Citação Postado originalmente por ROD1985 Ver Post
Muito legal +gabrielgeromel! Não tinha visto isso ainda.. Tb queria MUITO encontrar esse manual. Só tenho até as 2010(CG) e Bros 2011(mesmo motor). Mas isso só me colocou mais dúvida, kkkk. Pq de maneira geral, os motores ciclo otto(carro/moto), na média ficam próximos de +/-100ºC. Depende de cada um mas, fica "perto" disto. Uns um pouco menos, outros um pouco mais..
E como faleino 1º comentério, as injetadas adotam como estratégia 151ºC quando há problemas no sensor do óleo. Portanto, acho difícil nessas motos uma temperatura de trabalho de média de 60ºC, pq seria uma variação próxima a 100ºC, o que é muita coisa!
*Apesar que realmente é fato, está claro no manual que vc postou que a temperatura normal de funcionamento do motor(e não do óleo, como citastes, acho q se enganou na hora de escrever, normal) a referência é 60ºC. Mas caramba, pq tamanha discrepância entre esses 2 valores? Será isso somente por causa da injeção(trabalhando "extremamente pobre", leva a maior temperatura do motor)? Caramba, complicado hein?! Mas obg pelo conteúdo, muito bacana!
Exato, errei hora de digitar e troquei óleo por motor.

Mas enfim, esses 60ºC são a temperatura do bloco, e como nós vimos naquele vídeo, a temperatura não é regular. Então imagino que quando a parte externa está 60ºC, o interior deve passar dos 90ºC.

Aliás, no manual diz motor, mas não especifica se é bloco do motor, cabeçote... Ai fica complicado.