Citação Postado originalmente por v1n1c1u3gdm Ver Post
Olá José.

O bardahl que eu falei é esse aqui (tem um produto diferente para alta quilometragem, flex, gasolina, álcool...):

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/i...puE30HQ7552lBA

Vale a pena e, no fundo, é como se você estivesse abastecendo com gasolina aditivada (no caso da gasolina eles colocam na proporção pelo litro diferente do que eu faço - faço pela quilometragem). Ele serve para limpar a câmara de combustão do motor de forma geral (tendo em vista que nossa gasolina/etanol nem sempre é de qualidade e mesmo a nossa gasolina de qualidade - ex.: podium - é misturada ao etanol que apodrece bem mais cedo e "contamina" o resto).

Uma dica geral é sempre se atentar ao detalhes técnicos dos componentes comuns (ex.: capacidade elétrica e térmica da Vela de combustão), no início você pode até acabar achando exagero, mas tenho um amigo que se achava malandro por levar a moto dele (uma Dafra) na concessionária e conseguiram o "milagre" de errar a vela, instalando uma maior que a especificação. O resutado: Ele andou 1000km e o motor destruiu um pedaço da ponta da vela dentro (formando um "chocalho" - sim o pistão "golpeou" a vela até quebrar) obrigando ele a refazer o motor com meros 10000km desde zero.

Uma boa fonte de aprendizado para você aprender a viajar é a Duas Rodas (revista). Eles sempre tem uma aventurazinha por revista e fazem o "checklist" de manutenção, itens e outras coisas.

Por último, mas não menos importante, procure o manual de manutenção da sua moto. Ele é leitura indispensável para toda e qualquer manutenção que você venha a fazer ela.
no caso de mecanica, tenho o manual em mãos (.PDF to sempre bem atento a basicamente tudo, já devo ter folheado ele umas 300x em menos de 1 ano rs).
tenho meu mecanico de confiança já a pouco mais de 7 anos, que por sinal é um amigo de longa data. mas ainda sim, vivo no pé dele (fica putinho), mas to sempre em cima pra que seja feito da melhor forma possível, não me importo de ficar 5 horas na oficina, desde que fique tudo do jeito que precisa ficar.

quanto ao "bardahl", quando terminar a leitura terei mais propriedade para falar do assunto, mas irei procurar, achei interessante sua experiência.

- - - Updated - - -

Citação Postado originalmente por Davidson Braga Ver Post
Tenho uma 150 2012/2013 e todo final de semana pego estrada com ela.
Ando normalmente 495Km ida/volta com garupa (eu e a muié), a pretinha aguenta manter os 100Km/h tranquilo durante o percurso (ES-MG BR-262)
O que sempre me preocupo: Meus pneus são sem câmara (não original de fábrica... um borracheiro de confiança colocou as rodas originais, para sem camara), uso os Michelin Pilot Street (medidas originais) TL.
Aperto do kit transmissão e sua correta lubrificação. Sempre abasteci com gasolina aditivada de procedência.
Troco o óleo, caso já esteja com mais de 2.5k rodados... Te falo que levando uma mochila tranquila, dá pra ir de boa com garupa. Logicamente parando a cada 2h para dar uma esticada e ver a paisagem que por sinal, é linda!
Após as primeiras viagens, você vai se apaixonando e isso acaba se tornando um vício. Viajar de motoca é bom demais! Com o tempo você vai pegando mais experiência e vai aprendendo o que sua moto pede, antes de pegar uma viagem.
Uma coisa posso te garantir: Pneu sem câmara é mais segurança e mais confiabilidade do equipamento.
HAHA, meu tópico deve ter ficado meio vago, por ser no mínimo "esquisito".
a ideia, foi proposta pelo borracheiro que visitei essa semana, minha titan é 2006/2006 KS, ou seja está toda original, inclussive a roda raiada.
e idéia que ele me propos foi fazer basicamente como no video q o colega publicou acima para usar pneu TL na roda raiada da minha titanzinha (pretinha também haha).
ou seja usar sem camara. outro amigo ai me propos a ideia de usar o pneu TL, porém usando camara.
sinceramente ainda não sei como farei, pois concordo com vc (e muitos também iram concordar) que pneu sem camara além de ser mais pratico, há também uma segurança maior.
não estou muito empolgado com a ideia de viajar (nem em curta distancia) com pneu com camara (apesar de ter feito varias de 250km (ida/volta) com minha 125 com pneu com camara mesmo, sem dificuldade, sempre com um pneu em ótimas condições, claro.

a idéia é ir conforme a moto, piloto e garupa, por isso as viagens menores para vermos tudo isso.
se o comportamento de todos for nos 100km por 30m de descanso, é oque faremos.
se for 200km por 1h de descanso, ou mesmo 400km direto e encerrar o dia, também.
tudo vai depender de todos os fatores: moto primeiramente, pq se ela não guentar pouco importa o piloto ou passageiro, depois o piloto, pq se o piloto não suportar confortavelmente sem excessos, vai ser perigoso pra moto e pro garupa. e por último mais não menos importante o garupa, pois se ele não guentar, vai dar problema pra moto (ficar se mexendo excessivamente) ou para o piloto, seja com movimentos ou enchendo a paciência, que acaba por desconcentrar.
ou seja, sem esses 3 fatores em armonia, não há como seguir com o projeto.
quanto a velocidade: acredito que ir entre 80 e 100km/h não terei problemas, mas não vejo problemas em diminuir em vias mais tranquilas.
o importante é tocar num rítimo seguro, mas que seja confortável.

enfim, minha prioridade no momento é o pneu, pois quando for começar, quero começar a experimentar já com o tipo de pneu que irei usar.
ir acostumando com o tipo do pneu, largura, a dirigibilidade em si, já que dependendo do pneu, muda um pouco a forma de pilotar, a tocada, a velocidade estabilidade, enfim, quando se trata de passar algumas horas direto na moto, qualquer mudança, por menor que seja, faz muita diferença.