Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 5 de 5
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de v1n1c1u3gdm
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Localização
    RJ
    Posts
    107

    Pneu Strada 200 em Titan 2015 e outras dúvidas

    Olá Pessoal. Boa tarde.

    Levei minha moto à um mecânico novo e, ao questionar qual seria o melhor momento para trocar meus pneus, ele sugeriu que eu trocasse pelos Pirelli da Strada 200 por serem mais largos seriam mais seguros. Ele também me disse que apesar de mais largos a durabilidade é semelhante aos atuais (ainda originais). A minha vida toda ouvi que os da Michellin são os melhores.

    Minhas dúvidas são (minhas rodas são raiadas):

    0) Existe pneu da Michellin para a minha moto?
    1) Que pneus são esses (da strada 200)?
    2) Esses pneus (da strada 200) são realmente compatíveis com a minha Titan 2015?
    3) A durabilidade seria semelhante mesmo? (os meus já duram 30.000km ou 3 anos e ainda estão em uso - pretendo trocar no fim do ano).

    Grato desde já.
    Para cada fato há uma infinidade de hipótesesRobert M. Pirsig, Zen and the Art of Motorcycle Maintenance: An Inquiry Into Values

  2. #2
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Salve Vinícius,

    A escolha de pneus é algo bastante subjetivo, principalmente para os brasileiros. Pesquisei um pouco sobre pneus inclusive em sítios que somente avaliam pneus e em fóruns fora do Brasil.

    Resumindo a história e focando somente nas 125/160cc, se o teu objetivo é durabilidade do pneu e razoável boa aderência em piso molhado boas opções são.

    0) Michelin Pilot Street: dianteiro 2.75 ou 3.00-18” e traseiro 90/90 ou 100/90-18” eles são TT/TL, isto é, para uso com e sem câmara.

    1) Pirelli MT65.

    2) Sim, motoboys usam muito o MT65 100/90-18”porque é um pneu muito conhecido por estar há muito tempo no mercado. O Pilot Street não perde em nada para o MT65 e é até melhor em piso molhado.

    3) A durabilidade depende dos pneus, do uso que o dono faz deles e de como ele pilota. Prometer uma durabilidade só se eu fosse mentiroso. Tem sujeito que não sabe frear e pode acabar com esses pneus citados em menos de 10.000 km. Rodar com garupa exige bastante do pneu traseiro.

    Comentário:

    Eu me preocupo mais com a aderência (grip) e capacidade de frenagem do que durabilidade. Há pneus bons no seco que são ruins no molhado. Também há pneus bons no seco de boa durabilidade, mas péssimos no molhado. E há pneus que são bons de aderência mas duram menos.
    Um pneu que tem boa relação custo benefício é o Metzeler ME22 M/C (57P reinf) 90/90 18” e 2.75 (esses somente TT) atualmente é fabricado pela Pirelli na fábrica de Gravataí no Rio Grande. Segundo uma enquete (se não me engano do Visordown), ele é o melhor pneu do mundo para piso molhado para motos de baixa cilindrada, ele é um pneu clássico.

    Eu optei por usá-lo na traseira e realmente ele é bom no seco e no molhado. Mas eu não espero chegar aos 30.000 km com ele. Na rede Della Via eles sempre tem o ME22 para vender, se não tiver é só encomendar e mandar entregar na loja mais próxima da tua casa e ir buscar. Para a dianteira optei pelo Pilot Street, este é fácil de comprar pelo ML com frete incluso. O meu chegou em dois dias vindo de santo André-SP.

    Outra coisa, não se iluda com largura de pneu que irá melhorar a estabilidade. O que um pneu mais largo faz de melhor é aumentar o consumo e reduzir a velocidade final que para uma 150cc já é um fator sensível. Mas a manoloelagem não entende muito isso, acha-se que quando mais largo melhor.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 14-11-17 às 19:14.
    Crtl-Alt-Del

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de v1n1c1u3gdm
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Localização
    RJ
    Posts
    107
    Olá Control+Alt+Del. Muito obrigado pela resposta.

    Acabei de olhar e os meus são Pirelli Dragon City 90-90/18 REINF 57P (traseiro) e 80-100/18 MC 47P dianteiro. Não gosto muito deles na chuva, acho que ficam muito "ensaboados" e gostaria de algo que me passasse um pouco mais de segurança e aderência. Não me incomodo em trocar os pneus um pouco mais cedo desde que minha segurança seja boa, não acho que isso seja gosto e sim amor a andar de moto. Concordo com você que "perder" o grande atrativo da Titan (consumo) não é algo desejável. Não costumo andar de garupa e meu uso é leve da moto (ida e volta do trabalho com pouca carga) e uma carona (garupa) esporádica para a minha dama (que sempre tenta me convencer a andar de carro pra não estragar o cabelo, rs).

    Você saberia me orientar o que são essas siglas (RENF e MC) do pneu? e o que quer dizer esse 47P ou 57P? É medida de alguma coisa? Vi em um vídeo americano que elas tem significado, mas infelizmente o sujeito não explicou nenhuma das minhas (ele estava falando de pneus esportivos de corrida), catei mas não achei o significado. Talvez esteja procurando nos locais errados...

    Grato desde já.
    Para cada fato há uma infinidade de hipótesesRobert M. Pirsig, Zen and the Art of Motorcycle Maintenance: An Inquiry Into Values

  4. #4
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por v1n1c1u3gdm Ver Post
    Olá Control+Alt+Del. Muito obrigado pela resposta.

    Você saberia me orientar o que são essas siglas (RENF e MC) do pneu? e o que quer dizer esse 47P ou 57P? É medida de alguma coisa?

    M/C indica que o pneu é designado para motocicletas.

    Reinf é abreviação de reinforced, indica que o pneu é reforçado para o fim para o qual será usado.

    Os números 47P e 57P indicam respectivamente o índice de carga e o código de velocidade máxima do pneu no formato XXY onde:

    XX - é um número que indica a capacidade de carga em peso e;
    Y - uma letra que indica a velocidade máxima segura admissível para o pneu.

    XX: no caso, 48 = 180 kg; 57 = 230 kg;
    Y: já a letra P = 150 km/h máximo.

    TL indica ser pneu um sem câmara [tubeless];
    TT indica que o pneu requer câmara;
    Todo pneu TL pode ser usado com câmara, mas um pneu TT “N O” deve ser usado sem câmara.

    Estou admitindo que sua Titan tem rodas de liga leve, portanto os Metzeler ME22 dianteiros e traseiros de fabricação nacional (TT) não seriam a melhor opção. Exceto se encontrares os importados que são TL.

    A diferença de larguras entre os pneus 3.00 18” (padrão de medidas inglesa) e 80/100 18” é pouco relevante (3,8 mm) para motos até 200cc. Pneus 2.75 18” também seriam plenamente satisfatórios para a roda dianteira deste que atendam aos índices de carga e velocidade.
    Crtl-Alt-Del

  5. #5
    0) Existe pneu da Michellin para a minha moto?
    1) Que pneus são esses (da strada 200)?
    2) Esses pneus (da strada 200) são realmente compatíveis com a minha Titan 2015?
    3) A durabilidade seria semelhante mesmo? (os meus já duram 30.000km ou 3 anos e ainda estão em uso - pretendo trocar no fim do ano).


    O colega já respondeu, mas vou complementar:

    0) Utilizei o Michelin. Não gostei. Estava acostumado com os Pirelli MT 65, que quando desgastam vão furando pouco a pouco até a gente tomar vergonha na cara e trocar. Os Michelin vão desgastando e estouram do nada, tive problemas similares com 3 Michelins, de estourarem na estrada e por sorte nada grave aconteceu. Por questões de segurança e resistência nunca mais uso michelin na moto.


    1) São um pouco mais largos/altos (medida 100/90), trazendo maior contato com o solo e com isso a tendência de um pouco maior consumo e melhor aderência/conforto. A moto fica mais na mão, curva e freia melhor. Nota-se claramente que ao curvar deitando ela faz com sobras, e não no limite, permitindo um uso mais extremo da moto. Pra quem anda com garupa faz uma diferença enorme no conforto/segurança.


    2) São compatíveis e utilizo há anos. Testei muitos e de forma geral só utilizo pneu da strada na minha CG, mas só na versão 100/90, JAMAIS 100/80, pois o perfil é muito baixo. O da Strada é o que melhor se adaptou em todos os fatores analisados, exceto consumo em uso extremo (talvez uns 5%). No uso leve-cotidiano não creio que haja diferença. E tem a vantagem de por ser mais largo e emborrachado fornecer uma proteção melhor a roda de liga leve, ou seja, é mais difícil danificar a roda por conta de buracos ao utilizar esse pneu. A moto também fica um pouco mais alta e confortável. (me refiro a todos que utilizei da Strada, que por serem mais largos e emborrachados tendem a ser melhores - Michelin, Levorin e Pirelli).

    Na minha escala de preferência: Pirelli (mesmo furado ele anda MUITO, uma vez fui trocá-lo e estava andando há semanas com 3 furos, bastando uma calibragem por semana; é mais duro, o que evita o estrago que alguns borracheiros fazem ao efetuar o reparo com o macarrão; é mais resistente quando desgastado, pois tem uma lona interna que fornece mais uma proteção antes de acabar, passando muita segurança; é bem emborrachado, sendo macio no começo do uso e mais duro ao final; e é bom na chuva, não sendo o melhor). O Levorin é quase a mesma coisa, só que é mais macio e já danifiquei alguns ao fazer o reparo com macarrão, creio que tenha tendência de furar um pouco mais e durar alguns km’s a menos, ele é mais macio. Michelin é o mais confortável/macio de todos, com melhor experiência para curvar, freiar e andar na chuva. Mas é muito mole e pode estragar na hora do reparo com macarrão, fura com facilidade e quando desgastado é um grande risco. Nas duas vezes que furou só não morri pois não tinha carros/motos do meu lado, exceto uma, que Deus deve ter segurado o ar dentro do pneu, pois estava a uns 80 e senti o pneu furando na entrada da curva, escutei o barulho do ar vazando e a moto continuou com a mesma aderência e dirigibilidade até a curva acabar, sendo que havia um caminhão do lado de fora da curva, onde em qualquer situação normal teria ido parar embaixo dele.


    3) A durabilidade comparada entre os pneus da Strada e os da Titan creio que seja a mesma; mas entre os da Strada, o que melhor se comportou foi o MT 65, com vantagem de 25 a 30% sobre os Michelin. No meu caso raramente chegam a 10.000 km, mas o uso é bem pesado.

    O único ponto que não me satisfez ainda - mesmo tendo utilizado vários - é encontrar um que faça uma proteção plena da roda de liga; pois às vezes pego regiões muito esburacadas e chuvosas, e mesmo com o MT-65 empena um pouco, precisando de reparos periódicos na roda traseira. (Minhas rodas de liga tem pelo menos 7 anos de uso, são da SCUD).
    Última edição por Myself84; 14-10-18 às 11:40.

 

 

Tópicos Similares

  1. Respostas: 1
    Último Post: 27-10-15, 13:30
  2. Manutenção: Fazer e Lander e outras dúvidas...
    Por Motaro no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 01-11-12, 21:15
  3. [VENDO] Motor Strada e outras peças
    Por CHOPPERSPML no fórum Classificados
    Respostas: 2
    Último Post: 05-10-09, 08:37
  4. Pneu da strada na titan
    Por julytamiao no fórum Área de debate
    Respostas: 23
    Último Post: 18-10-08, 12:15
  5. duvidas sobre strada. pneu dianteiro, mangueira de combustiv
    Por jrvalmir no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 29-11-05, 22:52

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •