Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853

    Uma bengala mais pra cima que a outra

    Notei que uma das bengalas estava mais pra cima que a outra, em relação a mesa superior, coisa de 1 ou 2mm.

    Afrouxei o parafuso da mesa superior e inferior, subi o lado que estava mais baixo e deixei os dois lados iguais.
    No manual de serviço recomenda que a bengala fique 1mm acima da mesa superior.

    Não tem marca de chave nos parafusos, parece que veio assim de fabrica, ou desregulou com o tempo (acho difícil).

    Alguém sabe se existe algum alinhamento a ser feito nas bengalas? Ou é só deixar os dois lados na mesma altura como eu fiz?
    Fazer 250 Blueflex

  2. #2
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Se a roda está alinhada com o guidão, isto é, perfeitamente perpendicular. Não haveria nada mais a fazer.

    Trocar o fluído hidráulico é aconselhável a cada dois anos ou aproximadamente 20.000 km. Porque o óleo e o pacote de aditivos dele degrada.
    Crtl-Alt-Del

  3. #3
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Se a roda está alinhada com o guidão, isto é, perfeitamente perpendicular. Não haveria nada mais a fazer.

    Trocar o fluído hidráulico é aconselhável a cada dois anos ou aproximadamente 20.000 km. Porque o óleo e o pacote de aditivos dele degrada.
    Não dá pra ver direito o pneu porque o paralamas da Fazer é muito grande. Mas amanhã vou dar uma volta e ver se vai ficar reto.

    O óleo das bengalas eu ainda tenho que pegar um bom tutorial pra fazer a troca.
    Fazer 250 Blueflex

  4. #4
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Anderson, Rpz, quando troquei a caixa de direção da Factor nesse ds, tive que desmontar tudo. Daí, na hora que que fui montar as bengalas, nas mesmas tem duas linhas cavadas na parte superior.

    Então, quando fui montar, peguei a linha inferior e alinhei com a parte inferior da mesa. Só que, a parte da bengala que sai por cima da mesa, a do lado direito estava um pouco mais alta.
    Nessa parte, tem duas tampas de borracha. Tirei as duas e medi a profundidade da bengala com um paquímetro em relação a mesa. Estavam com as mesmas medidas. Creio que as tampas não tenham as mesmas espessuras.
    Além dessas duas linhas que me serviram como base, me baseei pelas marcas que a parte inferior da mesa deixaram no meio das bengalas.
    Bem, as duas bengalas não está rentes a mesa. Estão um pouco mais baixas.
    No manual diz para deixar os tubos rentes a mesa e no meu caso estão alguns mm mais baixas.
    Creio que no final de semana eu puxe ela alguns mm pra cima

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    No manual da Fazer fala para deixar o tubo 1mm acima da parte superior da mesa.

    Eu considerei só o Tubo, não considerei o parafuso que serve de tampa.

    Olhei em algumas fotos de motos 0km e todas estão assim.
    Era uma diferença pouca, só olhando bem mesmo pra conseguir reparar. É igual o alinhamento da roda traseira nas marcas da balança, pra deixar exatamente igual é um saco...
    Fazer 250 Blueflex

  6. #6
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    No manual da Fazer fala para deixar o tubo 1mm acima da parte superior da mesa.

    Eu considerei só o Tubo, não considerei o parafuso que serve de tampa.

    Olhei em algumas fotos de motos 0km e todas estão assim.
    Era uma diferença pouca, só olhando bem mesmo pra conseguir reparar. É igual o alinhamento da roda traseira nas marcas da balança, pra deixar exatamente igual é um saco...
    Entendi.
    Na Factor o que tava dando diferença era a tampa, mas depois que fiz um ajuste na caixa anteotem, ficaram iguais.

    No manual da Factor diz "Puxe o tubo interno para cima até que ele fique nivelado com o topo da mesa superior"

    Nesse final de semana vou subir mais as bengalas

    Será que consigo subir mais as bengalas sem precisar remover a roda dianteira?

    Acho que só se eu folgar um pouco os parafusos que prendem a bengala, deixar o pneu dianteiro encostar no chão e fazer um pouco de força com a frente da moto contra o chão para as bengalas subirem

    O que me dizem?

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    39
    Posts
    853
    Citação Postado originalmente por Zumbi666 Ver Post
    Entendi.
    Na Factor o que tava dando diferença era a tampa, mas depois que fiz um ajuste na caixa anteotem, ficaram iguais.

    No manual da Factor diz "Puxe o tubo interno para cima até que ele fique nivelado com o topo da mesa superior"

    Nesse final de semana vou subir mais as bengalas

    Será que consigo subir mais as bengalas sem precisar remover a roda dianteira?

    Acho que só se eu folgar um pouco os parafusos que prendem a bengala, deixar o pneu dianteiro encostar no chão e fazer um pouco de força com a frente da moto contra o chão para as bengalas subirem

    O que me dizem?
    Se for igual a Fazer (tenho quase certeza que é) é só afrouxar o parafuso da mesa superior e da mesa inferior.
    Faz um lado de cada vez, depois que ajustar aperta primeiro o parafuso de cima depois o de baixo.
    Aí vai para o outro lado. Não precisa mexer em mais nada.

    - - - Updated - - -

    Só cuida, vai afrouxando o parafuso devagar, porque o peso da frente vai fazer a moto descer.
    Fazer 250 Blueflex

  8. #8
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Não dá pra ver direito o pneu porque o paralamas da Fazer é muito grande. Mas amanhã vou dar uma volta e ver se vai ficar reto.

    O óleo das bengalas eu ainda tenho que pegar um bom tutorial pra fazer a troca.
    Trocar o óleo do garfo será simples com certeza pra ti. Um adolescente foi capaz de fazê-lo (eu) sem service na mão. Somente me disseram o volume certo de fluido. Para ficar no esquema mesmo precisas ter uma proveta graduada de 100 ml já serve e custa uns R$ 12,00.

    A dificuldade maior para Yamaha é que precisas de uma chave Allen 14 mm. Custa uns R$ 20,00, eu pedi uma emprestada.

    Veja no service o volume. Esse post é para a Factor mas em essência é a mesma coisa. Ao longo da linha de mensagens dou umas dicas importantes para soltar o parafuso tampa do cilindro bengala sem se descabelar ou fazer força.

    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...-precisa-saber

    Outra coisa, na Fazer eu não tenho experiência, mas na YBR 125 Factor. Foi muito simples pra mim. Coloquei uma madeira plana sobre o furo da mesa para limitar o tubo já fechado subir. Quando o topo bateu na madeira eu apertei o respectivo parafuso da mesa e um abraço.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 23-11-17 às 13:09.
    Crtl-Alt-Del

  9. #9
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Esquece isso, 1mm não vai fazer diferença nenhuma.

    Pode deixar a bengala pra cima até ela encostar no guidão, a moto não vai capotar por isso, é mais questão de gosto mesmo.

    Da minha Bros eu deixo as bengalas cerca de 2cm. pra cima, na minha opinião fica melhor pra fazer curvas, gosto pessoal.

  10. #10
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Se for igual a Fazer (tenho quase certeza que é) é só afrouxar o parafuso da mesa superior e da mesa inferior. Faz um lado de cada vez, depois que ajustar aperta primeiro o parafuso de cima depois o de baixo.Aí vai para o outro lado. Não precisa mexer em mais nada.- - - Updated - - -Só cuida, vai afrouxando o parafuso devagar, porque o peso da frente vai fazer a moto descer.
    Obrigado Fiz em casa assim que cheguei

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

 

 

Tópicos Similares

  1. Parte de cima da 150 na fan 125
    Por lucasmrqs no fórum Preparação
    Respostas: 10
    Último Post: 08-07-15, 16:25
  2. Dafra por cima da merda!!!
    Por carlitocs125 no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 19
    Último Post: 03-08-11, 18:27
  3. Respostas: 26
    Último Post: 29-05-08, 19:12

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •