Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 5 de 5
  1. #1
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073

    Dúvida sobre aperto Vela Iridium

    Galera,

    Ontem recebi a vela de Iridium e já coloquei na Crosser e mesmo tendo colocado na Fazer e na Factor, me surgiu uma dúvida.

    No site da NGK diz que devemos dar um aperto de 180° para velas novas e de 30 a 45° para velas usadas.

    Porém, na caixa da vela diz para darmos 1/2 de volta.

    Na Factor e na Fazer eu consegui dar o aperto de 180° e na Crosser, chegou no máximo em 150°.

    Enfim, como no site diz uma coisa e na caixa diz outra? Eu sempre me baseei pelo site desde a primeira vez

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Localização
    Rolândia PR
    Idade
    40
    Posts
    389
    360°/2=180°
    1/2= meia volta

    360° = uma volta completa.
    180° = meia volta.

    150° está ótimo, cuidado para não espanar a rosca... eh soh apertar o suficiente, não existe isso de meia volta, um quarto de volta, eh soh apertar o suficiente.

  3. #3
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por Zumbi666 Ver Post
    Galera,

    Ontem recebi a vela de Iridium e já coloquei na Crosser e mesmo tendo colocado na Fazer e na Factor, me surgiu uma dúvida.

    No site da NGK diz que devemos dar um aperto de 180° para velas novas e de 30 a 45° para velas usadas.

    Porém, na caixa da vela diz para darmos 1/2 de volta.

    Na Factor e na Fazer eu consegui dar o aperto de 180° e na Crosser, chegou no máximo em 150°.

    Enfim, como no site diz uma coisa e na caixa diz outra? Eu sempre me baseei pelo site desde a primeira vez
    A vela quando zero bala possui um tipo de arruela oca, que ainda não foi amassada (comprimida pelo aperto) durante a instalação e ajuste no cabeçote.

    Então na primeira vez, após colocá-la somente usando os dedos até a vela assentar no cabeçote.

    Com a chave de vela se faz o aperto somente até sentir que a vela parou de girar. Ou seja sem fazer força.

    Isto feito, agora vem o "ajuste". Porque a arruela é nova. Isto é, ela no ajuste irá amassar para assentar a vela no cabeçote.

    Agora o cidadão chama na chave, uma arruela nova de vela de motocicletas amassa para assentar com no máximo 1/4 de volta, pretenção nisso.

    Você sentirá que enquanto chama na chave a arruela amassa. Quando ela amassar completamente o movimento de ajuste fica difícil, o avanço do movimento fica duro. Então pare!! Que você chegou no ponto ideal.

    Se o caboclo quiser ser o Hulk, depois terá que se-lo mais ainda para soltar esta p-o-r-r-a de vela dura quando precisar tirar. Há uns artistas que conseguem a proeza de espanar a rosca do cabeçote, mas o cara tem que ser muito sem noção.

    Tem um post joinha pra tu leres, sobre a fonte de consulta que ele recomenda, ela descreve basicamente o que eu escrevi baseado na minha vivência sobre o aperto de velas na fonte de consulta. Esse aqui ó:

    http://clubedosyamaheiros.forumeiros...o-regularmente


    PS: não precisarás de um transferidor para mensurar ângulo algum.


    Enviado de meu Moto G usando Tapatalk
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 13-01-18 às 18:19.
    Crtl-Alt-Del

  4. #4
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Obrigado meus colegas

    CG Titan 160 2019 Prata (atual)
    Crosser ED 150 2017 Blue
    Fazer 250 2017 Blue
    Factor ED 125 2014 Black


    Vivendo e aprendendo sobre motos...

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    39
    Posts
    816
    Não costumo apertar demais as velas. Uma vez, por apertar demais, quebrei a vela no cabeçote de um carro que eu tinha. Resultado, tive que tirar o cabeçote para tirar a vela de lá.
    Sh 300i - Curtindo as estradas por ai...

 

 

Tópicos Similares

  1. Vela de Iridium
    Por LucasPinda no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 01-01-13, 21:57
  2. Duvida sobre trocar ou não vela
    Por diego_fernandes05 no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 28-06-12, 20:18
  3. Vela iridium
    Por filipe costa no fórum Preparação
    Respostas: 46
    Último Post: 03-08-11, 15:36
  4. Vela Iridium
    Por vagnerpd no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 25-01-10, 11:37
  5. Dúvida sobre qual vela usar na STRADA 200 CBX 1999/2000
    Por rogeming no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 26-01-09, 11:35

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •