trabalhando somente com etanol sujam menos o óleo.

    Um óleo, por exemplo, que sair claro após digamos 2.000 km trabalhando com gasolina, com certeza não seria um bom óleo, porque teria pouca quantidade de dispersantes e detergentes no pacote. Por isso que eu não uso óleo de qualquer marca.

    A ANP ao longo do ano divulga um relatório de análise de óleos por amostragem. Existem fabricantes de óleo de motor que tem produtos reprovados frequentemente simplesmente por ausência de aditivos ou insuficiência deles.

    Recentemente noutro fórum houve relatos de uma determinada marca de óleo dando problemas com produtos de diferentes graus de viscosidade, fiquem espertos. Às vezes o barato a curto prazo, saí caro no médio e longo prazo.
    Crtl-Alt-Del

 

 

Tópicos Similares

  1. Bardahl B12
    Por guilhermeaugusto no fórum Área de debate
    Respostas: 25
    Último Post: 18-08-13, 19:59
  2. Molykote é similar ao Militec? (Aditivos pro óleo)
    Por msguinha no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 02-10-10, 09:36
  3. Tentaram me matar por puro preconceito!
    Por higoff no fórum Área de debate
    Respostas: 56
    Último Post: 26-06-10, 17:12
  4. Óleo Bardahl SL
    Por blaugusto no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 12-03-09, 14:08
  5. 18 cm de Puro Prazer... [+18]
    Por vinacowboy no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 13
    Último Post: 16-08-07, 13:02

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •