Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 5 de 5
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2017
    Posts
    117

    Unhappy Pastilha de freio raspando no disco

    Dia desses cheguei em casa e quando fui manobrar a motoca na garagem, ouvia um leve barulho no disco de freio de algo raspando.

    Coloquei a moto no cavalete central e realmente, as pastilhas estavam raspando no disco, a roda não girava totalmente livre e ainda fazia uma espécie de barulho bem baixinho, só em baixa rotação. Me disseram que era sujeira, limpei tudo, tirei até o pistão da pinça, limpei e troquei totalmente o fluído de freio.

    O barulho sumiu, mas quando eu colocava a moto no cavalete central e girava a roda da frente, dava pra sentir o atrito entre as pastilhas e disco de freio.

    Uma das outras possíveis causas era de que podia ser o burrinho de freio (cilindro mestre, pistão mestre de freio, cada um parece que dá um nome diferente). Levei no mecânico e pedi pra trocar, mas agora de tarde o mecânico me ligou e disse que aquele atrito ali é normal. Me senti um bosta na hora, gastando tempo e dinheiro pra levar a moto lá por um "problema" que é "normal" (mas que não parece nada normal pra mim).

    Eu não sei o que falar, é claro que as pastilhas não iam ficar longe do disco, já que a ação do freio tem que ser rápida, mas encostando no disco o tempo todo também não me parece coisa boa.

    Enfim, estou prestes a pegar 100km de rodovia e imagino a situação dessas pastilhas depois de 100km a 100~120km/h, eu precisar do freio e as pastilhas/disco de freio estiverem gastos/quentes o suficiente pra não frenarem.

    Bom, é minha primeira moto, eu só notei esse atrito porque a sujeira acumulada ali começou gerar aquele barulho/ruído. Nunca tinha antes tentado girar a roda no ar pra saber se ela sempre teve esse contato das pastilhas.

    Então, é normal?

    Achei alguns tópicos antigos do pequenas notáveis onde diziam que o problema era pastilha de freio que é mais dura que o disco, algo desse tipo. Estou pensando em lixar ela um pouco e ver se melhora. O que acham? Será que com o tempo formou alguma camada ali que está mais dura que o normal?
    TITAN 07/08 ESD

  2. #2
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    O disco de freio tem um nível máximo de empenamento admissível em centésimos de milímetro. Este valor do empenamento máximo é medido com um relógio comparador usando o método indicado no service do respectivo modelo da moto.

    Fazendo a medição tu poderias identificar se o problema seria devido ao empenamento dele, antes de simplesmente trocar usando o método lusitano.
    Crtl-Alt-Del

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2017
    Posts
    117
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    O disco de freio tem um nível máximo de empenamento admissível em centésimos de milímetro. Este valor do empenamento máximo é medido com um relógio comparador usando o método indicado no service do respectivo modelo da moto.

    Fazendo a medição tu poderias identificar se o problema seria devido ao empenamento dele, antes de simplesmente trocar usando o método lusitano.

    Eu acho que o mexânico não tem nem esse equipamento, ou não faz ideia de que possa ser isso.

    Mas se for disco empenado, tem alguma característica fácil de observar?

    E continuar rodando com o disco assim até ele gastar e ter que trocar, tem problema?
    TITAN 07/08 ESD

  4. #4
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    A característica fácil de observar é o empenamento. Quando se gira a roda, quando o disco está empenhado este toca na pastinha causando o ruído.

    Se o empenamento é pequeno o disco não atrita com a(s) pastilha (s). Por isso que medir o empenamento é a maneira técnica e conclusiva de diagnosticar se o problema existe ou não pela comparação com o desvio máximo admissível. O resto são conjecturas.

    Se tu não conheces um mecanicuzinho que tenha o dito relógio comparador centesimal e a base magnética, com certeza um torneiro terá.

    Além disso o que virá para ti serão palpites. Uma vez que não poderíamos ver e ouvir o disco raspando para ter uma idéia melhor pela sensibilidade que a situação demanda.

    Você poderia trocar o disco, mas seria uma decisão por TUA conta e risco.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 05-12-17 às 19:11.
    Crtl-Alt-Del

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Aug 2017
    Posts
    117
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    A característica fácil de observar é o empenamento. Quando se gira a roda, quando o disco está empenhado este toca na pastinha causando o ruído.

    Se o empenamento é pequeno o disco não atrita com a(s) pastilha (s). Por isso que medir o empenamento é a maneira técnica e conclusiva de diagnosticar se o problema existe ou não pela comparação com o desvio máximo admissível. O resto são conjecturas.

    Se tu não conheces um mecanicuzinho que tenha o dito relógio comparador centesimal e a base magnética, com certeza um torneiro terá.

    Além disso o que virá para ti serão palpites. Uma vez que não poderíamos ver e ouvir o disco raspando para ter uma idéia melhor pela sensibilidade que a situação demanda.

    Você poderia trocar o disco, mas seria uma decisão por TUA conta e risco.
    Como eu disse, depois de me falarem que era sujeira, eu limpei e o barulho sumiu. Ficou só esse "atrito leve" mesmo. Depois que criei o tópico, perguntei num grupo do Facebook e umas 5 pessoas responderam que elas também quando colocam no cavalete central e giram a roda da frente, com freio a disco, sente as pastilhas raspando.

    Acho que essa dúvida foi mais o medo de perder o freio alguma hora + inexperiência com moto + ruído que a sujeira causava. Se não tivesse tido a situação do ruído, eu estaria até agora rodando achando que está tudo normal


    Obrigado pela sua ajuda e desculpa pelo incomodo.
    TITAN 07/08 ESD

 

 

Tópicos Similares

  1. Barulho no disco e pastilha quando aciono o freio dianteiro.
    Por Wagner Cub no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 05-12-16, 07:28
  2. Disco de freio dianteiro "raspando"
    Por roggarcia no fórum Área de debate
    Respostas: 23
    Último Post: 07-05-13, 10:08
  3. Disco do freio "raspando" e com folga [resolvido]
    Por jeanks no fórum Área de debate
    Respostas: 14
    Último Post: 30-05-11, 17:44
  4. Tutorial Troca de Disco e Pastilha de Freio
    Por felipe250 no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 0
    Último Post: 24-04-11, 00:55
  5. Freio a disco - troca da pastilha
    Por MarciON no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 18-04-09, 10:48

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •