Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 15 de 17

Visão do Encadeamento

  1. #9
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Idade
    38
    Posts
    35
    Citação Postado originalmente por andersonpg Ver Post
    Sim, eu te entendi. A tua dúvida é a mesma que a minha. Já pesquisei isso em páginas em português e também não encontrei nada.

    Como eu disse, se o motor é arrefecido a água, a temperatura é medida na água. E isso sabemos que é em torno de 100 graus.

    Como as motos arrefecidas a ar não tem água, e o arrefecimento é feito pelo óleo, tanto que algumas tem até um radiador por onde circula o óleo. A medição é feita pelo óleo.

    Por empirismo, verificando a temperatura na minha moto através do painel, e em vídeos da internet como esse que eu postei o link.e parece que a temperatura normal fica em torno de 120 graus.

    Achei um fórum gringo que fala:

    Uma boa temperatura normal do óleo de operação para um motor refrigerado a ar é de 240 a 280 graus F. Os motores refrigerados a ar tendem a funcionar mais quentes que os motores refrigerados a líquido. Não porque haja algo diferente de ser "arrefecido a ar" que faz com que eles produza mais calor. É porque o ar é menos eficiente ao transferir o calor das superfícies de troca de calor (normalmente as aletas) do que o líquido. Mas o resfriamento líquido de um motor significa que você precisa projetar o sistema de resfriamento, não com o quão legal você quer que o motor funcione, mas a temperatura máxima que você pode conseguir sem permitir que o refrigerante ferva. Por esse motivo, foram desenvolvidos sistemas de resfriamento pressurizados. Levante a pressão e o líquido de arrefecimento não ferverá até atingir uma temperatura muito maior. Os motores são mais eficientes em tempos de operação mais altos do que em temperaturas baixas (até um ponto de limitação com base no tipo de combustível, etc.) Os motores refrigerados a ar SÃO PERMITIDOS de executar um PROJETO DE DISCO mais quente porque a maior eficiência é alcançada na faixa de 240-280 F. . Sem ter que se preocupar com a fervura do refrigerante e a cavitação desenfreada com refrigerante líquido, você pode permitir que um motor tenha uma "temperatura de operação normal" mais alta.

    - - - Updated - - -

    240 a 280 f
    Isso dá em graus Celsius de 115 a 140

    - - - Updated - - -

    http://forums2.gardenweb.com/discuss...operating-temp

    - - - Updated - - -

    Ou seja, um motor refrigerado a ar (e óleo) pode trabalhar um pouco mais quente, pois não tem problema de aumentar demais a pressão do sistema de arrefecimento (a água), cavitaçao e etc, já que ele não tem.

    Eu sei que os motores VW refrigerados a ar (kombi, Fusca) trabalhavam bem quentes, é bem sabemos o quanto esses motores são duráveis e confiáveis.
    E antigamente a qualidade dos lubrificantes éra bem inferior ao que temos hoje.

    Sem contar que o motor ficava atrás, ou seja, refrigera muito pouco.
    Gostei do texto e concordo com ele e ctg, faz todo o sentido trabalharem e permanecerem mais quentes que os refrigerados a "água", justamente como citei antes que os a ar são menos eficientes. E sem dúvidas, que os Boxer's sempre foram muito confiáveis(não atoa feitos para atravessar o deserto)! Dificilmente se vê um motor a ar superaquecer, normalmente é por falta de lubrificante. Mas o que pega é que como, num país de milhões de CG's(a muitos anos já) ainda não temos aceso a uma informação tão banal. Já rodei bastante e nada.. uma pena, queria muito saber essa informação. Acho que deveria vir na ficha técnica de todos os veículos...

    *Quando falo de "diferença de projeto", cito os valores "ideais" para cada um eles.. É comum encontrarmos veículos onde a temperatura é 80-90ºC e casos onde se chega a 120-140ºC(como o caso citado da Fazer. Portanto uma varição de 40-50ºC, é bastante coisa..
    Última edição por ROD1985; 30-11-17 às 19:37. Razão: adicionar informação

 

 

Tópicos Similares

  1. Respostas: 53
    Último Post: 27-11-17, 08:56
  2. INFINITUM RPM para motos injetadas
    Por Bruno de Sá Marangoni no fórum Preparação
    Respostas: 3
    Último Post: 20-06-17, 07:53
  3. Motos Injetadas
    Por bartira2 no fórum Preparação
    Respostas: 2
    Último Post: 27-03-12, 12:59
  4. Gambiarra NEWS, modulo flex pra hondas injetadas
    Por Roberval3000 no fórum Área de debate
    Respostas: 21
    Último Post: 24-09-09, 10:41
  5. Honda 250 injetadas...quando elas virão???
    Por MotociclistaBH no fórum Área de debate
    Respostas: 32
    Último Post: 01-07-07, 19:49

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •